Início » Arquivos para 20 de novembro de 2022, 12:34h

novembro 20, 2022


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E CELEBRAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Neste domingo (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, que surgiu como uma forma de refletir sobre o valor e contribuição da comunidade negra para o Brasil, tem o papel de jogar luz sobre a resistência do povo negro e dar maior visibilidade à busca por igualdade, por direitos, e contra o racismo. Para entender o que envolve o movimento negro da atualidade, é necessário fazer um resgate histórico e falar sobre as raízes que envolvem essa luta.

O Brasil instituiu o Dia da Consciência Negra em seu calendário oficial em 2011. Celebrada em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, uma das personalidades mais conhecidas na luta pela libertação do povo contra o sistema escravista.

A data que começou a ser simbólica para o movimento negro desde os anos 70,  onde se iniciou a discussão da criação de uma data para simbolizar a resistência ao racismo no país, e para se opor ao 13 de maio, em busca de fazer refletir sobre os efeitos do racismo, a importância do papel do povo negro na abolição e elevar a autoestima da população negra.

DOIS POEMAS, DUAS HOMENAGENS

Por Horácio Paiva

Nesses poemas, teço duas homenagens: à consciência de nossa negritude  –  nossa africanidade cultural e sanguínea  –  e à fraternidade universal, que deve prevalecer entre pessoas e povos, não apenas como exigência filosófica da moral humanista, mas como afirmação da diversidade do amplo patrimônio genético que nos compõe e nos une:

CANTO AO AVÔ AFRICANO

Procuro-te entre os demais

e não te encontro

talvez porque não aceitaste o convite

e o sonho do Brasil te foi imposto.

Vejo a tua sombra

e semente  –

já que o teu corpo foi corrompido pela guerra

pelo açoite

e pela prisão.

Os demais estavam à mesa

e todos tinham nome e origem.

Tu, porém, sobreviveste

sem o pão e o vinho.

Trazem-me dos demais a linhagem secular

lenda ou fantasia

e vou encontrá-los nas igrejas

cartórios ou bibliotecas.

Quanto a ti

a memória se perde

num vago e nostálgico sentimento passado

que vai enfim morrer na praia

na selva ou no deserto.

Contra ti urdiram a morte histórica

relegando-te aos livros

de registros contábeis

às ignóbeis transações de compra e venda.

Mas ergue-te, avô, pois ainda vives

e tua vida é maior que a derrota nas armas.

Dá repouso à tua sombra.

Vê que te ofereço

–  à luz do sol  –

um banquete com as lavouras que plantaste

e a que não faltarão

os alimentos sagrados que o teu gênio criou

os teus ricos orixás

as raízes de teus cantos, ritmos e danças.

E verás que à mesa estará presente

um povo

uma nação

construída com o teu sangue.

Não me renegues, avô,

não é minha pele que te chama

mas a noite de tua ausência.

FRATERNIDADE

Que me ajude o meu sangue árabe

Que me ajude o meu sangue judaico

Que me ajude o meu sangue europeu

Que me ajude o meu sangue africano

Que me ajude o meu sangue asiático

e indígena

Que me ajudem todos os meus sangues

a construir a fraternidade universal

*Com informações de Ecoa e Correio Braziliense


Compartilhe esse post

POLÍCIA FEDERAL PRENDE TRAFICANTE INTERNACIONAL NO AEROPORTO DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Tunisiano de 40 anos, condenado pela Justiça francesa, foi preso pela PF ao desembarcar em Natal – Foto: Divulgação

A Polícia Federal prendeu, no Aeroporto de Natal um tunisiano de 40 anos procurado pela Interpol. Condenado na França por tráfico de entorpecentes, o homem foi preso na noite da última sexta-feira (18), mas sua prisão só foi divulgada na noite deste sábado (19).

A prisão se deu no cumprimento de um mandado de prisão preventiva para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprido no desembarque de um vôo comercial vindo de São Paulo para a Capital Potiguar.

O tunisiano, que não teve a identidade revelada, atuava no ramo de exportação de frutas e, após passar por exame de corpo de delito no ITEP, está sob custódia na sede da PF, no bairro de Lagoa Nova.

Segundo informações da Polícia Federal, nos últimos dois anos, esse foi o 6º estrangeiro procurado pela Interpol para fins de extradição que foi encontrado e preso em solo potiguar.

*Com informações de G1 RN e 96 FM


Compartilhe esse post

CATAR X EQUADOR ABREM COPA DO MUNDO

  • por
Compartilhe esse post

Evento começa ao meio-dia, e às 13h a bola rola no estádio Al Bayt

Reprodução/FIFA

O fã de futebol teve de aguardar cinco meses a mais que o normal, além dos tradicionais quatro anos, para, enfim, respirar novamente uma Copa do Mundo. A espera chega ao fim neste domingo (20), às 13h (horário de Brasília), com o duelo entre Equador e o anfitrião Catar, no Estádio Al Bayt, abrindo a 22ª edição da maior competição do esporte mais popular do planeta.

Desde 1930, o Mundial é realizado entre os meses de maio e julho, mas uma adaptação foi necessária para que a edição de 2022 se tornasse viável, devido às temperaturas médias acima dos 30º C registradas no período. Com isso, a Copa do Catar será a primeira disputada no fim do ano, com expectativa de um clima mais ameno – nos últimos dias, os termômetros ainda apontavam muito calor (mais de 30º C durante o dia e mínima de 25º C à noite).

A questão climática foi um dos pontos polêmicos da escolha do Catar como sede da Copa, há 12 anos. Em reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o país do Oriente Médio venceu a disputa com os Estados Unidos, levando a denúncias de compra de votos pelos asiáticos – que negaram as acusações. Notícias sobre mortes durante a construção dos estádios (segundo o jornal inglês The Guardian, mais de 6,5 mil trabalhadores imigrantes perderam a vida) e o receio quanto à postura da nação com a população LGBTQI+ e com as mulheres também vieram à tona, causando protestos e tensão.

Em meio às polêmicas, o Catar chega à Copa como única cara nova entre os participantes. Os anfitriões terão a missão de não repetir o que fez a África do Sul em 2010, quando foi o primeiro país-sede a não passar da fase de grupos. Nos dois últimos Mundiais, porém, os times estreantes (Bósnia e Herzegovina em 2014, Panamá e Islândia em 2018) não foram ao mata-mata.

Outro fator que torna a Copa deste ano marcante é que será a última no atual formato, com 32 seleções divididas em oito grupos, com quatro times. A partir da próxima edição, em 2026 (EUA, México e Canadá), o torneio reunirá 48 equipes, separadas em 16 chaves de três. A mudança foi anunciada pela Fifa em 2017 e foi aprovada por unanimidade no conselho da entidade. Será a primeira vez que as seis confederações terão representação garantida no Mundial – até 2022, o vencedor das eliminatórias da Oceania disputava uma repescagem internacional.

O novo formato deve dificultar a ausência, no Mundial, de seleções tradicionais. A edição do Catar, por exemplo, não terá a tetracampeã Itália, a exemplo do que aconteceu há quatro anos, na Rússia. Atual campeã europeia, a Azzurra foi surpreendida em casa pela Macedônia do Norte, na repescagem. Equipes como Colômbia e Chile (outra que havia perdido a Copa de 2018) também estão fora em 2022. Os chilenos chegaram a acionar a Fifa e, posteriormente, a Corte Arbitral do Esporte, alegando que o jogador equatoriano Byron Castillo estaria inelegível nas eliminatórias sul-americanas por supostamente utilizar uma certidão de nascimento falsa (ele seria colombiano), sem sucesso.

O palco do primeiro jogo da Copa é, também, um dos sete estádios construídos (entre os oito disponíveis) para o evento, sendo um dos únicos quatro fora da capital Doha, estando em Al Khor. Nenhum dos convocados da seleção da casa, porém, defende o clube da cidade, de mesmo nome, rebaixado à segunda divisão na última temporada. Entre os 26 jogadores convocados pelo técnico espanhol Félix Sánchez, metade atua no Al Sadd, atual bicampeão do Catar. Caso do atacante Hassan Al-Haydos, mais experiente do grupo, com 169 jogos vestindo a camisa catari.

No Equador, que chega à quinta participação em Mundiais, a meta é pelo menos repetir 2006, na Alemanha, quando a equipe passou de fase pela primeira (e única) vez e chegou às oitavas de final. A seleção dirigida por Gustavo Alfaro fez a quarta melhor campanha das eliminatórias sul-americanas, atrás somente de Brasil, Argentina e Uruguai. O atacante Enner Valencia, principal artilheiro da história de La Tri, com 35 gols, é a maior esperança ofensiva da equipe, que tem o zagueiro Robert Arboleda, do São Paulo, recuperado de uma lesão grave de tornozelo, entre os convocados.

Catar e Equador abrem o Grupo A da Copa do Mundo. Holanda e Senegal, que se enfrentam na segunda-feira (21), às 13h, no Estádio Al Thumama, em Doha, completam a chave. Os dois primeiros se classificam às oitavas de final, onde terão pela frente líder e vice líder do Grupo B (Inglaterra, Irã, País de Gales e EUA).

*Fonte: Agência Brasil


Compartilhe esse post

PARTICIPANTES DO ENEM 2022 FAZEM HOJE PROVAS DE EXATAS

  • por
Compartilhe esse post

Prazo para responder as 90 questões é de cinco horas

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 fazem hoje (20) as provas de matemática e de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Cada uma das provas tem 45 questões objetivas. As provas serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital. Nas duas modalidades, as questões são iguais.

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. Com cinco horas de duração, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, no horário de Brasília.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária no segundo dia de prova.

Entre as identificações aceitas estão a carteira de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. A novidade desta edição é que são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.

A máscara de proteção facial é obrigatória, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

É recomendado ainda que os participantes levem água e lanche, já que a prova tem longa duração. Também é aconselhável levar no dia do exame o cartão de confirmação da inscrição, que traz, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Candidatos podem obter cartão de confirmação na Página do Participante na internet – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caso necessite comprovar que participou do exame, o estudante pode, também na Página do Participante, imprimir a declaração de comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração, que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala, serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Cerca de 2,5 milhões, ou seja, 73,3% dos 3,4 milhões de inscritos compareceram ao exame.

Gabarito 

Os gabaritos das provas serão divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23, online.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

*Fonte: Agência Brasil


Compartilhe esse post

CHUVA CAUSA TRANSTORNOS EM CIDADE DO SERIDÓ, VEJA VÍDEO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Reprodução

A chuva que caiu entre a noite deste sábado (19) e a madrugada de domingo (20) causou transtornos e alagou ruas na cidade de Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas no município atingiram até 74 milímetros neste período.

Essa maior marca foi registrada no Centro de Caicó. Moradores da localidade compartilharam vídeos em que mostram o alagamento das ruas no trecho. (VEJA O VÍDEO)

Reprodução

De acordo com o Cemaden, as chuvas começaram por volta das 22h, atingindo a maior intensidade por volta das 23h, quando, apenas nessa hora, registrou 55 milímetros de acúmulo de água. As chuvas entraram pela madrugada.

*Com informações de G1 RN


Compartilhe esse post

PSDB ANUNCIA CANDIDATURA DE DOUTOR THALES A PREFEITO DE IPANGUAÇU

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Reprodução

Embora o prefeito Valderedo Bertoldo e sua vice Maria Carmelita tenham sido pelo cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) com direito ainda a recorrer ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral, portanto, ainda sem data definida para uma provável eleição suplementar, o PSDB de Ipanguaçu partiu na frente e já lançou a candidatura do dentista Thales Marinho, que no pleito de 2020 ficou em terceiro lugar, obtendo 3.238 votos, representando 31,36% dos votos válidos.

No pleito anterior, o prefeito eleito Valderedo Bertoldo teve 3.542 votos (34,31%) dos 10.379 votos válidos, enquanto que o segundo colocado, Remo Fonseca, obteve 3.458 votos (33,49%).

Com a sua candidatura lançada pelo PSDB, Thales Marinho deverá buscar apoios mais significativos na disputa pela eleição suplementar que ainda não tem data marcada, mas adiantou que “Saímos do último pleito municipal com 3.238 votos de confiança, e na campanha estadual obtivemos uma expressiva votação, mesmo sem grandes apoios políticos, demonstrando que continuamos fortalecidos e prontos para nos colocar novamente à disposição do nosso povo”.


Compartilhe esse post