Início » Arquivos para 30 de janeiro de 2022, 19:15h

janeiro 30, 2022


ABC VENCE O SANTA CRUZ NO FRASQUEIRÃO E RETOMA LIDERANÇA DO ESTADUAL; VEJA CLASSIFICAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: RENÊ CARVALHO/ ABC F.C.

O ABC reassumiu neste domingo a liderança do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O Alvinegro venceu o Santa Cruz de Natal por 3 a 1, com gols de Kelvin, Wallyson e Daniel Porozo.

O jogo foi realizado no Frasqueirão, estádio do ABC, mas com mando do Santa Cruz. O Alvinegro foi comandado mais uma vez pelo auxiliar Altair Coimbra. O técnico Moacir Júnior segue afastado devido à Covid.

O ABC abriu o placar aos 20 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Kelvin chutou de fora da área e marcou um bonito gol. O Santa deixou tudo igual aos 33 minutos, com gol de Gustavinho. No lance seguinte, o Alvinegro marcou o segundo com Wallyson, após passe de Gabriel China.

No segundo tempo, Daniel Porozo marcou o terceiro aos 20 minutos. Aos 27, o Santa ainda teve o lateral-esquerdo Adriel expulso pelo segundo cartão amarelo, após pancada forte em Kelvin.

Confira os gols da partida:

No outro jogo da sexta rodada, o Assu empatou com o Potyguar em 0x0.

A última rodada do turno está marcada para quarta-feira (02), com todos os jogos às 15h.

Confira a classificação do Campeonato Potiguar:

1 – ABC – 15 Pontos
2 – América-RN – 13 Pontos
3 – Força e Luz – 8 Pontos
4 – Potyguar CN – 8 Pontos
5 – Potiguar de Mossoró – 7 Pontos
6 – Assu – 5 Pontos
7 – Santa Cruz de Natal – 5 Pontos
8 – Globo – 5 Pontos

Confira os jogos da última rodada do 1º Turno:

América RN x Potiguar, no Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha, em Parnamirim

Assu x ABC, no Estádio Edgar Borges Montenegro, em Assu

Potyguar X Globo, no Estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos

Força e Luz x Santa Cruz, no Nazarenão, em Goianinha


Compartilhe esse post

17 CAPITAIS BRASILEIRAS DÃO INÍCIO AO ANO LETIVO COM AULAS PRESENCIAIS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

A maioria dos estados e de suas capitais já definiu o modelo de retorno das atividades de crianças e adolescentes, prevalecendo no país o retorno presencial.

Segundo levantamento da Agência CNN, 17 capitais e o Distrito Federal definiram que irão retomar ou manter as aulas totalmente presenciais, em alguns casos, há exceções para alunos com comorbidades, que poderão adotar o esquema híbrido.

Somente duas capitais mantiveram, até o momento, o retorno via aulas online, Belém (PA) e Manaus (AM), enquanto Teresina (PI) determinou que as aulas aconteçam sob o esquema híbrido.

Somente Belo Horizonte (MG) expressamente adiou o início das aulas de alguma faixa etária, no caso, para as crianças de 5 a 11 anos, público-alvo da atual campanha de imunização infantil contra a Covid-19.

A justificativa ampara-se no crescimento de casos da variante Ômicron na capital mineira. Apesar disso, a decisão da Prefeitura foi criticada por especialistas.

Confira os estados que adotarão o retorno às aulas presenciais em 2021:
Cuiabá (MT)
Natal (RN)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Campo Grande (MS)
Florianópolis (SC)
Palmas (TO)
Porto Alegre (RS)
Curitiba (PR) (ainda analisa se também haverá a forma remota)
Salvador (BA)
Recife (PE)
Porto Velho (RO)
Vitória (ES)
Macapá (AP)
Goiânia (GO)
Distrito Federal
São Luís (MA)
Aracaju (SE)

Os estados de São Paulo, Paraíba e Piauí irão exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para estudantes.

No caso paulista, a decisão será válida para escolas estaduais a partir do 2º bimestre. Em um primeiro momento, haverá rastreamento e conscientização de pais de crianças e jovens não vacinados.

Com informações da CNN Brasil


Compartilhe esse post

MÉDICO PRESO POR NÃO DAR PRIORIDADE A DELEGADO EM ATENDIMENTO RELATA SITUAÇÃO HUMILHANTE

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

O médico preso na quinta-feira (27/1) em Cavalcante (GO), na região da Chapada dos Veadeiros, por se negar a dar atendimento prioritário a um delegado da cidade, que estava com Covid-19, desabafou após ser solto.

“Eu acho que qualquer um na minha situação não aceitaria ser preso ilegalmente. Foi um excesso, foi um abuso, foi humilhante”, expressou o médico.

Fábio conta que foi preso no fim da tarde do dia 27 pelo delegado Alex Rodrigues, que queria ser atendido com prioridade após testar positivo para Covid-19. O médico se negou a passá-lo na frente dos demais pacientes, dizendo que seguiria a fila de espera, conforme a gravidade dos casos. A negativa, no entanto, foi o suficiente para gerar uma discussão.

O delegado voltou, mais tarde, ao posto de saúde acompanhado por agentes e deu voz de prisão ao médico. A Polícia Civil de Goiás (PCGO), em nota, alegou que o profissional havia sido preso por exercício ilegal da medicina, desacato e lesão corporal.

Na audiência de custódia realizada um dia após a prisão, o juiz Fernando Oliveira Samuel liberou o médico e afirmou, ainda, que nada justificaria a condução coercitiva dele, no momento em que ele atendia o público. “Ao que parece, [o delegado] pode realmente ter abusado de suas funções públicas”, escreveu o magistrado na decisão.

Fábio revelou ter ficado com vergonha do ocorrido e só pensava, no presídio, em deixar a cidade com a família. “Fiquei com muita vergonha de tudo, não sabia como olhar para o meu povo, para a minha equipe de trabalho. Foi uma situação muito humilhante e constrangedora”, afirma.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

RAFAEL NADAL VENCE AUSTRALIAN OPEN E SE TORNA O MAIOR CAMPEÃO DE GRAND SLAMS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: GETTY IMAGES

O tenista espanhol Rafael Nadal venceu o russo Daniil Medvedev na disputa da final do Aberto da Austrália neste domingo (30). A partida durou mais de 5h horas.

Nadal agora é o maior vencedor de Grand Slams da história do tênis, com 21 títulos. Até então, sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer e o espanhol tinham 20 títulos cada.

Nadal agora possui agora 13 títulos de Rollang Garros, 4 em Wimbledon, 2 do US Open e 2 dos Australian Open.

Além disso, coloca-se ao lado do sérvio na prateleira dos únicos tenistas que possuem pelo menos dois títulos de cada um dos Grand Slams.

Após perder os dois primeiros sets, o tenista virou o jogo e ganhou a final do Aberto da Austrália, em Melbourne, por 3 sets a 2, com parciais de 2/6, 6/7 (5/7), 6/4, 6/4 e 7/5.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

PANDEMIA FAZ NOTIFICAÇÕES DE HANSENÍASE CAÍREM MAIS DE 50% NO PAÍS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: SMS RIO DE JANEIRO

A pandemia de covid-19 provocou em 2021 uma queda de 57% nas notificações de hanseníase no Brasil. Até o momento, foram registrados no país 12.045 novos casos da doença, informa levantamento preliminar feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com base em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

A pesquisa encerra a programação do Dia Mundial contra a Hanseníase, que é sempre lembrado no último domingo de janeiro.

A médica Araci Pontes Aires, assessora do Departamento de Hanseníase da SBD, informou que houve 28,8 mil notificações da doença em 2019 no Brasil e que, em 2020, ocorreu queda de quase 40%. “Isso é muito preocupante, pelo fato de a hanseníase ser uma doença crônica, que permanece endêmica no nosso país, com média de 28 mil casos nos últimos três anos antes da pandemia [2017, 2018, 2019]”, ressaltou a dermatologista.

Com a pandemia, houve retração nas notificações, que passaram da média de 28 mil casos, em 2019, para 18 mil casos, em 2020. “Mas isso não corresponde à realidade”, afirmou Araci.

Para a médica, este é mais um dos efeitos da pandemia, por conta do lockdown, do medo de comparecer a uma unidade de saúde e contrair a covid-19 e até mesmo pela sobrecarga do sistema de saúde.

Brasil é o segundo país em número de casos de hanseníase, atrás apenas da Índia, destacou a médica, lembrando que a pandemia causou grande impacto no subdiagnóstico. “Pessoas não foram diagnosticadas e permanecem doentes. Não foram sequer diagnosticados para que pudessem ser notificadas.”

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que a pessoa procure um posto de saúde se tiver algum sintoma da doença.

Entre os sintomas clássicos que podem alertar as pessoas para a hanseníase, a dermatologista Araci citou o aparecimento de mancha mais clara que a pele, avermelhada ou, às vezes, acastanhada, que não apresente sensibilidade normal; dormência de mãos e pés; orelha mais inchada; aparecimento de caroços pelo corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral. “Todos são sinais de alerta para que a pessoa busque uma unidade de saúde para confirmar se é um caso de hanseníase.”

Com informações da Agência Brasil


Compartilhe esse post

CHUVAS CAUSAM ALAGAMENTOS E SÃO PAULO SUSPENDE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

DESLIZAMENTO DE TERRA EM EMBU DAS ARTES. FOTO: DIVULGAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS

A prefeitura de São Paulo suspendeu neste sábado (30) a vacinação contra a covid-19 em razão das chuvas que atingem a capital paulista. Nos domingos, a vacinação ocorre tradicionalmente nos parques e em algumas farmácias da avenida Paulista. 

