Início » Arquivos para 3 de fevereiro de 2023, 16:36h

fevereiro 3, 2023


MINUTA: DEFESA DE TORRES DIZ QUE DOCUMENTO FOI ‘ESCRITO’ POR TIRIRICA

  • por
Compartilhe esse post

A defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF, ironizou a “minuta do golpe” e disse que, devido aos “erros de português”, teria sido escrita pelo deputado federal Tiririca (PL).

“[A minuta], possivelmente, foi feita pelo Tiririca. Tem mais de 50 erros de português”, acusou o advogado Demóstenes Torres.

Ainda de acordo com a defesa de Torres, o ex-ministro teria levado o documento para sua casa sem saber ao menos quem o entregou.

“Aquilo é uma presepada que alguém deixou no Ministério da Justiça e ele levou para casa e ficou por lá. Ele não lembra quem entregou porque não recebe documentos diretamente”, disse o advogado.

Demóstenes aproveitou a situação para criticar a ‘minuta do golpe’, que segundo ele, o documento não tinha ‘qualquer repercussão’.

“Ao começar a ler, já viu que era uma coisa terrível, boba e que não tinha qualquer repercussão. Tanto é que aquilo ficou para ser jogado fora”, completou ao se referir sobre uma possível leitura de Anderson no documento.

Até a próxima segunda-feira (6), a defesa de Torres deve pedir a suspensão da prisão preventiva do ex-ministro. Segundo Demóstenes, o caso não cabe habeas corpus.

O ex-ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi preso no dia 14 de janeiro no aeroporto de Brasília, ele é investigado por suposta “omissão e conivência” com o ataque à capital em 8 de janeiro. Afastado do cargo em decorrência do ataque, ele estava de férias nos Estados Unidos e foi preso ao desembarcar no Brasil.

Nesta quinta-feira (2), com mais de 10 horas de duração, Torres prestou depoimento à Polícia Federal (PF). A defesa do ex-ministro disse que a demora aconteceu devido a outros fatos terem sido questionados no interrogatório.

“[Demorou] porque são muitas coisas que foram perguntadas, não só sobre o que aconteceu no dia 8, mas sobre fatos anteriores”, disse o defensor.

Por Yahoo


Compartilhe esse post

VIVA NATAL ACONTECE DE SEXTA A DOMINGO NA PRAIA DE MIAMI

  • por
Compartilhe esse post

foto: reprodução

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza de sexta (03) até o domingo (05), mais uma edição do Viva Natal nas Praias, que acontecerá na Praia de Miami, em Areia Preta, zona Leste. O evento teve início no ano de 2019 e estava paralisado em razão da pandemia e voltou no ano passado. Esta é sua terceira edição.

A programação do Viva Natal conta com torneios de Jiu-jitsu, Futebol de Areia, Bodyboard, Futevôlei e Beach Tennis. Além disso, o Viva Natal conta com atrações musicais e espaço Kids. Já no domingo, a programação esportiva será aberta à população com oficinas esportivas. O Evento tem como objetivo impulsionar o turismo local nas praias urbanas e ambientes da cidade através de uma programação esportiva, de lazer, recreativa, de orientação turística, de consumo e cultural.

Confira a programação:

Sexta (03/02)

Natal Open de Beach Tennis

15 às 17h

Atrações no Palco:

15h – Banda mesa 12

17h – Banda Diogo das Virgens

Sábado (04/02)

Campeonato de Bodyboard

10h30 às 19h

Circuito Caveira de Jiu-Jitsu (Edição Verão)

15h às 21h

Natal Open de Beach Tennis

8h às 17h30h

Tenda Kids-

15h às 17h

Atrações no Palco:

10 às 11h – Band Verão Ao Vivo

14h30 – Banda de Frevo

15h – Banda Radamés

17h – Funcional

17h30- Banda Dubê

19h30- Apresentação HIP-HOP: Extreme BGirls

20h- Bob Marlom

Domingo (05/02)

Finais Open de Beach Tennis

Torneio de Beach Soccer

09h às 14h

Torneio de Futvôlei

10h30 às 12h

Oficinas Esportivas:

15h às 17h:

Jiu-Jitsu

BodyBoard

Surf

Beach Tenni

Futvôlei

Atrações no Palco:

8h -Aulão de CrossFit

9h – Funcional

14h – Palhaço Piruá

15h – Orquestra do Pimpão

16h – Mágico Rian


Compartilhe esse post

BANCADA DO RN NO CONGRESSO VAI SE REUNIR PARA DEFINIR O COORDENADOR

  • por
Compartilhe esse post

A bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional já começou discutir em Brasília, ontem, quem será o seu coordenador este ano. Pelo menos três nomes foram colocados à mesa de negociação política – o deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) pleiteia sua recondução, enquanto o deputado General Girão (PL) reivindica a função, cabendo ao deputado Fernando Mineiro (PT) sugerir o nome da senadora Zenaide Maia (PSD).

Outra reunião está prevista para as 14h30 da próxima terça-feira (7), quando se espera chegar a uma definição. O deputado General Girão explicou a importância da coordenação da bancada: “É uma missão interessante, porque nós temos o direito aos recursos orçamentários (através de emendas ao Orçamento da União) para distribuirmos para o Estado do Rio Grande do Norte e, pelo menos historicamente, a bancada tem decidido que parte dos recursos serão destinados por meio de emendas de bancada, que tem se reunido e deliberado para onde esses recursos devem ir. Assim tem sido ao longo desses últimos quatro anos e acredito que em anos anteriores também”.

Para o General Girão, a coordenação exerce esse papel, mas defende que “ter independência e não ser submissa ao Governo do Estado é importante, porque o dinheiro não é para ser destinado somente a gestão do governo estadual, são recursos destinados às necessidades do estado como um todo”.

Já no exercício do segundo mandato, o General Girão disse que “tem ideia de fazer sim um trabalho sério, um trabalho de isenção inclusive”.

Benes Leocádio, que foi reeleito para o segundo mandato em 2022 lembrou que “apenas foram iniciadas as discussões para escolha do novo coordenador, tendo em vista o final da legislatura anterior e o término dos mandatos de alguns, havendo a necessidade de nova escolha”, disse.

Leocádio afirmou que os senadores Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia não puderam participar da primeira reunião da bancada federal, porque “estava havendo votação pra os cargos da mesa do Senado Federal”.

Empossado dia 1º no exercício do primeiro mandato, o deputado federal Fernando Mineiro (PT) disse que não sabe se ela disponibilizará o nome, mas que é simpático ao nome da senadora Zenaide, que não quis se pronunciar, no momento, a respeito da escolha do coordenador da bancada.

Da reunião de ontem, participaram os deputados federais Benes Leocádio, General Girão, Fernando Mineiro, João Maia (PL), que depois teve de se ausentar, em virtude de outro compromisso, e ainda os deputados Sargento Gonçalves ((PL), Robinson Faria (PL) e Paulinho Freire (União Brasil), que também exercem mandado pela primeira vez na Câmara Federal.

Com funções institucionais de representar a bancada estadual na apresentação de emendas junto à Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, ao coordenador da bancada são conferidas prerrogativas na apreciação e votação de relatórios, incluindo o remanejamento de recursos e a apresentação de destaques, além do direito de participar do Colegiado de Coordenadores de Bancadas Estaduais.

Por Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

PF DEFLAGRA 4ª FASE DA OPERAÇÃO LESA PÁTRIA CONTRA ENVOLVIDOS EM INVASÕES EM BRASÍLIA

  • por
Compartilhe esse post

Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a 4ª fase da operação Lesa Pátria contra os atos praticados em 8 de janeiro. Na ocasião, extremistas invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília.

São cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal.

Em Goiás, a PF prendeu Lucimário Benedito Camargo, conhecido como “Mário Furacão”. A TV Globo apurou que o suspeito foi preso em Rio Verde, cidade a 230km de Goiânia.

“Brasileiro só subindo a rampa, entrando cada vez mais e os soldados tacando bomba no povo, covardes. O poder emana do povo, o povo não vai sair, o povo não vai deixar ladrão governar o país, narcotraficante e muito menos comunista”, declarou Lucimário em um vídeo gravado durante os atos golpistas.

Até as 8h, tinha sido cumprido também um mandado de busca e apreensão no Espírito Santo. Em São Paulo, há alvos em Hortolândia e Bebedouro.

A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente. Na última sexta, mandados foram cumpridos em cinco estados e no DF.

A PF afirma que os fatos investigados na operação, em tese, constituem os crimes de:

abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado;
associação criminosa;
incitação ao crime;
destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes, no entanto, deve ser feita apenas ao fim das investigações, quando os suspeitos forem denunciados formalmente à Justiça pelo Ministério Público.

G1


Compartilhe esse post

COM ATRAÇÕES EM 6 POLOS, PREFEITURA PRIORIZA ARTISTAS LOCAIS

  • por
Compartilhe esse post

A programação do primeiro grande Carnaval pós-pandemia em Natal foi anunciada na manhã desta quinta-feira (02), no que se tornou uma grande prévia com apresentação do Frevo do Xico e grupo de Boi de Reis do Bom Pastor. Este ano, o grande homenageado é Zé Luís, folião símbolo do bloco Os Cão.

O Frevo do Xico é uma das atrações do Baile de Máscaras que tradicionalmente abre o Carnaval de Natal e também terá nomes como Khrystal, Juliana Linhares e os pernambucanos da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró. O evento acontecerá na quinta-feira (16) no Largo do Atheneu, no Polo Petrópolis. Além deste, também existirão estruturas com apresentações nos polos Ponta Negra, Rocas, Centro histórico, Nazaré e Redinha. Numa agenda diversificada, o Carnaval em Natal irá reunir blocos de rua, shows, desfiles e prévias para todos os públicos.

Serão 49 bandas de frevo, 910 músicos instrumentistas, 270 músicos de palco, 55 atrações musicais e intérpretes e 49 Blocos e Troças, além de 9 tribos de índios e 13 escolas de samba. Nomes como Geraldo Azevedo, Monobloco, Fundo de Quintal, Attoxxa, Johnny Hooker, Ricardo Chaves, Cavaleiros do Forró, Grafith, Ricardo Chaves, Luizinho dentre outros.

O Carnaval de 2023 é realizado através de recursos da Lei Djalma Maranhão para projetos de Prévias e Blocos, emendas parlamentares e recursos próprios. “A contratação de artistas potiguares responde por mais de 90% do volume de atrações. O Carnaval deste ano mantém o padrão estético e artístico que a população espera e democratiza o acesso do público em Polos e do artista e cadeia produtiva dos recursos utilizados”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias destacou a importância do evento também como propulsor da economia, com a geração de empregos diretos e indiretos: “um gestor não pode viver só de obras físicas”. O valor investido pela Prefeitura na festa não foi divulgado.

Além da imprensa, o evento de lançamento teve a presença de vereadores, vários secretários do município, representantes da classe artística, blocos, troças e escolas de samba.


Compartilhe esse post

“O CERCO ESTÁ SE FECHANDO CONTRA JAIR BOLSONARO E SEUS ALIADOS GOLPISTAS”

  • por
Compartilhe esse post

Natália: “A democracia brasileira cansou de ser atacada pelo bolsonarismo golpista”

“O cerco está se fechando contra Jair Bolsonaro e seus aliados golpistas. Estamos falando de uma nítida tentativa de golpe”, declarou a deputada federal Natália Bonavides (PT), ao falar sobre denúncia feita pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria tentado coagi-lo a dar um golpe de Estado, gravando conversas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com o objetivo de criar ambiente para dizer que as eleições foram fraudadas e assim, impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estendendo o mandato de Bolsonaro na presidência da República.

“Bolsonaro tentou coagi-lo a dar um golpe. O próprio ex-presidente segue nos Estados Unidos para evitar a responsabilização por vários dos seus crimes. O senador Marcos do Val, que agora é ex-apoiador, fez uma denúncia grave, estamos falando de uma nítida tentativa de golpe. Que haja investigação, a democracia brasileira cansou de ser atacada pelo bolsonarismo golpista. O cerco está se fechando e a ‘pulada’ do barco bolsonarista avança”, afirmou Natália.

Para o deputado federal Fernando Mineiro (PT), a denúncia feita por Do Val precisa ser investigada urgentemente e, caso seja confirmada, os envolvidos, sobretudo o ex-presidente Bolsonaro, precisam ser julgados e punidos por tentativa de golpe de estado. “É gravíssima a denúncia do senador, de que Bolsonaro o coagiu ao golpe de Estado. Esse fujão não pode agir livremente, atentando contra a nossa democracia. É preciso investigação e punição contra esses golpistas”, afirmou.

Enquanto os parlamentares da situação pedem que a denúncia seja investigada urgentemente, os deputados e senadores do Estado que integram a oposição mantiveram o silêncio sobre o fato. A reportagem do Diário do RN procurou os senadores e deputados potiguares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sem sucesso.

O único que “se manifestou”, ainda assim por meio de assessoria de imprensa, foi o deputado federal General Girão (PL), que disse não ter sobre o quê se pronunciar e que “não pode criar um posicionamento diante de uma fala verbal apenas, do senador Marcos do Val. Precisa primeiro de um inquérito, se o STF vai abrir um inquérito para apurar essa denúncia, qual a prova que o Marcos do Val tem sobre essa denúncia”.
Os deputados Benes Leocádio (União Brasil), Paulinho Freire (União Brasil) e Robinson Faria (PP) também foram procurados, sem sucesso. O senador Styvenson Valentim, colega de partido de Marcos do Val no Senado, foi procurado pela reportagem, mas não atendeu ou retornou as ligações telefônicas, nem as mensagens de aplicativo de mensagens, até o fechamento desta edição. Mesmo comportamento foi manifestado pelos senadores Rogério Marinho (PL).

Marcos do Val tenta mudar versão para livrar Bolsonaro

Na tarde desta quinta, após o escândalo ter tomado conta do país, o senador Marcos do Val tentou mudar sua versão dos fatos, em uma tentativa de livrar o ex-presidente Bolsonaro de envolvimento direto nos fatos por ele denunciados durante a madrugada em uma live e que, segundo ele, serão divulgadas em uma entrevista concedida à revista Veja, nesta sexta-feira (3).

Nesta nova versão dos fatos, teria sido o ex-deputado federal Daniel Silveira que teria levado Marcos do Val a uma reunião com Bolsonaro no último dia 9 de dezembro para tratar sobre um golpe de Estado. Para isso, teriam usado um veículo não oficial para chegar à Granja do Torto, onde seria o encontro secreto.

Desmentindo sua primeira versão, disse, desta vez, que o ex-presidente teria permanecido calado durante todo o encontro, quando foi detalhado como seriam feitas as gravações de conversas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, com o objetivo de flagrá-lo em alguma declaração que fosse contrária à Constituição. E que, ao sair do encontro, Do Val decidiu que iria procurar Moraes para avisá-lo sobre o plano.

Diante das contradições do senador do Podemos, o ministro do STF autorizou a Polícia Federal a tomar o depoimento de Marcos Do Val dentro de um prazo de até cinco dias, contados desde esta quinta-feira.

“Conforme amplamente noticiado, o senador divulgou em suas redes sociais ter recebido proposta com objetivo de ruptura do Estado Democrático de Direito, circunstância que deve ser esclarecida no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito a eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos arts. 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal”, explicou Moraes.


Compartilhe esse post

“MINHA MENSAGEM NÃO É DE OTIMISMO OU ESPERANÇA APENAS, MAS DE CONFIANÇA”

  • por
Compartilhe esse post

9Governadora Fátima Bezerra afirmou que perdas financeiras milionárias do Estado prejudicaram o planejamento da gestão no ano passado

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o Rio Grande do Norte perdeu R$ 480 milhões com a mudança no sistema de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) feita durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que sancionou a Lei Complementar 194/22 em junho passado. A declaração foi feita durante a leitura da mensagem anual da gestora na abertura das atividades da Assembleia Legislativa do Estado, nesta quinta-feira (2). Segundo a gestora, as perdas foram potencializadas com a queda na receita do Fundo de Participação dos Estados.

“Isso não constava no nosso planejamento, muito pelo contrário. Estava todo ajustado e, de uma hora para outra, vem uma medida de cima pra baixo, sem nenhuma discussão com os estados, em pleno ano de exercício fiscal, ocasionando uma perda brutal de receitas. Esse foi o maior ataque especulativo feito ao pacto federativo até hoje no país. Na época, nós já alertamos o impacto que isso viria a ter, porque não existe milagre, existe gestão”, falou.

Fátima explicou que as perdas foram na ordem de R$ 80 milhões por mês, desde junho passado. “Tivemos uma queda violenta em receitas oriundas do ICMS, em razão de iniciativa eleitoreira e irresponsável adotada pelo governo federal no ano passado que, de forma abrupta e sem qualquer diálogo, desonerou os tributos relativos a telecomunicações, energia elétrica e combustíveis. Isso resultou numa perda da ordem de R$ 80 milhões por mês”, afirmou.

Jair Bolsonaro vetou do projeto trechos que reparavam as perdas de arrecadação do ICMS para os estados e limitou a aplicação de alíquotas do imposto para combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, conforme a Agência Saiba Mais. Porém, apesar da perda na arrecadação, a governadora do estado anunciou que espera “virar essa página” com a mudança no cenário nacional e o início do governo Lula à frente da presidência da República.

Semana passada, Fátima Bezerra participou da primeira reunião de caráter administrativo com o presidente Lula, quando apresentou as obras prioritárias para 2023. E disse que o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, liberará recursos para a conclusão das obras. “Já obtivemos a garantia do ministro para liberar os R$ 52 milhões que deveriam ter sido liberados pelo governo anterior, mas não, junto com mais R$ 94 milhões para, se Deus quiser, até dezembro deste ano concluirmos, finalmente, Oiticica”, anunciou.

Fátima presta contas de ações realizadas em 2022

A abertura do ano legislativo na ALRN foi feita nesta quinta-feira (2), com a solenidade de leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra, que contou com a presença dos 24 parlamentares e de diversas autoridades do Estado, os potiguares ouviram uma prestação de contas e projeções da chefe do Executivo para os próximos anos. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB).

“Olhar para o que foram os últimos quatro anos me faz crer, de forma muito sincera que honramos a confiança do povo e colocamos o Rio Grande do Norte em outro patamar. O balanço que trago aqui é positivo. Primeiro, pela retomada do ambiente do diálogo, do respeito, da sinergia, da disposição do governo federal em ser parceiro dos estados e dos municípios. Por isso, minha mensagem não é de otimismo ou esperança apenas, mas de confiança”, disse a gestora.

Fátima também citou o andamento de obras importantes para o Estado, como a finalização da duplicação da Reta Tabajara, transposição do Rio São Francisco e barragem de Oiticica. E garantiu que priorizará ações na Educação, Transportes, Saúde, Área Social e Desenvolvimento Econômico, demonstrando otimismo com relação à possibilidade de instalação do “Hub dos Correios” no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que está em processo para a relicitação. Garantiu que há projetos para federalização de rodovias, e outras obras no interior e na capital potiguar.

“Fizemos o apanhado de algumas realizações alcançadas em nosso primeiro governo e dos desafios e metas que já começamos a trabalhar para conquistar nessa segunda gestão. Os avanços e conquistas que conseguimos obter nesses últimos quatro anos tiveram a participação decisiva do Legislativo. Não se governa sem o Poder Legislativo. Quero dividir com os senhores e senhoras os avanços que conseguimos”, finalizou a governadora.


Compartilhe esse post

PARNAMIRIM QUER TRANSFORMAR “BURACO AZUL” EM PONTO TURÍSTICO

  • por
Compartilhe esse post

Análises da Caern e do Igarn asseguram boa qualidade da água

Com a divulgação do resultado do estudo realizado pela Caern e pelo Idema atestando a qualidade da água do “buraco azul”, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, anunciou nesta quinta-feira que pretende tornar o local, onde seria uma Estação Elevatória de Esgotos (EEE), em uma atração turística do município.
O anúncio veio através da leitura da mensagem anual na Câmara Municipal e confirmada em um vídeo onde aparece com o vereador Éder Queiroz. “Recebemos ontem [quarta-feira] com a maior alegria o laudo da Caern dizendo que a água é potável, é boa. Já determinei que o meu secretário de Obras se junte com uma equipe nossa de Planejamento para se planejar (sic) uma coisa para ali. A ideia é que ali seja um ponto turístico de Parnamirim. Com certeza, a população merece”, disse o prefeito.

Com a confirmação, a Prefeitura informou que pretende realizar estudos com cautela sobre a transformação da área em atrativo turístico e que serão realizadas audiências públicas e conversas com a Câmara Municipal sobre o tema.

A declaração, no entanto, gera controvérsias, pois a Caern e o Idema são contrários à mudança no planejamento da obra de saneamento. Em um pronunciamento, o diretor presidente da Caern, Roberto Linhares, afirma que a orientação do órgão é pela continuação da obra.

Linhares afirma que a obra tem um custo total de R$ 196 milhões, sendo que para cada mês de atraso, há um reajuste adicional de R$ 2 milhões. Caso a Prefeitura pretenda parar a obra por 6 meses e mudar a localização da estação elevatória, os custos totais com a adição de quilômetros de rede para o novo local, de acordo com o diretor presidente da Caern, pode chegar aos R$ 26 milhões.

“Em 6 meses, é bem provável que a gente entregue aquela obra. Se tiver que mudar para outro local, muda projeto, muda adequação de licença e, como eu disse, vai ter impacto financeiro e ambiental”, argumenta Linhares.

Outro cenário apresentado para a manutenção da obra é o tamanho da rede de esgoto na 3ª maior cidade do RN, que é de apenas 5%. A conclusão da obra elevaria ao patamar de 70%, bem próximo do objetivo de 90% que o novo Marco Legal do Saneamento Básico exige até 2033, algo que minimizaria os impactos sociais e ambientais dos esgotos a céu aberto, fossas e outros problemas decorrentes da falta de saneamento básico.

O entendimento da continuidade é corroborado pelo Idema. Werner Farkatt, diretor técnico do órgão, afirmou que a decisão de continuar, ou não, a obra cabe à Prefeitura em consonância com a Caern, pois elas são responsável e corresponsável pela obra, respectivamente. No entanto, complementa que, caso a decisão seja pela continuidade, irão acompanhar a obra, realizando constantes análises da água do local.
“Cabe ao Idema buscar os meios de identificação tanto ambiental, quanto de engenharia, para que não haja nenhum problema de contaminação do aquífero. Nem durante a execução da obra nem tão pouco após a obra ser concluída”, completa Farkatt.

O Ministério Público do RN confirmou, por meio de sua assessoria, que o promotor David Benevides, de Parnamirim, será o responsável por acompanhar o caso e que vai se pronunciar assim que obtiver todas as informações sobre os desdobramentos do caso.


Compartilhe esse post

MINISTRO ASSEGURA R$ 243 MILHÕES PARA RECUPERAÇÃO DE RODOVIAS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Conclusão da Reta Tabajara está entre prioridades asseguradas pelo Ministro Renan Filho, em audiência com a Governadora Fátima Bezerra

O Rio Grande do Norte será contemplado com R$ 243 milhões em recuperação de rodovias federais no Estado este ano. Foi o que garantiu o ministro dos Transportes, Renan Filho, em audiência com a governadora Fátima Bezerra no último dia 25, em Brasília. O valor é cinco vezes maior que o destinado o ano passado, que não chegou a R$ 50 milhões.

“Agenda muito importante, muito positiva. Coloquei para o ministro que dentre as prioridades do Rio Grande do Norte está a luta pela duplicação da BR-304, a conclusão da Reta Tabajara, a federalização de alguns trechos como, por exemplo, São Vicente, Florânia e Currais Novos. E as respostas foram muito satisfatórias”, comemorou a chefe do executivo estadual.

O ministro Renan Filho já havia anunciado esta semana que a duplicação da Reta Tabajara está na lista de ações prioritárias a serem executadas pelo Governo Federal nos 100 primeiros dias de gestão. Já nesta audiência, o gestor reafirmou que a obra não sofrerá descontinuidade e a previsão de entrega da estrada e as obras complementares é até dezembro de 2024.

“Nós garantimos aqui cerca de R$ 400 milhões para o Rio Grande do Norte este ano para concluirmos o trecho em andamento da Reta Tabajara. Vamos licitar o restante para concluir essa obra que é um sonho do povo do Rio Grande do Norte”, afirmou Renan Filho.

Ainda segundo o ministro, “o projeto da duplicação da BR-304 também está andando e será federalizado o trecho de Florânia a Currais Novos para a gente garantir melhor manutenção”. E acrescentou que o governo federal irá garantir R$ 243 milhões para revitalização e manutenção de rodovias no estado.

Os planos do Ministério dos Transportes para o RN

O Plano do Ministério dos Transportes para os 100 primeiros dias de gestão prevê a entrega de cinco projetos em território potiguar até abril e lançamento de duas licitações para contratações de obras de manutenção ainda em fevereiro.

Três projetos referem-se à BR-304/RN, sendo que dois contemplam a chamada Reta Tabajara. Está prevista para a primeira quinzena de abril a conclusão da duplicação de trecho com 2,9 quilômetros de extensão, entre os Kms 286,6 e 288,4, com finalização ainda de uma rodoviária. No mesmo período ficam prontas as alças de acesso no Km 281,6: intervenção que permitirá a liberação ao tráfego de obra de arte especial erguida no segmento.

Outros 7,3 quilômetros da BR-304/RN passarão por serviços de recuperação a serem concluídos na segunda quinzena de março. A intervenção ocorre entre os Kms 161 e 166,3 e do Km 208 ao 210.

Completam as entregas no estado a recuperação de 5,2 quilômetros da BR-406/RN, entre os Kms 102,8 a 104,5 (Ceará-Mirim), e do 151,5 ao 155 (João Câmara); e de 4,46 quilômetros da BR-226/RN, em segmentos alternados de pistas e acostamentos. A finalização dessas duas renovações também é prevista para a primeira quinzena de abril.

Conforme o plano federal, duas licitações serão lançadas na primeira quinzena de fevereiro. Ambas têm objetivo de contratar empresas que farão as manutenções de obras de arte especiais: no caso, as pontes sobre os rios Acauã II e Dois Irmãos.


Compartilhe esse post

COPA DO BRASIL VAI PAGAR R$ 2 MILHÕES PARA ABC E AMÉRICA NA PRIMEIRA FASE

  • por
Compartilhe esse post

Caso ABC e América se classifiquem à segunda fase, receberão mais R$ 1,4 milhão e R$ 900 mil

A Copa Betano do Brasil terá premiação recorde em 2023. Após o sucesso da edição de 2022, o campeonato chega com uma bonificação ainda maior para as 92 equipes participantes. A equipe campeã irá embolsar a quantia de R$ 70 milhões de reais, enquanto a vice-campeã receberá R$ 30 milhões. ABC e América serão os representantes do Rio Grande do Norte e de saída ganharão R$ 2 milhões.

As quantias a serem pagas para cada clube dependem diretamente do desempenho deles na competição. As cotas serão distribuídas por cada avanço de fase, respeitando o grupo ao qual cada clube pertence. O ABC por pertencer ao grupo da Série B do Campeonato Brasileiro receberá na primeira fase R$ 1,25 milhão, enquanto o América, por jogar a Série C, embolsará R$ 750 mil.

Em caso de classificação para a segunda fase, o time alvinegro receberá mais R$ 1,4 milhão. Já oclube alvirrubro ganhará mais R$ 900 mil se chegar à segunda fase. Somente a partir da terceira fase, o valor das cotas se torna único, com as equipes passando a receber R$ 2,1 milhões. “Teremos uma premiação recorde em todas as fases para recompensar todo o investimento que os clubes têm realizado”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A equipe campeã irá embolsar a quantia de R$ 70 milhões de reais, enquanto a vice-campeã receberá R$ 30 milhões. No total, o campeão pode faturar até R$ 91,8 milhões, caso faça parte do Grupo I e dispute todas as fases da competição. A premiação dos finalistas representa um aumento de 17% em relação ao pago pela entidade em 2022. Campeão da última edição, o Flamengo recebeu R$ 60 milhões, enquanto o Corinthians, vice-campeão, embolsou R$ 25 milhões.


Compartilhe esse post

FLAMENGO VAI EM BUSCA DO BICAMPEONATO MUNDIAL

  • por
Compartilhe esse post

Delegação carioca embarcou ontem para o mundial no Marrocos

A delegação do Flamengo desembarca nesta manhã, em Casablanca, no Marrocos para a disputa do Mundial de Clubes. Em busca do bicampeonato, o primeiro jogo do clube carioca será na terça-feira, 7 de fevereiro, às 16h (de Brasília).

O rubro-negro entra diretamente na semifinal e terá como adversário o vencedor do duelo entre Wydad Casablanca (MAR) e Al Hilal (SAU), que jogam neste sábado (4), às 11h30 (de Brasília). Caso vença a semifinal, o time do Flamengo disputará a decisão do Mundial de Clubes no sábado seguinte, 11 de fevereiro, às 16h (de Brasília).

O Real Madrid vai jogar a semifinal na próxima quarta-feira, dia 8, e também aguarda pelo adversário do jogo entre Seatle Sounders e Al Ahly.


Compartilhe esse post

JUÍZA AFIRMA QUE HÁ ‘PROVAS SUFICIENTES’ DE ESTUPRO

  • por
Compartilhe esse post

Acusado de agressão sexual contra uma jovem de 23 anos, Daniel Alves está preso na Espanha, e ontem soube através do jornal espanhol “El Periódico”, que a juíza Anna Martín, do tribunal de Instrução n.º 15 de Barcelona, afirmou em documento “indícios muito mais do que suficientes” para comprovar o estupro. A investigação do caso ainda está em andamento e a defesa trabalha para que o atleta responda o processo em liberdade.

A grave situação do ex-jogador do Barcelona fez com que perdesse patrocínios. A primeira marca a rescindir o contrato com Daniel foi a 1xBet, as outras foram a Hygia Saúde e Ethika. O lateral-direito também está sem emprego. O Pumas, do México, clube que atuava, anunciou a rescisão e cobra indenização de R$ 25 milhões, pelo descumprimento de contrato.


Compartilhe esse post