Início » PRIMAVERA DOS MUSEUS FAZ CONVITE À REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

PRIMAVERA DOS MUSEUS FAZ CONVITE À REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

  • por
Compartilhe esse post

Aberta no último fim de semana, a 19ª edição da Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), segue até o próximo final de semana no Rio Grande do Norte, com uma programação diversificada e gratuita em Natal e no interior do estado. Neste ano, o evento traz como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, convidando a população a conhecer e valorizar a cultura e as riquezas potiguares por meio das instituições participantes.

Na capital, o destaque é o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN), que oferece atividades gratuitas a partir das 8h da manhã, incluindo palestras, oficinas, exposições temáticas, doação de mudas nativas e frutíferas, além de oficinas sobre sedimentologia de dunas e fotografia com drones. Um dos pontos altos da programação é a exposição itinerante sobre fósseis da megafauna. A mostra propõe estimular reflexões sobre as extinções do passado e os atuais desafios ambientais. A exposição está disponível até a próxima quinta-feira (25), no Espaço Cultural Nestor Lima, no Centro de Parnamirim, nos seguintes horários: das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. A entrada é gratuita.

De acordo com o diretor do Museu Câmara Cascudo, Olavo Bessa, assim como propõe o tema nacional da semana, a programação pensada pelo MCC “busca colocar os debates sobre as mudanças climáticas no centro das atenções e discussões, e reforçar a nossa vocação histórica e científica de contextualizar a realidade como parte de uma visão mais ampla da história da vida na Terra. Nossas atividades buscam aproximar o público da natureza e despertar a percepção de que as soluções ambientais também passam por gestos cotidianos”.

Já no interior do estado, o Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, participa pela primeira vez da Primavera dos Museus, com uma programação cultural diversificada e voltada para toda a comunidade local e visitantes. As atividades acontecem das 16h às 19h, com entrada livre, e incluem apresentações musicais, danças populares, capoeira, pastoril e exposições de artesanato, reunindo artistas, artesãos e mestres da cultura mossoroense.

A secretária de Cultura de Mossoró, Janaína Holanda, fala sobre a satisfação em ter o Museu estreando no roteiro da programação. “É uma alegria ver nosso Museu participar pela primeira vez da Primavera dos Museus, visto que esse momento reafirma a importância dos museus como espaços de memória, identidade e conhecimento, além de abrir portas para o diálogo e a valorização da cultura local. Que essa seja a primeira de muitas participações, fortalecendo nossa história e aproximando ainda mais a comunidade desse espaço de descobertas e celebrações”, comemora.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *