Início » CRESCIMENTO DO TURISMO RELIGIOSO TRANSFORMA DESTINOS NO PAÍS E NO RN

CRESCIMENTO DO TURISMO RELIGIOSO TRANSFORMA DESTINOS NO PAÍS E NO RN

  • por
Compartilhe esse post

O turismo religioso no Brasil tem se revelado um caminho de fé e descoberta, onde destinos se transformam em pontos de encontro entre a espiritualidade e a cultura. Segundo o Ministério do Turismo do Brasil (MTur), esse segmento movimenta cerca de R$15 bilhões por ano em todo o país e cresce a cada ano, mostrando-se uma força que movimenta economias locais, gera empregos e transforma o cotidiano de pequenas e grandes cidades. Em tempos de pluralidade e diversidade, ele se torna também uma ponte que aproxima diferentes culturas e crenças, mostrando que, em cada templo, há um eco de unidade que reverbera por todo o país.

Em 2017, o Fórum Nacional de Turismo Religioso, idealizado por Sidnésio Moura, uma referência no Turismo Religioso no país, surgiu com o propósito de direcionar, incentivar e motivar o segmento. “Mais do que uma viagem, o turismo religioso é uma jornada de conexão — com a história, com a fé, e com a beleza singular que cada religião oferece”

De acordo com Sidnésio, o Fórum busca unir a academia, especialistas e autoridades do setor para discutir soluções e direcionamentos para o crescimento do turismo religioso no Brasil. “Nosso objetivo é pensar no evento em uma visão macro, mas também regionalmente dentro da realidade de cada região brasileira. Existem vários eventos no país que atraem o turismo religioso ou de formação sobre o segmento, mas faltava um evento que trouxesse a academia, especialistas, mestres e doutores para discutir e trazer direcionamento para o Turismo Religioso que vem crescendo a cada ano no Brasil”, comenta Sidnésio, destacando que o evento visa além do aspecto religioso, também seu impacto socioeconômico e cultural, reconhecendo o turismo religioso como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento urbano e geração de emprego e renda.

“O Fórum Nacional e os Regionais foram pensados para preencher uma lacuna no mercado de eventos religiosos no Brasil. Haja visto que o segmento é um dos que mais tem ganhado destaque na última década, apresentando crescimento superior à média. Além de sermos o principal evento com foco exclusivo no Turismo Religioso no Brasil”, afirma Sidnésio. Durante a pandemia, o Fórum foi adaptado para o formato online, com edições regionais nos Estados do Norte e Nordeste, ampliando ainda mais seu alcance.

Este ano, o Fórum Nacional de Turismo Religioso tem como tema “O Turismo Religioso como Fonte de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”, alinhado com o espírito do Concílio Vaticano II, que desde o Papa Paulo VI busca o diálogo com as diferentes religiões. Sidnésio destaca a importância de construir pontes entre as religiões, em vez de muros, uma ideia que tem sido amplamente defendida pelo Papa Francisco: “O turismo religioso é uma dessas portas para aproximarmos as diversas realidades religiosas e culturais”.

Sidnésio reforça que, embora o catolicismo seja a religião que mais fomenta o turismo religioso no Brasil, o evento tem um enfoque plural, que valoriza todas as expressões religiosas e culturais presentes no país: “Que possamos trabalhar sim em nossas realidades religiosas, mas que ao pensarmos no turismo religioso possamos olhar sua amplitude e podermos ver a beleza de uma experiência de Deus e do sagrado através das diversas religiões”.

Programação da 6ª Edição
A 6ª edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso teve início nesta quarta-feira (27) e segue até a próxima sexta-feira (29), com uma programação repleta de palestras, mesas de debates e ações voltadas para o fortalecimento do segmento no Brasil. Durante o evento, especialistas do setor irão discutir temas como afroturismo, governança no turismo religioso, sustentabilidade e os caminhos do turismo religioso em sua diversidade. Ao final de cada dia, as discussões serão compiladas em artigos científicos. Em janeiro de 2025, serão submetidos trabalhos acadêmicos que também irão se tornar artigos científicos e virão a ser publicados na primeira edição da Revista FNDETUR. Para conferir a programação completa de cada dia do evento acesse diariodorn.com.br.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *