Início » Arquivos para 3 de outubro de 2022, 11:05h

outubro 3, 2022


MORRE A LENDA DO BOXE, ÉDER JOFRE

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

O ex-pugilista e campeão mundial de boxe, Éder Jofre, morreu aos 86 anos, na madrugada deste domingo (2), em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ele estava internado desde março numa clínica e faleceu em razão de complicações da doença. Tricampeão mundial dos pesos pena e galo, Jofre era considerado o maior boxeador brasileiro de todos os tempos.

Conhecido também como o “Galo de Ouro”, ele entrou em 2021 para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos.


Compartilhe esse post

BOCHA PARALÍMPICA DO RN CONQUISTA DUAS MEDALHAS NO BRASILEIRO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

Os atletas potiguares da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN) brilharam no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, em Uberlândia (MG), conquistando duas medalhas para o Estado. Jessika Azevedo foi prata na classe BC3, junto com o assistente esportivo Josenildo Agostinho, na intermediária, enquanto Iuri Tauan ficou com a medalha de bronze, na classe BC2, na competição principal.

A competição foi promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e reuniu 148 atletas de 44 clubes. A APARN é comandada pelo professor Matheus Dantas, que comemorou os resultados.

“Mais uma vez, o Rio Grande do Norte teve papel de destaque no Campeonato Brasileiro, mostrando o trabalho que vem sendo realizado na formação de atletas de elite na bocha paralímpica”, disse.


Compartilhe esse post

TUDO IGUAL NA DECISÃO DA SÉRIE C

  • por
Compartilhe esse post

ABC fica no empate sem gols contra o Mirassol no primeiro jogo da final e vai sem a vantagem para São Paulo

Foto: Rennê Carvalho

O ataque do ABC criou oportunidades, mas não conseguiu marcar, ficando no empate sem gols contra o Mirassol (SP), no sábado (1º), no estádio Frasqueirão, pelo primeiro duelo da final do Brasileiro da Série C 2022. Agora, o Alvinegro foca na segunda e decisiva partida, marcada para o próximo sábado (8), às 17h, no Estádio Maião, em Mirassol. Quem vencer ficará com o título da competição. Um novo empate leva a definição do campeão para os pênaltis.

Precisando construir uma vantagem para o jogo da volta, o ABC começou a partida pressionando. Aos seis minutos, Erick Varão arriscou um chute de fora da área, com a bola passando rente a trave do goleiro Gasparotto. Em seguida, foi a vez de Wallyson acertar uma cobrança de falta no travessão para delírio da torcida que lotou todos os setores do Frasqueirão.

O ataque seguia trabalhando e, aos 32, Gasparotto defendeu um chute frontal de Calyson. Instantes depois, o ABC chegou ao gol com Henan, mas o atacante estava impedido. A pressão alvinegra continuou no 2º tempo e, aos 14 minutos, Henan desperdiçou a melhor chance do jogo, chutando para um arremate dentro da pequena área. O técnico Marchiori tentou dar mais força ao ataque colocando Fábio Lima e na primeira conclusão a gol parou na defesa de Gasparotto.

O ABC ainda teve a sua última chance de vencer a partida aos 47 minutos, quando o zagueiro Marcus Vinícius foi ao ataque e arriscou um chute da entrada da área, colocando para fora. Com o empate sem gols, ABC e Mirassol jogam sem vantagem na partida da volta, dia 8, no interior paulista. Somente a vitória no tempo normal garantirá o bicampeonato alvinegro, um novo empate leva a decisão para os pênaltis.


Compartilhe esse post

LULA TEM MAIS DE 640 MIL VOTOS DE MAIORIA NO ELEITORADO DO RN CONTRA JAIR BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

No dia 30 de outubro, os brasileiros voltarão às urnas para eleger, em segundo turno, quem será o presidente do país a partir de 1º de janeiro de 2023: Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Com uma diferença de mais de 6,1 milhões de votos entre os dois, Luiz Inácio Lula da Silva obteve 48,42% (57.218.236 dos votos válidos), contra 43,21% (51.062.446 votos) de Jair Bolsonaro, com 99,95% das urnas apuradas. Com um índice de abstenção de 20,94%, foram contabilizados ainda 1,59% dos votos brancos e 2,82% de votos nulos.

No Rio Grande do Norte, Lula venceu com 1.263.967 dos votos válidos (62,98%), contra 622.657 votos (31,02%) obtidos por Bolsonaro, ou seja, 641.310 votos de diferença entre os dois candidatos. Lula chega ao segundo turno com o apoio de nove partidos. Além do PT, integram a coligação PSB, Solidariedade, PCdoB, Psol, Avante, PV, Rede e Agir. Já Bolsonaro conseguiu atrair os partidos que formam a base governista em busca da reeleição, ou seja, além do PL, as legendas Republicanos e PP apoiam sua candidatura.

Em discurso logo após a apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula disse que nunca ganhou uma eleição em primeiro turno e que a crença que nada acontece por acaso o motiva. “Eu faço aniversário no dia 27, e as eleições são dia 30 e nós vamos ganhar, é apenas uma questão de tempo, de esperar, para que possamos conversar mais e aprimorar nosso programa. Esse será meu presente. É graças a todos vocês que o Partido dos Trabalhadores vai ganhar as eleições no segundo turno, porque o Brasil precisa de nós”.

Lula disse ainda que já começa a trabalhar nesta segunda-feira (3). “Isso é só uma prorrogação. Eu adoro fazer campanha. E teremos mais 28 dias. Adoro fazer comício, subir em caminhão. Será a primeira oportunidade de ter um debate cara a cara com o atual presidente. Para a gente poder fazer comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos. Vamos conversar com nossos adversários, nossos amigos e todos, para vermos a melhor solução para melhorar a vida dos brasileiros”, disse.

Já o atual presidente Bolsonaro afirmou que os o adversário recebeu muitos votos pelo desejo de mudança e pela condição do povo brasileiro, “que sentiu o aumento dos produtos da cesta básica. Mas há certas mudanças que podem virar para o pior. Tentamos mostrar esse outro lado, mas parece que não atingiu a camada mais importante. Vamos analisar. Temos o segundo tempo pela frente”, disse.

DEMAIS CANDIDATOS
Simone Tebet (MDB) ficou em 3º lugar na corrida presidencial, com 4,16% dos votos válidos, sendo votada por 4,9 milhões de brasileiros. Ciro Gomes (PDT), que aparecia em 3º lugar nas pesquisas, terminou em 4ª posição, com 3,05%, ou quase 3,6 milhões de votos válidos.


Compartilhe esse post

ROGÉRIO MARINHO É ELEITO PARA O SENADO FEDERAL COM 700 MIL VOTOS

  • por
Compartilhe esse post

Ex-ministro de Bolsonaro terá oito anos de mandato no Congresso Nacional: “Meu compromisso é trabalhar muito”, afirma

Foto: reprodução

Ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), foi eleito senador do Estado com 41,85% dos votos válidos (708.085 votos). Ex-deputado federal durante três mandatos, tendo relatado a Reforma Trabalhista de 2017, o economista fez carreira nos legislativos municipal de Natal e federal e foi declarado eleito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/RN) com 96,96% das urnas apuradas.

O primeiro suplente de Rogério é o empresário Flávio Azevedo (PL), ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). O segundo suplente é o vereador de Macaíba, Igor Targino (SDD). O senador eleito é neto do ex-deputado federal Djalma Marinho, que disputou as eleições para o Senado Federal em 1974, mas foi derrotado.

Conforme o TRE/RN, o segundo colocado foi o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que teve o total de 33,4% dos votos válidos, ou seja, 565.081 votos. Rafael Motta (PSB) obteve 385.085 votos, o que representa 22,76% dos votos válidos em todo o Estado. O mandato começa em 2023 e se estende até 2030.

“Temos uma gratidão enorme para com o povo potiguar. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande, de estarmos representando o Rio Grande do Norte. Eu asseguro a vocês que meu compromisso é trabalhar muito. Vou honrar e dignificar o voto dos potiguares. Prestamos conta da nossa atuação, percorremos o Estado dizendo o que fizemos e tivemos o apoio do prefeito de Natal, vencemos na maioria das cidades do RN”, disse Rogério, em seu primeiro pronunciamento como senador eleito.


Compartilhe esse post

FÁTIMA BEZERRA É GOVERNADORA DE NOVO, COM MAIS DE 1 MILHÃO DE VOTOS

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita para o governo do Rio Grande do Norte em primeiro turno, com 1.066.496 de votos válidos (58,31%), neste domingo (2). Com o resultado final da apuração de todas as urnas do Estado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), a gestora teve de 660 mil votos a mais que o 2º colocado, Fábio Dantas (SDD), com 406.461, ou seja, 22,22% dos votos válidos. Com relação ao total de votos de todos os candidatos adversários (762.478), a petista teve 304.018 votos a mais de diferença.

Em todo RN, o índice de abstenção foi de 18,17%. O TRE/RN contabilizou ainda 95.721 votos brancos (4,59%) e 167.027 nulos (7,76%). A vitória da petista havia sido confirmada já com 92,56% das urnas apuradas.

