Início » ANVISA AUTORIZA TESTE EM HUMANOS DA VACINA BUTANVAC

ANVISA AUTORIZA TESTE EM HUMANOS DA VACINA BUTANVAC

  • por
Compartilhe esse post

Seringa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta quarta-feira (9), a autorização para a pesquisa clínica da vacina Butanvac, do Instituto Butantan. A partir dessa determinação, os testes com a vacina em humanos poderão ter início no Brasil. A anuência da pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União.

O instituto também apresentará algumas informações complementares sobre testes em andamento com a vacina, antes de iniciar a vacinação dos voluntários.

De acordo com a Anvisa, esta será a primeira vez que a Butanvac será aplicada em humanos e por isso serão conduzidas as fases clínicas 1 e 2.

Entenda como vai funcionar

Já sobre a pesquisa clínica de fase 1 e 2 da Butanvac, a Anvisa afirma que está dividida em três etapas (A, B e C). Neste momento, está autorizada a etapa A do estudo que vai envolver 400 voluntários. Ao todo, a fase clínica 1 e 2 tem previsão de 6 mil voluntários com 18 anos ou mais.

A vacina será aplicada com duas doses em um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. O estudo deve ser realizado no Hospital das Clínicas (FMUSP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

A Butanvac

Em depoimento à CPI da Covid em 27 de maio, o presidente do instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que há a previsão de disponibilizar ao menos 40 milhões de doses da Butanvac até o fim do ano.

O Instituto começou, no dia 28 de abril, a produzir as primeiras doses do imunizante. O objetivo é que 18 milhões de doses da vacina, que não depende de insumos internacionais, fiquem prontas na primeira quinzena de junho.

Desde março, o Butantan pede que seja feito o teste em humanos. A vacina considerada pelo governo como 100% nacional usa a mesma tecnologia do imunizante da gripe, produzido com ovos de galinha.

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *