Início » Arquivos para 19 de janeiro de 2023, 17:40h

janeiro 19, 2023


EM PLENO VERÃO, PANCADAS DE CHUVA DEVEM CONTINUAR EM TODAS AS REGIÕES ATÉ DOMINGO

  • por
Compartilhe esse post

Desde a última terça-feira (17), o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), chuvas por todo o Rio Grande do Norte. Entre a terça e a quarta-feira (18), os maiores volumes ocorreram em Passa e Fica (Agreste Potiguar) – 25 milímetros (mm), Mossoró (Oeste Potiguar) – 19,4mm, São Miguel do Gostoso (Leste Potiguar) – 15mm e Lajes (Central Potiguar) com 6,6mm.

Em Mossoró, ruas ficaram alagadas e a água chegou a invadir imóveis. Segundo a Defesa Civil do município, choveu pelo menos 30 milímetros em todas as regiões da cidade durante os 30 minutos que ela durou. “Eu moro no bairro Alto de São Manoel – como o próprio nome já diz, é um lugar alto, então, tivemos pouquíssimos pontos de alagamento por aqui. No centro, no entanto, foi diferente. Tomado de água, tinha gente ilhada. Os preços de carros por aplicativo quase triplicaram durante o período”, relatou o jornalista Danilo Queiroz, de 24 anos.

Em Natal, apesar do registro de apenas 2 milímetros de chuva nos últimos dias, os fortes ventos causaram interrupções no fornecimento de energia entre a tarde de terça-feira (17) e a manhã de quarta (18) em bairros das zonas Norte, Leste e Sul da capital, deixando 33.446 unidades consumidoras sem fornecimento, segundo nota divulgada pela Cosern.

Segundo a Emparn, as chuvas desta semana decorrem da associação entre o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico com o fenômeno La Ñina ainda atuando sobre o território. “Essa combinação favorece a aproximação da Zona de Convergência, que é o principal sistema meteorológico que produz chuva no semiárido potiguar”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

De acordo com a previsão, os próximos dias, incluindo o final de semana, devem ter céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões até o domingo (15). “Na região do Litoral Potiguar, a previsão é chuvas durante a madrugada e início da manhã e no interior, mais no período da noite”, completou Bristot.

Em caso de temporais, a recomendação é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Compartilhe esse post

PALAVRAS DE ROGÉRIO SÃO INTERPRETADAS COMO PREVENÇÃO A POSSÍVEL PRISÃO DE BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

Isolado, sem grupo político, sem apoio partidário, Carlos Eduardo tem dificuldades para construir sua quinta vitória para governar Natal

Enquanto muitos dos apoiadores da governadora Fátima Bezerra disputam um lugar na estrutura governamental do Estado alegando fidelidade e participação ativa durante toda a campanha que elegeu a petista no primeiro turno, o ex-prefeito da Capital, Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT) tem rejeitado ofertas de auxiliares da gestão estadual para indicar seus partidários na composição dos quadros do executivo, nesse segundo mandato.

O que parece esquisito em um líder político rejeitar ofertas de cargos na composição governamental, no caso de Carlos Eduardo Alves, que fez dobradinha na chapa majoritária sendo ele candidato ao Senado Federal e Fátima Bezerra ao Governo do Estado, é uma questão de estratégia política, uma vez que o candidato a senador derrotado na última eleição de 2022 está enxergando a realização do pleito municipal em 2024, quando ele – que já foi prefeito de Natal em quatro oportunidades – tem o desejo de se tornar penta em administrar a sua cidade, sucedendo quem apoiou em 2020, no caso o atual prefeito Álvaro Dias.
Nesse seu desejo de se tornar prefeito de Natal pela quinta vez, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) encontra uma dificuldade que poderá ser fatal para a sua pretensão, que é o seu isolamento político, plantado pelo próprio durante sua trajetória político-partidária.

SEM COMPOSIÇÃO
Certamente, cobrando do Partido dos Trabalhadores – PT reciprocidade pelo seu sacrifício feito em 2022 quando renunciou sua candidatura ao Governo do Estado para fazer uma aliança com a petista Fátima Bezerra, que naquele momento sofria uma rejeição acentuada do seu nome junto ao eleitorado norte-rio-grandense, o candidato derrotado a senador da República Carlos Eduardo pretende consolidar a sua candidatura a prefeito da Capital com o apoio dos petistas.

Nesse caso, o Partido dos Trabalhadores – PT, hoje no comando do Governo do Estado e da Presidência da República vai dizer ao ex-prefeito de Natal que deverá contar com candidatura própria e no caso o nome será o da deputada Federal Natália Bonavides, dona de um capital de mais de 150 mil votos junto ao eleitorado potiguar, sendo que desses votos, mais de 50 mil lhe foram dados por eleitores natalenses.

Mas sem querer rompimento político e na tentativa de manter aliança com o ex-prefeito de Natal, o partido de Fátima Bezerra, segundo rumores que circulam nas rodas políticas, irá oferecer seu apoio para que Carlos Eduardo se torne prefeito do vizinho município de Parnamirim, terra em que seu pai, o jornalista Agnelo Alves, “reinou” por mais de duas décadas como maior liderança política. Aceitar ou não essa proposta, será uma questão para Carlos Eduardo resolver. Em declaração recente ao Diário do RN, ele descartou ser candidato em Parnamirim. Porém, em política, o que se descarta hoje pode ser a opção de amanhã.

Fora a cogitação de manter a aliança com o PT, a segunda opção de apoio político para sua pretensão em voltar a ser prefeito de Natal é Carlos Eduardo receber o apoio do atual mandatário municipal Álvaro Dias, que foi seu vice-prefeito, no mandato de 2013-2017, com interrupção em 2018 quando o titular renunciou para ser candidato ao Governo do Estado e ser derrotado pela atual mandatária estadual Fátima Bezerra, e também a quem apoiou e indicou a candidata a vice-prefeita na eleição de 2020. Mas essa possibilidade, se não está descartada é quase que inviável, pois Álvaro se sente “dono do seu próprio passe”, quer eleger um sucessor confiável que continue a sua gestão e lhe dê respaldo em sua pretensão de ser candidato ao Governo do Estado, em 2026.

ISOLAMENTO POLÍTICO
Sem essas duas alternativas analisadas, o ex-prefeito Carlos Eduardo, que tem fama de não abrir diálogo com vereadores, nem com lideranças políticas mesmo sem mandato, muito menos com lideranças políticas de outros partidos, ficará no limbo político, ou seja, no isolamento, sem capacidade de abrir conversação com outras legendas expressivas por não ter conseguido, durante toda a sua vitoriosa trajetória política ter merecido a confiança dos demais políticos.

Portanto, mesmo almejando ocupar ou fazer indicação de alguns de seus correligionários mais próximos para cargos na esfera federal – uma vez que o seu partido, ou PDT fez composição no segundo turno para a eleição de Lula – Carlos Eduardo Alves tem tempo suficiente para também fazer indicações de ocupantes de cargos na gestão de Fátima Bezerra e continuar seu parceiro, ou definitivamente encarar a sua candidatura à Prefeitura de Natal sabendo que poderá vivenciar momentos de isolamento político por conta de seu próprio comportamento.


Compartilhe esse post

MINEIRO: “QUEM ENTENDE DE ATOS EXTREMOS SÃO TERRORISTAS BOLSONARISTAS”

  • por
Compartilhe esse post

Palavras de Rogério são interpretadas como prevenção a possível prisão de Bolsonaro

O deputado federal eleito Fernando Mineiro, do PT, reagiu ao discurso do senador eleito Rogério Marinho, do PL. O parlamentar bolsonarista declarou ao portal Metropoles, que a pacificação do Brasil passa pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o ex-presidente “representa hoje seguramente a metade do país. É importante que tenhamos a condição de que cada ator político possa exercer o seu papel”, afirmou.
Ainda segundo Rogério, os políticos ligados ao ex-presidente esperam “que não haja atos extremos (contra Bolsonaro). Isso não pacifica nem ajuda no processo natural, que todos desejamos, de distensão”.

“Espero que não haja atos extremos (contra Bolsonaro). Isso não pacifica nem ajuda no processo natural, que todos desejamos”

Rogério Marinho
senador/PL

De acordo com Fernando Mineiro, em contato com a reportagem do Diário do RN, “o senador do orçamento secreto está exercitando o lado humorista dele”. Mineiro faz referência ao fato de que Rogério Marinho foi acusado de gerenciar uma verdadeira fortuna via orçamento secreto e até chegou a ser alvo de investigação. Na campanha do ano passado, Rogério foi acusado de usar recursos do orçamento secreto para aliciar prefeitos, que votariam nele para senador em troca dos recursos vindos para os municípios. Há uma ação tramitando na Justiça Eleitoral sobre essas acusações.

Rogério se referiu a atos extremos que poderiam ocorrer com Bolsonaro, como a possibilidade de prisão do ex-presidente da República. Sobre o tema, Fernando Mineiro provocou Rogério: “Quem entende de “atos extremos” são os terroristas bolsonaristas. Que passaram 4 anos alimentando os atos mais extremos na política. Foram extremistas no desprezo à vida durante a pandemia; usaram ao extremo a máquina pública, com a ápice do orçamento secreto; foram campeões de extremismos na propagação de fake news; transformaram a política no exercício do ódio extremado a quem pensa diferente”, disse o petista.

“Passaram 4 anos alimentando extremos na política. Foram extremistas no desprezo à vida durante a pandemia; transformaram a política no exercício do ódio”

Fernando Mineiro
Deputado federal/PT

Em relação ao futuro de Bolsonaro, preocupação externada por Rogério Marinho, o deputado petista reagiu e ampliou o leque da responsabilidade aos extremistas que invadiram os poderes em Brasília, no último dia 08 de janeiro: “Espero que Bolsonaro e seus extremistas terroristas sejam julgados na forma da lei, com amplo direito à defesa. Se culpados, sejam penalizados à luz das normas jurídicas do nosso país”, finalizou Fernando Mineiro.

Rogério Marinho tem feito declarações na imprensa nacional para tentar agradar aos senadores bolsonaristas que poderão votar nele para presidente do Senado. Ao mesmo tempo que tenta agradar esse grupo, Rogério sinaliza outro tipo de discurso para o restante da Casa, que ficou preocupada com os atos terroristas ocorridos em Brasília, por apoiadores de Bolsonaro e que poderiam respingar no senador potiguar, que chegou a defender os manifestantes que ficavam na porta dos quartéis pedindo golpe militar. Na opinião de Rogério Marinho, aquelas pessoas estavam fazendo “manifestações ordeiras e pacíficas”, mesmo pedindo a volta da ditadura militar.

As palavras de Rogério Marinho em relação a Bolsonaro ocorreram um dia depois de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do País, postar uma foto nas redes sociais fazendo campanha para o potiguar ser presidente do Senado.


Compartilhe esse post

ADVOGADO CONSEGUE ABSOLVIÇÃO DE VICE-PREFEITO POR IMPROBIDADE

  • por
Compartilhe esse post

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte absolveu o vice-prefeito de Baraúnas/RN, Marcos Antônio de Sousa, das acusações de improbidade administrativa quando ainda era vereador naquela localidade.
O agente público tinha sido condenado nas sanções previstas no art. 12, III, da LIA, pela prática de ato tipificado no art. 11, I da Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92.

Na sua defesa o vice-prefeito alegou que “há prescrição intercorrente nestes autos, pois, entre o ajuizamento da pretensão (24/11/2014 – 1o marco interruptivo) e a publicação da sentença condenatória (25/01/2021- 2o marco interruptivo), passaram-se mais de quatro anos, conforme dispõe o §5o, do artigo 23 da LIA”.

A relatora da Apelação, a Juíza convocada Martha Danielle, afirmou na sua decisão que, “Portanto, inexistindo provas capazes de sustentar a condenação, considerando a imprescindibilidade do elemento subjetivo específico e, ainda, que o inciso I, do art. 11, da LIA, foi revogado pela Lei no 14.230/21, e, por fim, a retroatividade das normas de estrito conteúdo de direito material que possuam tipificação de atos de improbidade, a reforma do acórdão é medida que se impõe. ”

Para o advogado Raffael Campelo, do escritório Erick Pereira, “O legislador exige que para qualquer condenação com fulcro no art. 11, da LIA, além de ser necessária a comprovação de dolo específico de praticar a conduta ímproba, foi também adotada a tipificação que restringe o caput do citado artigo, de forma que apenas as condutas descritas nos incisos do artigo 11 possam ser apenadas. ”

Raffael ainda acrescenta que “Esse avanço legislativo buscou de forma expressa limitar o desejo punitivo e de aplicação genérica do artigo 11. Só as condutas que violem os princípios da Administração Pública e que estejam taxativamente dispostas nos incisos do dispositivo podem ser punidas com o rigor da Lei nº 8.429/92. ”


Compartilhe esse post

FÁTIMA COMEMORA DECISÃO DO TCU: “GRANDE DIA PARA O RIO GRANDE DO NORTE”

  • por
Compartilhe esse post

Nesta quarta-feira (18), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o Governo Federal a fazer uma nova licitação para definir o operador do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana. O Aeroporto foi construído e administrado pelo grupo Inframérica Concessionária desde 2014, e a Inframérica tinha um prazo de concessão de 28 anos, mas a empresa solicitou a desistência de operar o terminal e alegou perdas financeiras. O Governo Federal acatou a solicitação por meio do Decreto nº 10.472, de 24 de agosto de 2020, porém, somente agora o Governo foi autorizado pelo TCU a fazer uma nova licitação.

O relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, definiu regras para o pagamento de indenização à Inframérica pela aplicação de recursos realizados até o momento no terminal. O relator divergiu da área técnica. Ficou decidido que a nova licitação não está condicionada ao pagamento prévio da União à concessionária por investimentos não amortizados.

Segundo o parecer da área técnica, a relicitação ficaria “condicionada à análise pelo TCU das estimativas indenizatórias devidamente certificadas a serem enviadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”.
No documento também está determinado que a agência se abstivesse de fazer qualquer pagamento de indenização dos bens reversíveis ainda não amortizados à concessionária do aeroporto antes de análise pela Corte de Contas.

Em seu voto, Aroldo Cedraz determinou apenas que a Anac se abstenha de “dar efetividade ao futuro contrato de concessão do aeroporto sem encaminhar ao TCU o cálculo da indenização certificado por auditoria independente”. O ministro também solicitou que a agência não publique edital de relicitação sem antes tornar público o cálculo de indenização dos bens. O processo foi aprovado após muita conjuntura do Governo junto ao TCU. O aeroporto de São Gonçalo foi o 1° a ser devolvido e todas as medidas jurídicas analisadas no processo servirão de apoio para outras concessões restituídas, assim como os aeroportos do Galeão (RJ), Viracorpos (SP) e a rodovias como BR-040 (MG/RJ) e BR 163/MS. O governo avaliava o risco de que o impedimento nesse processo no TCU comprometeria a relicitação de outros ativos devolvidos ainda em 2023. A governadora Fátima Bezerra (PT), comemorou a aprovação e alega que esta data é um grande dia para o Rio Grande do Norte. “Não estamos falando de um equipamento qualquer, e sim, do principal equipamento de entrada no que diz respeito a promover o desenvolvimento do nosso estado e estimular o turismo, que é sem dúvida nenhuma, uma das principais atividades econômicas que temos no RN”.

Em vídeo, a governadora agradeceu ao ministro Aroldo Cedraz, relator do processo no TCU, que para ela, foi sensível ao pedido feito pelo projeto. Ela vai na próxima semana a Brasília conversar com o ministro Márcio França para a definição dos próximos passos e finaliza: “O Rio Grande do Norte tem pressa”.


Compartilhe esse post

MORADORES SÃO CONDENADOS 2 VEZES EM UMA SEMANA POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO, EM NÍSIA FLORESTA; SAIBA COMO DENUNCIAR E O QUE FAZER NESSES CASOS

  • por
Compartilhe esse post

A Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Nísia Floresta sentenciou três pessoas de uma mesma família (Remilton Leite Jucá, sua filha Karla Janini Preoza Jucá Tavares e o seu genro Marcelo Rochester) a indenizar os vizinhos e não perturbar o silêncio da vizinhança. Isso aconteceu no dia 11, quinta-feira passada, no entanto, já na noite do dia 12 havia relatos de que as festas tinham voltado a acontecer. No domingo (15), a Polícia chegou a ser chamada ao local pelos vizinhos e lavrou um flagrante, dando um termo de advertência aos proprietários. Nesta terça-feira (17), veio a segunda condenação, menos de uma semana depois da primeira, pelo mesmo motivo, mas de uma denúncia anterior. O flagrante do domingo (15) pode resultar na terceira condenação da família.

A equipe do Diário do RN conversou com o advogado Vladimir França que nos explicou sobre como agir em casos de perturbação do silêncio como esse. Ele nos falou que esse tema, chamado de direito de vizinhança, é abordado no Código Civil e que essas “perturbações do sossego” são chamadas na lei de “interferência”. “Segundo o art. 1.277 do Código Civil, o proprietário ou possuidor do imóvel tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”, complementa o advogado que também é presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB.

“Quem se sentir prejudicado com o vizinho pode contratar um advogado e pedir ao Poder Judiciário que mande o vizinho de se abster da interferência e a aplicação de multa em caso de descumprimento da ordem judicial”, completou Vladimir, que também afirmou ser possível fazer denúncias ao órgão municipal responsável pela proteção do meio ambiente urbano.

A definição do que é de fato uma interferência, quando relacionada a prejuízos na saúde e segurança, fica a critério do juiz que for designado ao caso, contudo, nos casos de poluição sonora fica a cargo da legislação municipal definir os limites. “Cada Município tem lei que determina isso [os limites de decibéis para se considerar poluição sonora]. Aliás, deve ter”, enfatiza Vladimir.

Na Lei Municipal nº 4100 de 1992, que define o Código do Meio Ambiente do Natal, regula o que qualifica a poluição sonora, mas não define limites objetivos, tal como no Código Civil. Quem faz isso é a Lei Estadual nº 6.621, datada de 12 de julho de 1994, que dispõe sobre o controle da poluição sonora em todo o Estado do Rio Grande do Norte e estabelece o limite de 55 dBA para produção de ruídos sonoros em áreas de ocupação diversificada.

O especialista nos explicou que em caso de não haver legislação municipal que trate da temática, a Lei Estadual deve ser aplicada.

“Devo alertar, por fim, que o ônus da prova é do vizinho incomodado. Em todo e qualquer caso, recomenda-se que os vizinhos em conflito tentem ajustar pacificamente suas diferenças. Recorde-se que a tolerância é essencial para que possamos conviver em harmonia em Sociedade”, finalizou o advogado Vladimir França.

As denúncias podem ser feitas através do canal 24h do Ciosp (190) e do Disque Denúncia da Polícia Civil (181) durante os fins de semana e feriados. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, as denúncias podem ser feitas através do telefone da Ouvidoria da Semurb (84) 3616-9829 ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.


Compartilhe esse post

PRIMEIRA VACINADA NO RN RELEMBRA MOMENTOS MARCANTES DA PANDEMIA

  • por
Compartilhe esse post

Era manhã de uma terça-feira, 19 de janeiro, quando Maria das Graças Pereira de Oliveira se tornou a primeira moradora do RN vacinada contra a Covid-19. “Foi um momento de muita felicidade, a gente da enfermagem, vinha numa situação muito difícil, eu não acreditava que a vacina ia chegar tão logo. Ser a primeira vacinada para mim, foi uma homenagem a todos os meus colegas e todas as lutas que nós tivemos”.

Mulher, negra, técnica de enfermagem do Hospital Giselda Trigueiro, na época com 57 anos, ela foi escolhida como a primeira a ser vacinada por ser também uma das servidoras mais antigas do hospital e ainda pelas comorbidades – diabetes e hipertensão, que a deixavam mais vulnerável em caso de infecção pelo coronavírus. A repercussão entre seus familiares foi de bastante comemoração, pois sua família no Ceará, se preocupava com os riscos à saúde da funcionária que na época morava apenas com a filha.

A vacina trouxe esperança, mas a servidora tem bem guardadas as lembranças do medo, do esgotamento físico e mental do primeiro ano de pandemia. Um dos momentos mais marcantes foi quando 5 óbitos foram registrados na unidade em um mesmo dia. Obedecendo a um rigoroso protocolo sanitário, os corpos foram rapidamente “empacotados” e entregues para as famílias para o sepultamento imediato. “Foi um período muito ruim que nós passamos, antes da vacina, a gente não tinha esperança. De vez em quando ainda tem óbitos, mas é totalmente diferente. Os números de óbitos diminuíram muito. Vacina é vida! Eu acredito que a vacina é vida, ela é a esperança de tudo”.

Ainda em 2021, 30 dias após tomar a primeira dose da vacina contra a Covid, Maria das Graças teve a doença, mas apresentou apenas sintomas leves “Senti apenas dores de cabeça e sintomas parecido com uma sinusite. Uma pediatra achou minha voz estranha e sugeriu fazer o teste que deu mesmo positivo”. Recuperada, seguiu todo o calendário de reforços e está com o esquema vacinal em dia. Ela vibra com os resultados do avanço da vacinação no país, experiência que ela mesma segue vivenciando como técnica de enfermagem, vendo a redução drástica dos casos graves e consequentemente, dos óbitos.

DOIS ANOS DEPOIS
Desde a primeira vacinada até a tarde desta quarta-feira (18), no RN, 2.976.019 pessoas tomaram a primeira dose ou a dose única contra a Covid-19, segundo dados da plataforma RN Mais Vacina. Com a ampliação dos grupos e aumento do esquema vacinal com novas doses de reforço, mais de 8.376.009 doses foram aplicadas. “No início, muita gente tinha dúvidas da eficácia da vacina. Por isso, foi fundamental organizar uma campanha forte para que as pessoas se sentissem seguras”. Passado àquele primeiro momento, a Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, relata os desafios enfrentados até hoje. Apesar da visão bastante positiva, ainda há obstáculos. “O primeiro grande desafio em 2021 foi a insuficiência de doses, tínhamos um quantitativo populacional que esperava por essas vacinas e elas não chegaram em tempo oportuno e em grandes quantidades que a gente conseguisse vacinar todos os grupos prioritários, por exemplo, ou toda a população. Foi necessário um escalonamento de grupos para que a gente conseguisse alcançar o nosso objetivo que era a ampla vacinação aqui no Estado”.

Além da escassez de doses, a coordenadora também relaciona o atraso no Censo Demográfico do IBGE à dificuldade em um maior alcance das vacinas. “O último censo tinha sido em 2010, recebíamos doses com base numa estimativa que anualmente era feita e essa estimativa por muitas vezes se mostrou falha. Hoje, com o novo censo acontecendo, a gente observa que Extremoz foi um dos municípios que mais cresceu em termos populacionais, Natal, a capital, teve essa diminuição. Então, essa estimativa não era condizente com a realidade e isso fragilizou um pouco o processo”.

Em 2023, uma das maiores dificuldades, que se arrasta desde o segundo semestre do ano passado, são as doses infantis insuficientes. “Nunca chegaram doses suficientes para que a gente conseguisse ampliar a vacinação infantil. Felizmente, o Ministério da Saúde retomou o diálogo com os estados e já sinalizou um envio de doses para que possamos conseguir vacinar mais crianças”. Para Kelly Maia, também é preciso uma mobilização maior para conseguir imunizar esse público. “O maior desafio é sensibilizar pais e responsáveis, em especial para o grupo de crianças de 6 meses até 2 anos de idade. Esse grupo ainda é o de menor adesão à vacinação”.


Compartilhe esse post

DIRETORIA DO ABC PROJETA 9 MIL SÓCIOS ATÉ O DIA 4 DE FEVEREIRO

  • por
Compartilhe esse post

A diretoria do ABC lançou um desafio nesta semana, até o dia 4 de fevereiro o clube pretende atingir a meta de 9 mil sócios. Para isto, prorrogou a promoção do Sócio Mais Querido, assegurando para as novas adesões e renovações de planos com os valores do ano passado.

A prorrogação acontece logo após ultrapassar a marca dos 7.600 sócios, ocorrido no último domingo (15), data do confronto contra o América, pela segunda rodada do Campeonato Potiguar 2023.

O presidente do ABC, Bira Marques, anunciou a manutenção da ação promocional no dia em que o clube bateu recorde de 10 anos de sua história em número de sócios ativos. “Essa promoção vale para os planos anuais que forem realizados no cartão. Já tivemos uma resposta excelente nos últimos dias, e agora vamos buscar pelo menos 9 mil associados até o próximo dia 4 de fevereiro”, disse o dirigente.

