Início » DOCES NATALINOS E EMPREENDEDORISMO: FEIRA MARCA ENCERRAMENTO DE PROJETO SOCIAL NESTA QUARTA (11)

DOCES NATALINOS E EMPREENDEDORISMO: FEIRA MARCA ENCERRAMENTO DE PROJETO SOCIAL NESTA QUARTA (11)

  • por
Compartilhe esse post

Sabores natalinos e empreendedorismo se encontram na Feirinha do Empreendedorismo Social nesta quarta-feira (11), das 9h às 12h, na Agência Sebrae Grande Natal. Na ação, estarão expostos à venda bolotones, bolos de pote, trufas e outros quitutes produzidos por mulheres em situação de vulnerabilidade social. O evento marca o encerramento do projeto “Transformando Açúcar em Oportunidade”, uma iniciativa apoiada pelo Sebrae-RN, validando o aprendizado adquirido pelas participantes ao longo do projeto.

Ao longo de 2024, 120 mulheres participaram de oficinas que ofereceram capacitação em confeitaria, incluindo a produção de ovos de Páscoa, trufas, bolos caseiros e bolotones. Além disso, foram orientadas sobre precificação, divulgação, organização financeira e estratégias de vendas. Todas receberam um “kit semente”, composto por materiais e insumos necessários para a primeira produção, incentivando-as a darem início às vendas e colocarem em prática o conhecimento adquirido.

Como parte da experiência, as participantes também tiveram acesso gratuito ao evento “Papo de Confeiteiras”, onde puderam conhecer o mercado e fortalecer sua confiança em transformar suas vidas por meio da confeitaria.

As ações do projeto contemplaram mulheres das comunidades de Ponta Negra, Favela do Japão e Felipe Camarão. Para a Feirinha, 20 participantes estarão expondo e comercializando suas produções, como bolos caseiros, bolotones, bolos de pote e trufas, fortalecendo a prática empreendedora e gerando renda.

Com o objetivo de promover igualdade de oportunidades, resgatar a autoestima e proporcionar realização financeira, a iniciativa busca criar autonomia para suas participantes. “O principal resultado é oferecer autonomia financeira às mulheres por meio da geração de renda e inclusão produtiva. Isso permite que elas se tornem independentes e alcancem um futuro mais sustentável”, reforça Elisete Lopes, gestora do programa RN Plural.

Neste sentido, a proposta do projeto vai além da capacitação técnica, funcionando como uma jornada de transformação pessoal e profissional. “Ao capacitar essas mulheres na arte da confeitaria e fornecer ferramentas para a gestão de negócios, visamos não apenas transformar a maneira como veem a si mesmas, mas também abrir portas para um futuro mais promissor”, destacou Vivi Costa, confeiteira profissional e ministrante das oficinas.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *