Início » Arquivos para 19 de agosto de 2025, 11:00h

agosto 19, 2025


VALDEMAR QUER CORONEL HÉLIO NO SENADO E ROGÉRIO COMO GOVERNADOR

  • por
Compartilhe esse post

Com a voz de quem já se vê na disputa ao Senado, o coronel Hélio Oliveira, presidente do PL Natal, recebeu neste sábado (16) a notícia de que seu nome está oficializado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Valdemar esteve em Natal para o encerramento do programa Rota 22. Ao Diário do RN, Coronel Helio definiu o gesto como resultado de uma trajetória construída nas ruas do Estado e refletida nas pesquisas de intenção de voto.

“Recebo com muita satisfação e também com muita responsabilidade. Em 2026 teremos a eleição mais importante do mundo. Segundo a pesquisa da Quest, as eleições serão polarizadas e, nesse contexto, o eleitor deverá ter muito cuidado e terá que escolher os candidatos que terão compromisso com a Democracia Plena e com o Estado Democrático de Direito. O eleitor deverá escolher os candidatos que não tenham rabo preso, pois medidas amargas terão que ser tomadas”, afirmou sem detalhar a que medidas se referiu.

O coronel destacou que a lembrança de seu nome por Valdemar é fruto de sua caminhada política recente: “A citação de meu nome pelo presidente nacional do PL é um reconhecimento ao esforço na busca da viabilidade eleitoral através das caminhadas em quase 70 municípios. O trabalho também tem sido reconhecido pelo povo, o que está refletindo nas pesquisas eleitorais”, declarou.

O presidente do PL municipal se refere a pesquisas recentes que incluem seu nome no debate eleitoral. Levantamento do Instituto Exatus em Natal apontou que o pré-candidato aparece com 12,45% no segundo voto para o Senado em 2026, ficando atrás apenas do senador Styvenson Valentim (PSDB), que lidera com 13,8%.

Hélio ressaltou o aval dado pelo secretário nacional do PL, senador Rogério Marinho, presidente estadual da sigla, que o autorizou a articular sua pré-candidatura.

“O senador Rogério Marinho me autorizou a caminhar e buscar a viabilidade para uma vaga ao Senado, já que deixei muito claro que não tenho interesse em nenhuma outra candidatura eletiva.

Ele também deixou claro que ao final desse ano faria uma pesquisa para analisar o cenário.

Acredito que possa ter sido um dos motivos que o presidente Valdemar tenha se pronunciado”, disse.

A oficialização foi feita por Valdemar da Costa Neto nas redes sociais, após o encerramento do seminário Rota 22, na zona Sul de Natal. O evento contou com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com um discurso duro contra o presidente Lula, e foi marcado pelo entusiasmo da militância bolsonarista, que aplaudiu o nome do coronel.

“Tivemos a honra de contar com a presença do senador e secretário-geral do PL, Rogério Marinho, um craque, que tem sido uma voz firme em defesa do nosso partido e dos valores que acreditamos, ao lado ainda, do nosso pré-candidato a senador pelo RN, Coronel Hélio Oliveira”, declarou Valdemar, que ainda citou Rogério como “o homem que manda no PL”, como secretário-geral, e cumprimentou o suplente de senador Flávio Azevedo, porque “Rogério vai ser governador do Estado”.

Na capital potiguar, o presidente do PL também projetou os próximos passos da legenda: espera conquistar maioria no Senado, na Câmara dos Deputados e lançar novamente um projeto presidencial em 2026. Valdemar ainda saiu em defesa de Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, destacando seu “respaldo internacional”, e exaltou a atuação de Michelle Bolsonaro à frente do PL Mulher como peça-chave para ampliar a adesão feminina ao partido.


Compartilhe esse post

DATAVERO: ALLYSON BEZERRA LIDERA PARA O GOVERNO, SEGUIDO DE ROGÉRIO E CADU

  • por
Compartilhe esse post

A primeira pesquisa Datavero com cenário eleitoral para 2026 no Rio Grande do Norte mostra um retrato do cenário político potiguar a pouco mais de um ano das eleições de 2026. O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre os dias 9 e 11 de agosto, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Governadora Fátima Bezerra é considerada como a que fez mais pelo RN, segundo a pesquisa DataVero – Foto: Reprodução

Antes das simulações de voto, a pesquisa perguntou: “Na sua opinião, qual destes políticos já fez mais pelo Rio Grande do Norte?”. A governadora Fátima Bezerra (PT) aparece na frente com 23,05%, seguida por “não sabe/não respondeu” (15,32%) e “nenhum” (14,80%). O senador Styvenson Valentim (PSDB) surge em seguida com 14,67%. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), marca 7,60%, enquanto o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), tem 7,07%.

Outros nomes lembrados foram Rogério Marinho (5,37%), Rosalba Ciarlini (4,32%), Robinson Faria (3,34%), Zenaide Maia (3,08%) e Fábio Faria (1,38%).

Na intenção de voto para governador, na pergunta espontânea, quando o eleitor responde sem lista de candidatos, a maioria não sabe em quem votar (66,67%) ou diz que não votaria em nenhum (11,07%). Entre os nomes citados, Allyson Bezerra lidera com 10,09%, seguido de Styvenson Valentim (3,41%), Fátima Bezerra (3,14%), Rogério Marinho (2,82%), Cadu Xavier (1,31%), Álvaro Dias (0,72%) e Natalia Bonavides (0,26%). Outros nomes somaram menos de 0,2%.

Na pesquisa estimulada, com lista de candidatos, o prefeito mossoroense Allyson Bezerra assume a dianteira com 31,76%. O ex-ministro Rogério Marinho (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, aparece em segundo com 18,93%. Em seguida, vem Cadu Xavier (PT), apoiado por Lula e Fátima Bezerra, com 14,08%. Álvaro Dias tem 9,43%, Thabatta Pimenta (PSOL) soma 5,70%, enquanto “nenhum” atinge 12,97% e “não sabe” 7,14%.

No recorte de simulação direta, Allyson chega a 36,61%, contra 22,92% de Rogério Marinho e 15,78% de Cadu Xavier. Os que não sabem são 7,07%, enquanto “nenhum” chega a 17,62%.

Rejeição
No índice de rejeição entre os candidatos ao Governo do RN, Rogério Marinho lidera com 29,34%, seguido por Cadu Xavier (19,58%) e Thabatta Pimenta (14,01%). Já Álvaro Dias registra 4,91%, enquanto Allyson Bezerra tem 2,95% de rejeição.

Styvenson e Fátima lideram para o Senado; Lula vence para presidente

Styvenson e Fátima lideram intenção de voto para as vagas do Senado – Foto: Reprodução

Na sondagem espontânea ao Senado Federal, a maioria dos potiguares ainda não sabe em quem votar (82,12%). O senador Styvenson Valentim aparece com 10,02%, seguido de Fátima Bezerra (3,08%) e Zenaide Maia (1,38%). Álvaro Dias, Rogério Marinho, Coronel Hélio, Francisco do PT, Getúlio, Júlio César, Rafael Motta e Babá aparecem com menos de 0,5%.

Já na pesquisa estimulada, Styvenson lidera as intenções de primeiro voto com 36,15%, seguido de Fátima Bezerra (21,74%) e Zenaide Maia (10,81%). Álvaro Dias soma 9,63%, Coronel Hélio tem 2,82%, enquanto 12,25% não votariam em nenhum.

Quando perguntados sobre o segundo voto para senador, Styvenson também lidera (16,63%), seguido de Zenaide Maia (15,72%), Álvaro Dias (14,93%) e Fátima Bezerra (11,33%). Coronel Hélio marca 7,27%, e o índice de “nenhum” chega a 22,79%.

Cenário presidencial

Na pesquisa espontânea à presidência da República, mais da metade dos potiguares ainda não sabe em quem votar (54,81%). Entre os nomes citados, Lula lidera com 25,67%, seguido por Jair Bolsonaro (12,12%). “Nenhum” soma 5,30%, enquanto Ciro Gomes (0,72%) e Tarcísio de Freitas (0,59%) aparecem em seguida. Outros nomes, como Michelle Bolsonaro, Nikolas e Pablo Marçal, não chegaram a 0,3%.

Na estimulada, com lista de candidatos, Lula abre larga vantagem com 44,66% das intenções de voto. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 17,81%, seguida de Tarcísio de Freitas (6,48%) e Pablo Marçal (2,95%). “Nenhum” marca 17,68%, enquanto “não sabe/não respondeu” soma 7,07%.

Lula tem aprovação do potiguar e Fátima é desaprovada no RN

Na avaliação do Governo Federal, a gestão do presidente Lula tem aprovação de pouco mais da metade dos norte-riograndenses. São 50,82% os que responderam que aprovam a gestão federal.

A desaprovação é de 41,26%. Outros 7,92% não souberam responder.

Já a governadora Fátima Bezerra tem avaliação mais negativa: 35,30% aprovam sua gestão, enquanto 56,32% desaprovam. Não souberam ou não responderam: 8,38%.


Compartilhe esse post

ALLYSON FECHA COM ZENAIDE E DECRETA ROMPIMENTO COM GRUPO DE ROGÉRIO

  • por
Compartilhe esse post

O evento promovido neste sábado pela senadora Zenaide Maia (PSD) em Natal, foi discreto mas com alta representatividade política. Apesar do PSD de Zenaide ter em seus quadros 20 prefeitos, o evento reuniu mais de 50 gestores municipais de diferentes regiões e ideologias presentes, além de deputados estaduais e lideranças locais, revelando que Zenaide está consolidando articulação ao lado do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), pré-candidato favorito ao Governo do Estado.

No discurso, Allyson expôs sua estratégia: reforçou seu compromisso com Zenaide e sinalizou publicamente que a primeira cadeira ao Senado em 2026 será da senadora. “Eu caminho ao lado de quem eu sei reconhecer. Para quem acha que ela vai disputar a segunda cadeira, eu quero dizer: a primeira cadeira será de Zenaide, senadora do Rio Grande do Norte”, afirmou.

A declaração indica que a senadora buscará consolidará sua reeleição, mas confirmando que poderá fazê-lo fora da aliança tradicional com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Fátima Bezerra já havia convidado Zenaide para compor a chapa ao Senado, reforçando a unidade da base petista no Estado. Entretanto, a aproximação com Allyson Bezerra, crítico da gestão da governadora e da base petista, coloca Zenaide em rota de colisão com o PT local. O fato de Allyson não aceitar alianças com o PT aumenta a probabilidade de ruptura da senadora com a esquerda, gerando espaço para uma terceira via eleitoral que desafia tanto o governo estadual quanto a oposição tradicional.

Apesar de tratativas nos bastidores de nomes da base governista com Allyson Bezerra em busca de uma solução para não afastar Zenaide e ao mesmo tempo trazer o favorito para a chapa governistas, o PT também tem se mostrado crítico ao prefeito mossoroense, por deputados e vereadores. O pré-candidato ao governo pelo sistema governista Cadu Xavier (PT), já descartou o nome de Zenaide caso ela siga parceria com Allyson.

A oposição de direita enfrenta, por sua vez, um dilema. As lideranças da ala, principalmente Rogério Marinho (PL) rejeitam Zenaide por sua proximidade com o governo Lula, mas reconhecem a importância de Allyson como candidato viável ao Governo. O apoio público e frequente de Zenaide a Allyson abre a possibilidade de ambos construírem uma frente eleitoral independente, que pode atrair eleitores descontentes com a polarização entre PT e oposição tradicional

Se mantida a parceria, Zenaide e Allyson calculam que Zenaide poderá manter capital político mesmo quebrando vínculos com a base estadual do PT, enquanto Allyson, como favorito ao Governo do Estado, atrai prefeitos e lideranças regionais, consolidando apoio territorial, enquanto se mantém fora da chapa petista.

É nesse contexto que Zenaide Maia já sinaliza por uma atuação política pragmática, consolidando-se junto a Allyson Bezerra, capitalizando recursos e emendas para prefeitos aliados e fortalecendo sua imagem de senadora atuante. Para o cenário eleitoral, isso abre a perspectiva de uma disputa multipartidária no RN, com uma terceira via apostando em disputar espaço entre a governadora Fátima Bezerra e a oposição tradicional, aumentando a imprevisibilidade dos resultados.


Compartilhe esse post

VEREADOR PEDE CASSAÇÃO DE BRISA PORUSO DE VERBA PÚBLICA EM EVENTO POLÍTICO

  • por
Compartilhe esse post

A destinação de R$ 18 mil em emendas parlamentares da vereadora Brisa Bracchi (PT) para o evento “Rolê Vermelho”, realizado em 9 de agosto na Casa Vermelha, gerou uma forte reação de seus opositores na Câmara Municipal de Natal. Parlamentares acusam a petista de usar recursos públicos para financiar uma festa com caráter político-partidário, enquanto Brisa se defende alegando transparência e perseguição política.

O caso se intensificou nesta segunda-feira (18), quando o vereador Matheus Faustino (UB) protocolou pedido de cassação do mandato da parlamentar. A denúncia sustenta que, apesar da formalidade cultural nos documentos, a natureza do evento foi político-partidária, mencionando inclusive vídeos de divulgação em que Brisa e a deputada estadual Isolda Dantas (PT) convidavam o público para a comemoração, apresentada como uma festa de “Bolsonaro na Cadeia”. Segundo o pedido, houve violação à Constituição, ato de improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar.

“Não podemos admitir que dinheiro público seja usado para festas político-partidárias. É desvio de finalidade e falta de decoro”, afirmou Faustino através de nota. O caso será analisado pela Comissão de Ética da Câmara.

Ao Diário do RN, o vereador Subtenente Eliabe (PL) classificou como “grave” o uso da verba: “A princípio, no mínimo, houve um desvio de finalidade. Usaram o recurso público pra uma atividade que não estava prevista na solicitação enviada à Prefeitura. Pois no documento de solicitação fazia referência a evento de cunho cultural. Estamos preparando a resposta adequada.

Mas antecipo que é grave!”, declarou.

Já o vereador Léo Souza (UB), que também conversou com o Diário do RN sobre o assunto, reconheceu a prerrogativa de cada parlamentar no uso das emendas, mas disse ser contra o direcionamento para esse tipo de iniciativa.

“Legalmente, acredito que esse é um caso que tem que ser apurado pela Câmara e pelos órgãos de controle, onde ela terá o direito de justificar, se for o caso. Moralmente, nosso mandato é contrário ao uso de dinheiro público para custear esse tipo de evento, que não traz nada de relevante para a sociedade. Mas isso ela teria que justificar aos eleitores dela. (…) Há um desafio cultural na nossa cidade, no que diz respeito ao uso de dinheiro, seja de emendas, ou de qualquer outra natureza, em algo que gere legado pra todo mundo”, reconheceu.

A defesa de Brisa: “As denúncias não têm embasamento jurídico”
Procurada pelo Diário do RN, a vereadora Brisa Bracchi disse rapidamente que “as denúncias não têm embasamento jurídico” e que o processo de destinação das emendas foi feito “com total transparência”.

Em nota enviada por sua assessoria, a petista reforçou que o evento foi de caráter cultural e não político-partidário.

“Nosso mandato sempre apoiou a cultura de Natal, incentivando iniciativas em todas as zonas da cidade, nas diversas linguagens artísticas, valorizando artistas locais e fortalecendo espaços culturais da cidade. Há uma tentativa de se distorcer a verdade, afirmando que o orçamento teria sido direcionado para ação de caráter partidário do Partido dos Trabalhadores, e veiculando um valor que não corresponde ao que fora destinado pelo mandato”, afirmou.

A vereadora relacionou as críticas e denúncias que tem recebido com perseguição política à sua atuação enquanto parlamentar.

“A tentativa de instaurar um processo de cassação do nosso mandato comprova como querem se utilizar dos fatos já elucidados para promover perseguição política à nossa atuação dentro da Câmara e na cidade. Não nos silenciarão”, ressaltou ela.

A assessoria acrescentou que, ao longo do mandato, Brisa já destinou mais de R$ 1 milhão para iniciativas culturais em Natal.

De acordo com o Diário Oficial do Município de Natal, edição nº 5823, de 08 de agosto de 2025, o “Rolê Vermelho” contou com contratações via inexigibilidade de licitação, assinadas pela diretora do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Funcarte, Danielle Cristina Vasconcelos de Brito.

Com emendas de Brisa Bracchi, foram destinados R$ 500 para o DJ Augusto; R$ 15 mil para a cantora Khrystal e banda; e R$ 2.500 para a banda Skarimbó.

Além disso, outra emenda parlamentar, da ex-vereadora Ana Paula Araújo, também foi usada para o evento, garantindo R$ 31 mil para a apresentação da cantora Tanda Macedo e banda.


Compartilhe esse post