O Rio Grande do Norte ainda não tem nenhuma pesquisa oficial contratada para as Eleições Gerais de 2022. As informações são do site do Tribunal Superior Eleitoral.
De acordo com o TSE, apenas quatro pesquisas para as eleições de 2022 estão registradas no momento. Dentre elas, apenas uma delas é para Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, a da empresa Lvo Consultoria para o estado de Roraima.
As outras três pesquisas cadastradas serão realizadas em todo o país, com objetivo de apontar estatísticas para as Eleições Presidenciais de outubro.
Policiais militares do 9º batalhão prenderam na tarde deste sábado (8), três indivíduos tentando roubar um caixão com um corpo de uma senhora dentro, no cemitério do Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.
Os três homens irão responder pelo crime de Violação de sepultura, previsto no código penal brasileiro. Pedro Alves de Andrade, Josinaldo Irineu Cavalcante e Jadson Pereira de Carvalho pretendiam, segundo a polícia levar o corpo para uma cidade do interior do Estado e praticar magia negra. O trio confessou.
Segundo os policiais, a intenção dos criminosos era levar o corpo para uma cidade no interior para praticar rituais de ‘Magia Negra’. Foi uma denúncia anônima que levou uma equipe da Força Tática do 9º Batalhão até ao cemitério encontrando a sepultura já violada e o caixão na parte de fora. Os três indivíduos foram conduzidos par a central de flagrantes e autuados. Com informações do Portal BO
O Rio de Janeiro decidiu manter, por enquanto, a realização dos desfiles das escolas de samba, na Marquês de Sapucaí (Sambódromo). A decisão foi tomada depois de reunião do Grupo Técnico de Assessoramento a Eventos de Saúde Pública, na tarde de ontem (7).
Em nota, o governo informou que ainda não é possível “decidir sobre um evento que irá acontecer daqui a dois meses à luz do cenário epidemiológico momentâneo”. A situação será avaliada nas próximas semanas e novas reuniões estão previstas para decidir sobre os desfiles.
O carnaval de rua, no entanto, está suspenso por enquanto, porque não há, segundo o governo do Rio, como fazer controle sanitário para esse tipo de evento.
Em entrevista à Agência Brasil neste sábado (8), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que ainda é cedo para tomar qualquer decisão sobre a suspensão ou não dos desfiles das escolas de samba.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou mensagem nas redes sociais neste sábado (8) sobre o acidente em Capitólio (MG).
Um grande bloco de rochas desabou em um cânion sobre três lanchas. Pelo menos duas pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.
“Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento. Solidarizo com as famílias neste difícil momento. Seguiremos atuando para fornecer o apoio e amparo necessários.”, publicou.
Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento. Solidarizo com as famílias neste difícil momento. Seguiremos atuando para fornecer o apoio e amparo necessários.
Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações, com 34 pessoas, neste sábado (8) e causou duas mortes. Nove pessoas seguem internadas.
Logo após o acidente pessoas começaram a ser resgatadas, inclusive crianças.
#URGENTE vídeo do momento em que algumas pessoas chegam em terra firme após acidente no Capitólio em Minas Gerais.. mais informações em instantes pic.twitter.com/z7FQJ3fttT
A Marinha do Brasil informou que um inquérito será instaurado para apurar as causas do deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, em Minas Gerais, atingiu três embarcações com turistas neste sábado (8).
O incidente em um cânion deixou ao menos 15 vítimas e 1 pessoa morreu, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Três pessoas foram encaminhadas em estado grave para Santa Casa de Passos.
Em nota, a Marinha informou que equipes de buscas e salvamento foram enviados para o local “imediatamente”.
Confira a íntegra da nota da Marinha
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações, com 34 pessoas, neste sábado (8) e causou cinco mortes. Nove pessoas seguem internadas. Ainda de acordo com ele, ao menos 2 pessoas foram arremessadas com o impacto da queda da pedra (veja vídeo abaixo). De 70 a cem pessoas estavam no local, que está isolado e fechado. Nenhuma das vítimas foi identificada até o momento.
Sete vítimas foram levadas ao pronto-socorro de São José da Barra (MG), município localizado a 45,5 quilômetros dos cânions. De acordo com informações repassadas pela recepção do hospital ao UOL, três pessoas chegaram imobilizadas, mas conscientes, na unidade de saúde. As demais apresentam quadros menos graves
Todas as ambulâncias do pronto-socorro se deslocaram para ajudar na ocorrência. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que o impacto das pedras causa uma forte onda e atinge lanchas no local. Também há imagens de resgate das vítimas, incluindo crianças
De acordo com Aihara, ao menos uma lancha foi diretamente atingida pela rocha que desabou. Será realizada perícia na região e uma avaliação para definir se há riscos de novos rompimentos
No fim da manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido um alerta para chuvas intensas na região de Capitólio com possibilidade de “cabeça d’água”.
Veja o momento da queda da rocha:
OCORRÊNCIA EM CAPITÓLIO
Equipes dos Bombeiros estão em Capitólio, no Sul de Minas, no atendimento a pessoas atingidas por queda de rochas no região dos cânions.
Logo após o acidente, há imagens de pessoas sendo resgatadas, inclusive crianças.
#URGENTE vídeo do momento em que algumas pessoas chegam em terra firme após acidente no Capitólio em Minas Gerais.. mais informações em instantes pic.twitter.com/z7FQJ3fttT
Nesta sexta-feira (7) o presidente publicou um vídeo em suas redes sociais no qual detalha o motivo da Medida Provisória n° 1090, que permite a renegociação das dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A MP foi publicada no final de dezembro.
Acompanhado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, Bolsonaro afirma que hoje são 1.700.000 estudantes que estão inadimplentes com o Bancos do Brasil ou Caixa Econômica.
O presidente atribui essas dívidas como consequência das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, o que ele chama de “fica em casa, que a Economia a gente vê depois,”. Milton Ribeiro também atribui ao “lockdown” o endividamento dos estudantes no programa de financiamento,
“É uma proposta que objetiva incentivar o ramo educacional, estamos permitindo que os estudantes renegociem suas dívidas e também se reinsiram no mercado de trabalho”, diz o vídeo.
De acordo com o texto da MP, estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou beneficiados pelo auxílio emergencial podem receber desconto de até 92% do valor devido. Nos demais casos, o abatimento máximo é de 86,5%. Veja o vídeo:
O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), publicou nesta sexta-feira (7) em suas redes sociais um famoso meme dele mesmo.
“Acho que esse é um dos gifs que eu mais vejo por aqui. Pra vocês, qual seria a frase de hoje pra esse meme?”, pergunta Ciro na publicação.
A brincadeira foi feita por internautas com trecho de uma entrevista em vídeo publicado no Youtube em dezembro de 2015. O vídeo mostra o ex-governador do Ceará explicando as polêmicas das pedaladas fiscais que a presidente Dilma foi acusada. Ele comentou também sobre as cartas do agora presidente Michel Temer a Dilma e esse momento gerou um gif. O gif animado ficou popular em meados de maio de 2016 e é usado até hoje.
A Prefeitura de Tibau do Sul, no litoral potiguar, também proibiu a realização de shows públicos, além de blocos e eventos de rua durante o Carnaval de 2022. A Praia de Pipa também não poderá ter aglomeração na rua devido às festas. A determinação foi publicada em decreto na nesta sexta-feira (7).
Shows privados estão permitidos, mas precisam ser previamente autorizados pelo poder público e cumprir medidas sanitárias, como exigência de comprovante de vacinação.
Segundo a prefeitura, o cancelamento foi motivado pelo “alto risco” de contágio da Covid-19 apontado por entidades médicas nacionais e estaduais e o “risco potencial” de aumento de casos por causa da variante ômicron.
O decreto ainda prevê multa de R$ 1 mil, podendo chegar a R$ 30 mil, para quem descumprir as normas. A prefeitura ressaltou que o município segue aberto para o turismo e pediu a colaboração de todos em manter os protocolos de prevenção à covid e também à gripe.
Um homem foi diagnosticado com Covid-19, dengue e gripe em Aparecida de Goiânia, Goiás. A tripla infecção foi descoberta na última terça-feira (4), depois que José Pereira de Araújo, de 54 anos, começou a apresentar sintomas e buscou atendimento médico. José já recebeu duas doses da vacina contra Covid-19 e, apesar do diagnóstico, passa bem, apresentando sintomas leves.
