Início » Arquivos para 24 de setembro de 2025, 15:00h

setembro 24, 2025


PRIMAVERA DOS MUSEUS FAZ CONVITE À REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

  • por
Compartilhe esse post

Aberta no último fim de semana, a 19ª edição da Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), segue até o próximo final de semana no Rio Grande do Norte, com uma programação diversificada e gratuita em Natal e no interior do estado. Neste ano, o evento traz como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, convidando a população a conhecer e valorizar a cultura e as riquezas potiguares por meio das instituições participantes.

Na capital, o destaque é o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN), que oferece atividades gratuitas a partir das 8h da manhã, incluindo palestras, oficinas, exposições temáticas, doação de mudas nativas e frutíferas, além de oficinas sobre sedimentologia de dunas e fotografia com drones. Um dos pontos altos da programação é a exposição itinerante sobre fósseis da megafauna. A mostra propõe estimular reflexões sobre as extinções do passado e os atuais desafios ambientais. A exposição está disponível até a próxima quinta-feira (25), no Espaço Cultural Nestor Lima, no Centro de Parnamirim, nos seguintes horários: das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. A entrada é gratuita.

De acordo com o diretor do Museu Câmara Cascudo, Olavo Bessa, assim como propõe o tema nacional da semana, a programação pensada pelo MCC “busca colocar os debates sobre as mudanças climáticas no centro das atenções e discussões, e reforçar a nossa vocação histórica e científica de contextualizar a realidade como parte de uma visão mais ampla da história da vida na Terra. Nossas atividades buscam aproximar o público da natureza e despertar a percepção de que as soluções ambientais também passam por gestos cotidianos”.

Já no interior do estado, o Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, participa pela primeira vez da Primavera dos Museus, com uma programação cultural diversificada e voltada para toda a comunidade local e visitantes. As atividades acontecem das 16h às 19h, com entrada livre, e incluem apresentações musicais, danças populares, capoeira, pastoril e exposições de artesanato, reunindo artistas, artesãos e mestres da cultura mossoroense.

A secretária de Cultura de Mossoró, Janaína Holanda, fala sobre a satisfação em ter o Museu estreando no roteiro da programação. “É uma alegria ver nosso Museu participar pela primeira vez da Primavera dos Museus, visto que esse momento reafirma a importância dos museus como espaços de memória, identidade e conhecimento, além de abrir portas para o diálogo e a valorização da cultura local. Que essa seja a primeira de muitas participações, fortalecendo nossa história e aproximando ainda mais a comunidade desse espaço de descobertas e celebrações”, comemora.


Compartilhe esse post

SELO VAI IDENTIFICAR ACADEMIAS “SEGURAS” PARA MULHERES EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Uma nova lei no âmbito do município de Natal busca promover um ambiente mais saudável e respeitoso para as mulheres que frequentam academias na capital. A Lei nº 7.945, de 15 de setembro de 2025, institui o selo “Academia Segura para Mulheres”.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), Andreia Dias, “a nova lei representa um marco importante da gestão municipal para a garantia de ambientes seguros e respeitosos. A SEMUL tem acompanhado esse processo de perto e atuará na orientação dos estabelecimentos quanto às medidas a serem adotadas, como a divulgação de canais de denúncia, a capacitação de equipes e a criação de protocolos internos de acolhimento. Além disso, estamos organizando um calendário de formações para gestores e profissionais da área, em parceria com outras instituições da rede de proteção, de modo a garantir que saibam identificar situações de assédio ou violência e conduzir os encaminhamentos corretos”, explicou.

A importância de leis como essa fica clara ao conversar com algumas mulheres frequentadoras de academias e espaços voltados para atividades físicas. A enfermeira Aline Azevedo, que treina em uma academia de rede, localizada na zona leste de Natal, comemora a iniciativa e relata que já se sentiu constrangida com o comportamento estranho de um frequentador do local. “Ele está sempre com trajes inadequados para o espaço, como calça jeans e camiseta, manuseia os equipamentos, porém demora muito tempo em um mesmo aparelho, apenas acompanhando o movimento do espaço. A impressão que tenho é que ele vai à academia só para olhar para as mulheres que estão ali. Então, acredito que a nova lei será uma segurança a mais para nós, mulheres”, disse.

A produtora cultural Sueny Moura conta que nunca passou por situação constrangedora, mas já acompanhou experiências ruins de amigas. “A gente percebe que quem tem corpos mais bonitos, mais chamativos, acaba ficando mais exposta, eles olham mesmo e não é uma olhadinha rápida, fixam o olhar descaradamente. Intimidam. Uma amiga chegou a denunciar um cara que não parava de olhar para ela e, inclusive, descobriu que já existiam outras denúncias contra ele. O caminho ´a denúncia mesmo e uma lei como essa, dá mais força”

A educadora física Natalie Oliveira observa que muitas vezes a disposição dos equipamentos intimida as mulheres. “Colocam a máquina de agachamento em uma posição onde as mulheres precisam ficar de costas para o corredor, ou seja, mais expostas. Já vivenciei uma colega sentir o assédio sistemático de um homem que sentava de frente para ela para observar os movimentos.

Ela denunciou o caso para a administração da academia que tomou as devidas providencias. É bom saber que isso agora é contemplado em uma lei e tomara que seja um trabalho com resultados efetivos”

Sobre a lei

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 18 de setembro e tem como objetivo principal incentivar academias e espaços voltados à prática de atividades físicas a adotarem medidas efetivas de prevenção e combate à violência contra a mulher. De acordo com a lei, o selo poderá ser concedido a academias de musculação e afins. Para se enquadrarem na nova lei, os estabelecimentos devem atender a uma série de critérios relacionados à prevenção à violência de gênero. A fiscalização e o acompanhamento ficarão a cargo do município de Natal.

De acordo com a publicação oficial, além das academias de musculação, também serão incluídos na nova legislação os boxes de crossfit, estúdios de artes marciais e outras modalidades correlatas. Entre os critérios previstos estão: afixação, em local visível, de cartazes e demais materiais educativos com informações sobre a Lei Maria da Penha, bem como os canais de denúncia; capacitação anual de colaboradores sobre prevenção à violência de gênero; disponibilização, no ato da matrícula, de uma declaração de bons antecedentes ou certidão negativa criminal, de forma opcional e com consentimento informado; e assinatura de termo de compromisso com a Prefeitura, assumindo a responsabilidade de manter um ambiente ético, acolhedor e respeitoso para as mulheres.

Ainda de acordo com publicação no Diário Oficial do Município, o selo terá validade de um ano, podendo ser renovado mediante nova avaliação dos critérios. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, ou órgão equivalente, será responsável por regulamentar, fiscalizar, conceder e divulgar os estabelecimentos certificados. Ainda segundo a publicação, a lista de academias que obtiverem o selo deverá ser divulgada no site oficial da Prefeitura, redes sociais e outros meios públicos, como forma de valorizar o engajamento dos estabelecimentos com a segurança e o respeito às mulheres.

Procurado pela reportagem do Diário do RN, o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF/RN) informou que não foi procurado pela Prefeitura de Natal para elaboração da lei, ficando toda a implementação, bem como a fiscalização da mesma, a cargo exclusivamente do Município.


Compartilhe esse post

ATO QUE GEROU CASSAÇÃO DE PREFEITO É SEMELHANTE AO DE XANDY COM ALLYSON

  • por
Compartilhe esse post

Em decisão assinada nesta segunda-feira (22), a juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, da 52ª Zona Eleitoral de São Bento do Norte, cassou os mandatos do prefeito e do vice do município de Pedra Grande, Pedro Henrique de Souza Silva e Agricio Pereira de Melo, por abuso de poder político e econômico, conduta vedada e propaganda eleitoral antecipada. A sentença decorre de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) relacionada a evento realizado pela prefeitura de Pedra Grande, em janeiro do ano eleitoral de 2024, e fala do cantor Wesley Safadão em favor de candidatura à reeleição do prefeito. O caso é semelhante ao que é investigado em relação à propaganda pré-eleitoral realizada por Xand Avião em favor de Allyson Bezerra (UB), na abertura do Mossoró Cidade Junina, o Pingo da Mei Dia.

Em Pedra Grande, a AIJE movida pelo partido Republicanos apontou irregularidades no evento “Verão da Gente 2024”, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de janeiro do ano passado, na Praia do Marco. A festa foi totalmente custeada com recursos municipais. Em um dos pontos citados no processo, o cantor Wesley Safadão “levou o público a entoar o coro ‘Já ganhou, tan-tan-tan’”, enquanto o prefeito estava no palco. O prefeito teria gravado o mesmo jingle dias antes e publicado nas redes sociais. A juíza entendeu como “propaganda eleitoral antecipada, ainda que de forma dissimulada”.

Em Mossoró, no dia 7 de julho deste ano, durante passagem pelo camarote da Prefeitura de Mossoró, próximo aos camarotes da imprensa, Xand Avião dirigiu-se diretamente ao prefeito: “Meu prefeito Allyson, um beijo do comandante. Parabéns por essa festa maravilhosa. Quem é fã do Allyson dá um gritão bem grande aí! 99,9% de aprovação. Quem não é, é porque não vota aqui.

Quem quer Allyson para governador, grita eu! Por mim ele era presidente logo, macho”, completou o forrozeiro.

O caso se transformou em Notícia de Fato no Ministério Público Estadual, que abriu o procedimento investigativo, mas decidiu encerrar a análise no âmbito estadual e encaminhou o caso ao Ministério Público Federal (MPF), que assume a condução da investigação. O procedimento é preliminar, deferente da AIJE impetrada no caso de Pedra Grande.

A movimentação consta nos autos da Notícia de Fato nº 02.23.2022.0000025/2025-37, instaurada no dia 9 de junho de 2025, dois dias após a fala do cantor. A medida foi adotada após a promotora Ana Ximenes, da 2ª Promotoria de Justiça de Mossoró, avaliar que os fatos em questão extrapolam a competência do MP Estadual.

Em despacho obtido pelo Diário do RN em 29 de julho, a promotora destaca que, diante da demanda de maior investigação sobre os fatos levantados na denúncia, é necessária a análise da justiça especializada – neste caso, o MPF, a quem se impõe a competência da Justiça Eleitoral, caso da investigação.

No caso de Pedra Grande, a juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, afirmou na decisão que a celebração “ultrapassou sua finalidade declarada de caráter cultural e turístico, convertendo-se em ato de campanha eleitoral antecipada, cuidadosamente planejado e financiado com recursos públicos”, apontando que os gastos em 2024 chegaram a R$ 2,6 milhões, valor quatro vezes maior que os R$ 510 mil do ano anterior.

Pela decisão, além da cassação dos diplomas, Pedro Henrique e Agricio foram condenados solidariamente a multas de R$ 20 mil (por conduta vedada) e R$ 10 mil (por propaganda antecipada). O prefeito também foi declarado inelegível por 8 anos. À decisão da primeira instância ainda cabe recurso.

Já sobre Mossoró, a Notícia de Fato 1.28.000.000868/2025-30 foi recebida no mesmo dia 08 de julho, mas de acordo com o Portal da Transparência não consta nenhuma movimentação até agora.


Compartilhe esse post

RAIMUNDO ADMITE QUE ZENAIDE ROMPEU E JÁ ARTICULA OUTRO NOME PARA O SENADO

  • por
Compartilhe esse post

O chefe do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte e membro da cúpula do PT, Raimundo Alves, abordou de forma inédita a relação política do sistema governista do RN com a senadora Zenaide Maia (PSD). Segundo ele, os sinais dados pela senadora já indicam a ausência de aliança com o projeto governista, mesmo sem um rompimento formal. O assunto foi conversado em entrevista com o Diário do RN.