Em 2018, Fátima foi a única mulher a ser eleita governadora no país e teve a maior votação para o cargo na história do Rio Grande do Norte. Na ocasião, a petista ocupava uma das três cadeiras do Senado Federal e venceu a disputa em segundo turno, com 1.022.910 votos, ou seja, 57,60% dos votos válidos, vencendo o seu então adversário eleitoral, Carlos Eduardo Alves (PDT), que nestas eleições, foi o candidato a senador na chapa majoritária da gestora.

Fátima Bezerra é a primeira chefe do executivo estadual a se reeleger desde Wilma de Faria, em 2006. Os governadores eleitos após isso, Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, tiveram apenas um mandato de governo, cada um, em 2010 e 2014, respectivamente.

“Minha primeira palavra é de gratidão. Gratidão ao povo do Rio Grande do Norte. Uma vitória belíssima e extraordinária, a maioria do povo do RN renovando seu voto de confiança e me reelegendo já no primeiro turno. Mais uma vez, o RN mostra o protagonismo das mulheres na política. Estamos falando da terra de Celina Guimarães, a primeira mulher a exercer o direito ao voto no Brasil. E terra de Nísia Floresta. Foram mulheres que fizeram história, romperam a barreira do machismo e da opressão. O RN tem nosso compromisso, que faremos o melhor para nossas famílias”, disse a governadora reeleita, em entrevista coletiva na noite deste domingo.

Fátima votou por volta das 11h na Faculdade Estácio, em Natal. Acompanhada por Carlos Eduardo Alves (PDT), ela afirmou que acreditava na vitória em 1º turno, ainda neste domingo. “Isso reflete o reconhecimento da maioria do povo do Estado, pelo trabalho incansável que fizemos para tirar o RN do buraco”, disse.


Compartilhe esse post

GARIBALDI ALCANÇA MAIS DE 90 MIL VOTOS, MAS NÃO CONSEGUE SE ELEGER

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

O resultado eleitoral guarda surpresas nada agradáveis a quem menos se espera, principalmente quando se trata de votação alcançada para quem dela já obteve inúmeros sucessos.

Exemplo cristalino dessa situação ocorreu nesta eleição, na contagem de votos na eleição proporcional para deputado federal.

Garibaldi Alves Filho, que já foi eleito senador com mais de 1 milhão de votos, viveu nesta eleição uma situação diferente. Integrante do MDB, o ex-senador foi candidato a deputado federal, obteve 92.683 votos e não conseguiu se eleger, uma vez que seu partido não alcançou o número de votos previsto no coeficiente eleitoral. Além de sua votação, companheiros do MDB, a exemplo de Dr. Pio, com 33.694 votos e Kalina de Dr. Bernardo obteve 29.692, somando 156.069 votos.

Dos deputados federais eleitos neste pleito, Mineiro (PT) teve 83.470 votos, Paulinho Freire (União Brasil) obteve 77.891 votos, General Girão (PL) somou 76.691 votos e o Sargento Gonçalves (PL) 56.310 tiveram individualmente menos votos que Garibaldi Filho.

São as regras do pleito eleitoral que ocasionam certas distorções.


Compartilhe esse post

ÔNIBUS SÃO QUEIMADOS E PRF VÊ REAÇÃO DE CRIMINOSOS À LAGARTIXA

  • por
Compartilhe esse post

Quatro veículos escolares foram destruídos em Natal, na BR-226, por volta das 19h30; felizmente, ninguém se feriu

Foto: reprodução

O incêndio intencional de quatro ônibus escolares que estavam estacionados às margens da rodovia BR-226, em Natal, registrado por volta das 19h30 deste domingo (2), está sendo investigado como uma reação, por parte de uma facção criminosa, à eleição do ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, o Wendell Lagartixa (PL), a deputado estadual. Não houve feridos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o incêndio foi informado por moradores próximos ao local, que acionaram ainda o Corpo de Bombeiros. Eles teriam narrado que um grupo de homens se aproximou dos veículos e ateou fogo, fugindo em seguida. As informações passadas pelas testemunhas indicam que os homens estão relacionados a uma facção criminosa que, possivelmente, teria agido como um “recado” aos eleitores de Lagartixa.

O ex-policial militar foi eleito com 88 mil votos, o que significa 4,7% dos votos válidos no Rio Grande do Norte, sendo o mais votado para a Assembleia Legislativa do Estado, nestas eleições gerais. Na tarde da última quarta-feira (28), Wendell Lagartixa foi alvo de um atentado enquanto fazia campanha eleitoral no município de Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. Na ocasião, ele estava acompanhado de Evandro Gonçalves da Silva Junior, o Sargento Gonçalves, eleito deputado federal pelo PL.


Compartilhe esse post