De acordo com o filho dele, Danilo Nunes de Araújo, não foi necessário hospitalizar o pai. “Meu pai encontra-se bem, não está hospitalizado. Foi ao médico e recebeu remédios para tratar da influenza e ingestão de muitos líquidos por conta da dengue”. “A família ficou muito surpresa, enquanto as pessoas estão se espantando com dupla infecção a gente saber que meu pai tem tripla infecção é assustador e impressionante”, afirmou Danilo.
Ele também ressaltou que os sintomas já começaram a diminuir gradativamente. Mesmo com a situação estável de José, a família está apreensiva, porque todos se reuniram nas festas de fim de ano. A esposa dele, Sandra Maria Nunes da Silva, de 52 anos, foi diagnosticada com Covid-19 e sofre com comorbidades. Com informações do Mais Goiás
O número de casos de covid-19 está em alta novamente no Rio Grande do Norte. Na primeira semana de 2022, entre o dia 1 e 7 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) contabilizou 710 casos notificados e confirmados a mais do que o mesmo período de dezembro cujo total foi 587.
O acréscimo representa uma alta de 120,9%. Mesmo assim, o aumento de casos não se reflete nas internações e nem no número de óbitos.
O coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do HUOL/UFRN e membro do comitê científico da Sesap/RN, Ricardo Valentim, destaca que a situação não representa gravidade.
“Primeiro que se trata de um fenômeno que ocorre em todo o país e era esperado, muito provavelmente pelo período e festas de final de ano. Outro ponto é que os números em si podem estar altos em virtude dos problemas que ocorreram na base de dados do Ministério da Saúde que foi invadido por hackers e que, em determinado período, ficou sem receber informações do país todo e agora é que estão migrando para o sistema do Ministério”, disse ele.
“Esse aumento não está repercutindo nas internações. O número de pedidos para internar pacientes confirmados por covid-19 em dezembro era de 7 pacientes e continua com essa mesma média móvel diária. Isso diz muito sobre a situação atual da pandemia porque, se tivesse aumentado significativamente a transmissão e o cenário fosse grave, estaríamos vendo os reflexos nas internações e nos óbitos. Porém, precisamos estar em estado de monitoramento”, enfatizou o coordenador do LAIS.
Em paralelo ao avanço da covid, o surto de gripe também atinge o estado, assim como ocorre no restante do país. Apesar de também ser letal em algumas situações, Ricardo Valentim, pondera que, nesse caso, trata-se de um surto que tende a passar mais rápido.
O surto de gripe tem necessitado da atenção das autoridades de saúde tanto quanto a pandemia da covid-19. Neste sentido, a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN) decidiu disponibilizar os leitos da rede covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para covid. A secretaria também está monitorando o comportamento da pandemia em todas as regiões.
Lyane Ramalho, secretária adjunta da Saúde estadual, reconhece o aumento dos casos de covid, mas também reforça que não há reflexo na ocupação de leitos. “Nesses últimos dias tivemos sim aumento do número de casos de covid mas, devido a ótima cobertura vacinal, o número de casos não se converteu em internações. Estamos monitorando intensamento todas as regiões de saúde, de forma a entender se esse número de casos pode se transformar em internações covid e se pode mudar o contexto da taxa de óbitos”, declarou a adjunta.
O vereador de Natal, Pedro Gorki (PCdoB-RN), publicou em seu Instagram a visita a Comunidade Indígena de Katu dos Eleotérios, em Canguaretama, RN.
Pedro foi recebido pelo cacique Luiz Katu, que também publicou em suas redes sociais sobre a visita do vereador: “Apesar de tantas perseguições q sofremos não resistiremos de defender a nossa Mãe Terra. Um dos motivos é ter pessoas especiais e de luta ao nosso lado. Gratidão Pedro Gorki pela vivência no nosso espaço de resistência.”
Gorki afirma que ficou encantado com a recepção calorosa, com passeio histórico pela cultura indígena e com o tradicional almoço Potiguara oferecido a ele.