“Na verdade, não houve um rompimento, mas desde as eleições do ano passado o PSD deixou de compor o governo oficialmente. Quando o Jaime [Calado] se afastou para ser candidato, ficou acertado que seria conversado depois das eleições. Em janeiro deste ano a gente teve uma conversa com o PSD, e eles optaram por não fazer indicações em secretarias. Acho que ali já foi uma sinalização”, contou ele sobre afastamento de Jaime da secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico para se candidatar à prefeito de São Gonçalo do Amarante em oposição ao PT.

Raimundo explica que não houve um comunicado formal, mas além do afastamento desde 2024, “o recado que está sendo dado é de que Zenaide não tem aliança conosco e a opção é pela candidatura de Allyson, que é um projeto diferente do nosso”, afirmou.

Alves foi enfático ao afirmar que o nome do secretário Cadu Xavier é definitivo como candidato do PT ao Governo em 2026. O nome de Carlos Eduardo Alves, que entra no jogo eleitoral depois de ser bem colocado em pesquisas eleitorais realizadas na grande Natal, é descartado como possibilidade ao Governo do RN pelo sistema governista.

Fátima Bezerra e Carlos Eduardo ao Senado
Raimundo disse que Carlos Eduardo Alves busca uma candidatura proporcional, mas não descartou sua participação em uma composição ao Senado, ao lado da governadora Fátima Bezerra. Ele cita, inclusive, partidos aliados que podem abrigar o ex-prefeito de natal, já que Zenaide Maia, presidente do PSD ao qual Carlos está filiado, segue em apoio ao projeto com Allyson Bezerra (UB).

“Sem ser para o governo, pode ser composição ao Senado sim, com qualquer nome que possa vir a aparecer. A segunda vaga do Senado ainda está em aberto. Nossa perspectiva é que seja preenchida por alguns partidos aliados: o MDB, com quem Carlos está conversando; não sei se ele está conversando com outros partidos também, mas tem o PDT, tem o PSB, tem o PCdoB, tem o PV. São todos partidos que podem reivindicar a indicação desse segundo nome para o Senado”, afirmou.

Após divulgação de pesquisa do Instituto DataVero, em que apresentou boa colocação ao Governo do RN e ao Senado na Grande Natal, Carlos Eduardo busca diálogo com PSD, mas também já conversou com MDB de Walter Alves, e busca apresentar pesquisa a outras siglas.

Segundo o chefe do Gabinete Civil do Governo, pesquisas que não vinculam Cadu ao presidente Lula e à governadora Fátima Bezerra não refletem a realidade eleitoral. Ele aborda o tema ao ser questionado sobre a estagnação de Cadu Xavier nas pesquisas eleitorais.

“Cadu é o candidato de Lula. Isso é o que está posto e qualquer pesquisa que não se faça desse jeito, eu não vou dizer aqui que é manipulação, evidentemente, mas, no mínimo, não querer apurar a realidade”, destacou.

O dirigente ainda projetou o segundo turno: “Eu tenho certeza que Cadu estará no segundo turno. Acho que a polarização irá acontecer. Quem apostar contra a polarização vai estar equivocado. Vai ser a candidatura da direita representando o bolsonarismo e a candidatura da esquerda representando o lulismo. Isso vai acontecer, quem apostar ao contrário vai perder”, prevê.

Mobilizações contra a PEC da Blindagem e a Anistia
Raimundo Alves também analisou os protestos do último domingo contra a PEC da Blindagem e a Anistia, realizados nas 27 capitais e em outras cidades do país. Para ele, a manifestação representou um divisor de águas no cenário político nacional e antecipou o clima de polarização esperado apenas para 2026.

“O domingo foi a virada de páginas. Acho que os resultados da política que a gente está vendo de ontem para cá, inclusive, determinam que o que aconteceu domingo é uma virada de página. Acho que a polarização começou e começou forte. Essa PEC que eles aprovaram na Câmara [da Blindagem] acho que morre rápido no Senado e levou a polarização para a sociedade. Era uma coisa que a gente previa que aconteceria em 2026. Na verdade, a polarização terminou sendo antecipada”, avaliou.

Sobre a mobilização em Natal, ele admitiu que a força do ato superou a expectativa até mesmo da organização do evento: “Superou e superou bastante. A avaliação era colocar de 7 a 10 mil pessoas e superou, foi mais que o dobro disso. Acho que foi em torno de 20 mil pessoas, pelo que a gente vê nas imagens de drones. A gente esperava, no máximo, 10 mil, e dobrou isso”.


Compartilhe esse post

GOVERNO FÁTIMA LANÇA SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DE RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS

  • por
Compartilhe esse post

O Governo do RN assinou, nesta terça-feira (23), as ordens de serviço para recuperação de mais 664,8 quilômetros de estradas que cortam diversas regiões do estado. Somados aos 1.400 quilômetros de estradas recuperadas na primeira etapa do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, desde 2019, o total vai representar mais da metade de toda a malha viária do Estado que é de 3,6 mil quilômetros. O valor do investimento nesta segunda fase é de R$ 621,5 milhões e contempla seis contratos com empresas especializadas para a elaboração de projetos e execução das obras de recuperação funcional e recapeamento de 38 trechos da malha viária.

As obras incluem reconstrução, restauração e recapeamento de trechos que abrangem os distritos rodoviários de Santana do Matos e Caicó, no Seridó; João Câmara, na Região do Mato Grande; Nova Cruz, no Agreste; Mossoró e Pau dos Ferros, no Oeste Potiguar; além da capital, Natal.

“O trabalho de recuperação da malha rodoviária do RN segue melhorando as estradas e dando maior conforto e segurança para os potiguares e visitantes do estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, destacando a importância desse feito também para o desenvolvimento de algumas das principais atividades econômicas do estado. “Estamos renovando mais da metade de todas as estradas do RN, o que somará mais de 2 mil quilômetros. Estradas que estavam em condições precárias há muitos anos. Trabalhamos com determinação e já concluímos mais de 1.400 quilômetros. E vamos entregar, até 2026, mais 664 quilômetros. Isso é infraestrutura, é respeito às pessoas, é a realização de sonhos de décadas do nosso povo, trazendo mais infraestrutura para o turismo, agropecuária, indústria e comércio, do Oeste à capital, da Costa Branca ao Seridó. É desenvolvimento econômico e social para o RN”, conclui a governadora.

O vice-governador Walter Alves, que também participou da articulação para garantir os recursos necessários para o Programa, reforçou o compromisso com a continuidade das ações. “Como vice-governador, participamos da luta por recursos federais para recuperar grande parte da malha viária do RN e da mobilização de recursos próprios para novas obras que serão entregues até o final de 2026, como estamos fazendo agora”.

Secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho registrou que “tudo isso é resultado de trabalho árduo e integrado de diversos órgãos do Governo como a PGE, Idema, Sefaz, DER e SIN.

Chegamos agora à fase de execução das obras que irão assegurar trafegabilidade às pessoas e mercadorias”. Já a diretora geral do DER, Natécia Nunes destacou o “empenho da gestão da governadora Fátima Bezerra na recuperação da malha viária e os esforços conjuntos, no âmbito do estado e junto ao governo federal, o que permite obras em todas as regiões do estado”.

“Estas ações foram possíveis com a chegada da nova gestão no governo federal. Acessamos recursos federais que permitiram as obras e também recursos estaduais e estamos implantando grande infraestrutura para o crescimento econômico e social do estado”, pontuou o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier.

Falando em nome da Assembleia Legislativa e dos parlamentares presentes ao ato de assinatura das ordens de serviço, o deputado Kleber Rodrigues, representante da região Agreste, disse que a gestão da governadora Fátima Bezerra “constrói o futuro do RN e dá direito ao povo do RN de ir e vir, de trafegar com segurança, gerar produção e renda pela facilidade que rodovias em boas condições favorecem. O RN é um estado que avança”.

Os recursos para execução das obras virão de dotações do Orçamento Geral da União, incluindo fontes de recursos não vinculados de impostos e da cota-parte dos royalties de petróleo, conforme especificado nos contratos.

Na segunda-feira (22), a governadora Fátima Bezerra fez a entrega simbólica de mais dois trechos recuperados ainda na primeira etapa do programa de restauração de rodovias estaduais. São eles os 38 quilômetros da RN-023, trecho que vai do entroncamento da BR-226, em Santa Cruz, até a divisa com a Paraíba, passando por Coronel Ezequiel e Jaçanã; e o da RN-092, que tem 27 quilômetros e conecta Japi às demais regiões do Rio Grande do Norte. Nos dois trechos foram investidos R$ 28 milhões.

2ª Fase do Programa de Restauração de Rodovias do RN

LOTE 1 – I DISTRITO RODOVIÁRIO (Mossoró)
RN-016 – Entr BR-304 (Assú)/Carnaubais – 34 km – RN-117 – Gov. Dix-sept Rosado – Entr RN-233 (Caraúbas) – 38km
RN 117 – Caraúbas/Olho D’Água do Borges – 25 km RN-404 – Carnaubais/Porto do Mangue – 35 km

LOTE 2 – II DISTRITO RODOVIÁRIO (Caicó)
RN 041 – Entr.BR 226 (C. Nvos)/Entr RN 087 (Lagoa Nova) – 21 km –
RN-082 – Ouro Branco – Divisa RN/PB – 5,0 km
RN-089 | Entr BR-427 – Ouro Branco – 22 km –Acesso – Entr RN-118 (Caicó)/Palma/Divisa RN/PB – 26 km –
RN-081 – Entr RN-086/Santana do Seridó/Divisa RN/PB | 7,0 km
RN-084 – Entr BR 427/Timbaúba dos Batista – 8,0 km

LOTE 3 – IV DISTRITO RODOVIÁRIO (Nova Cruz-A)
RN-002 – Monte Alegre/Lagoa Salgada – 23 km
RN-002 – Lagoa Salgada/Córrego São Mateus/Boa Saúde – 17 km
RN-269 – Canguaretama/Pedro Velho/ Montanhas/Nova Cruz – 39 km
RN-120 – BR 226 (Serra Caiada)/Boa Saúde – 14 km
RN-120 – Boa Saúde/Serrinha – 21 km

LOTE 4 – IV DISTRITO RODOVIÁRIO (Nova Cruz–B)
RN-120 – Serrinha – Santo Antônio – 7,0 km
RN-120 – Santo Antônio/Nova Cruz – 20 km
RN-317 – Brejinho/Santo Antônio – 20 km
RN-160/Acesso – Pagão/Lagoa de Pedras/Serrinha – 19 km
RN-269 – Barra de Cunhaú/Canguaretama – 15 km
RN-062 – Entroncamento BR-101/Baía Formosa – 17 km

LOTE 5 – V DISTRITO RODOVIÁRIO (Natal)
RN-064 – Ceará Mirim/Punaú – 33 km
RN-160 – BR-226 (Macaíba)/Canabrava/Vera Cruz 23 km
Acesso RN-063 (Tabatinga)/Camurupim/Barreta – 9,0 km
Acesso – RN-305 (Pitangui)/Acesso a Jacumã – 9,0 km
RN-002 – BR-101 (São José de Mipibu)/RN-316 – 10 km
RN-002 – BR 101/Georgino Avelino/Patané (distrito de Arês) – 16,2km
Acesso – BR 101 – Japecanga /Mendes/RN-316 – 15 km
Acesso – RN 064 – Boa Vista/Coqueiros/RN-160 – 19 km

LOTE 6 – VI DISTRITO RODOVIÁRIO (Pau dos Ferros)
RN-075 – Martins/Serrinha dos Pintos – 6,0 km
RN-075 – Serrinha dos Pintos/BR-226 – 12 km
RN-117 – Entr. RN 079/Tenente Ananias – 18 km
RN-074 – RN-078,Rafael Godeiro/Almino Afonso/Entr. BR-226 – 20 km


Compartilhe esse post