JOGOS DA SELEÇÃO AUMENTAM DEMANDA EM BARES E RESTAURANTES; DELIVERY REGISTRA CRESCIMENTO

  • por
Compartilhe esse post

Os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 têm impulsionado o movimento de bares e restaurantes em Natal. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel-RN), Thiago Haddad, que também observa crescimento na procura pelos serviços de delivery durante as partidas.

A expectativa, segundo Thiago Haddad, acompanha um levantamento realizado pela Data-Makers para a mediatech esportiva Resenha Digital Clube. “O estudo “O Brasileiro e a Copa: Mídia, Influência e Consumo” aponta que 71% dos brasileiros pretendem consumir mais produtos e serviços durante o Mundial. Na área de alimentação e lazer, a projeção é de aumento de 76% nas visitas a bares e restaurantes”, destacou.

Haddad afirma que o cenário apontado no levantamento tem se confirmado no Estado e que, para além da movimentação nos estabelecimentos, o delivery também registra crescimento. De acordo com o presidente da Abrasel-RN, muitos consumidores optam por assistir às partidas em casa, mas sem abrir mão do consumo de alimentos preparados pelos restaurantes.

“A procura pelo delivery também tem crescido nos dias dos jogos da Seleção algumas horas antes e durante o jogo. As casas têm feito promoções e combos para atrair fluxo de pedidos. Tira gostos grandes para a turma, para a família. Em relação ao fluxo de delivery, tem um acréscimo considerável que num dia normal”, disse.

Quanto aos produtos mais consumidos durante as partidas, ainda conforme o levantamento da Data-Makers, os destaques são os snacks, com 72% de pretensão de consumo, seguidos de doces e chocolates, com 66%, e carnes, com 60%, além de bebidas não-alcoólicas, que estão acima das alcoólicas, com 60% e 54%, respectivamente.

Com a expectativa de grande público durante os jogos do Brasil, Haddad orienta que os consumidores se programem para evitar contratempos na hora de encontrar lugar nos estabelecimentos.

“Ver se o bar trabalha com reservas nos dias de jogos. Outra alternativa, é antecipar a chegada aos locais escolhidos. Se não tiver mesas disponíveis, prestigiar outro bar que ainda não conhece. Existem grandes chances de se surpreender positivamente “, recomendou.


Compartilhe esse post

QUEIMADURAS POR FOGOS E FOGUEIRAS AUMENTAM ATÉ 2.000% EM JUNHO

  • por
Compartilhe esse post

As queimaduras provocadas por fogos de artifício e fogueiras podem registrar um aumento de até 2.000% durante o período das festas juninas no Rio Grande do Norte. O alerta é do médico Marco Almeida, coordenador do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal referência estadual para atendimento de vítimas desse tipo de acidente.

“Na verdade, o que aumenta é um tipo de queimadura por fogos e fogueiras, mas a demanda por queimadura é o ano inteiro. Por isso que campanha de prevenção não deve ser feita somente em junho, que, por sinal, se chama Junho Laranja, que é uma campanha de prevenção a nível nacional, porque aumentam muito as queimaduras por fogos e fogueiras, principalmente neste período”, explica.

Segundo o especialista, a elevação dos casos exige atenção redobrada da população, especialmente porque os acidentes costumam estar associados a momentos de lazer e confraternização.

“Esse tipo de acidente chega a aumentar até dois mil por cento nesse período”, afirma.

O aumento das ocorrências acontece em um momento delicado para a estrutura do CTQ. De acordo com Marco Almeida, a unidade opera com capacidade reduzida devido a problemas estruturais causados pelas chuvas.

“Nossa capacidade assistencial está totalmente comprometida em número de leitos. Normalmente nós temos 20 leitos, nós passamos para 12 e, com as chuvas, metade da enfermaria masculina é desativada por um monte de goteira. Hoje, nós estamos com 8 pacientes dentro do CTQ e 8 pacientes fora do CTQ, no politrauma e nos andares. Isso não é nem bom para um paciente queimado”, relata.

O coordenador esclarece ainda que o Centro de Tratamento de Queimados não recebe pacientes por demanda espontânea. Em caso de acidente, a orientação é procurar inicialmente uma unidade de pronto atendimento.

“O CTQ que fica dentro do Walfredo Gurgel não é porta aberta. O paciente vai para lá regulado. Então, se sofrer um acidente, tem que ir para uma UPA, tem que procurar uma unidade de pronto atendimento para ser atendido. Dependendo do caso, ele vai regular para lá”, explica.

Bombeiros reforçam cuidados com fogos e fogueiras
Para reduzir os riscos durante os festejos juninos, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte orienta a população a adotar medidas básicas de segurança no manuseio de fogos de artifício e na proximidade de fogueiras.

De acordo com o tenente Fernando Viana, oficial de operações da corporação, muitos acidentes acontecem por imprudência.

“Os erros mais frequentes ao manusear produtos inflamáveis são consumir bebida alcoólica e manusear fogos de artifício ou na proximidade de fogueiras”, alerta.

As crianças merecem atenção especial durante as comemorações. Segundo o oficial, elas não devem manusear fogos de artifício nem reutilizar artefatos que falharam.

“Crianças não devem manusear fogos de artifício, ou reutilizar fogos que falharam ou soltá-los em ambientes fechados ou próximos a fiações elétricas”, esclarece.

Além das orientações ao público, o Corpo de Bombeiros realiza fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam fogos de artifício. O objetivo é verificar as condições de armazenamento e a regularidade dos produtos colocados à venda.

“A fiscalização é para verificar se os estabelecimentos estão agindo de forma segura e com os fogos regularizados para poderem ser vendidos”, afirma Fernando Viana.

Segundo ele, o consumidor também pode contribuir para uma compra segura solicitando a documentação emitida pela corporação.

“Para o consumidor confirmar se ele vai comprar com segurança ou não, ele precisa solicitar ao estabelecimento o documento que foi emitido pelo Corpo de Bombeiros”, orienta.

Em caso de queimaduras, a recomendação é lavar a área atingida com água corrente em abundância e procurar atendimento médico imediato. Produtos como manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância caseira não devem ser aplicados sobre o ferimento.


Compartilhe esse post

ZENAIDE MAIA SE ANTECIPA E REFORÇA APOIO AO FIM DA ESCALA 6×1 NO SENADO

  • por
Compartilhe esse post

A proximidade da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala 6×1 e reduz a jornada semanal de trabalho segue em pauta no Senado Federal. No Rio Grande do Norte, a senadora Zenaide Maia voltou a defender publicamente a proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e aguarda análise dos senadores, com expectativa de ocorrer antes do recesso legislativo, previsto para meados de julho.

Em nota enviada ao Diário do RN por meio do PSD, a parlamentar reafirmou a coerência de sua trajetória política e destacou sua atuação alinhada às pautas sociais e trabalhistas.

“A senadora Zenaide Maia sempre manteve coerência com suas posições políticas e com sua atuação parlamentar”, afirma o texto. A nota lembra que a parlamentar votou contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, permanece como vice-líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Senado e já declarou apoio à reeleição do presidente.

O comunicado também ressalta a atuação da senadora em favor do Rio Grande do Norte. “Ao longo de sua trajetória, Zenaide sempre foi parceira do Rio Grande do Norte, destinando recursos, defendendo pautas de interesse da população e exercendo o mandato com independência e compromisso social”, registra a nota.

O documento ainda faz referência ao cenário político estadual e à relação da parlamentar com o grupo governista. Segundo o PSD, “apesar disso, foi sendo afastada pela governadora Fátima Bezerra das construções políticas do grupo, não sendo contemplada no arranjo político liderado pela governadora, que optou por priorizar outras composições”.

Defesa da mudança
A posição favorável ao fim da escala 6×1 já havia sido manifestada anteriormente por Zenaide. Em declarações recentes, a senadora argumentou que a proposta representa um avanço na qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente das mulheres.

Ao defender a mudança, a parlamentar destacou os impactos da jornada atual na convivência familiar. “Você imagina uma mãe de família que trabalha de segunda a sábado e só tem um dia de folga para olhar os filhos, muitas vezes porque passa a semana quase sem vê-los”, observou.

Para Zenaide, a alteração da jornada não representa prejuízo para o setor produtivo. “Não vai quebrar ninguém, nenhuma empresa. E vai melhorar a qualidade do trabalho, vai melhorar a vida psicológica das pessoas”, disse.

A senadora reconheceu que há resistência de setores empresariais, mas argumentou que a medida também pode gerar ganhos para empregadores. “Eu sei que tem uma resistência justamente do comércio e da indústria, mas eles vão ganhar com isso. Dois dias de descanso é o mínimo”, concluiu.

Entenda a proposta
A PEC que trata do fim da escala 6×1 prevê a substituição do atual modelo por uma jornada máxima de 40 horas semanais, distribuídas preferencialmente em cinco dias de trabalho e dois de descanso. O texto também proíbe qualquer redução salarial em decorrência da mudança.

A proposta estabelece ainda um período de transição para adaptação das empresas e busca ampliar a garantia de descanso semanal dos trabalhadores. Após aprovação em dois turnos na Câmara dos Deputados, no mês passado, a matéria agora aguarda votação no Senado Federal, etapa decisiva para que a mudança possa entrar em vigor.


Compartilhe esse post

JANJA DA SILVA DESEMBARCA EM NATAL E MOBILIZA O “TIME DE LULA” NO RN

  • por
Compartilhe esse post

A visita da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao Rio Grande do Norte nesta semana deverá marcar um dos principais movimentos políticos do campo governista neste período de pré-campanha.

Em entrevista ao Diário do RN, a pré-candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, detalhou a programação da primeira-dama em Natal, destacou a articulação do chamado “time de Lula” no Estado e falou sobre a construção da chapa governista para 2026.

Segundo Samanda, Janja cumprirá uma agenda voltada principalmente para o público feminino e para representantes de movimentos sociais. A programação começa na quinta-feira (26), no fim da tarde, em Natal.

“Ela faz uma agenda com mulheres dos movimentos sociais, com a juventude, os movimentos de mulheres e também com as mulheres dos partidos que compõem o time de Lula”, afirmou.

De acordo com a petista, o encontro servirá para apresentar ações desenvolvidas pelo Governo Federal voltadas às mulheres e discutir políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

“Ela fala das ações que estão em curso no governo do presidente Lula relacionadas à violência contra as mulheres. O governo trouxe de volta o Ministério das Mulheres, que havia sido extinto, e também garantiu orçamento para políticas públicas voltadas para as mulheres”, ressaltou.

Na sexta-feira (27), Janja participará de compromissos ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Time de Lula reunido
Samanda explicou que a agenda também terá caráter político ao reunir lideranças dos partidos aliados que integram a base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.

“Vai envolver os partidos aliados. É uma agenda voltada para as mulheres, mas é importante que os homens que compõem o nosso time também estejam presentes. Nós temos pré-candidato ao Governo e pré-candidato ao Senado, e eles estarão lá para ouvir e aprender mais sobre essa pauta”, declarou.

A petista avalia que a presença de Janja ajuda a fortalecer o campo político ligado ao presidente Lula e evidencia o protagonismo feminino dentro do grupo governista potiguar.

“A importância da visita é mostrar a organização do nosso campo político e o protagonismo das mulheres. Nós temos aqui um time feminino muito forte, muito organizado e que foi fundamental nas campanhas do presidente Lula”, afirmou.

Sobre uma possível visita do presidente ao Rio Grande do Norte ainda neste ano, Samanda disse que a expectativa permanece.

“Estamos na expectativa da vinda dele. Uma das possibilidades é que ele venha para anunciar a ordem de serviço do Hospital Universitário do Seridó”, revelou.

Apoio incondicional de Fátima
Outro ponto abordado pela pré-candidata foi o envolvimento direto da governadora Fátima Bezerra em sua campanha ao Senado. Nos últimos dias, a chefe do Executivo estadual voltou a gravar vídeos declarando apoio ao nome de Samanda.

“Sem dúvida ela está envolvida. Fátima foi retirada desse processo eleitoral e colocou o nosso nome para seguir essa construção. Ela entende a importância da disputa pelo Senado e estará do nosso lado durante esse processo”, afirmou.

Segundo Samanda, a relação política construída ao longo dos anos torna natural a participação da governadora em sua pré-campanha.

“Samanda é Fátima e Fátima é Samanda. Tenho uma trajetória ao lado dela e aprendi muito com ela na política”, acrescentou.

Vice de Cadu pode vir do PSOL
Samanda também confirmou que o PT pretende intensificar o diálogo com o PSOL nos próximos dias.

Segundo ela, as conversas não se limitam a uma eventual aliança política e incluem a possibilidade de participação do partido na composição majoritária, inclusive na vaga de vice da chapa encabeçada pelo pré-candidato ao Governo, Cadu Xavier.

“Nós formalizamos o convite para o diálogo e entendemos que há espaço para o PSOL na nossa composição. Respeitamos a autonomia do partido, mas queremos construir essa conversa”, explicou.

De acordo com a petista, uma reunião formal entre as direções das duas legendas deverá ocorrer até a próxima semana, quando os entendimentos poderão avançar em torno da formação da chapa governista para 2026.

Federação fecha definições em julho
Em relação à nominata da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Samanda afirmou que as negociações estão avançadas e que a expectativa é concluir todas as definições até a primeira quinzena de julho.

“É uma discussão muito tranquila. Temos companheiros valorosos se colocando à disposição porque entendem a importância de ampliar nossa representação. Até a primeira quinzena de julho devemos concluir toda a composição da chapa majoritária e proporcional”, afirmou.


Compartilhe esse post

KELPS JOGA ROBINSON FARIA NO COLO DE ALLYSON: “O PIOR GOVERNADOR DO RN”

  • por
Compartilhe esse post

O mais recente episódio da novela envolvendo a Federação União Progressista teve, mais uma vez, como protagonista o ex-deputado Kelps Lima, aliado declarado do ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil). Ao intensificar ataques ao deputado federal Robinson Faria (PP), Kelps acabou criando uma situação desconfortável para o próprio projeto político que afirma defender.

Na prática, o ex-deputado termina jogado o “pior governador dos últimos 40 anos”, como ele próprio classifica Robinson, diretamente no colo de Allyson. O problema é que Robinson não é apenas mais um integrante da Federação União Progressista. Trata-se de um dos principais aliados do ex-prefeito de Mossoró e peça importante na construção do projeto político que busca levar Allyson à disputa pelo Governo do Estado em 2026.

A situação ganha desdobramentos ainda mais delicados porque o próprio Kelps já declarou, em outras ocasiões, que sua permanência no União Brasil está diretamente ligada à relação política e pessoal que mantém com Allyson. Ainda assim, as críticas dirigidas ao ex-governador acabam atingindo um dos nomes mais próximos do grupo aliado ao ex-prefeito mossoroense.

Durante agenda no Oeste potiguar no último fim de semana, em entrevista à TCM, Kelps voltou a disparar contra Robinson, seu adversário direto na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. O tom adotado chamou atenção pela dureza das críticas e pela associação direta ao período em que Robinson governou o Rio Grande do Norte.

“É preciso dizer à população do Rio Grande do Norte que eu concorro com o pior governador dos últimos 40 anos aqui”, afirmou.

Ao justificar a declaração, o ex-deputado relembrou os atrasos salariais registrados no fim da gestão Robinson. “O deputado cheio de gente que ficou com o salário atrasado. Aí ninguém vai dizer isso. Eu vou”, declarou.

As críticas prosseguiram. Kelps afirmou que foi líder da oposição durante a administração do ex-governador e procurou marcar distância política do parlamentar.

“Essas verdades precisam ser ditas, porque senão vão pensar que eu sou igual a ele. E eu não sou igual a Robinson Faria. Eu sou muito diferente e fui líder da oposição no governo desastrado de Robinson”, disse.

O próprio Kelps reconheceu o paradoxo da convivência dentro da mesma federação ao comentar a relação entre os dois grupos.

“A conjuntura política, por causa da minha amizade e relação com Allyson, faz com que a gente esteja na mesma federação. Mas Robinson Faria joga um jogo antigo, velho, ultrapassado. Eu jogo outro jogo”, afirmou.

A ofensiva não ficou restrita à entrevista. Em outra publicação que repercutiu nas redes sociais, Kelps voltou a ironizar o legado administrativo do ex-governador ao fazer referência às quatro folhas salariais deixadas em atraso ao final de 2018.

“Esse rapaz deixou bem pouquinha gente com salário atrasado no Rio Grande do Norte”, disse, em tom irônico, ao ver Robinson se aproximar no mesmo evento que participava. Em seguida, completou: “Mas esse ano quem vai deixar ele sem salário somos nós. Vá por mim. Quando o povo quer, não tem quem segure, completou”.

Aliança polêmica com Abraão Lincoln
A polêmica, porém, não se limita às declarações contra Robinson Faria. Outro fator que tem chamado atenção nos bastidores é a aproximação de Kelps Lima com Abraão Lincoln, citado nas investigações da chamada “farra do INSS”, que apura mais de R$ 200 milhões em descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

Abraão, que chegou a ser preso em novembro do ano passado, apareceu ao lado de Kelps em agenda política realizada em Caiçara do Norte, no mês de maio. A imagem repercutiu entre adversários e acrescentou um novo foco de desgaste à Federação União Progressista, já pressionada pelas declarações do ex-deputado contra Robinson Faria.

O Diário do RN procurou ouvir o deputado Robinson Faria sobre as declarações de Kelps, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. A reportagem também buscou contato com o presidente estadual do União Brasil, José Agripino Maia, e com o ex-prefeito Allyson Bezerra. Ambos mantiveram silêncio, repetindo a postura adotada em episódios anteriores envolvendo os atritos internos da Federação.


Compartilhe esse post

GGCON AMPLIA PROGRAMAÇÃO COM ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

  • por
Compartilhe esse post

A cultura geek, gamer e pop volta a movimentar Natal no início de julho com a realização da GGCON 2026. O evento, considerado um dos maiores do segmento no Nordeste, será realizado entre os dias 3 e 5 de julho, no Centro de Convenções de Natal, reunindo atrações nacionais e internacionais, competições, atividades interativas e milhares de fãs de diferentes gerações.

A principal novidade desta edição é a ampliação da programação para três dias. Pela primeira vez, o evento abrirá as portas na sexta-feira, uma mudança pensada para atender à crescente demanda do público e ampliar o acesso de estudantes da rede pública estadual.

Segundo a organização, o planejamento da edição começou logo após o encerramento da GGCON 2025. A decisão de incluir um dia extra surgiu da necessidade de oferecer mais conforto aos participantes e fortalecer ações de democratização do acesso ao evento.

A sexta-feira terá atenção especial para estudantes da rede pública estadual que participam por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A iniciativa permite a presença gratuita de alunos previamente cadastrados, incluindo caravanas vindas de municípios do interior do Rio Grande do Norte.

“A gente entende que precisa democratizar esse acesso. Teremos estudantes de diversas cidades participando e vivendo essa experiência”, destacou a assessoria do evento.

Atrações para todos os públicos

Programação da GGCON 2026 contará com mais de 20 áreas de atrações distribuídas pelo Centro de Convenções e participação de grandes dubladores interagindo com o público – Foto: Reprodução

A programação da GGCON 2026 contará com mais de 20 áreas de atrações distribuídas pelo Centro de Convenções. Entre os destaques está a presença da banda japonesa Galneryus, um dos principais nomes do power metal mundial e atração inédita no Nordeste brasileiro.

O evento também reunirá grandes nomes da dublagem nacional. Estão confirmadas as participações de Wendel Bezerra, conhecido por dar voz a personagens como Goku e Bob Esponja; Luiz Carlos Persy, com trabalhos marcantes em séries, animações e games; e Tati Keplmair, uma das dubladoras mais reconhecidas do país.

A lista de convidados inclui ainda MHrap, Cereaw, Core e Feh Dubs, que participarão de painéis, encontros com fãs e atividades especiais ao longo dos três dias.

Além das atrações principais, o público poderá participar de campeonatos de eSports, visitar arenas gamers, áreas de free play, espaços dedicados a animes, quadrinhos, cinema e séries, além de experiências imersivas e atividades voltadas à tecnologia e inovação.

Cultura oriental e identidade nordestina
Um dos diferenciais da GGCON é a forma como o evento conecta referências da cultura asiática com elementos da identidade regional. Para a organização, o crescimento do interesse por animes, k-pop, games e outras expressões culturais orientais tem criado novas formas de interação entre os jovens.

A proposta é promover esse intercâmbio cultural sem abrir mão das características locais. Segundo a assessoria, o evento se tornou um espaço onde diferentes influências convivem de forma natural, permitindo que os participantes explorem novas culturas ao mesmo tempo em que valorizam suas próprias raízes.

Essa mistura pode ser percebida em diversos momentos da programação, que reúne desde atrações inspiradas no universo japonês até elementos típicos da cultura nordestina.

Cosplay e incentivo aos artistas

O tradicional concurso de cosplay segue como uma das atrações mais aguardadas pelo público. As inscrições estão abertas por meio de edital disponível no site oficial da GGCON. Os participantes selecionados recebem credenciamento gratuito para competir durante o evento.

Outra área de destaque será o Beco dos Artistas, espaço dedicado a ilustradores, quadrinistas, modeladores e produtores independentes. Mais de 100 artistas participarão da edição deste ano, expondo trabalhos autorais e fortalecendo a produção criativa local e nacional.

Além disso, a feira comercial contará com lojas especializadas em produtos geek, colecionáveis, acessórios e itens ligados à cultura pop.

Impacto na economia criativa
A expectativa é que a GGCON repita ou supere os resultados registrados em 2025, quando recebeu mais de 20 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 500 mil dentro da economia gerada pelo próprio evento.

Para a organização, a convenção já se consolidou como uma importante plataforma de incentivo à economia criativa, reunindo artistas, empreendedores, criadores de conteúdo e empresas em um ambiente voltado ao entretenimento, à inovação e à geração de oportunidades.

Com programação ampliada e atrações de alcance internacional, a expectativa é que a edição de 2026 fortaleça ainda mais a posição de Natal no circuito nacional dos grandes eventos de cultura geek.


Compartilhe esse post

ENQUETE DE MILENA SINALIZA INDEFINIÇÃO DO PSDB PARA ESCOLHA AO GOVERNO DO ESTADO

  • por
Compartilhe esse post

A indefinição do PSDB sobre a disputa pelo Governo do Estado em 2026 ganhou um novo desdobramento neste fim de semana. A vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão (PSDB), irmã do presidente estadual da legenda, Ezequiel Ferreira, lançou uma enquete nas redes sociais sobre a preferência dos eleitores entre os principais pré-candidatos ao Executivo. Nos bastidores, o movimento reforçou a percepção de que a decisão do partido continua em aberto para este ano.

Em vídeo publicado no Instagram, Milena questionou os internautas sobre a corrida eleitoral. “Se a eleição para governador do Rio Grande do Norte fosse hoje, para quem seria sua torcida? Hoje nós temos três pré-candidatos a governador: Allyson Bezerra, Cadu Xavier e Álvaro Dias. E eu quero saber qual seria sua preferência hoje. Para quem você torceria? Eu quero saber. Coloque aqui nos comentários”, disse.

A publicação rapidamente ganhou repercussão e acumulou quase cinco mil comentários. As manifestações revelaram um eleitorado dividido entre os principais nomes colocados até o momento na disputa estadual.

Entre os comentários, alguns internautas demonstraram preferência pelo ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PL). “Álvaro Dias com certeza é o mais experiente, testado e aprovado”, escreveu uma seguidora.

Outros defenderam o secretário estadual da Fazenda e pré-candidato governista, Cadu Xavier (PT).

“Cadu é o mais preparado”, comentou outro participante da enquete.

Também houve manifestações favoráveis ao ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). “Eu e minha família votamos com Allyson Bezerra”, registrou um internauta.

A movimentação chamou atenção ainda por abrir espaço para uma quarta alternativa. Alguns seguidores passaram a defender que a própria Milena Galvão dispute o Governo do Estado. “Votaria em Milena sendo governadora”, escreveu uma participante da discussão.

Nos bastidores, a enquete foi recebida como mais um indicativo de que o PSDB continua avaliando cenários e não definiu seu posicionamento para a eleição estadual. A leitura predominante é de que, se a decisão estivesse consolidada, não haveria necessidade de estimular um debate público sobre as preferências do eleitorado.

Indefinição se arrasta há meses
A situação do partido vem sendo acompanhada de perto desde o início das articulações para 2026.

Desde o início da pré-campanha, o PSDB tem sido cortejado por diferentes grupos políticos. Nos últimos meses, lideranças tucanas participaram de encontros com representantes de mais de um campo político, alimentando especulações sobre qual será o destino da legenda.

A cautela adotada pela sigla, inclusive, já havia sido externada em reuniões anteriores. Lideranças do partido deixaram claro que a definição sobre a disputa majoritária deverá ocorrer até julho, quando o cenário eleitoral estará mais consolidado. Até lá, a orientação é manter o diálogo aberto com diferentes grupos políticos e evitar antecipar uma decisão.

Outra sinalização dada pelo PSDB é a de que prefeitos, vice-prefeitos e demais lideranças municipais terão liberdade para manifestar apoio aos pré-candidatos de sua preferência. Paralelamente, a bancada tucana na Assembleia Legislativa trabalha para construir uma posição consensual, buscando unificar o partido em torno de um único nome quando chegar o momento da definição oficial.

Ao mesmo tempo, o nome de Milena Galvão segue citado em conversas relacionadas à composição de chapas majoritárias. Ela é apontada por setores do governismo como uma possível opção para ocupar a vaga de vice em uma eventual chapa encabeçada por Cadu Xavier.

A ausência de uma definição formal tem mantido o PSDB em posição estratégica nas negociações para 2026. Com forte presença em municípios do interior e influência política acumulada ao longo dos últimos anos, a legenda continua sendo vista como uma peça importante para qualquer projeto eleitoral competitivo.


Compartilhe esse post

RN CONQUISTA 2º LUGAR NACIONAL EM QUALIDADE FISCAL E CONTÁBIL PELA STN

  • por
Compartilhe esse post

O Rio Grande do Norte alcançou um resultado histórico na gestão das finanças públicas ao conquistar o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília (DF), e reconhece os estados e municípios que mais se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

A conquista representa um salto expressivo para o Estado. Em 2018, o Rio Grande do Norte ocupava a última colocação no ranking nacional. Desde então, iniciou um processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado que resultou em avanços sucessivos. Em 2025, o RN alcançou a quinta posição e, agora, chegou ao segundo lugar no país, ficando entre os estados mais bem avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com o Governo do Estado, o reconhecimento reforça o compromisso da gestão estadual com a responsabilidade fiscal, a transparência das contas públicas e o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e prestação de informações à sociedade.

Para o secretário estadual da Fazenda, Álvaro Bezerra, o resultado demonstra uma mudança consistente na qualidade da gestão fiscal potiguar ao longo dos últimos anos.

“O Rio Grande do Norte recebeu o prêmio da STN como o segundo melhor estado do Brasil na qualidade da informação contábil e fiscal. É um grande avanço, o Estado vem crescendo ano após ano”, destacou.

O secretário lembrou a trajetória percorrida pelo Rio Grande do Norte desde o início do processo de reorganização dos sistemas contábeis e fiscais.

“Em 2018, o Estado era o último nesse mesmo ranking. No ano passado, nós éramos o quinto. E agora estamos no topo três, como o segundo melhor do Brasil”, afirmou.

Segundo Álvaro Bezerra, o reconhecimento nacional é resultado de investimentos voltados para a qualificação dos processos internos e para a melhoria da transparência pública.

“Isso é uma alegria e uma forma de demonstrar como o Governo investiu e valoriza a qualidade da informação, com transparência e respeito à gestão fiscal”, ressaltou.

A avaliação positiva da STN também fortalece a credibilidade das informações produzidas pelo Estado e utilizadas por órgãos de controle, instituições financeiras, investidores e pela própria sociedade para acompanhar a execução das políticas públicas e a situação fiscal do Rio Grande do Norte.

Como funciona o prêmio
Criado pela Secretaria do Tesouro Nacional, o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal tem como objetivo incentivar a transparência, a responsabilidade fiscal e o aprimoramento da gestão financeira nos estados e municípios brasileiros. A iniciativa busca reconhecer boas práticas na produção e envio de informações contábeis e fiscais ao longo do país.

O resultado é definido com base no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela própria STN a partir dos dados encaminhados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para isso, o Tesouro Nacional realiza mais de 160 verificações cruzadas em documentos como a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), a Declaração de Contas Anual (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

São avaliados critérios como consistência e conformidade dos dados, coerência entre os demonstrativos e cumprimento dos prazos legais de envio.


Compartilhe esse post

ALLYSON ENTRA NA MIRA DO TRE APÓS POSTAGEM OFENSIVA CONTRA ÁLVARO DIAS

  • por
Compartilhe esse post

A pré-campanha ao Governo do Rio Grande do Norte ganhou contornos ainda mais explosivos nesta segunda-feira (22), após o Tribunal Regional Eleitoral do RN enquadrar como caso de Justiça Eleitoral uma postagem ofensiva contra o pré-candidato Álvaro Dias e colocar o nome de Allyson Leandro Bezerra Silva no centro de uma representação que agora avança com ordem de remoção do conteúdo, multa e quebra do anonimato do perfil que espalhou a peça. Na decisão proferida no processo nº 0600209-45.2026.6.20.0000, a juíza Sulamita Pacheco, do TRE-RN, determinou que a Meta/Instagram remova em 24 horas a publicação feita no perfil @rncomallyson que trazia a imagem de Álvaro Dias associada à frase “ÁLVARO DIAS CALOTEIRO” e a uma falsa manchete com os dizeres “Beto Barbosa denuncia calote de Álvaro Dias por show em Natal”. Além de mandar retirar o material do ar, a magistrada ordenou que a plataforma informe, no prazo de cinco dias, os dados cadastrais do responsável pelo perfil “@rncomallyson” e as URLs das contas que replicaram o conteúdo, transformando a disputa digital em uma frente formal de apuração eleitoral.

A publicação em questão se refere ao ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, como caloteiro em razão da falta de pagamento de cachê ao artista Beto Barbosa – Foto: Reprodução

O caso atinge diretamente Allyson Bezerra, citado expressamente como representado na ação eleitoral que questiona a postagem publicada no perfil @rncomallyson. Na própria decisão, a juíza registra que a representação foi proposta ‘em face do ex-prefeito de Mossoró’, ao lado do responsável pela administração do perfil @rncomallyson”. Embora a juíza ainda não atribua formalmente a autoria da conta ao ex-prefeito de Mossoró, o caso passa a girar diretamente em torno de um perfil que usa seu nome político e que foi acionado por divulgar uma peça que a própria Justiça classificou, em análise inicial, como ofensiva e abusiva. No despacho, Sulamita Pacheco foi dura ao afirmar que, ao examinar a publicação, “constata-se, a priori, o seu conteúdo ofensivo e ultrajante, com grande potencial de atingir a honra e a imagem do candidato”. Em outro trecho, reforçou que a postagem apresenta “claro intuito de ferir a honra e a imagem de pré-candidato”, ultrapassando, segundo ela, os limites da liberdade de manifestação política na internet.

O despacho do TRE pesou sobre o conteúdo divulgado no perfil ligado nominalmente a Allyson. Sulamita Pacheco destacou que, em uma análise preliminar própria da fase de urgência, a postagem extrapola a crítica política e invade o terreno da ofensa à honra, da propaganda eleitoral negativa e do ataque à imagem de um pré-candidato. Ao fundamentar a decisão, a relatora citou o artigo 27 da Resolução nº 23.610 do TSE, segundo o qual a livre manifestação na internet só pode ser limitada quando houver ofensa à honra ou à imagem de candidatos, partidos, federações ou coligações, além do artigo 22, inciso X, da mesma resolução, que veda propaganda que calunie, difame ou injurie qualquer pessoa. A juíza também lembrou que a Corte potiguar já tem precedentes em casos semelhantes, citando o REI nº 060003058, de Riachuelo, e o REI nº 0600300-50.2024.6.20.0051, de São Gonçalo do Amarante, ambos usados como referência para admitir a configuração de propaganda antecipada negativa quando há desqualificação de pré-candidato com ofensa à honra e à imagem.

Na prática, a decisão do processo nº 0600209-45.2026.6.20.0000 impõe três efeitos imediatos. O primeiro é a retirada do ar, em 24 horas, da postagem hospedada na URL https://www.instagram.com/p/DXg4MSAAMFs/, sob pena de multa diária de R$ 10 mil à plataforma caso descumpra a ordem. O segundo é a obrigação de a Meta entregar, em cinco dias, os dados do responsável pelo perfil @rncomallyson e das contas que replicaram o conteúdo, o que abre caminho para rastrear a origem e a cadeia de circulação da publicação. O terceiro é a imposição de uma ordem ao representado para que não republique o material, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Com isso, o que começou como uma postagem de rede social com ataque direto a um adversário se transformou em um caso com potencial de desgaste político e consequências judiciais no coração da corrida eleitoral de 2026.

A decisão ainda fez um ajuste no polo passivo da ação ao retirar formalmente o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. da condição de representado. A juíza observou que a plataforma não foi acusada de produzir a propaganda, mas apenas incluída para cumprir eventual ordem de remoção e fornecer dados do perfil investigado. Por isso, determinou sua exclusão do polo passivo, sem afastar a obrigação de a empresa atender às determinações judiciais. Com isso, o núcleo da representação permanece concentrado em Allyson Leandro Bezerra Silva e no responsável pela administração do @rncomallyson, perfil que agora passa a ser alvo de identificação formal por ordem do TRE.

O despacho também deixa claro o motivo da pressa da Justiça Eleitoral. Para a magistrada, o risco da demora é evidente porque “esse tipo de conteúdo ofensivo, quando propagado por meio de redes sociais, possui grande poder de alcance e disseminação”, razão pela qual seria necessária a rápida atuação do Judiciário para cessar seus “efeitos ilegítimos”. O recado político e jurídico é direto: em plena fase de pré-campanha, a guerra digital passou a ser tratada pelo Tribunal como matéria de alta sensibilidade eleitoral, sobretudo quando envolve perfis anônimos ou de autoria ainda não esclarecida, conteúdo potencialmente difamatório e a tentativa de colar em um adversário a pecha de “caloteiro” com linguagem de ataque e estética de manchete.

Agora, o caso entra em uma fase ainda mais delicada. Depois do cumprimento da ordem pela Meta, a parte representada deverá ser citada para apresentar defesa em dois dias, e os autos seguirão para parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. Até lá, a decisão já produz um efeito político imediato: coloca Allyson no epicentro de uma representação eleitoral que envolve um perfil batizado com seu nome, uma postagem que o TRE classificou como ofensiva e ultrajante, e uma determinação expressa para que a plataforma revele quem está por trás da conta. Em vez de apenas apagar um post, o tribunal abriu uma trilha oficial para chegar à identidade de quem operou o ataque e à rede que ajudou a espalhá-lo.


Compartilhe esse post

CABO DEYVISON NÃO DESCARTA HAVER MOTIVAÇÃO POLÍTICA EM SEU ATENTADO

  • por
Compartilhe esse post

Na primeira entrevista concedida à imprensa após sobreviver ao atentado que matou seu assessor Alyson Dyego de Oliveira, o vereador de Mossoró e pré-candidato a deputado federal Cabo Deyvison (PL) afirmou ao Diário do RN que não pretende mudar sua atuação política. Pelo contrário: promete intensificar o combate às facções criminosas, continuar denunciando irregularidades administrativas e honrar a memória do companheiro morto no ataque.

Ferido a tiros durante uma transmissão ao vivo em frente à UPA do Alto de São Manoel, no último dia 15, Deyvison segue em recuperação. Ao Diário do RN, ele disse acompanhar o andamento das investigações e acredita que a principal linha adotada pela Polícia Civil aponta para uma retaliação das facções à atuação de seu mandato.

“A principal linha de investigação, de acordo com o Doutor Caio [titular da DHPP de Mossoró], foi uma retaliação à nossa atuação como parlamentar em defesa do povo da periferia que está sofrendo com a opressão das facções”, afirmou.

Segundo ele, as denúncias vinham expondo situações graves em bairros da cidade. “Conselheiros tutelares impedidos de entrar em territórios controlados por facções, comerciantes sendo extorquidos, famílias inteiras sendo expulsas de suas casas, mães chorando porque seus filhos foram sequestrados, escolas pichadas com símbolos de facção. Eu vinha denunciando tudo isso”, declarou.

Apesar de considerar a hipótese das facções como a mais consistente neste momento, Deyvison ressaltou que outras linhas de investigação também devem ser consideradas.

“Essa é a principal linha de investigação. Mas isso não quer dizer que outras linhas serão descartadas”, disse.

Entre as possibilidades que, segundo ele, ainda merecem apuração, estão denúncias relacionadas à gestão municipal de Mossoró. Deyvison afirmou que seu mandato vinha fiscalizando contratos públicos e apontando supostas irregularidades na administração local.

O vereador citou o caso da empresa Dismed, investigada pela Polícia Federal na Operação Mederi. “Na gestão do prefeito Allyson Bezerra, a Prefeitura de Mossoró repassou mais de R$ 14 milhões da saúde para a empresa Dismed, alvo da Operação Mederi. Esse foi um dos casos que nosso mandato vinha denunciando”, declarou.

Deyvison também mencionou outras denúncias feitas pelo seu mandato envolvendo gastos da administração municipal. “Eu já vinha denunciando atos de corrupção na gestão Allyson, como os enfeites natalinos deste ano e o gabinete institucional em Natal ao custo de R$ 10.700 por mês, em um contrato anual de R$ 127 mil para uma sala que se encontra fechada”, afirmou.

Mesmo após o atentado e a perda do assessor, Deyvison garante que seguirá atuando da mesma forma.

“Para honrar o nome do meu assessor e amigo Alyson Diego, eu não posso recuar. Eu continuarei trabalhando. Vou usar o nosso mandato até o último dia para representar as pessoas que confiaram no nosso trabalho”, afirmou.

Avanço do crime organizado
Ao Diário do RN, o vereador voltou a alertar para o avanço das organizações criminosas em Mossoró e na região Oeste. Segundo ele, a cidade vive uma escalada da violência que já havia sido alertada por seu mandato.

“Desde o ano passado eu venho dizendo que Mossoró ‘poderia chorar sangue’. E está acontecendo.

Estamos com mais de 70 homicídios somente esse ano”, declarou.

Para o parlamentar, as facções já exercem influência sobre territórios inteiros e representam uma ameaça não apenas à segurança pública, mas também à própria democracia.

“Facções criminosas estão controlando territórios inteiros para financiar campanhas ou impedir que adversários políticos peçam votos e apresentem projetos. Isso compromete o sufrágio universal e a democracia”, afirmou.

Deyvison também fez críticas à estrutura de segurança pública disponível em Mossoró. Sobre o Governo do Estado, cobrou reforço do efetivo policial e novas convocações de aprovados em concursos públicos.

Já em relação ao município, foi mais enfático: “O município é omisso porque não adota políticas públicas para a segurança pública. A Guarda Civil Municipal tem um efetivo reduzidíssimo e há muitos anos não recebe reforço por concurso”, declarou.

Na avaliação do vereador, o resultado é um cenário em que “o Estado recua e as facções avançam”.

“Hoje as periferias sofrem com a opressão das facções, com o terror das facções e com a omissão do poder público”, afirmou.

Agradecimentos à Polícia e profissionais de saúde
Ainda durante a entrevista, o vereador agradeceu às forças policiais do Rio Grande do Norte e do Ceará que atuaram na investigação.

“Quero agradecer aos guerreiros da Polícia Civil, Polícia Militar, e todos que estiveram em campo se dedicando para encontrar os autores desse ato”, afirmou.

Cabo Deyvison também reservou espaço para agradecer às equipes que participaram de seu atendimento após o atentado.

“Quero agradecer aos profissionais da saúde que estiveram comigo, cuidando da minha saúde”, disse, citando servidores da UPA do Alto de São Manoel, do Hospital Regional Tarcísio Maia e do Hospital da Polícia Militar, finalizou.


Compartilhe esse post

NA FILADÉLFIA, POTIGUARES APOSTAM EM VITÓRIA DO BRASIL SOBRE O HAITI

  • por
Compartilhe esse post

A busca pelo tão sonhado hexacampeonato segue mobilizando milhares de brasileiros nos Estados Unidos, sede da Copa do Mundo de 2026 ao lado de México e Canadá. Depois da estreia com empate em 1 a 1 diante do Marrocos, no último sábado (13), em Nova York, a Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, para enfrentar o Haiti em uma partida considerada decisiva para as pretensões da equipe na competição.

O resultado da primeira rodada deixou o grupo equilibrado e aumentou a importância do próximo compromisso. Mais do que os três pontos, uma vitória convincente pode representar o impulso necessário para fortalecer a confiança da equipe e da torcida em busca do hexa. Entre os brasileiros que acompanham de perto a trajetória da Seleção nos Estados Unidos, o clima é de otimismo e expectativa por uma atuação mais segura do time.

Entre os torcedores presentes está o potiguar Raphael Nóbrega, integrante do Movimento Verde Amarelo (MVA), principal torcida organizada da Seleção Brasileira. Criado em 2008, o movimento reúne brasileiros de diferentes regiões do país e do mundo para apoiar a equipe nacional nos estádios.

Raphael participa da sua quarta Copa do Mundo e descreve a experiência como uma mistura de paixão, reencontros e amor pelo futebol.

Segundo ele, acompanhar a Seleção em um Mundial vai muito além dos 90 minutos de cada partida.

“Viver Copa do Mundo é maravilhoso para quem ama futebol. A gente encontra brasileiros de todas as partes do mundo, cria amizades e consegue levar um pouco do Brasil para qualquer lugar onde a Seleção esteja jogando”, afirmou.

Mesmo diante das críticas que cercam o futebol brasileiro nos últimos anos, Raphael acredita que o torcedor não pode abandonar a confiança na equipe. Para ele, a presença da torcida nas arquibancadas representa uma demonstração de apoio incondicional em um momento importante da competição.

Raphael acompanha a Seleção brasileira desde a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu aqui no Brasil – Foto: Reprodução

Confiante em uma recuperação já na segunda rodada, o potiguar aposta em uma vitória confortável diante do Haiti. “A gente está animado para trazer o hexa na volta para o Brasil. Acho que o próximo jogo será uma goleada de 3 a 0. É importante fazer saldo de gols porque o grupo ficou muito equilibrado. Temos que aproveitar essa oportunidade”, avaliou.

Outro integrante do Movimento Verde Amarelo presente nos Estados Unidos é Emídio Mamede, que também acompanha a Seleção em sua quarta Copa do Mundo. Para ele, o ambiente vivido pelos torcedores brasileiros tem sido um dos pontos altos do torneio. “A festa está muito bonita. Os torcedores do Brasil sempre acreditam e continuam acreditando que o Brasil vai ser hexa.

Independentemente da fase, o Brasil sempre chega como favorito porque é uma seleção gigante”, afirmou.

Emídio avalia que a diferença técnica entre as equipes deve favorecer a Seleção Brasileira e permitir uma atuação mais tranquila do que a apresentada na estreia. Apesar de não prever uma goleada elástica, ele acredita em um triunfo sem maiores sustos. “A expectativa é de uma vitória mais fácil. O Haiti é uma equipe mais fraca e o Brasil tem condições de controlar o jogo. Meu palpite é 2 a 0”, disse.

Já André Augusto Dantas demonstra ainda mais confiança. Também em sua quarta participação em Copas do Mundo acompanhando a Seleção, ele acredita que o empate na estreia foi consequência da pressão natural de um primeiro jogo e do processo de evolução da equipe ao longo do torneio. “O primeiro jogo sempre é mais nervoso. Os jogadores sentem o peso da camisa do Brasil. Mas acredito que o time ainda vai crescer muito durante a competição”, analisou.

Para André, a partida contra o Haiti pode marcar o início de uma arrancada brasileira rumo às fases decisivas do Mundial. O torcedor não economiza no entusiasmo quando o assunto é o placar. “Agora vamos dar uma goleada. Meu palpite é 8 a 0 para esquentar as turbinas em busca do hexa. Vamos todos juntos buscar a sexta estrela”, declarou.

Jejum de 24 anos
A Copa do Mundo de 2026 marca um momento simbólico para o futebol brasileiro. Caso não conquiste o título, a Seleção completará 24 anos sem levantar a taça, igualando o maior período de jejum de sua história. O intervalo é exatamente o mesmo registrado entre o tricampeonato conquistado por Pelé em 1970 e o tetracampeonato liderado por Romário, em 1994.

Desde o pentacampeonato de 2002, o Brasil acumulou eliminações dolorosas em diferentes edições do Mundial. Em 2006, caiu nas quartas de final para a França. Em 2010, sofreu a virada da Holanda também nas quartas. Em 2014, vivendo a Copa em casa, protagonizou o traumático 7 a 1 diante da Alemanha na semifinal. Já em 2018, foi superado pela Bélgica, enquanto em 2022 acabou eliminado pela Croácia nos pênaltis após sofrer o empate na prorrogação.

Agora, em solo norte-americano, a Seleção tenta encerrar um dos períodos mais longos sem títulos de sua trajetória e transformar a esperança dos torcedores em realidade. Para quem atravessou continentes para acompanhar o time de perto, como os integrantes do Movimento Verde Amarelo, a crença permanece intacta: o hexa ainda é possível.


Compartilhe esse post

PROCURADOR DA REPÚBLICA FERNANDO ROCHA LANÇA MANUAL DE DIREITO PENAL VOLTADO PARA OAB E CONCURSOS

  • por
Compartilhe esse post

O procurador da República Fernando Rocha de Andrade acaba de lançar o livro “Manual de Direito Penal: Parte Geral Esquematizado para Concurso”, uma obra voltada para estudantes que se preparam para concursos públicos, para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para profissionais que atuam na área jurídica.

Resultado de quase vinte anos de experiência no Ministério Público Federal, o manual percorre todo o conteúdo da Parte Geral do Direito Penal em 27 capítulos, abordando desde os princípios fundamentais até a extinção da punibilidade. A publicação também reúne entendimentos atualizados do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), oferecendo ao leitor uma visão alinhada à jurisprudência mais recente.

Segundo Fernando Rocha, a ideia do livro nasceu de uma necessidade percebida ainda nos tempos de preparação para concursos.

“Mais do que um livro, é uma resposta a uma frustração antiga: a de não ter, quando eu estudava para concurso, o material que eu precisava. O objetivo foi fazer um manual acessível para concurso público e para a OAB, profundo sem ser hermético. Escrevi o livro que eu gostaria de ter tido em mãos”, afirma.

O procurador explica que o projeto teve origem em anotações e resumos produzidos durante sua própria trajetória como concurseiro.

“Quando estudava para concurso eu fiz um material condensando as principais teorias sobre delito.

Esse material foi aprimorado quando dei aula sobre a matéria. A ideia era fazer um texto que pudesse auxiliar esse público que estuda para concurso”, relata.

A proposta da obra é oferecer um conteúdo objetivo, sem abrir mão da profundidade teórica necessária para a compreensão dos principais institutos do Direito Penal. Entre os diferenciais destacados pelo autor está a preocupação em apresentar de forma direta os temas mais cobrados em concursos e exames profissionais.

“Procurei chegar direto ao tema essencial para quem se submete a concurso, com atualizações de jurisprudência”, ressalta.

Além das explicações conceituais, o manual reúne as principais teorias relacionadas aos institutos do Direito Penal, indicando quais são adotadas pela legislação brasileira e acolhidas pelos tribunais superiores.

Com ampla experiência na área jurídica e no universo dos concursos públicos, Fernando Rocha também compartilha orientações para os estudantes que enfrentam o desafio da aprovação na OAB.

Para ele, é fundamental compreender que a preparação para o exame exige estratégias distintas para cada fase.

“O estudante recém-egresso da faculdade precisa saber diferenciar a preparação para prova objetiva e prática. É preciso se preparar para dois tipos de provas diferentes. Saber o que e como estudar é fundamental”, orienta.

Sobre o medo que muitos candidatos enfrentam diante do exame, o procurador acredita que a familiaridade com o formato da prova pode reduzir a insegurança.

“O temor sempre é ligado ao que não se conhece. Buscar resolver provas anteriores reduz esse desconhecimento e permite ao estudante ter uma boa ideia do que é necessário para aprovação”, aconselha.

Mestre em Direito Internacional Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fernando Rocha acumula uma carreira de destaque no serviço público. Atualmente, integra o Ofício Especial de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria-Geral da República e exerce função na área eleitoral.

Ao longo da carreira, também atuou como promotor de Justiça no Rio Grande do Norte e foi aprovado em diversos concursos públicos, entre eles os de procurador da República, juiz substituto do Estado da Bahia, promotor de Justiça do RN, advogado pleno da Petrobras, procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e procurador municipal do Recife.

Sua formação acadêmica inclui especializações em Cooperação Jurídica Internacional, Direito Penal Econômico pela PUC Minas, Ciências Criminais e Direito Processual Civil.

Raízes, valores e esperança
Por trás do currículo extenso, Fernando Rocha faz questão de destacar as lições recebidas ainda na infância. Natalense, de uma família com raízes no sertão potiguar, ele perdeu o pai ainda cedo, mas encontrou na mãe a principal referência para sua formação.

“Tive uma ótima formação de meus pais. Perdi meu pai muito cedo, mas minha mãe conseguiu preencher essa ausência, especialmente estimulando a ética e os estudos”, recorda.

Ao refletir sobre os sonhos da infância, o procurador afirma que sua principal meta sempre foi honrar os ensinamentos familiares.

“Meu sonho basicamente foi jamais desapontar minha mãe e minhas raízes. Tenho tentado manter esse sonho sempre vivo”, enfatiza.

Entre as marcas que carrega da infância até os dias atuais, ele destaca uma em especial: a esperança.


Compartilhe esse post

PRÉ-CANDIDATOS ESTÃO OTIMISTAS PARA O HEXA E APOSTAM EM GOLEADA HOJE

  • por
Compartilhe esse post

A segunda partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira (19), contra o Haiti, na Filadélfia (EUA), também mobiliza os pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte. Em conversa com o Diário do RN, os três principais nomes já postos na disputa estadual disseram acreditar em uma ampla vitória e mantêm a confiança de que o Brasil pode finalmente conquistar o tão aguardado hexacampeonato, aguardado desde a Copa de 2006.

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PL), aposta na força da tradição brasileira e na qualidade do elenco para superar o tropeço da estreia e iniciar uma trajetória de crescimento na competição. “Estou muito confiante na Seleção Brasileira. Temos um grupo qualificado, jogadores de alto nível e uma camisa que sempre pesa em Copa do Mundo. Acredito que o Brasil vai fazer um grande jogo contra o Haiti, vencer por 3 a 0 e ganhar ainda mais confiança para a sequência da competição. Copa se ganha passo a passo, e vejo o Brasil com plenas condições de chegar forte na disputa pelo título e brigar pelo hexa campeonato”, afirmou, avaliando que uma atuação segura diante do Haiti pode servir como ponto de virada para uma campanha mais consistente nas próximas fases do Mundial.

Já o ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato do União Brasil, Allyson Bezerra, de forma sucinta, não escondeu o otimismo. Além de prever uma goleada, associou o sucesso da Seleção ao momento político que espera viver no Rio Grande do Norte em 2026. Além disso, o pré-candidato arriscou um placar ainda mais amplo: “Brasil campeão da Copa e o RN vai mudar no mesmo ano. 4×0”, declarou, reforçando tanto no desempenho brasileiro quanto no cenário eleitoral que começa a se desenhar para as eleições deste ano.

Pelo lado governista, o ex-secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do PT, Cadu Xavier, assim como Allyson, aposta em uma vitória larga, por 4×0. Para ele, o confronto desta sexta-feira pode representar o início da caminhada rumo ao sexto título mundial. “Estamos muito otimistas. O Brasil vai fazer um grande jogo, vai ter uma grande vitória e vai dar o primeiro passo rumo ao hexa campeonato.

O Brasil vai ganhar de 4 a 0”, projetou na expectativa que o resultado devolva tranquilidade à equipe e fortaleça a confiança dos torcedores para o restante da competição.

Apesar das divergências políticas, os três pré-candidatos convergem para um mesmo sentimento: de uma vitória confortável, que pode levar a Seleção a reagir e confirmar o favoritismo diante do Haiti, alcançando posição favorável no grupo em que está inserida.

Estreia apertada
A confiança dos pré-candidatos vem após uma estreia abaixo das expectativas. No último sábado, em Nova York, o Brasil empatou por 1 a 1 com o Marrocos, resultado que aumentou a importância do duelo desta sexta-feira, visto que uma vitória não apenas encaminha o Brasil para a classificação, mas também pode representar o impulso que a Seleção precisa para caminhar rumo ao hexa.


Compartilhe esse post

AZEVEDO ELOGIA POLÍCIA DO CEARÁ E CRITICA GOVERNO DO RN NA SEGURANÇA

  • por
Compartilhe esse post

Após a repercussão negativa de uma entrevista concedida ao programa Show de Notícias, da rádio 97 FM, sobre a prisão dos suspeitos de participação no atentado contra o vereador Cabo Deyvison (PL), em Mossoró, o Diário do RN procurou o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) para esclarecer uma declaração que chamou atenção pela forma como tratou a atuação das forças de segurança do Rio Grande do Norte.

Ao comentar a prisão de José Antônio da Costa e Vinicius Gabriel da Silva Freitas, detidos em um trecho da CE-040, no município de Beberibe, no Ceará, o parlamentar parabenizou a atuação da polícia do Ceará e classificou a participação da PM do RN como “interação”.

“A polícia do Ceará prendeu, mas imagino eu que tenha havido algum tipo de interação com a polícia do Rio Grande do Norte. Então, nossos guerreiros, os policiais cearenses recebam nossos parabéns”.

A declaração gerou questionamentos sobre o reconhecimento à atuação das forças de segurança potiguares na operação. Procurado pela reportagem para esclarecer se os elogios não deveriam se estender também à polícia do Rio Grande do Norte, Azevedo respondeu, por meio da assessoria, que os cumprimentos eram destinados às corporações dos dois estados.

A resposta veio acompanhada de uma nota na qual o deputado ampliou as críticas ao Governo do Estado e ao Partido dos Trabalhadores.

“Após o vereador Cabo Deyvison ser baleado e o cinegrafista Allyson ser assassinado, as polícias do Rio Grande do Norte e do Ceará trabalharam conjuntamente para prender os faccionados autores do atentado terrorista”, afirmou.

Na sequência, Azevedo atribuiu a rapidez da operação exclusivamente ao trabalho das corporações policiais.

“As prisões aconteceram rapidamente, mas muito pelo mérito das polícias dos dois estados e, talvez, porque não tenha dado tempo de os ideólogos do PT tentarem influenciar as ações policiais”, declarou.

O trecho mais contundente da nota veio logo em seguida, quando o parlamentar afirmou acreditar que integrantes do PT tentariam interferir na captura dos suspeitos.

“Tenho certeza absoluta de que, se algum elemento ideológico do Governo do PT (desses que chegaram ao poder com os votos dos bandidos) tivesse tido tempo para influenciar as decisões de captura, a influência teria sido no sentido de preservar a integridade física e os direitos humanos dos assassinos”, escreveu.

“Governo Fátima é uma tragédia”
Questionado pelo Diário do RN se os elogios pela prisão dos suspeitos também deveriam alcançar o Governo do Estado, Coronel Azevedo descartou qualquer reconhecimento à gestão estadual.

“O Governo Fátima é uma tragédia e não é digno de elogios na questão das facções. Não merece parabéns porque, até agora, não atendeu ao nosso requerimento para pedir a Lula que trate as facções como grupos terroristas”, afirmou o deputado.

A declaração reforça uma estratégia recorrente do parlamentar de dissociar o trabalho das forças policiais da atuação do Governo do Estado. Enquanto reconhece o mérito das corporações de segurança pelo resultado da operação, Azevedo direciona as críticas à administração estadual e ao PT.

Azevedo e a negociação com PCC durante Rebelião em Alcaçuz
As declarações de Coronel Azevedo sobre o tratamento dado a criminosos também remetem a um episódio de sua atuação na segurança pública. Em 2017, durante a crise provocada pela rebelião no presídio de Alcaçuz, quando era comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Azevedo foi fotografado conversando com um detento em meio às tentativas de controle do conflito.

À época, a imprensa local e nacional, classificou a imagem como uma “negociação” de Azevedo com um membro de facção.

O episódio volta a ser lembrado no momento em que Azevedo adota um discurso de forte enfrentamento às facções criminosas.


Compartilhe esse post

DEPENDÊNCIA ECONÔMICA AINDA É UM ENTRAVE PARA FIM DE CICLOS DE VIOLÊNCIA

  • por
Compartilhe esse post

“Um empecilho para a mulher sair da violência é a dependência econômica. Não é só a dependência econômica, tem a dependência emocional também, mas a dependência econômica realmente atinge muitas mulheres”. A avaliação é da promotora de Justiça de Defesa da Mulher do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Érica Canuto.

Para a promotora, a Lei Federal nº 14.674, que autoriza a concessão de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica, representa um avanço importante no fortalecimento da rede de proteção. No entanto, ela destaca que Natal já possui instrumentos municipais que garantem suporte financeiro e habitacional às vítimas.

Entre eles estão o auxílio-aluguel social, previsto inicialmente na Lei Municipal nº 727/2023, e o benefício pecuniário temporário. Atualmente, ambos os mecanismos estão contemplados na Lei Municipal nº 7.937/2025, que regulamenta os Benefícios Eventuais da Assistência Social e inclui mulheres vítimas de violência doméstica e sexual entre os públicos prioritários.

“No município de Natal já existem duas leis que são da assistência. A mulher precisou de auxílio-aluguel ou de um auxílio pecuniário para ela viver depois da violência, essas duas leis já permitem que ela vá diretamente à Secretaria de Assistência Social, faça o cadastro, junte os documentos necessários e ela já tem acesso direto na própria administração”, afirmou.

A promotora avalia que a estrutura existente na capital potiguar coloca o município em posição de destaque no acolhimento e na proteção das vítimas.

“Eu considero que a gente está bem à frente dessa lei. Essa lei é oportuna, é muito boa, tem outros municípios no Estado que necessitam, o país é continental, vai precisar realmente dessa legislação de maior eficácia. Mas eu considero que aqui em Natal a gente está bem à frente com essas duas leis que não precisam de uma decisão judicial”, declarou.

Dependência econômica mantêm relacionamentos abusivos
Ao analisar os desafios enfrentados pelas vítimas, Érica Canuto afirma que a dependência financeira ainda figura entre os principais fatores que dificultam o rompimento dos ciclos de violência.

“Elas ficam porque não têm para onde ir, não têm como sustentar os filhos e ficam amarradas ainda a esse relacionamento abusivo”, ressaltou.

A promotora defende que a proteção oferecida pelo Estado não deve se limitar à concessão de medidas protetivas, mas incluir mecanismos que garantam autonomia e condições reais de recomeço.

Para ela, benefícios como auxílio-aluguel, qualificação profissional e apoio financeiro temporário fortalecem a eficácia das medidas protetivas.

“Assistência social é viabilizar que ela continue a vida dela, seja com o trabalho, seja com a qualificação, seja com o auxílio-aluguel, seja com uma prestação pecuniária para que ela possa fazer a feira, ser incluída em programas sociais”, explicou.

A promotora observa que, sem esse suporte, muitas vítimas acabam retornando ao convívio com o agressor por falta de alternativas.

Na avaliação da integrante do Ministério Público, assistência social e proteção jurídica precisam caminhar juntas para garantir resultados efetivos.

“Eu considero assistência social uma das principais políticas em relação ao fortalecimento dessa mulher e à eficácia da medida protetiva”, concluiu.

Como acontece o atendimento em Natal
O atendimento às mulheres vítimas de violência ocorre por meio da rede municipal especializada, com acolhimento realizado pelo Centro de Referência Mulher Elizabeth Nasser (CREN), vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul).

Após o acolhimento inicial, assistentes sociais e psicólogas realizam uma avaliação técnica para identificar a situação de vulnerabilidade da vítima, o risco à sua integridade física e a necessidade de acesso aos benefícios socioassistenciais.

Entre os critérios adotados estão renda familiar de até R$ 2.400 para famílias com até quatro integrantes ou renda per capita de até R$ 500 para famílias com cinco ou mais pessoas.

Com parecer técnico favorável, a mulher pode ser encaminhada para inclusão nos benefícios ofertados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), incluindo auxílio para moradia e apoio financeiro temporário.

A estrutura busca garantir proteção imediata, autonomia financeira e condições para que a vítima possa reconstruir sua vida longe do agressor.

O Centro de Referência Mulher Elizabeth Nasser está localizado na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, nº 681, no bairro Barro Vermelho, em Natal.


Compartilhe esse post

THABATTA PIMENTA: “VAMOS DAR UMA RESPOSTA AOS PRECONCEITUOSOS”

  • por
Compartilhe esse post

A pré-candidata a deputada federal Thabatta Pimenta (PV) afirma que a crescente aceitação popular ao seu nome tem provocado incômodo em setores tradicionais da política potiguar. Em entrevista ao Diário do RN, a vereadora de Natal disse perceber resistência justamente entre lideranças que há décadas dominam os espaços de poder no Estado e afirmou que a disputa de 2026 pode representar uma mudança de perfil na representação do Rio Grande do Norte em Brasília.

“Às vezes eu sinto isso quando estou em ambientes com outros políticos da velha política. Existe aquele olhar de desdém, de quem tenta entender o que está acontecendo”, afirmou ao Diário do RN. Em seguida, afirmou que está pronta para a disputa e elevou o tom ao comentar o cenário eleitoral: “Eles não estão preparados”. Questionada sobre quem seriam esses adversários, respondeu sem hesitar: “A velha política”.

A declaração ocorre em um momento em que Thabatta tem ampliado agendas pelo interior e pela capital e relata estar vivendo uma receptividade diferente daquela observada em campanhas anteriores.

Segundo a vereadora, a aceitação popular vai além das pautas identitárias e está ligada à identificação de eleitores com sua trajetória pessoal e política.

“Estou conseguindo sentir algo muito diferente nessa pré-campanha, algo que eu nunca vivenciei nos outros anos”, afirmou relembrando as eleições de 2020, 2022 e 2024. Para ela, sua atuação parlamentar ajudou a desconstruir preconceitos que historicamente marcaram a visão de parte da sociedade sobre pessoas trans.

“As pessoas estão entendendo que a minha luta é muito para além de partidos e cores. É sobre gente”, disse.

Durante a entrevista, Thabatta destacou que essa mudança de percepção não envolve apenas sua condição de mulher trans, mas também outras bandeiras que carrega. Nordestina, filha do interior e mãe atípica, ela afirma representar experiências frequentemente ausentes dos espaços de poder.

“Quando digo que desconstruo preconceitos, não é só em relação ao meu corpo enquanto pessoa LGBT.

É também sobre maternidade atípica, sobre xenofobia, sobre ser uma menina do interior que leva seu sotaque e sua realidade para todos os lugares”, declarou.

A vereadora avalia que esse conjunto de vivências tem ampliado seu alcance junto a públicos diversos.

Segundo ela, apoios têm surgido de segmentos que normalmente não seriam associados às pautas que defende.

“O que eu mais recebo é apoio de senhorinhas, de famílias inteiras e até de pessoas que muitos imaginariam estar distantes da minha realidade”, afirmou.

Para Thabatta, o Rio Grande do Norte pode viver um momento histórico em 2026. Caso eleita, ela se tornará a primeira nordestina trans a ocupar uma cadeira na Câmara Federal.

“O Rio Grande do Norte pode fazer história este ano. Ser a primeira nordestina trans e mãe atípica naquele lugar é trazer um novo olhar para a política. Vamos dar uma resposta aos preconceituosos”, afirmou.

CRESCIMENTO DA FEDERAÇÃO
Dentro da Federação Brasil da Esperança, a expectativa é de ampliação da bancada federal. Thabatta acredita que o grupo reúne condições para dobrar as atuais duas vagas na Câmara. “A Federação tem potencial para fazer quatro deputados federais. A aceitação que estamos vendo nas ruas mostra que esse é um cenário possível.”, declarou.

Apoio a Cadu, segundo turno e voto em Ivan Baron
Aliada do pré-candidato ao Governo do Estado Cadu Xavier (PT), Thabatta demonstrou confiança no crescimento da candidatura governista ao longo da campanha.

“Quem está no dia a dia está vendo que existe uma força muito grande, principalmente dos prefeitos que estão com ele”, disse ao Diário do RN. Para ela, a disputa chegará ao segundo turno. “Eu consigo perceber que a gente vai sim para o segundo turno com o nosso muso Cadu Xavier”, afirmou.

Já para a Assembleia Legislativa, a vereadora reafirmou apoio ao ativista Ivan Baron. “O voto da pessoa Thabatta é Ivan. Isso eu não abro mão”, declarou. Apesar da preferência pessoal, ela ressaltou que sua campanha deverá construir alianças com diferentes candidaturas estaduais ao longo do processo eleitoral. “Minha candidatura é sobre muitas amizades e vou dobrar com muita gente em vários lugares”, afirmou.

Sobre uma possível candidatura do irmão, Ryan Pimenta, para uma vaga na Assembleia Legislativa, a vereadora ressalta que ele desistiu do projeto. “Ryan abriu mão da candidatura por saber que é importante ter uma pré-candidatura como a minha defendendo as pautas que nós defendemos. Dividir nesse momento não seria o certo”, explicou Thabatta.


Compartilhe esse post

MP PEDE REPROVAÇÃO DAS CONTAS TRÊS VEZES E ALLYSON JÁ PODE PEDIR MÚSICA

  • por
Compartilhe esse post

O Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte (MPC-RN) recomendou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) a desaprovação das contas de governo de 2021 da Prefeitura de Mossoró, referentes ao primeiro ano da gestão do prefeito Allyson Bezerra. A manifestação ministerial nº 0252/2026, assinada em 9 de junho pela procuradora Luciana Ribeiro Campos, concluiu que as irregularidades identificadas comprometem a regularidade das contas e justificam a emissão de parecer prévio desfavorável.

O parecer, juntado ao Processo nº 000628/2023-TC, acompanhou as conclusões da auditoria da Diretoria de Controle de Contas de Governo e Gestão Fiscal (DCC) e apontou uma série de falhas na condução orçamentária e administrativa do município.

Entre os principais achados estão a não remessa, dentro do prazo legal, dos documentos que compõem a Prestação de Contas Anual (PCA), o descumprimento do prazo para envio da Lei Orçamentária Anual (LOA), a abertura de créditos suplementares acima do limite autorizado pela legislação municipal e a ausência de autorização para abertura de crédito especial.

Ao analisar os autos, a procuradora destacou que o município extrapolou o limite legal para abertura de créditos suplementares. Segundo o parecer, a Lei Orçamentária Anual de 2021 autorizava suplementações de até 25% das despesas fixadas, mas o limite foi ultrapassado durante a execução do orçamento. O documento ressalta ainda que a ausência de cópias dos decretos de abertura desses créditos impediu uma verificação mais ampla da extensão das alterações promovidas pela gestão.

As inconsistências não se limitaram às alterações orçamentárias. A auditoria identificou fragilidades no próprio planejamento fiscal do município. Em 2021, a Prefeitura estimou arrecadar R$ 689,1 milhões, mas encerrou o exercício com arrecadação efetiva de R$ 930,3 milhões, uma diferença de R$ 241,2 milhões. Já as despesas foram fixadas em R$ 1,022 bilhão, embora apenas R$ 825 milhões tenham sido empenhados, gerando uma distância superior a R$ 197 milhões entre o previsto e o efetivamente executado.

Para a procuradora Luciana Ribeiro Campos, o cenário demonstra a “necessidade de reavaliação das técnicas de formulação de orçamento do Município de Mossoró”. O parecer acrescenta que “os procedimentos adotados pelo gestor para o planejamento orçamentário do Município podem ser classificados como ineficientes”.

A manifestação ministerial também afasta a tese de que os problemas seriam meramente burocráticos.

Ao tratar das falhas no envio de informações obrigatórias ao Tribunal de Contas, a procuradora registrou que o “descumprimento desses deveres evidencia falha na governança fiscal e desorganização administrativa, não podendo ser tratado como mera impropriedade formal”.

Na conclusão do documento, o MPC é categórico ao afirmar que a gravidade das irregularidades compromete a aprovação das contas. “A irregularidade constatada, diante de sua materialidade e relevância, mostra-se suficiente para macular as contas em exame, ensejando a emissão de parecer desfavorável à sua aprovação”, escreveu Luciana Ribeiro Campos.

Problemas se repetem ao longo da gestão
O parecer sobre 2021 reforça uma sequência de apontamentos feitos pelos órgãos de controle durante o primeiro mandato de Allyson Bezerra.

Nas contas de 2022, o Ministério Público de Contas também opinou pela desaprovação após apontar a abertura de aproximadamente R$ 660,2 milhões em créditos suplementares, o equivalente a 77,55% do orçamento municipal, apesar de a autorização legislativa prever limite de 25%. O órgão ainda registrou falhas na prestação de informações obrigatórias.

Em 2023, o MPC voltou a recomendar a rejeição das contas, destacando excesso na abertura de créditos suplementares, atrasos expressivos no envio de demonstrativos fiscais e inconsistências contábeis. O parecer ministerial chegou a mencionar que os fatos poderiam configurar, em tese, atos de improbidade administrativa.

Já em relação ao exercício de 2024, ainda não há parecer definitivo do Ministério Público de Contas. No entanto, o relatório técnico da Diretoria de Controle de Contas de Governo e Gestão Fiscal identificou novos achados relevantes, entre eles o envio inadequado de documentos obrigatórios da prestação de contas, atrasos na remessa da LDO e da LOA, abertura de R$ 683,4 milhões em créditos suplementares, cerca de 60% do orçamento inicial, apesar do limite legal de 25%, além da contratação de R$ 120,5 milhões em operações de crédito sem que os auditores tenham identificado autorização legislativa específica.

O relatório também apontou divergências contábeis expressivas, incluindo uma diferença patrimonial de R$ 2,5 bilhões, considerada pelos auditores capaz de comprometer a análise da real situação patrimonial do município.

Julgamento ainda será realizado
Os pareceres do Ministério Público de Contas possuem caráter opinativo e não representam decisão definitiva. Caberá ao Pleno do Tribunal de Contas do Estado emitir o parecer prévio sobre cada exercício. Posteriormente, o julgamento político das contas será realizado pela Câmara Municipal de Mossoró.

Ainda assim, a repetição dos apontamentos chama atenção. Caso o TCE acompanhe os entendimentos do Ministério Público de Contas, Allyson Bezerra poderá acumular pareceres ministeriais pela desaprovação das contas de 2021, 2022 e 2023, enquanto as contas de 2024 já chegam à fase de instrução marcadas por novos achados relevantes.

Mais do que episódios isolados, os relatórios dos órgãos de controle sugerem um padrão de fragilidades no planejamento orçamentário, na execução fiscal, na transparência das informações e na consistência das demonstrações contábeis ao longo do primeiro mandato da atual gestão municipal.


Compartilhe esse post

DISPUTA AO SENADO PODE REGISTRAR QUEDA NO NÚMERO DE CANDIDATOS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

A disputa pelo Senado Federal no Rio Grande do Norte tem apresentado uma redução gradual no número de candidatos ao longo das últimas eleições. Em 2018, quando duas vagas estavam em disputa, o pleito reuniu 15 concorrentes. Em 2022, com apenas uma cadeira em jogo, foram 10 candidatos registrados. Já para 2026, também com duas vagas disponíveis, apenas sete pré-candidaturas foram colocadas até o momento, número que pode sofrer alterações até as convenções partidárias, mas que já aponta para uma tendência de diminuição da concorrência.

A mais recente movimentação ocorreu nesta semana, com o anúncio da pré-candidatura da professora e militante feminista Sônia Godeiro, do PSOL. Ela se junta aos nomes já colocados por Styvenson Valentim (Podemos), Zenaide Maia (PSD), que disputam a reeleição; além de Coronel Hélio (PL), Samanda Alves (PT), Rafael Motta (PDT) e Sandro Pimentel (PSOL).

Em 2018, o cenário era bastante diferente. Além dos vencedores Styvenson Valentin (Rede) e Zenaide Maia (PHS), participaram da disputa nomes como Garibaldi Filho (MDB), Geraldo Melo (PSDB), Antônio Jácome (Podemos), Magnólia Figueiredo (SDD), Alexandre Motta (PT) e outros oito candidatos de partidos menores. Naquele ano, a eleição ficou marcada pela forte renovação política, com a derrota de lideranças tradicionais que durante décadas ocuparam espaços centrais na política potiguar.

Fragmentação em 2022
Já em 2022, com a disputa concentrada em apenas uma vaga, o número de candidaturas caiu para dez.

O pleito acabou polarizado entre Rogério Marinho (PL), Carlos Eduardo Alves (PDT) e Rafael Motta (PSB), com vitória do ex-ministro do Desenvolvimento Regional.

O resultado alimentou uma avaliação recorrente nos bastidores políticos. Somados, Carlos Eduardo e Rafael Motta alcançaram cerca de 950 mil votos, superando os 708 mil obtidos por Rogério Marinho.

Para analistas do cenário, a fragmentação do eleitorado de centro e centro-esquerda acabou favorecendo a vitória do candidato apoiado pelo bolsonarismo.

Capital Político e financeiro reduz concorrência
Para o cientista político José Antônio Spinelli, a própria natureza da disputa ao Senado ajuda a explicar por que menos candidatos conseguem reunir condições para entrar na corrida. “A eleição para senador é majoritária. Os mais votados são eleitos. Diferentemente da eleição para deputado, não há distribuição proporcional de vagas entre partidos e federações”, explica.

Segundo ele, a disputa ao Senado impõe exigências que acabam funcionando como filtros naturais para os postulantes. “O candidato ao Senado precisa ter um capital político forte, consistente, e uma votação distribuída em todo o Estado. Não pode se concentrar apenas em uma região. Além disso, precisa mobilizar recursos financeiros muito significativos”, observa.

Um exemplo recente dessa barreira foi o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que desistiu de disputar o Senado após o União Brasil informar que não destinaria recursos do fundo eleitoral para a campanha, priorizando a eleição de deputados federais. Sem a estrutura financeira necessária para uma disputa majoritária, ele redirecionou seus planos e confirmou pré – candidatura a deputado estadual.

Spinelli ressalta ainda que a eleição senatorial costuma estar diretamente vinculada às disputas para o Governo do Estado e para a Presidência da República, o que aumenta a necessidade de articulação política e amplia o grau de dificuldade para candidaturas sem estrutura consolidada. “A candidatura ao Senado é muito casada com as candidaturas ao Governo Estadual e à Presidência da República”, afirma.

Apesar da tendência de redução observada nos últimos pleitos, o cientista político pondera que o quadro ainda pode mudar. “Hoje, aparecem algo entre seis e oito candidaturas. Mas isso só será definido efetivamente nas convenções partidárias”, conclui.


Compartilhe esse post

FISIOTERAPIA EM CASA GANHA ESPAÇO E TRANSFORMA A ROTINA DOS PACIENTES

  • por
Compartilhe esse post

Receber atendimento fisioterapêutico sem sair de casa tem se tornado uma alternativa cada vez mais procurada por pacientes que necessitam de reabilitação física e enfrentam dificuldades de locomoção. A modalidade domiciliar oferece mais comodidade, acompanhamento individualizado e a possibilidade de adaptar o tratamento à rotina e às necessidades de cada pessoa.

Em um cenário marcado pelo envelhecimento da população e pelo aumento das doenças crônicas, o serviço vem ganhando espaço por ampliar o acesso à reabilitação, reduzir a necessidade de deslocamentos e contribuir para a recuperação da autonomia e da qualidade de vida dos pacientes.

O atendimento pode ser realizado de forma autônoma e particular, sem a necessidade de intermediários. Nesse modelo, o fisioterapeuta é responsável pela avaliação, elaboração do plano terapêutico e acompanhamento da evolução do paciente, devendo manter registro ativo no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), além de cumprir exigências éticas e legais, como a manutenção de prontuários e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Na prática, o crescimento da procura por esse tipo de assistência pode ser observado na trajetória do fisioterapeuta Dennis Victor, que atua em Natal e na Região Metropolitana. Formado há seis anos pela UNI-RN, ele iniciou a carreira em uma clínica vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde atendia principalmente pacientes das áreas de ortopedia e reumatologia.

A mudança para os atendimentos domiciliares aconteceu durante a pandemia da Covid-19, quando recebeu o convite para acompanhar em casa uma paciente que já era atendida por ele na clínica.
“Me formei há seis anos e comecei a trabalhar em uma clínica que realizava atendimentos em saúde pública, incluindo ortopedia e reumatologia. Fiquei lá até o início da pandemia. Depois fui convidado para trabalhar de forma domiciliar na residência de uma paciente que era atendida por mim”, conta.

O que começou como um atendimento específico acabou abrindo caminho para uma nova forma de atuação profissional. Dennis acompanhou inicialmente membros de uma mesma família e, aos poucos, passou a receber novas indicações.

“Primeiro atendi a mãe dela, depois a paciente que tinha diagnóstico de Alzheimer e, posteriormente, a irmã. O boca a boca e a divulgação nas redes sociais abriram portas para que hoje eu atenda vários domicílios com diversos diagnósticos diferentes”, relata.

Atualmente, o fisioterapeuta acompanha pacientes com demandas ligadas à ortopedia, reumatologia, neurologia e, principalmente, à geriatria, área voltada à funcionalidade e à qualidade de vida dos idosos.

Segundo ele, a principal razão para o crescimento da procura pelo serviço está relacionada à praticidade proporcionada pelo atendimento em casa.

“Muitas pessoas solicitam o atendimento domiciliar pela comodidade. Em algumas situações, o deslocamento se torna inviável. É um atendimento de forma clínica, mas no conforto da residência do paciente”, explica.

A comodidade, porém, é apenas uma das vantagens, segundo Dennis. “O ambiente domiciliar permite que os exercícios sejam adaptados à rotina diária do paciente, favorecendo a recuperação funcional e contribuindo para o ganho de autonomia em atividades simples, mas essenciais, como caminhar, sentar, levantar ou realizar tarefas domésticas”, explica.

Além da experiência profissional, o fisioterapeuta também leva até a residência dos pacientes os equipamentos necessários para cada tipo de tratamento. Faixas elásticas, pesos, materiais para fortalecimento muscular, recursos para treino de equilíbrio e outros instrumentos terapêuticos fazem parte da rotina dos atendimentos, permitindo que o paciente receba, em casa, um acompanhamento semelhante ao oferecido em clínicas de reabilitação.

Relatos de evolução
Os benefícios da fisioterapia domiciliar podem ser observados em histórias de pacientes que recuperaram movimentos e qualidade de vida após enfrentar graves problemas de saúde. Uma delas é a aposentada Elza Maria de Farias Silva, paciente de hemodiálise há seis anos. Segundo a filha, Adriana Dantas, os anos de 2024 e 2025 foram especialmente difíceis. “Minha mãe é paciente de hemodiálise há seis anos e passou por momentos muito difíceis. Em 2024 e 2025, enfrentou três infartos e depois uma sepse, ficando muito debilitada e sem conseguir andar.”

A recuperação veio de forma gradual, por meio do acompanhamento fisioterapêutico realizado em casa.

“Foi um período de muita luta, mas Deus colocou o fisioterapeuta Dennis no nosso caminho. Com dedicação, cuidado e muito profissionalismo, ele foi essencial na recuperação dela”, afirma Adriana.

Hoje, a aposentada voltou a caminhar. “Após um longo processo de fisioterapia, minha mãe voltou a andar. Sou muito grata a Deus e ao Dennis por ter sido um instrumento de bênção na vida dela. A fisioterapia transforma vidas”, acrescenta.

Outro caso é o da aposentada Matildes Silva de Andrade, de 72 anos, que precisou passar por uma cirurgia para retirada de um meningioma. Após complicações no pós-operatório, ela permaneceu internada por 32 dias e recebeu alta em dezembro de 2025 com paralisia completa do lado esquerdo do corpo.

O filho da paciente, o técnico em radiologia Alexandre Silva de Andrade Vieira, conta que a fisioterapia teve início pouco tempo após a volta para casa. “Minha mãe chegou em casa com o lado esquerdo totalmente paralisado, sem movimento nenhum. Então começou o trabalho de recuperação dos movimentos dos membros do lado esquerdo”, relata.

Com sessões realizadas, em média, três vezes por semana, os resultados começaram a aparecer. “Minha mãe recuperou parte das forças, está recuperando parte do equilíbrio, já fica em pé, tem força nas pernas e nos braços e realiza pequenas caminhadas com ajuda de uma terceira pessoa”, destaca Alexandre.

Para ele, a evolução da mãe está diretamente relacionada ao trabalho de reabilitação, realizado por Dennis. “A evolução da minha mãe no que diz respeito à movimentação se deu por conta do trabalho da fisioterapia feita por Dennis. A esperança é ver minha mãe andando sozinha e, em breve, vamos poder compartilhar esse momento”, conclui.

Atendimento a atletas amadores
Embora boa parte da demanda esteja relacionada à população idosa e a pacientes em recuperação funcional, a fisioterapia domiciliar também atende pessoas mais jovens. Entre elas estão atletas amadores que sofreram lesões durante a prática esportiva e necessitam de acompanhamento especializado para retornar às atividades físicas.

Segundo Dennis, casos envolvendo lesões musculares, articulares e processos de recuperação pós-operatória também fazem parte da rotina dos atendimentos. “Nesses casos, o acompanhamento realizado em casa contribui para acelerar a reabilitação, reduzir o desconforto causado pelos deslocamentos e permitir que o tratamento ocorra em um ambiente familiar, sem comprometer a qualidade da assistência prestada”, explica.


Compartilhe esse post

AUXÍLIO-ALUGUEL PODE SER CHAVE PARA AJUDAR VÍTIMAS A ROMPER CICLO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

  • por
Compartilhe esse post

Enquanto os casos de violência contra a mulher seguem desafiando as políticas públicas, uma lei federal busca ampliar a proteção às vítimas. Em vigor desde 2023, a Lei nº 14.674 autoriza a concessão de auxílio-aluguel por até seis meses para mulheres que precisam deixar o lar após sofrer violência doméstica, reduzindo um dos principais obstáculos ao rompimento com o agressor: a dependência financeira.

O valor do benefício é definido conforme a situação da vítima e pode ser custeado por estados, municípios e pelo Distrito Federal com recursos da assistência social destinados aos chamados benefícios eventuais. O pagamento não é de responsabilidade do agressor.

A advogada Larissa Nobre explica que, embora a Lei Maria da Penha preveja o afastamento do agressor, a medida nem sempre é viável. “Isso ocorre, por exemplo, quando o imóvel pertence a familiares do autor da violência ou quando o agressor é outro integrante da família, como pai ou irmão. Nesses casos, deixar a residência pode ser a única forma imediata de garantir a segurança da mulher”, diz a advogada.

Como a vítima poderá ter acesso ao auxílio?
Para ter acesso ao benefício, a vítima precisa comprovar sua condição de vulnerabilidade econômica e social. Além disso, a Justiça analisa fatores como dependência financeira, ausência de rede de apoio familiar e impossibilidade de custear uma moradia por conta própria.

“O primeiro passo para quem sofre violência doméstica é procurar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Na ausência de uma unidade especializada, a denúncia pode ser registrada em qualquer delegacia ou plantão policial. A partir desse atendimento, a vítima poderá solicitar medidas protetivas e ter acesso aos mecanismos previstos na legislação”, destaca Larissa.

A advogada ressalta que muitas mulheres enfrentam medo, dependência emocional e insegurança antes de denunciar o agressor. “Muitas mulheres não querem fazer a denúncia, elas sentem pena, medo, elas estão envolvidas emocionalmente a ponto de, ‘não, eu não quero isso para mim, não, eu vou perdoar’”, lamenta.

A vítima de violência doméstica, segundo Larissa, poderá ser atendida por uma mulher ao chegar na delegacia, de maneira que essa vítima possa se sentir acolhida. “Entrar numa delegacia como vítima de violência doméstica é complicado. Para a pessoa ir até uma delegacia, muitas vezes, a vítima já passou por muitos outros problemas. Até decidir colocar um fim, e ir atrás de uma medida protetiva, lida também com o sentimento de “eu vou realmente atrás de penalizar a outra parte?”, explica.

Quando se fala em violência doméstica, essa violência não se resume às agressões físicas. A vítima, muitas vezes, também pode sofrer violência psicológica, moral, ameaça, além da violência patrimonial.

“Violência doméstica, não é só a agressão, o tapa, a facada, não é só o tiro. Ela pode ser psicológica, do tipo “você não serve de nada, ninguém vai lhe querer porque eu posso fazer isso…” é a humilhação, é aquela “Síndrome da Cinderela”, em casos onde a mulher só serve para fazer serviços domésticos. As ameaças são um tipo de agressão que a gente considera agressão psicológica, mas ela, na Maria da Penha, geralmente vem separada. A psicológica é aquela que diminui, a moral é aquela que humilha a vítima”, detalha.

Já no caso da violência patrimonial, a advogada explica que estaria relacionada a situação financeira, quando a vítima é obrigada a entregar dinheiro ao agressor. “Nós temos a violência patrimonial, exemplo: meu dinheiro eu vou lá e dou todo para meu companheiro, ou meu pai, ou meu irmão agressor. Ou, mesmo não entregando, ele vai lá e faz empréstimos em meu nome, seja meu nome, porque eu sou a única que tem o nome limpo, ou sou a única que tem um crédito na praça”, descreve.

Dados da Violência Contra a Mulher no RN

Os registros de violência contra a mulher no Rio Grande do Norte apresentaram leve redução de 1,13% entre janeiro e maio de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. Dados da Coordenadoria de Informações Estratégicas e Análises Criminais (Coine), da Secretaria de Segurança Pública, mostram que o Estado contabilizou 8.042 ocorrências nos cinco primeiros meses deste ano, contra 8.134 registros no mesmo intervalo do ano passado.

Apesar da queda no total de casos, alguns indicadores considerados graves registraram aumento. O descumprimento de medidas protetivas de urgência cresceu 9,28%, passando de 582 para 636 ocorrências. Já os casos de violência psicológica contra a mulher aumentaram 8,03%, saindo de 361 para 390 registros.

Os números também apontam crescimento de 14,81% nas tentativas de feminicídio, que passaram de 27 para 31 casos. O feminicídio consumado teve alta de 10%, com 11 vítimas entre janeiro e maio deste ano, contra 10 no mesmo período de 2025.

Outro dado que chama atenção é o aumento de 24,59% nos casos de importunação sexual, que subiram de 61 para 76 registros. As ocorrências de violação de domicílio cresceram 15,74%, passando de 108 para 125 casos. Além disso, os registros de violência psicológica praticada por meio de inteligência artificial ou recursos tecnológicos que alteram imagem ou som da vítima tiveram aumento de 25%, passando de quatro para cinco ocorrências.

Por outro lado, alguns dos crimes mais recorrentes apresentaram redução. As ameaças, que lideram o ranking de ocorrências relacionadas à violência doméstica, caíram 2,72%, passando de 2.357 para 2.293 registros. Os casos de lesão corporal diminuíram 0,77%, enquanto as injúrias recuaram 0,61%.

Também houve queda de 8,89% nas vias de fato, de 3,92% nos casos de perseguição (stalking) e de 12,21% nos registros de difamação.

Delegacias da Mulher no RN
As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) são a principal porta de entrada para mulheres que buscam denunciar casos de violência doméstica, violência sexual, ameaças e descumprimento de medidas protetivas. Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 12 unidades em funcionamento. Em Natal, o atendimento ocorre por meio da DEAM das zonas Leste, Oeste e Sul e da DEAM da Zona Norte. Além da capital, as delegacias especializadas estão presentes nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Macau e Caicó. As unidades realizam ações de prevenção, acolhimento, proteção e investigação de crimes praticados contra mulheres, integrando a rede estadual de enfrentamento à violência de gênero.

Casa da Mulher Brasileira em Natal
O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, em janeiro de 2025, a assinatura do contrato de repasse para a construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira em Natal. O investimento soma R$ 19 milhões e será destinado à implantação de uma estrutura integrada de atendimento às mulheres vítimas de violência. A licitação para início das obras, segundo a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), está em finalização.

A unidade será construída em um terreno de 368 mil metros quadrados na capital potiguar e reunirá, em um único espaço, serviços especializados como Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Vara Judicial, atendimento psicossocial e alojamento temporário para mulheres em situação de risco.

A iniciativa integra o Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Governo Federal, com objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres no Estado.


Compartilhe esse post