As adesões podem ser feitas no site sociomaisquerido.com.br, pelo aplicativo “Sócio Mais Querido”, como também na Central de Atendimento ao Sócio, das 10 às 22h, que fica nas lojas Elefante Mais Querido do Natal Shopping e Partage Norte Shopping.


Compartilhe esse post

ARENA AMÉRICA APRESENTA PROBLEMAS DE ESTRUTURA

  • por
Compartilhe esse post

A forte chuva que caiu ontem à tarde em Parnamirim, mostrou a falta de estrutura do estádio do América, José Vasconcelos da Rocha. Sem proteção, a água invadiu as improvisadas cabines de imprensa e por questões de segurança, pois o risco de uma descarga elétrica era iminente, o Corpo de Bombeiros decidiu cancelar a transmissão das rádios e TVs da partida que acabou com vitória do América por 5 a 1 contra o Santa Cruz, pela terceira rodada do Campeonato Potiguar.

“Chuva e eletricidade não combinam e colocam em risco a integridade física de profissionais que tentam trabalhar naquele local, que foi liberado pelo Corpo de Bombeiros, por todos os órgãos responsáveis, mas que visivelmente não tem condições”, reclamou o narrador esportivo da 96FM, Marcos Lopes. Vale lembrar que o clube vem usando o estádio por conta da manutenção do gramado da Arena das Dunas, que deve durar mais uns 15 dias, até lá a Federação Norte-rio-grandense deve providenciar outro estádio para os mandos dos jogos do time alvirrubro.

Dentro de campo, o América não teve problemas com a chuva para ganhar a segunda vitória pelo estadual. O time americano abriu o placar aos 10 minutos com Elvinho num potente chute de perna direita, na entrada da área. A resposta do Santa veio aos 21 minutos com um chute cruzado de Michel, sem chances para o goleiro Bruno. Em seguida, Wallace Pernambucano colocou o time alvirrubro novamente na frente, fazendo 2 a 1.

Os alvirrubros iniciaram o segundo tempo ampliando o placar com Edson Silva, completando de cabeça um escanteio cobrado por Norberto. O time adversário teve a chance de diminuir em cobrança de pênalti, desperdiçado por Michel, acertando a trave. Mas o ataque do América seguiu trabalhando e marcou duas vezes com Frank, fechando o placar em 5 a 1.

O próximo jogo do time americano será no dia 26, contra o Alecrim, em local a ser definido pela FNF. Já o Santa Cruz vai enfrentar o Força e Luz, dia 23, no Frasqueirão. O América atuou com Bruno, Norberto, Edson Silva, Everton Sena e Luiz Paulo (Ítalo); Araújo (Juninho), Rafinha, Téssio e Elvinho (Lucas Dias); Frank e Wallace Pernambucano. O Santa Cruz entrou em campo com Zé Artur, Paulo, Marcelo, Arthur Henrique e Maranhão; Bebeto, Thalis (Pereira), Michel e Hítalo; Thalisson (Railson) e Heitor. Técnico: André Caldas.


Compartilhe esse post

OPERAÇÃO DA PF COMBATE DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS FEDERAIS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã de hoje, a Operação Faraó, tendo por objetivo apurar possíveis crimes relacionados ao desvio de recursos públicos federais oriundos do Ministério da Saúde.

Cerca de 90 policiais federais estão cumprindo 20 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal/RN, nos municípios de Natal/RN, São Paulo/SP, Balneário Camboriú/SC e Brasília/DF.

Segundo as investigações, no ano de 2017, o Ministério da Saúde transferiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aproximadamente R$ 165 milhões para ser empregado na prevenção e combate à doença sífilis no Brasil. Aquela instituição de ensino superior, por sua vez, contratou a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), mediante dispensa de licitação, para executar dez metas do que ficou conhecido como projeto “SÍFILIS, NÃO!”.

Ao longo da execução daquele projeto, notadamente na meta relacionada às ações de publicidade e propaganda, envolvendo recursos da ordem de R$ 50 milhões, foram verificados indícios da prática de diversos tipos de delitos, como fraude à licitação, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro, havendo a atuação direta de inúmeras empresas do segmento publicitário, além de possível envolvimento de servidores públicos.


Não haverá entrevista coletiva.


Compartilhe esse post