“Fiquei encantado ao ver de perto a resistência dos guardiões da Mata Atlântica, que enfrentam as maldades do agronegócio e não se cansam de defender a dignidade e o futuro do seu povo. Aprendo muito com vocês, companheiros e companheiras.”, afirmou o vereador na publicação.
A Comunidade Katu dos Eleotérios pode ser visitada pelo público e inclui um roteiro de trilhas, banho de rio, refeições tradicionais e a vivência dos habitantes da comunidade.
A Prefeitura de Areia Branca, município da região da Costa Branca do estado, informou neste sábado (8) que não vai realizar carnaval de rua em 2022.
De acordo com o órgão, o motivo é o mesmo que tem cancelado a maioria dos carnavais de rua no país, a insegurança sanitária provocada pela variante ômicron do coronavírus e o aumento dos casos de gripe H3N2.
Apesar de Areia Branca não apresentar um quadro de aumento de casos de Covid-19, o município enfrenta um crescimento expressivo de casos de gripe.
“Considerando o zelo com a saúde pública, e a necessidade de evitar grandes aglomerações com um público estimado de 20 mil pessoas, as autoridades de saúde reforçam a necessidade de não relaxar as medidas de proteção, sendo assim além de não realizar o carnaval também estão cancelados os demais eventos públicos ligados a festa como o Campeonato de Blocos 2022.”, informa a prefeitura no comunicado
Cirsten Weldon, uma influencer antivacina e adepta da teoria da conspiração, morreu na última quinta-feira (6) devido a complicações causadas pela Covid-19.
Ela tinha milhares de seguidores nas redes sociais, onde divulgava vídeos e textos em que estimulava pessoas a não se vacinarem contra a doença.
Em um dos vídeos, ela chegou a declarar que o epidemiologista-chefe dos Estados Unidos, Anthony Fauci, deveria ser enforcado. No seu último vídeo, publicado no dia 28 de dezembro, ela já aparenta estar com sintomas da doença ao reclamar de sentir fraqueza, exaustão e tossir.
Em seu perfil no Instagram, Cirsten publicou uma foto dela própria deitada em uma cama de hospital com uma máscara de oxigênio. “Quase morri de pneumonia bacteriana em um hospital da Califórnia”, escreveu Cirsten na publicação, feita semana passada, a última na rede social.
Cirsten afirma ter testado para Covid-19 e se recusado a receber o medicamento remdesivir, usado para o tratamento da doença em pacientes graves. Com informações de O Globo
Um bebê surpreendeu os pais e os médicos do Hospital Estadual de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, na última terça-feira (4). O susto ocorreu porque Pedro nasceu com 6,5 quilos e 57,5 centímetros de comprimento.
Aline Suelen Santos, 32 anos, mãe de Pedro, contou ao Metrópoles que já esperava que o filho fosse grande pois durante o pré-natal um exame de ultrassom apontou que ele estava com 3,5 quilos e o médico estimou que ele nasceria com 4 ou 4,8 quilos.
“Meu esposo e a equipe inteira no centro cirúrgico ficam surpresos. Na hora da pesagem, todo mundo reagiu: ‘Meu Deus! Eu nunca tinha visto um bebê tão grande assim’”, disse Aline.
Ela já teve alta e Pedro está saudável em acompanhamento na UTI neonatal. Aline acredita que a criança deva ter alta até o fim da próxima semana. Pedro nasceu com 39 semanas e de cesárea e é o maior bebê nascido no Hospital Estadual de Presidente Prudente.
A rede estadual de educação está com as matrículas 2022 abertas. Em todas as regiões do RN, as escolas estaduais estão realizando o processo de renovação dos alunos veteranos. A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer está disponibilizando 292.388 vagas para o próximo ano letivo, que será iniciado no dia 7 de fevereiro.
Na etapa atual do calendário de matrículas, as próprias unidades de ensino estão realizando a rematrícula dos estudantes. Esse processamento segue até o dia 14 de janeiro de 2022. Os pais ou responsáveis que desejem fazer a transferência do seu filho para uma escola da rede municipal, devem realizar a solicitação no portal do SIGEduc até o dia 21 de janeiro.
Os alunos que desejarem ingressar na rede estadual terão as vagas disponibilizadas em 31 de janeiro. A matrícula pode ser realizada em casa, por meio do portal do SIGEduc. “O período de matrícula representa a chegada de um novo ano letivo. A rede estadual está preparada para realizar todas as etapas deste processo com a tranquilidade já conhecida por pais e escolas. 2022 será um ano importante para a educação potiguar e ele começa agora, com as matrículas”, frisa o professor Getúlio Marques, secretário de Educação do RN. As escolas e as sedes diretorias regionais de Educação estarão auxiliando nas matrículas de forma presencial.
Os interessados nas vagas para o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Profissionalizante poderão se cadastrar para uma vaga no ensino médio em tempo integral até o dia 21 deste mês. Em 2022, o EMTI estará presente em 76 escolas e contará com 8.255 vagas disponíveis para novos estudantes.
Para auxiliar alunos e pais com dúvidas sobre a metodologia utilizada nessas unidades de ensino em tempo integral neste ano, a SEEC conta com um portal dedicado onde estão disponíveis informações sobre matrículas, prazos, equipes e a localização das escolas. O site está disponível em https://querointegral.com.br/RN/.
As cidades com escolas em tempo integral no ensino médio são: Acari, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Afonso Bezerra, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará Mirim, Currais Novos, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Extremoz, Espírito Santo, Ipanguaçu, Itaú, Jardim do Seridó, João Câmara, Lagoa Nova, Lagoa D’Anta, Macaíba, Macau, Martins, Mossoró, Monte das Gameleiras, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Passa e Fica, Parnamirim, Parazinho, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Rafael Godeiro, Rui Barbosa, São José do Mipibu, São João do Sabugi, Santa Cruz, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre, São Bento do Trairi, Santana do Matos, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serrinha, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Touros, Umarizal e Várzea.
Calendário de Matrículas
Renovação de Matrículas: 23/12 a 14/01
Transferência Automática e por Interesse Próprio: 27/12 a 21/01
Solicitação de vagas para o Ensino Médio Integral e Profissionalizante: 03/01 a 21/01
Divulgação das vagas concedidas na solicitação de vagas para o Ensino Médio Integral e Profissionalizante: 25/01 (18h)
Matrículas para Novos Estudantes (vagas remanescentes): 31/01 a 02/02 Início do Ano Letivo 2022: 07/02
O ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos), participou da festa de aniversário do deputado paraibano Julian Lemos (PSL), em Cabedelo, na Paraíba.
De acordo com o blog Maurílio Júnior, Moro aproveitou a festa, “dançou, sorriu e meteu um óculos escuro à moda antiga. Nem parecia o carrancudo que o Brasil conhece”, disse.
Durante a festa, o pré-candidato a presidente pelo Podemos sugeriu uma “pesquisa eleitoral”. Em áudio publicado pelo blog do Maurílio Júnior, é possível ouvir Moro agradecendo o aniversariante pelo apoio e hospitalidade.
E continua, “a gente precisa romper essa polarização… A gente vai arrebentar essa polarização”, afirma se referindo a Lula e ao presidente Jair Bolsonaro.
Os convidados vaiaram o presidente e o ex-presidente no momento da pergunta de Moro se os presentes votariam nos seus dois rivais.
Sérgio Moro arrematou dizendo que irá arrebentá-los.
Uma foto do ator Michael B. Jordan, astro dos filmes Creed e Pantera Negra, foi parar em um catálogo da Polícia Civil do Ceará para reconhecimento de suspeitos da chacina da Sapiranga, que matou cinco pessoas na noite de Natal.
A foto de Jordan é uma das três presentes no Termo de Reconhecimento Fotográfico da Polícia Civil do Ceará. A apresentação das fotos resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos como suspeito de envolvimento na chacina.
A Polícia Civil informou em nota que o trabalho de reconhecimento fotográfico é “apenas uma das etapas que podem levar ao indiciamento de um acusado”.
“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) determinaram que esse tipo de procedimento, que não reflete a rotina, não seja mais utilizado em reconhecimentos fotográficos de suspeitos. Serão utilizadas apenas imagens de pessoas com histórico de envolvimento no tipo de crime investigado”, “cabe destacar que o trabalho policial juntou elementos comprobatórios por meio de provas técnicas, através de perícias, e testemunhais”, afirma a instituição.