Início » Arquivos para 10 de setembro de 2025, 07:00h

setembro 10, 2025


CARLOS EDUARDO PEDE INCLUSÃO DO NOME EM PESQUISAS PARA GOVERNO E SENADO

  • por
Compartilhe esse post

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), quebrou o silêncio e se posicionou no cenário político potiguar após aparecer com força na pesquisa DataVero/Diário do RN, divulgada nesta terça-feira (09). O levantamento inseriu seu nome na disputa majoritária para o Governo do Estado e para o Senado, registrando 16,24% das intenções de voto na corrida para governador e 11,66% na disputa pela vaga de senador.

Em conversa com o Diário do RN, Carlos Eduardo afirmou que o resultado o motivou a retomar a agenda política e a solicitar oficialmente que os institutos de pesquisa passem a incluir seu nome nos cenários futuros.

“Eu fico muito feliz em ver esse resultado da pesquisa. Até porque agora em outubro vai fazer um ano que eu estou calado. Estou em silêncio profundo. E nesse tempo eu passei seis meses morando em São Paulo. Então, eu fico feliz com a lembrança do meu nome. A partir desse resultado, eu quero solicitar a todos os institutos de pesquisa que a partir de agora considerem, incluam o meu nome, tanto para governador quanto para senador”, declarou.

Apesar da reaproximação com a política, Carlos Eduardo ressaltou que não teve movimentações públicas no período. Chegou a cogitar e conversar sobre possibilidade de candidatura a deputado, ao lado de Kelps Lima, Rafael Motta e Abraão Lincoln há alguns meses, com o objetivo de montar uma nominata capaz de enfrentar o poderio eleitoral dos parlamentares com mandato.

Entretanto, com os resultados de intenções de votos à majoritária, deve começar movimentação eleitoral.

“Houve um trabalho coordenado por Kelps querendo montar uma nominata para deputado federal, e eu tive algumas conversas com ele e com outros pré-candidatos. Mas foi a única iniciativa que eu tive nesse tempo todo. Não dei entrevista, não viajei para o interior, não fui aos bairros de Natal. Agora, quero que meu nome esteja em todas as pesquisas e, simultaneamente a isso, vou começar a visitar os bairros de Natal e o interior do Estado”, ressaltou.

Carlos Eduardo é filiado ao PSD de Zenaide Maia, senadora pré-candidata à reeleição, que vem sinalizando e reafirmando parceria política com Allyson Bezerra (UB), caso ele se candidate ao Governo do RN. O ex-prefeito de Natal disse que pretende conversar com a cúpula para alinhar os próximos passos da sua intenção de se candidatar. O fato novo deve obrigar a senadora a articular novos cenários.

“Eu recebi o resultado e devo conversar com Jaime e Zenaide dentro desse novo cenário. É importante porque cresce a importância do PSD para as eleições de 2026, já que tem um posicionamento muito bom com a senadora Zenaide, que tem honrado o Rio Grande do Norte no Senado, e um partido que tem em torno de 25 prefeitos. Então, eu acho que com essa performance, cresce o partido”, avaliou.

Questionado sobre a possibilidade de alianças, inclusive com composição com o prefeito de Mossoró, Carlos Eduardo evitou se alongar e ponderou que este é o momento de diálogo. Ao ser provocado sobre uma eventual chapa com Allyson, respondeu que ainda é cedo para tratar do assunto. “Olha, eu não vou entrar nisso agora. O que eu quero é que meu nome seja testado para governador e para senador. A questão de coligação e de candidaturas, de alianças, fica para o ano que vem”, garantiu.

A partir dos números, Carlos Eduardo concluiu a entrevista com um agradecimento direto aos eleitores que citaram seu nome: “Eu quero apenas aproveitar a oportunidade para agradecer aos natalenses e aos norte-rio-grandenses por me colocar, apesar de eu estar um ano fora de tudo, numa situação realmente muito boa sob o ponto de vista eleitoral, tanto para o governo quanto para o Senado”.

De acordo com a pesquisa DataVero/ Diário do RN, no cenário estimulado geral a governador do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra tem 19,65% das intenções de voto, seguido de Carlos Eduardo (16,24%), Rogério Marinho (13,49%) e Álvaro Dias (11,49%). A vereadora Thabatta Pimenta (PSol) tem 8,16%, enquanto Cadu Xavier (PT) registra 1,83%. Mais de 20% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e outros 8,99% não souberam responder.

Já ao Senado, na pergunta estimulada sobre o primeiro voto, Styvenson aparece com 33,47% das intenções. Em seguida aparecem Carlos Eduardo Alves (PDT), com 11,66%, a governadora Fátima Bezerra (PT), com 11,41%, e a senadora Zenaide Maia (PSD), com 10,32%, seguidos de Álvaro Dias (Republicanos), Coronel Hélio (PL), Babá Pereira (PL) e Luizinho Cavalcante (PSB). Eleitores que não souberam ou não responderam somam 5,91%, e os que declararam não votar em nenhum dos nomes, 15,32%.

No segundo voto, Styvenson tem 21,40%, Álvaro Dias (11,41%) e Carlos Eduardo (11,32%) empatados. Zenaide Maia tem 9,58% e Fátima Bezerra 6,99%. A pesquisa foi realizada em Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante, entrevistando 1.200 eleitores, nos dias 03 e 04 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro 3%.


Compartilhe esse post

SILÊNCIO DE PRÉ-CANDIDATOS SOBRE PESQUISA REVELA OBJEÇÃO AO FATO NOVO

  • por
Compartilhe esse post

A pesquisa DataVero/Diário do RN trouxe novos elementos ao cenário eleitoral do Rio Grande do Norte. A pesquisa não só incluiu o nome do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD), como revelou larga intenção de votos do eleitorado da Grande Natal no nome do PSD. O novo elemento altera as perspectivas dos demais candidatos e pode levar os nomes a recalcular rotas. O Diário do RN entrou em contato com todos os citados na pesquisa, mas quase nenhum quis se pronunciar sobre os novos números.

Allyson Bezerra (UB) e Styvenson Valentim (PSDB) afirmaram, através das respectivas assessorias de comunicação, que não vão se pronunciar no momento sobre pesquisas eleitorais. Já Álvaro Dias (Republicanos), Fátima Bezerra (PT), Cadu Xavier (PT), Rogério Marinho (PL) e Zenaide Maia (PSD) não responderam até o fechamento desta edição.

A chegada do nome de Carlos Eduardo Alves no rol de pré-candidatos à majoritária revela, entre outras considerações, que a posição de Allyson Bezerra se apresenta menos confortável do que se vislumbrava. Carlos Eduardo aparece tecnicamente empatado com o prefeito de Mossoró na sondagem estimulada geral: 19,65% a 16,64%. Os números ficam mais próximos ainda em outros cenários. Em um deles, sem Rogério Marinho, Allyson Bezerra tem 22,73% e Carlos Eduardo 21,07%. Em outro, sem Álvaro Dias, Carlos Eduardo fica à frente com 22,65% e Allyson Bezerra 21,07%.

Para Rogério Marinho, que ficou colocado em 3ª posição, com 13,49%, vê uma distância maior do primeiro e segundo colocados em seu reduto eleitoral. O presidente do PL tem o desafio de furar a bolha da militância bolsonarista num Estado que deu maioria de votos ao PT. Apesar da rejeição aos nomes do sistema governista, Marinho acompanha o eleitorado enxergar mais uma alternativa ao Governo do RN.

Álvaro Dias, colocado em quarta posição, com 11,49% das intenções de votos, vê dificultada sua intenção de ser escolhido o nome da direita pelo fator popularidade. Álvaro tem a região de Caicó como reduto eleitoral, mas tem liderança também na Grande Natal. Na quarta posição na região e integrante do mesmo grupo de Rogério Marinho, deverá se submeter, junto ao aliado político, para escolha pelo grupo do representante à majoritária.

O nome do sistema governista ao Governo do Estado, secretário de Estado da Fazenda, Cadu Xavier, teve o resultado mais desfavorável. O candidato da governadora Fátima Bezerra foi citado por 1,83% dos eleitores potiguares e talvez por isso o desinteresse em proferir qualquer declaração sobre os números. Cadu é o desafio do PT e deverá depender do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para alçar seu nome a melhores perspectivas, somado ao trabalho da governadora.

Cadu ficou atrás até mesmo da pré-candidata do PSol, vereadora natalense Thabatta Pimenta, que apresentou 8,16%. Ela se declarou “impressionada” com o resultado positivo do seu nome. À frente cerca de seis pontos de Cadu Xavier, Thabatta mostra que a esquerda pode ter outras opções na visão do eleitorado da capital e Região Metropolitana e dificulta a viabilidade eleitoral do projeto governista.

Carlos Eduardo Alves teve ainda nome incluído ao Senado, e ficou à frente até da presidente do seu partido, senado Zenaide Maia. Caso defina pela candidatura à Casa Legislativa, as peças se reorganizam também na disputa ao Executivo.

A pesquisa DataVero foi realizada em Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante, entrevistando 1.200 eleitores, nos dias 03 e 04 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro 3%.


Compartilhe esse post