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo, as chuvas de janeiro na capital paulista já acumularam 255,2mm, atingindo praticamente os 255,7mm esperados para o mês. Amanhã devem persistir as condições de chuvas alternadas com períodos de sol no decorrer do dia. As precipitações mais intensas, no entanto, seguirão se concentrando entre a tarde e à noite. 

As chuvas estão provocando deslizamentos e alagamentos também na Grande São Paulo. Em Embu das Artes, três pessoas de uma mesma família morreram após uma casa ser atingida por um deslizamento de terra, na madrugada deste domingo (30).

O Corpo de Bombeiros está atendendo ocorrências em Francisco Morato, Franco da Rocha e Várzea Paulista.

Com informações da Agência Brasil


Compartilhe esse post

SHOPPINGS DE NATAL CONTINUAM SEM COBRAR PASSAPORTE VACINAL, MESMO APÓS DECISÃO JUDICIAL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: MARCELO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Mesmo após decisão judicial da última quinta-feira (27) que determinou que Natal siga o estado e determine a exigência de passaporte vacinal para entrada estabelecimentos, os maiores shoppings de Natal continuaram sem cobrar o cartão de vacinação para controle de acesso dos clientes neste sábado (29).

As administrações dos três maiores shoppings da capital disseram que vão aguardar o posicionamento do município para adaptar os protocolos de segurança sanitária para entrada nos estabelecimentos.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte disse que a Procuradoria Geral do Município foi citada para responder à ação e o procurador-geral tomou ciência da decisão na sexta-feira (28). Apesar disso, até a tarde de sábado (29), a comunicação da Prefeitura de Natal informou que não havia notificação da decisão judicial.

Independentemente da notificação, o município informou que vai apresentar recurso à decisão nesta segunda-feira (31).

Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post

EM ANO ELEITORAL, RN E MAIS 14 ESTADOS ANUNCIARAM AUMENTO A SERVIDORES PÚBLICOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ASSECOM GOVERNO DO RN

Ao menos 16 governadores já anunciaram correção na folha de pagamento dos servidores públicos. Destes, nove concederam reajuste para todas as categorias e sete, contemplaram classes separadas. A medida vem impulsionada pelo aumento de receitas e impostos nos estados e os governadores correm contra o tempo para assegurar o esse aumento. Por se tratar de ano eleitoral, o prazo para a cessão de reajuste termina em abril.

Entre as federações que decidiram reajustar o vencimento das carreiras estaduais estão Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí e Tocantins.

Em dezembro de 2021, a Assembleia Legislativa aprovou o reajuste de 15% dos servidores estaduais. Com a aprovação do projeto, o menor salário do serviço público no RN passa a ser de R$ 1.265,00. O reajuste começa a valer a partir de março de 2022.

Entre os contemplados estão servidores de vários órgãos, entre eles, funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern); Gabinete Civil; Fundação José Augusto (FJA); Secretaria de Tributação; Controladoria-geral do Rstado; Procuradoria-geral do Estado; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Emater; Junta Comercial (Jucern); Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema); Detran; Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase).

Enquanto isso, outros cinco estados – Amazônia, Paraíba,Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina – tentaram reduzir o impacto fiscal concedendo reajuste que variam entre 3% a 35%.

Com informações do Congresso em Foco


Compartilhe esse post

BRASIL REGISTRA ‘BOOM’ NA CONCESSÃO DE LICENÇAS PARA PRÁTICA DE TIRO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Dados inéditos mostram que o universo armamentista no Brasil teve um crescimento sem precedentes no último ano. Até novembro de 2021, o Exército concedeu 1.162 novos registros por dia a Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). É mais que o dobro dos 567 contabilizados diariamente no ano anterior.

Para esse público, o mercado tem oferecido cada vez mais serviços como clubes de tiro de luxo com funcionamento 24 horas, treinamento exclusivo para mulheres e até hotel rural com espaços para a prática de “tiroterapia” em família.

O empreendedor Gustavo Pazzini, de 31 anos, entrou na onda armamentista em 2018, quando inaugurou seu primeiro clube de tiro no Campo Belo, em São Paulo. Há dois meses, abriu outra unidade em Moema, voltada para o público A+, com funcionamento em tempo integral. Segundo ele, é o único clube do Brasil que “nunca fecha”. A anuidade para frequentar o estabelecimento, que oferece desde regularização da documentação da arma até loja com vários modelos de armamento e munições, chega a R$ 8 mil.

“Nosso público é predominantemente masculino, de 25 a 45 anos, que tem apreço por arma de fogo e que viu reacender a vontade de adquirir uma no governo atual”, diz Pazzini, proprietário do grupo G16 Universidade do Tiro.

Com a política de flexibilização do acesso a armas, o número de brasileiros com suas carteirinhas ativas de CAC chegou a quase meio milhão no último ano, quase o triplo de 2019. As informações foram obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI), numa parceria do GLOBO com os institutos Igarapé e Sou da Paz.

Com a volta dos trabalhos no Congresso, o Senado deverá retomar a discussão de uma das propostas de alteração na lei com mais potencial de impactar esse público. O PL 3.723/2019, do Executivo, tem a pretensão de alterar o Estatuto do Desarmamento de 2003, que limitou o acesso a armas e munições no Brasil. Desde então, o porte foi proibido para civis, com exceções para poucas categorias profissionais, e a posse — o direito de ter a arma em casa ou no trabalho — passou a ter uma série de restrições.

O presidente Jair Bolsonaro tem apoiado o afrouxamento das regras: em sua gestão foram 14 decretos presidenciais, 14 portarias de órgãos de governo, dois projetos de lei e duas resoluções com esse intuito. Porém, boa parte foi contestada no Superior Tribunal Federal (STF). Sob o argumento da busca de segurança jurídica, os armamentistas apostam agora no PL para consolidar, no texto da lei, algumas regras já alteradas.

Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé, ressalta os dois pontos que considera mais polêmicos do PL: a extinção da marcação de munições, inclusive para as forças de segurança, “fundamental para esclarecer crimes com violência armada e para investigar melhor as dinâmicas de desvios”; e a autorização do transporte de uma arma de porte municiada e pronta para uso pelos CACs, a “legalização do porte velado”.

“Na prática, o texto libera o porte para essa categoria. Seria praticamente meio milhão de pessoas andando armadas no país. A preocupação do Estado não deve ser atender às demandas de um grupo que quer mais acesso para suas atividades recreativas. Mas evitar que essas armas e munições sejam desviadas e caiam na criminalidade”, pontua Michele.

Com informações do Extra


Compartilhe esse post

TEMER DIZ QUE JÁ CUMPRIU SEU PAPEL NA CRISE ENTRE BOLSONARO E MORAES E QUE NÃO FOI ACIONADO DESTA VEZ

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: MARCELO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Articulador de uma trégua na aguda crise institucional entre Jair Bolsonaro (PL) e Alexandre de Moraes em setembro do ano passado, o ex-presidente Michel Temer (MDB) disse a aliados nos últimos dias que não foi chamado a ajudar desta vez e que considera já ter cumprido seu papel em relação à pendenga.

O ministro do STF determinou que Bolsonaro prestasse depoimento presencialmente à Polícia Federal nesta sexta-feira (28), mas o presidente descumpriu a decisão.

Carlos Marun (MDB-MS), ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo de Temer, diz que conversou com o ex-presidente nesta sexta-feira (28) e que o aliado se disse preocupado com a nova crise, mas também afirmou crer “que existe espaço para reencontrar o caminho da serenidade.

Dois dias após Bolsonaro fazer ataques ao STF em eventos relacionados ao Sete de Setembro, Temer viajou a Brasília para fazer uma ponte entre o presidente e Moraes.

O presidente conversou por telefone com Moraes, em ligação mediada por Temer.

Depois da conversa, Bolsonaro divulgou nota em que dizia que não teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”. O texto, bem diferente do tom que Bolsonaro vinha adotando, foi redigido com ajuda de Temer.

“Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, afirmou o presidente.

Por Painel Folha de São Paulo


Compartilhe esse post

MORO COBRA BOLSONARO POR RACHADINHAS, MAS EM 2018 DISSE QUE O PRESIDENTE JÁ HAVIA ESCLARECIDO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Ao desafiar Jair Bolsonaro (PL) a mostrar seus rendimentos em live na sexta-feira (28), Sergio Moro (Podemos) teve atitude bem diferente da que mantinha quando era ministro e aliado do presidente.

Na transmissão, o hoje presidenciável cobrou de Bolsonaro explicações sobre as acusações de rachadinha, a compra de uma mansão por seu filho Flávio e o depósito de cheques do ex-assessor Fabrício Queiroz para a primeira-dama, Michelle.

Em dezembro de 2018, quando o caso Queiroz veio à tona, Moro, já nomeado ministro da Justiça, disse que “sobre o relatório do Coaf sobre movimentação financeira atípica do senhor Queiroz, o senhor presidente eleito já esclareceu a parte que lhe cabe no episódio.”

“O restante dos fatos deve ser esclarecido pelas demais pessoas envolvidas, especialmente pelo ex-assessor, ou por apuração”, completou o então ministro.

Por Painel Folha de São Paulo


Compartilhe esse post