Início » PLANTA NATAL RETOMA PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS NA CIDADE

PLANTA NATAL RETOMA PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS NA CIDADE

Compartilhe esse post

Planta Natal retoma plantio de árvores nativas na cidade
Alex Régis/Secom

O Plano de Arborização da capital entra em uma nova fase com a retomada do projeto Planta Natal em 2021. Iniciado com o plantio de 2.000 espécies, entre árvores nativas e aplicação de jardinagem, o projeto tem por objetivo envolver os equipamentos públicos com circulação de pessoas em ambientes arborizados, tornando as áreas mais agradáveis. A partir da próxima quarta-feira (09) o projeto ganha reforço na produção de mudas com a entrega do Horto Municipal, que passou por reforma. 

Criado pela atual gestão da Prefeitura do Natal, o Planta Natal tem como objetivo plantar 20 mil espécies nativas ao longo de toda a gestão do prefeito Álvaro Dias. O calendário de plantios foi reiniciado há duas semanas, pela recém-restaurada praça Mãe Peregrina, em Cidade Satélite. A nova Praça das Flores, em Petropólis, terá suas obras de reforma entregues no início da próxima semana também com mudas do projeto, assim como o Horto Municipal. Serão dezenas de árvores nativas como os ipês, conhecidos também como craibeiras, e oitis plantados em toda a extensão da nova praça repaginada pela Prefeitura de Natal. 

Para o prefeito Álvaro Dias, plantar a quantidade de árvores estabelecida é uma meta que será perseguida. “É um desafio, mas queremos uma cidade mais aprazível e, além do benefício estético, com maior conforto térmico, estimulando cada vez mais a uso das áreas públicas pela população”, destaca Álvaro. Segundo a coordenadora do projeto Planta Natal, a secretária executiva Danielle Mafra, a retomada do projeto vai permitir a recuperação das áreas quentes da cidade e uma intervenção mais ampla na massa arbórea local.

“O Planta Natal está sendo incrementado com a reforma do Horto Municipal e a compra de novos equipamentos. Também temos um novo estudo sobre áreas quentes da cidade que vem sendo feito pela STTU e que será integrado às ações do programa”, informa Danielle Mafra. Segundo a gestora, além das praças e canteiros centrais, focando num plantio responsável com regularidade, existe o plano de recuperação das áreas verdes das escolas.

Uma novidade dessa etapa do Planta Natal são as mudas identificadas com cartões verificadores de QRcode, com leitura no celular para o aplicativo do Planta Natal — www.plantanatal.com.br . É possível conhecer a espécie, a data em que foi plantada e até quem a adotou. 


O Planta Natal conta com o envolvimento das Secretarias Municipais de Governo, Comunicação Social, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Urbanos, Urbana e UFRN.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *