Início » ODON JÚNIOR AFIRMA QUE ESTÁ PRONTO PARA SER O DEPUTADO FEDERAL DO SERIDÓ

ODON JÚNIOR AFIRMA QUE ESTÁ PRONTO PARA SER O DEPUTADO FEDERAL DO SERIDÓ

  • por
Compartilhe esse post

Após oito anos à frente do município de Currais Novos, o prefeito Odon Júnior (PT) deixa a cidade sob comando do sucessor que conseguiu eleger, Lucas Galvão (PT). O gestor avalia o crescimento que conseguiu garantir ao município de 41.313 habitantes, na região do Seridó, nas áreas turísticas, de saúde, educação, mineração e inovação e tecnologia.

Na vida pública desde 2008, quando foi eleito vereador, o prefeito por dois mandatos dialoga agora com o seu partido, o PT, para apresentar candidatura a deputado. Segundo ele, o posicionamento deve ser definido após análises, mas Currais Novos e o Seridó precisam de uma representatividade na Câmara Federal. Odon Júnior avalia, ainda, as novas lideranças do PT e as chances do partido para 2026.

Diário do RN – Qual a avaliação dos oito anos de gestão?
Odon Júnior – Currais Novos é uma cidade que teve alguns ciclos econômicos bem definidos. Teve o gado, depois o algodão, depois a mineração; e depois que a mineração teve uma certa decadência, a cidade teve uma dificuldade de se posicionar economicamente, foi passando o tempo, a cidade por ter uma população maior, foi se referenciando como cidade-polo de serviços, de comércio e, nesse meio termo, foi tendo um aprendizado que não podia depender só de uma atividade econômica. Então, viramos um polo de educação, um polo de saúde, um polo de serviço, comércio e a mineração começou a retomar. A xelita teve uma retomada. Agora, temos o ouro, a mina de ouro, que está em processo de implantação, projeto bem anterior, de uns 15 anos para trás, mas que se efetivou e está sendo implantada agora em Currais Novos. No meio disso, as eólicas e solar, que também estão em implantação no município e na região. A cidade também nesse período da nossa gestão conseguiu o reconhecimento internacional da Unesco, como Geoparque mundial, um local de interesse geológico, natural, singular para o planeta. Isso também deu uma visibilidade importante para essa parte do turismo no interior, começando a ter uma identidade econômica complementar. Paralelo a isso, a gente foi vendo outros nichos de oportunidade e há uns dois anos foi criado um ecossistema de inovação na cidade que reúne CDL, empresários, prefeitura, universidades, Câmara Municipal, como forma de fomentar inovação e tecnologia em todos esses setores, seja no setor público, privado, criar oportunidades nessa área, ter um curso de sistema aí numa no IF, vai criar um curso de tecnologia da informação. Somos a cidade de interior que tem mais novas startups. A gente criou um Hub e estamos financiando startups. Então, eu entendo que estamos deixando as bases para que isso prospere e vá tendo continuidade. A gente teve uma capacidade de gestão de diminuir o custeio da máquina, de gasto de pessoal, para ter dinheiro para investimento. Então, eu recebi a prefeitura com mais de 60% de gasto de pessoal e vou entregar agora com 40%, não necessariamente de tirar pessoas, mas a gente manteve um controle fiscal adequado que foi possível o município criar um programa no segundo mandato chamado Avança Currais, que era a minha meta investir 20 milhões nos quatro anos, com recurso próprio, ou em equipamento ou em veículo ou em frota ou em obra ou em reforma. Nesse processo, fizemos o sucessor com uma perspectiva de avanço e aprofundamento desse processo que a gente ajudou a construir.

Diário do RN – Em 2026, o senhor vai ser candidato a deputado?
Odon Júnior – Estamos dialogando. Eu tenho uma parceria política com Francisco, que é deputado estadual, líder de governo. Nós temos um grupo interno do PT que chama Avante, tem a governadora próxima desse grupo. Então, a gente está nesse debate interno para ver o melhor posicionamento para a gente contribuir nesse debate. Um exemplo, Francisco a federal, vamos para estadual ou vice-versa. Só que hoje eu entendo que o Seridó tem demanda de ter uma candidatura federal que tenha mais identidade real com a vida real do desenvolvimento da região. Você tem figuras políticas, mas que não vivem lá, não têm enraizamento, uma identidade com essa região sem perder de vista as outras microrregiões do Estado, que são muito importantes, a região Metropolitana, capital, Agreste, Trairi, Médio, Alto-Oeste também, Mossoró. Tem que ter uma visão ampla.

Diário do RN – Este nome seria Odon Júnior?
Odon Júnior – Estamos discutindo. Discutindo internamente.

Diário do RN – Então, está preparado para ser deputado federal?
Odon Júnior – Estamos sim, me coloco à disposição. O meu nome está à disposição do partido e da sociedade para a gente discutir. Claro que tem um caminho até lá, né? A gente quer que o governo Fátima tenha mais sucesso, que o governo Lula tenha mais sucesso, temos que lutar por isso, temos que estar na vanguarda, no debate, mostrando os avanços também, dialogando, vendo o que precisa melhorar também.

Diário do RN – Como o senhor analisa a possibilidade da chapa majoritária do grupo? Deve formar com o MDB?
Odon Júnior – Eu acredito que o partido tem que focar mais no Legislativo. Eu acho que a gente tem uma potência muito forte. O PT é o único partido que nós temos novas lideranças em ascensão. Eu cito regionalmente falando. Você tem em Natal Brisa, Samanda e Daniel, que são novas lideranças. Aí você vai para Mossoró, tem Isolda, Marleide e elegemos Plúvia vereadora. Aí você vai para Pau dos Ferros, nós temos Aldaceia, uma reeleição de uma vereadora que consolidou um mandato popular. Você vai para Caicó, que a gente não tinha um vereador, elegemos uma mulher sindicalista, Ana Lima vereadora e por 50 votos não elegemos a segunda, que é Dani Guedes, da agricultura; e vamos para Currais Novos, Fizemos o prefeito, Lucas, três vereadores e temos um jovem que consolidou seu mandato Madson, nesse movimento de inovação, educação, saúde, esporte, lazer, o cara ampliou a votação, consolidou o seu nome.

Temos Odon, concluindo esse mandato. E temos Isolda, Divaneide, Francisco e Natália, com a potência que foi a disputa aqui em Natal. Ela pode ter perdido a campanha, mas ela teve uma representatividade política, uma vitória política inegável. Mineiro, um parlamentar com história, e Fátima, com a trajetória que ela construiu. Um partido que tem tantas lideranças assim, novas lideranças surgindo, com certeza, vai ter um protagonismo muito efetivo nas eleições. Eu imagino que o PT pode ter três cadeiras de federais, podem ter quatro de estaduais, pode alcançar a meta de ter mais uma vez uma vaga no Senado aqui no Rio Grande do Norte.

Diário do RN – Com Fátima?
Odon Júnior – Possivelmente. Se ela tomar essa decisão, com certeza o nome dela tem o respaldo do nosso partido por toda a sua construção, de dedicação, firmeza. Então, eu entendo hoje que em cheque essa era a contribuição que a gente estaria dando numa composição política com esses atores que nós estamos construindo aqui. Eu, pessoalmente, tenho um respeito muito grande pela senadora Zenaide, ela foi uma parceira do meu município, inegavelmente uma mulher muito comprometida com o desenvolvimento do Estado, com uma posição política nacional muito bem definida. Tem o Walter aí, que é vice-governador, tem o Ezequiel presidente da Assembleia, que se reelegeu novamente. Então, eu acho que esse agrupamento precisa ir tomando definições para que a gente possa ter uma disputa real no futuro, de poder.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *