Início » ARCA DOS GATOS: PROJETO ACOLHE ANIMAIS RESGATADOS E MOBILIZA REDE SOLIDÁRIA

ARCA DOS GATOS: PROJETO ACOLHE ANIMAIS RESGATADOS E MOBILIZA REDE SOLIDÁRIA

  • por
Compartilhe esse post

A causa animal no Rio Grande do Norte tem encontrado, nos últimos anos, força e representação através de iniciativas comunitárias que surgem da dedicação de protetores independentes. Entre elas, destaca-se o trabalho desenvolvido pela EcoAnimal/RN (Associação dos Protetores e Amigos das Causas Animal e do Meio Ambiente do RN). Reconhecida de utilidade pública pela Prefeitura de Parnamirim e Governo do Estado, a entidade reúne cerca de 200 associados e atua com foco no apoio a protetores independentes e no bem-estar animal e na defesa da vida de aproximadamente 5 mil cães e gatos que estão sob os cuidados diretos ou indiretos dos integrantes da rede.

A EcoAnimal/RN não mantém abrigo físico, mas funciona de forma colaborativa, por meio de grupos, encontros e articulações virtuais que permitem troca de informações, experiências e campanhas conjuntas de adoção. A proposta é conectar protetores e fortalecer ações de cuidado, combate a maus-tratos e conscientização da população. Em um cenário no qual desinformações sobre zoonoses ainda provocam medo, abandono e até envenenamentos de animais de rua, a entidade reforça a importância da imprensa e de órgãos públicos no esclarecimento sobre saúde animal e legislações de proteção.

Dentro desse ecossistema solidário, está o projeto social Arca dos Gatos RN, um espaço independente que acolhe felinos resgatados em situação de abandono, risco ou vulnerabilidade. O local abriga atualmente cerca de 120 animais, que convivem em um ambiente organizado, adaptado e mantido integralmente por doações e rifas solidárias. No espaço, os gatos recebem cuidados contínuos, incluindo castração, vacinação, testes de FIV e FeLV (que identificam imunodeficiência e leucemia felina), bem como o acompanhamento permanente de uma médica veterinária.

Responsável pelo projeto Arca dos Gatos RN e também presidente da EcoAnimal/RN, Lia Medeiros dedica-se há 15 anos ao resgate e cuidado de animais em situação de vulnerabilidade. À frente de um dos principais espaços independentes de acolhimento felino do Estado, ela explica que o trabalho é mantido com esforço pessoal e apoio solidário da comunidade. “O meu espaço que eu chamo de Arca dos Gatos RN, não é pessoa jurídica, é um espaço que é mantido, exclusivamente, com recursos de rifas e doações”, relatou a responsável pelo projeto.

Segundo ela, todos os animais que vivem no local foram resgatados das ruas e recebem atenção individualizada. “A veterinária vem aqui, faz as consultas, as medicações. Então, tem o acompanhamento completo” explicou.

Com quase 150 metros quadrados dedicados exclusivamente ao bem-estar dos felinos, o espaço conta com caixas de areia, brinquedos, áreas de descanso e uma rotina monitorada de alimentação e higiene. A administradora do projeto cuida pessoalmente de todos os animais.

“Hoje estão abrigados comigo 120 animais na minha casa, onde eu cuido deles pessoalmente, sozinha”, afirmou. Por falta de estrutura e diante da demanda intensa, os resgates estão temporariamente suspensos. “No momento, nenhum resgate está sendo feito. E também eu estou pretendendo não fazer, a não ser uma coisa fora do normal, porque é muito trabalho”, relatou.

A iniciativa também enfrenta um desafio recorrente nos períodos festivos do ano: devoluções de animais adotados. “Final de ano a gente também tem um outro problema, que são algumas pessoas e que fizeram adoções e que acabam devolvendo os animais, porque vão viajar”, lamentou, reforçando a necessidade de responsabilidade e planejamento antes de adotar um animal.

Apesar das dificuldades, a Arca dos Gatos mantém uma rede de apoio. Parcerias como a do projeto RN Gatinhos oferecem lar temporário para filhotes e gatas prenhas resgatadas, permitindo que o abrigo concentre sua estrutura nos animais adultos. Outra frente de atuação é feita por meio das páginas de adoção administradas pela protetora, criadas para ampliar a visibilidade dos animais que buscam um novo lar e também ajudar outros protetores. “A chance tem que ser para todos eles”, afirmou, ao explicar o funcionamento das páginas Arca dos Gatos RN e Adote Pets RN, utilizadas para divulgar animais de diferentes resgatadores.

AJUDAS SÃO BEM-VINDAS
Quem desejar colaborar com o projeto Arca dos Gatos RN ou com as ações da EcoAnimal/RN pode entrar em contato pelos telefone 84 98170 8187/ 84 9933-1803 ou pelas redes sociais @arcadosgatosrn, @adotepetsrn e @ecoanimalrn.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *