Início » IVAN BARON: “NÃO ACEITO RÓTULOS, POIS JAMAIS ABANDONEI MINHAS PAUTAS”

IVAN BARON: “NÃO ACEITO RÓTULOS, POIS JAMAIS ABANDONEI MINHAS PAUTAS”

  • por
Compartilhe esse post

Após meses de diálogo com diferentes partidos do campo progressista, o ativista potiguar reconhecido pela luta contra o capacitismo decidiu assinar ficha de filiação ao MDB. A escolha, anunciada nas redes sociais ocorreu depois de tratativas avançadas com o PV, partido integrante da federação PT–PV–PCdoB, e gerou reações nas redes sociais, algumas delas, segundo ele, marcadas por ataques pessoais e tentativas de deslegitimação política. Em entrevista ao Diário do RN, o ativista afirmou compreender o debate político, mas rejeitou ataques pessoais e tentativas de rotulá-lo.

“As críticas fazem parte do jogo político, perseguição e tentativa de desidratação não. Eu estou comprometido em fazer uma pré-campanha dialogando com o povo, trabalhando pela inclusão e pela juventude. Não aceito rótulos como “Judas” ou “traidor”, pois nunca fui filiado a nenhum outro partido e jamais abandonei minhas pautas. Apenas fiz uma escolha e espero que seja respeitada”, afirmou.

Apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ativista chegou a subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado do então presidente eleito, em janeiro de 2023, em um gesto simbólico da luta por inclusão e representatividade. A decisão de ingressar no MDB, partido presidido no Rio Grande do Norte pelo vice-governador Walter Alves, que vem se afastando politicamente da governadora Fátima Bezerra (PT), foi tratada por ele como estratégica, não ideológica.

“O RN não tem grandes nominatas competitivas, e eu sentei com diversos partidos, inclusive os do campo progressista. O MDB foi minha escolha por aceitar minhas condições inegociáveis e me garantir prioridade eleitoral, como por exemplo a minha candidatura ser de fato competitiva e inédita no partido. Após meses de conversa em nível estadual e nacional, onde pude, inclusive, conversar com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que me deu suporte e confiança”, disse.

Questionado sobre a possibilidade, amplamente ventilada, de filiação ao PV, ele negou que a decisão tenha sido descartada de última hora. Baron destaca o diálogo e a receptividade do presidente estadual Rivaldo Fernandes, no entanto, ponderou que disputas internas acabaram pesando contra a filiação. “O PV enfrenta uma disputa entre grupos e isso me geraria um desgaste eleitoral desnecessário, além da disputa geral”, afirmou, agradecendo publicamente a condução do diálogo no partido.

Apesar de ingressar em um partido que hoje se distancia do núcleo do governo estadual, o ativista reforçou que não há definição automática sobre o apoio à majoritária. Segundo ele, o MDB garantiu liberdade para a construção política. “O MDB me deu abertura para escolher caminhar com quem eu quiser. Continuarei dialogando com as bases e com nosso grupo, longe de qualquer tipo de radicalismo”, declarou.

Nesse contexto, deixou claro que seu critério para a eleição majoritária será político e estratégico. “Quanto ao governo, estamos dialogando sobre qual é o melhor projeto viável para não deixar a extrema direita comandar o Estado. Para o Senado, meu primeiro voto já está decidido: Dra. Zenaide, uma parceria de longa data”.

Confiante quanto às chances eleitorais, o ativista avaliou que a filiação ao MDB amplia as possibilidades reais de disputa. “As perspectivas são boas. O apoio do MDB e a estrutura do partido nos dão a possibilidade real de competir”, afirmou.

Caso eleito, ele disse que pretende concentrar o mandato em pautas sociais, com ênfase na inclusão e na juventude. “Vou trabalhar pela inclusão, pela juventude e pelo desenvolvimento social, com foco em políticas públicas para o Rio Grande do Norte”, afirmou. Entre os principais objetivos está a criação da primeira Política Estadual de Combate ao Capacitismo, proposta que ele classifica como central em seu projeto político.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *