Início » Arquivos para 27 de junho de 2023, 18:22h

junho 27, 2023


SÃO JOÃO DE NATAL TAMBÉM CONTOU COM SERVIÇOS PÚBLICOS DA PREFEITURA

  • por
Compartilhe esse post

foto: Joana Lima

Para garantir o êxito do São João de Natal, a Prefeitura não poupou esforços em termos de serviços e de estrutura adequadas à dimensão do evento. As secretarias do Município trabalharam de forma integrada, na prestação de serviços de saúde, segurança pública, assistência social, limpeza pública, mobilidade urbana, serviços urbanos e comunicação. Todas as noites, centenas de servidores atuaram em oferecer o melhor para a população.

Todo esse empenho mereceu o reconhecimento do prefeito de Natal, Álvaro Dias: “Muito do sucesso do evento se deve à dedicação das nossas equipes e do trabalho integrado da gestão municipal. Essa é a nossa forma de trabalho. Todos imbuídos no propósito de entregar o melhor resultado”.

A equipe de apoio, suporte e produção da Secretaria Municipal de Cultura contou com mais de 200 pessoas, entre seguranças, produtores de palco, backstage, frontstage, camarins e outros serviços. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um posto de saúde avançado na área interna da Arena das Dunas. Os atendimentos mais comuns foram devido ao abuso de álcool, hipotensão e também alguns casos de pessoas com pequenas escoriações. 

A Guarda Municipal de Natal destacou um efetivo de 100 agentes. Também foi mobilizada uma estrutura que incluiu 18 viaturas, 10 motocicletas e duas vans. De acordo com dados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, não houve maiores problemas. As principais ocorrências foram relacionadas ao furto de celulares, atos de resistência, um de desacato e uma prisão em flagrante foi efetuada. Os envolvidos foram atendidos na delegacia móvel instalada na Arena. A Polícia Militar também contribuiu com a segurança do público.

As secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e Mobilidade Urbana (STTU) se fizeram presentes com suas equipes. A Semsur fez o trabalho de fiscalização e orientação do comércio informal junto aos vendedores ambulantes. Já a STTU, montou uma operação que contou diariamente com cerca de 15 agentes de mobilidade urbana com seis motociclistas, duas viaturas e pessoal em pontos fixos.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal(Urbana) disponibilizou 20 homens para a limpeza efetuada após os dias de evento, além de distribuir 15 tambores para que a população descartasse o lixo no local correto. Foram cerca de 10 toneladas de resíduos recolhidos durante todo o São João na Arena das Dunas.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) esteve presente durante o São João de Natal com ações de identificação das situações de trabalho infantil, da exploração sexual de crianças e adolescentes dentre outras violações de direitos em todos os polos. O balanço foi considerado positivo, já que apenas quatro abordagens foram feitas pelos servidores da assistência social do Município. A Secretaria Municipal de Defesa da Mulher (Semul) contribuiu com uma ação própria de sensibilização pelo respeito às mulheres.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), por sua vez, realizou uma ampla cobertura. Com repórteres, fotógrafos e profissionais de mídias sociais, quem não pode se deslocar até ao evento não perdeu nada e ficou em sintonia por meio das postagens nos perfis oficiais da Prefeitura (@natalprefeitura e @denatalemnatal). Além disso, os shows também foram transmitidos pelo canal da gestão municipal no www.youtube.com/natalprefeitura.Contabilizado todo o evento, foram mais de 36horas de transmissão, alcançando 261.381 visualizações no perfil do YouTube, superando a marca de 1,8 milhão de impressões.


Compartilhe esse post

APROVADO PROJETO QUE CRIA AUXÍLIO ALUGUEL PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

  • por
Compartilhe esse post

Para fortalecer a rede de apoio às mulheres da capital potiguar, a Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, na sessão ordinária desta terça-feira (27), o Projeto de Lei n° 110/2020 que dispõe sobre a concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica. De autoria da vereadora Ana Paula (Solidariedade), a matéria segue agora para sanção ou veto do Executivo. 

Segundo o texto, o auxílio será concedido às mulheres que se enquadrem nos seguintes requisitos: caso esteja sob medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha e se existir, pelas circunstâncias, a necessidade de abandonar o lar em razão de reiteradas ações de violência tornar insuportável a vida em comum e que esteja colocando em risco a vida da mulher. Os benefícios poderão ser concedidos a famílias com renda mensal de até R$ 2.400,00, no caso daquelas compostas de até 04 (quatro) membros.

“O benefício é temporário, será concedido pelo prazo de 12 meses e poderá ser prorrogável apenas uma vez por igual período, mediante justificativa técnica. A composição da violência deverá ser feita por todas as provas em direito admitidas provando a situação de vulnerabilidade e a concessão será deferida pelo órgão executivo responsável, após análise técnica da documentação e das provas apresentadas”, explicou a vereadora Ana Paula.

Também em regime de urgência, recebeu parecer favorável o Projeto de Lei n° 206/2018, apresentado pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que institui o serviço família acolhedora, destinado ao acolhimento familiar provisório de crianças e adolescentes em situação de privação temporária do convívio com a família de origem. “O objetivo é assegurar o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária, respeitando sua identidade e história, e oferecendo todos os cuidados básicos”, pontuou a autora. 

Fechando o debate acerca das proposições em regime de urgência, foi acatado pelos parlamentares o Projeto de Lei n° 322/2023, encaminhado pelo Executivo, sobre critérios específicos para a realização de transferência de permissões do Serviço Opcional de Transporte Público de Passageiros do Município. De acordo com o governo, a medida é uma antiga reivindicação dos permissionários que buscam facilidades para transferir suas permissões para terceiros.

Por iniciativa da vereadora Nina Souza (PDT), o plenário aprovou uma emenda ao Projeto de Lei Complementar nº 11/2023 que propõe alteração na Lei nº 6.913, que trata sobre o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, prestado mediante compartilhamento de veículo solicitado a partir de rede digital (aplicativos). “Locais de grande aglomeração de pessoas, que disponibilizam áreas embarque e desembarque dos usuários do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, precisam do controle do órgão público para disciplinar o seu uso, seja pela segurança dos usuários, passageiros e motoristas, seja pelo potencial de interferência direta na mobilidade e no trânsito das vias públicas que dão acesso a esses locais”, informou Nina.

Ao final da sessão, quatro matérias em segunda discussão foram aprovadas: PL 45/2022, do vereador Milklei Leite (PV), sobre a concessão de alvará sanitário para a instalação de gabinetes profissionais para a prestação de serviços da optometria, PL 330/2022, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que cria a Semana Municipal de Enfrentamento à Lesbofobia, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 29 de agosto, PL 410/2022, do vereador Nivaldo Bacurau (PSB), que altera o nome da Rua Baurú, no bairro da Redinha para “Rua Carlos Antônio Liberado”, e o PL 442/2022, do vereador Kleber Fernandes (PSDB), que cria o Programa Jovem Músico.


Compartilhe esse post


CÂMARA DE NATAL HOMENAGEIA 108 ANOS DO ABC E ENTREGA COMENDA MARIA LAMAS FARACHE

  • por
Compartilhe esse post

Nesta segunda-feira (26), em sessão solene, a Câmara Municipal de Natal abriu os festejos pelo aniversário do ABC Futebol Clube, com a entrega da Comenda Maria Lamas Farache. No próximo dia 29, o recordista mundial de títulos estaduais completará 108 anos de fundação.

A solenidade foi aberta pelo presidente da casa, vereador Eriko Jácome, e conduzida pelo propositor da homenagem ao Mais Querido, e autor da criação da comenda, vereador Anderson Lopes (Solidariedade). “Como torcedor alvinegro quero parabenizar o ABC e dizer que a Câmara Municipal de Natal presta justa homenagem a esse, que é o primeiro e mais antigo e vitorioso clube em atividade”, declarou o presidente da CMN. 

“Estamos entregando a Comenda Maria Lamas Farache pela segunda vez, e a criação desta medalha fez com que outras também surgissem para homenagear outros clubes. E assim, valorizamos o esporte e o Futebol potiguar”, disse o vereador alvinegro Anderson Lopes, acrescentando que esse ano os homenageados foram escolhidos entre os torcedores que guardam mais história com o clube.

Torcedores como Roberto Luíz da Costa Barbosa, mais conhecido como “Bora Porra”, que marca presença nas arquibancadas alvinegras desde 1969. “Mesmo nas fases difíceis não podemos abandonar o time. É preciso acreditar que vamos sair dessa e permanecer na série B”, acredita ele, se dizendo emocionado com a homenagem. 

Entre os 38 agraciados este ano, estava a pequena torcedora Sofia Marques Sousa, de apenas 8 anos de idade. O pai, Balduíno Martins, contou que a leva desde antes dos dois anos para o Frasqueirão. Ele acredita que, com cuidados com a segurança, o estádio é um local seguro e um ambiente familiar, além de ensinar às crianças sobre ganhar e perder, e sobre respeito ao adversário, além de proporcionar socialização e bons momentos em família.

Também foram homenageados jornalistas, dirigentes e o ex-jogador William Alves de Oliveira (in memoriam), até hoje lembrado como “motorzinho do ABC”. Em 04 de junho de 1972, ele foi autor do primeiro gol no Castelão (estádio demolido para dar espaço ao Arena das Dunas), com a camisa alvinegra, em um Clássico Rei, entre ABC e América, do qual o ABC saiu vitorioso. William Alves foi representado pelo filho Wagner Andrade de Oliveira. “Meu pai se orgulhava de nunca ter perdido um Clássico Rei”, lembrou, garantindo que toda família é alvinegra e veio prestigiar a homenagem.

Conselheiro do ABC, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, foi homenageado e representou o prefeito Álvaro Dias e o presidente do ABC FC, Bira Marques.


Compartilhe esse post