Início » Arquivos para 5 de outubro de 2023, 11:39h

outubro 5, 2023


AGRIPINO NEGA QUE UNIÃO BRASIL SEJA INTEGRANTE DO GOVERNO LULA DA SILVA

  • por
Compartilhe esse post

Agripino levou Álvaro e Allyson para reunião com ministro do Turismo, Juscelino Filho e saiu satisfeito, com promessas de apoio e recursos – Foto: Reprodução

Apesar de repetir, reiteradas vezes, que “não há nenhuma troca de apoios por ministérios e que o União Brasil não integra ou integrará a base de apoio do governo federal”, o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, ex-senador José Agripino Maia, é presença constante em reuniões e audiências com representantes do governo Lula (PT), em Brasília. Usando sua forte influência política, ele é o “cicerone” de prefeitos e políticos potiguares na gestão federal, onde o União Brasil ocupa os Ministérios do Turismo (Celso Sabino) e o das Comunicações (Juscelino Filho).

Agripino alegou que os ministros Celso Sabino e Juscelino Filho foram convidados pelo presidente Lula por suas capacidades técnicas e experiências administrativas, ou seja, “não foram indicação do partido”. No entanto, Celso foi colocado no lugar antes da deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ), em julho passado, numa tentativa da gestão federal em aprovar temas considerados prioritários no Congresso, como a reforma tributária, novo marco fiscal e o projeto que beneficia a União no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), conforme matéria do G1.

Por sua vez, Juscelino Filho foi indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AC), influente articulador do Senado (que ele já presidiu) e atual presidente da Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ) da Casa, responsável por sabatinar as indicações para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme o G1, Alcolumbre segurou por meses a sabatina de André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por insatisfação com o governo deste, e, num caso semelhante, poderia fazer o mesmo com a sabatina de Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF.

Em entrevista ao Diário do RN em novembro de 2022, Agripino afirmou que não existia a menor chance do partido ocupar o posto de “Centrão de Lula”, numa referência ao papel desempenhado pelo PL durante a gestão Bolsonaro. “Jamais o União Brasil trocará a concessão de ministérios por apoio, jamais” afirmou. E destacou que, em um eventual pensamento de embarque da legenda no governo Lula, ele seria o primeiro a questionar o PT sobre seus planos e projetos para a nação.

“Isso depende de uma série de respostas que a nova gestão teria de dar antes, ao partido. ‘Qual é o projeto de Brasil que está se colocando e se discutindo?’ A primeira pergunta que vou fazer é essa, como também ‘qual é a segurança jurídica? Cadê o respeito à propriedade privada? Cadê a independência do Banco Central? Cadê o equilíbrio das contas?’ Há uma série de perguntas que tem que ser feitas antes do partido decidir”, reafirmou, na ocasião.

Agripino é o interlocutor de Álvaro Dias e Allyson Bezerra em Brasília
Após um dia movimentado em Brasília, quando participou de reuniões com prefeitos, integrantes da bancada federal potiguar e o ministro do Turismo Celso Sabino, José Agripino classificou a rápida viagem como “muito produtiva” para a expansão e o fortalecimento do turismo na região do Litoral Norte do Rio Grande do Norte e os municípios de Natal e Mossoró. Os prefeitos das duas cidades, Álvaro Dias (Republicanos) e Allyson Bezerra (União Brasil) integraram a comitiva do ex-senador.

Entre as “boas novas” que Agripino citou ao Diário do RN, nesta quarta-feira (4), está o apoio e o compromisso do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, para o início efetivo do projeto Perobas, que visa o fortalecimento do turismo no litoral norte do Estado; e o compromisso do presidente da CCJ do Senado, senador Davi Alcolumbre, com a obtenção de recursos federais para obras estruturantes nos dois maiores municípios do RN.

“Foi um dia muito produtivo. Na reunião com o ministro Celso Sabino e os deputados Benes Leocádio e Paulinho Freire, ficou acertado que no próximo dia 16, um representante do Ministério do Turismo virá ao Rio Grande do Norte para uma reunião com o Sebrae, prefeitos do litoral norte, a bancada federal e o governo do Estado, para discutir as providências para o projeto”, explicou.

Agripino disse que o Sebrae é uma peça fundamental para a formulação do projeto Perobas, por sua expertise e experiência e que o ministro Sabino, que é do União Brasil, já se comprometeu com a iniciativa. “O fortalecimento do turismo na região de Perobas tem o apoio do governo federal, que precisa da parceria com o governo estadual para a efetivação do projeto”.

Ele falou também sobre as boas novas para os municípios de Natal e Mossoró, após o compromisso do presidente da CCJ do Senado em auxiliar na obtenção de recursos federais para importantes obras estruturantes. Os prefeitos Álvaro Dias (Republicanos) e Allyson Bezerra (União Brasil) participaram do encontro e saíram satisfeitos.

“Álvaro pediu recursos para o projeto de engorda da praia de Ponta Negra e Allyson, pleitos para a obtenção de recursos orçamentários para uma série de obras que está realizando em Mossoró. Todas essas ações contam com meu apoio integral, por serem ações que trarão importantes melhorias para ambas as cidades”, disse o presidente do União Brasil no RN.


Compartilhe esse post

EM AGENDA NA ESPANHA, FÁTIMA VISA INVESTIMENTOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

  • por
Compartilhe esse post

Durante assinatura de convênios, Fátima Bezerra destacou: “Estamos dando mais um passo importante para alavancar o nosso Rio Grande do Norte nas energias limpas” – Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT), cumpre agenda desde esta segunda-feira (2) na Europa, para uma série de encontros com empresas interessadas em investir na produção de energias renováveis, infraestrutura portuária e agricultura do Rio Grande do Norte.

Nesta quarta-feira (4), a governadora esteve na cidade de Puertollano, na Espanha, onde se reuniu com dirigentes da indústria de eletrolisadores Acciona Nordex Green Hidrogen, S.L. e assinou Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de cadeia industrial de hidrogênio de baixas carbono e energias eólicas no estado.

Segundo a governadora, esse encontro viabilizou uma grande oportunidade para produção do hidrogênio verde. “Estamos dando mais um passo importante para alavancar o nosso Estado nas energias limpas. Assinamos o memorando com a Nordex que vai possibilitar toda a cadeia de produção de hidrogênio verde contemplando a estrutura do nosso porto indústria”.

A comitiva que acompanha a chefe do executivo nesta agenda pela Europa é formada pelos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha e da Assessora Especial de Governo, Guia Dantas.
A agenda se estenderá até a quinta-feira (5), onde toda comitiva deverá se reunir com outros empresários e investidores espanhóis para apresentar os estudos sobre o potencial energético do RN, na área renovável, incluindo o projeto do Porto-Indústria Verde e a produção de hidrogênio verde.

WALTER ALVES PARTICIPA DE REUNIÃO EM BRASÍLIA
Enquanto a governadora Fátima Bezerra cumpre agenda no exterior, Walter Alves (MDB), segue como governador em exercício do Estado, até o próximo domingo (8). “A governadora Fátima Bezerra está em missão internacional com o objetivo de atrair investimentos para o nosso estado, mais especificamente na área de fruticultura e para o Porto-Indústria Verde. E enquanto ela está cumprindo essa tarefa, como tem sido comum desde o início do ano, eu estou interinamente chefiando o Executivo do RN. Ficarei no cargo até dia 8. Ela retoma dia 9”.

Walter detalha ainda que cumpre agendas importantes, tanto da área administrativa como sua ida a Brasília, mas de grandes eventos que ocorrem na Capital.

“Nesse período estou tendo reuniões administrativas com os secretários e cumprindo compromissos importantes como o que participei da abertura da Conferência Brasileira da Mudança do Clima, importante evento que está acontecendo no RN esta semana e no qual eu pude expor o que o governo tem feito para combater esse problema. Ainda esta semana estaremos em Brasília, onde participaremos de reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, para debater alguns assuntos de interesse do Rio Grande do Norte. E também participaremos da posse do novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso; e da abertura da Festa do Boi, este importante evento que conta com o apoio do governo todos anos e que em 2023 deve ser um dos maiores da história”.


Compartilhe esse post

JOANNA GUERRA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA COM ÁLVARO DIAS E RAFAEL MOTTA

  • por
Compartilhe esse post

Joanna Guerra cumpriu compromissos administrativos e políticos na capital federal com o prefeito Álvaro Dias e o ex-deputado Rafael Motta – Foto: Reprodução

Apontada como possível aposta do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para ser sua sucessora eleitoral no próximo ano, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, tem se destacado cada dia mais como representante oficial do gestor em eventos e reuniões políticas. Nos últimos dois dias, ela acompanhou Álvaro em viagem a Brasília, onde participou de reuniões e audiências para apresentar pleitos e obter apoios e recursos públicos para obras e ações de interesse de Natal.

Uma das reuniões foi no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, quando ela acompanhou a consolidação de emenda parlamentar para construção do primeiro hospital veterinário público do município, com o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB). Representando o prefeito de Natal, Joanna destacou que a obra “sempre foi um compromisso do prefeito Álvaro”, que “se tornará realidade” em breve.

Momento antes, ao lado do prefeito de Natal, a secretária municipal participou de reunião com o líder do Republicanos na Câmara Federal, o deputado Hugo Motta (PB), com quem discutiu obras estruturantes em andamento no município. Joanna é presidente municipal da legenda em Natal e secretária geral do Republicanos no Rio Grande do Norte, com mandato iniciado em 9 de fevereiro de 2023 e com fim previsto para 18 de novembro de 2024.

Procurada pela reportagem do Diário do RN nesta quarta-feira (4), Joanna não respondeu as mensagens de aplicativo ou retornou as ligações até o fechamento desta edição. No entanto, em entrevista exclusiva ao Diário no fim de agosto passado, ela afirmou que seu papel “é sempre técnico e nunca político” e que “não pensa ou pretende opinar sobre questões políticas”.

Aprovada pelos vereadores governistas, que a classificaram como uma “boa opção”, ela disse que seu compromisso é “contribuir com a gestão, que tem executado obras estruturantes por toda cidade, tendo a minha pasta, um papel importante no monitoramento dessas entregas”. E que é “grata à confiança que o prefeito tem depositado em mim, como secretária de Planejamento e na coordenação de projetos importantes para Natal. Mas não procede que, por isso, eu venha a ser pré-candidata a prefeita, nem a vereadora.

O nome de Joanna Guerra passou a circular entre pouquíssimos e privilegiados integrantes do círculo íntimo de Álvaro em meados de junho passado, quando um aliado do prefeito confirmou ao Diário do RN que o gestor apostaria no perfil totalmente técnico, não testado nas urnas e livre das “nódoas” da polarização ideológica entre direita e esquerda que dominou as últimas duas eleições no país.

“EU GOSTO DE DESAFIO”

“Eu gosto de desafio. Quem resolve ocupar um cargo público já está preparado para qualquer desafio”, afirmou Joanna Guerra, ao ser questionada sobre um possível apoio do prefeito Álvaro Dias para a sua sucessão municipal em 2024, em entrevista recente à 98 FM. “Não é fácil ocupar um cargo público e lidar com questões públicas diariamente. Você tem que fazer muito com pouco. E é muita responsabilidade”, disse.

Perguntada sobre suas intenções política, ela disse que não pensa em ser candidata, apesar de ter sugerido que pode vir a disputar um cargo, se for convidada. Joanna disse ainda que considera não ter “perfil” adequado para a função. Mas, indicou que não recusaria um convite para representar a atual gestão no pleito municipal de 2024.

“A gente sempre quer fazer mais, poder contribuir. Mas, o foco é poder entregar as obras, porque a gente sabe a importância disso”, despistou a secretária, que foi convidada por Álvaro Dias para ser presidente do Republicanos em Natal. O prefeito é o líder estadual do partido.


Compartilhe esse post

LANÇAMENTO DO PIX AUTOMÁTICO É ADIADO PARA OUTUBRO DE 2024

  • por
Compartilhe esse post

Pix – Foto: Marcello Casal Jr

Daqui a um ano, o correntista poderá agendar transferências automáticas via Pix para o pagamento de contas recorrentes. O Fórum Pix, composto por representantes do Banco Central (BC) e das instituições financeiras e de pagamento, definiu a data de lançamento do Pix Automático para outubro de 2024.

Inicialmente prevista para abril do próximo ano, a ferramenta foi adiada em seis meses. No entanto, segundo o BC, a estimativa foi ajustada por causa da complexidade do novo produto, do tempo necessário para desenvolver o papel de cada um dos participantes e da definição das estratégias comerciais das instituições financeiras.

O BC também mencionou “questões organizacionais” internas, mas não informou se o atraso está relacionado à operação padrão dos servidores do órgão.

Segundo o novo cronograma, a publicação do regulamento do Pix Automático e dos manuais para os participantes ocorrerá em dezembro. De janeiro a agosto de 2024, o sistema será desenvolvido. Os testes para homologar a ferramenta ocorrerão em agosto e setembro e o lançamento para o correntista em outubro.

O Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de que o correntista precise autorizar cada transação.

Entre os pagamentos que podem ser feitos com a ferramenta, estão contas de água, luz e telefone; assinatura de serviços como internet, streaming, clubes e portais de notícias; mensalidades como escola, academia, condomínio e plano de saúde; e serviços financeiros, como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio.


Compartilhe esse post

ABC BUSCA A SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA NO BRASILEIRO

  • por
Compartilhe esse post

Argel contará com a experiência do atacante Wallyson e a juventude do meia-atacante Andrey – Foto: Reprodução

Depois de voltar a vencer após 14 rodadas, o ABC mesmo virtualmente rebaixado, tentará hoje diante da Chapecoense, às 19h, na Arena Condá, em Chapecó/SC, conquistar a segunda vitória consecutiva e a quarta no Campeonato Brasileiro da Série B. O técnico Argel Fuchs quer aproveitar o bom momento da equipe para construir uma sequência positiva e deixar a lanterna da competição.

Com 19 pontos e faltando oito rodadas para o encerramento da Série B, o ABC segue na zona de rebaixamento com 99,96% de chances matemáticas de rebaixamento. Como será impossível escapar do retorno à Série C, a meta é lutar para não encerrar a competição em último lugar. Cinco pontos separam o clube do 19º colocado, no caso o Londrina, outro candidato ao rebaixamento.

Também lutando contra a degola, a Chapecoense aparece em 17º lugar com 29 pontos, mas como não vence há seis rodadas, a expectativa é de que o ABC consiga tirar proveito da situação adversária. O técnico Argel Fuchs espera contar com o aproveitamento do atacante Paulo Sérgio, artilheiro do time com três gols no campeonato, a experiência de Wallyson e a juventude do meia Andrey.

O atacante Anderson Cordeiro, que sofreu uma queda na vitória contra a Ponte Preta, foi reavaliado e recebeu alta médica. Os desfalques ficam por conta de Fábio Lima e Maycon Douglas, entregues ao DM, assim como os zagueiros Genilson e Geovane. A novidade poderá ser o garoto Randerson. O volante foi promovido aos profissionais e pode aparecer na escalação atuando pelo lado direito.


Compartilhe esse post

OUTUBRO ROSA: A VIDA ALÉM DO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

  • por
Compartilhe esse post

A tradicional Exposição Fotográfica do Grupo Bonitas retrata a beleza da mulher e suas nuances, ressignificando o diagnóstico de câncer -Foto: Anderson Régis/Diário do RN

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No Brasil, esse é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, para este ano são estimados 73.610 novos casos, que representam uma taxa de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.

“À noite eu passei a mão no seio e senti um nódulo na mama, me preocupei na hora porque minha mãe teve câncer de mama e meu pai morreu de câncer de pulmão, só que a gente vive numa correria tão grande que eu ‘esqueci’. Após uma semana, no trabalho, eu lembrei que tinha sentido o nódulo e no outro dia já marquei a consulta”, foi por meio do auto toque, em fevereiro deste ano, que Dayane Wanderley, 42, sentiu que deveria buscar ajuda, não tardando em marcar consultas para uma avaliação e, consecutivamente, os exames que na mesma semana já foram solicitados pela médica, que desde o começo das consultas, ressaltava a urgência da investigação do nódulo.

Exposição Fotográfica do Grupo Bonitas -Foto: Anderson Régis/Diário do RN

Incentivada a buscar ajuda e ir a fundo na investigação do nódulo, aceitar o processo não foi fácil, “Passava um filme na minha cabeça de tudo que eu tinha vivenciado com a minha mãe, com o meu pai. Depois, chegava a negação: não, não vai dar, porque eu tô bem, não tem nada. Aí depois entra a aceitação. E na parte da aceitação entra a fé. Não é fácil aceitar esse diagnóstico. Só que é possível, sim, e se tem que enfrentar mesmo com medo. Medo tem, a gente tem, mas a gente enfrenta”. A maior insegurança era de como seu marido iria reagir ao diagnóstico, ela também se preocupava com o filho de apenas 4 anos. No entanto, ao contrário do que ela imaginava, seu esposo não chorou e não se desesperou, ele a incentivou a ir à luta e não desistir.

Morando em Natal desde janeiro de 2022, a goiana Dayane precisou contar com o apoio das mulheres e de sua igreja, formando uma rede de apoio indispensável para o tratamento. A médica que acompanhava seu caso, a orientou a fazer a quimioterapia e depois a cirurgia que será realizada dia 17 deste mês, para que em seguida, ela comece a fazer radioterapia.

Nesse caminho, Dayane também encontrou apoio no grupo Bonitas, que apoia mulheres com câncer fugindo do convencional quando o assunto é pautar a autoestima, conversando sobre inúmeros assuntos que vão além do diagnóstico. Lá, ela sente como se não estivesse sendo julgada por ninguém, pois muitas mulheres já tinham passado pelo mesmo processo: “É gente pra cima, gente feliz, é disso que eu estou precisando agora. E é isso, você pode sair de casa triste, mas quando você chega lá não tem tristeza. Não é questão de romantizar a doença, não é isso que acontece, mas é uma dando apoio para a outra, porque todo mundo está no mesmo barco”, afirma Dayane.

Um olhar além do câncer – autoestima e redescoberta

Em 2015, o Grupo Bonitas surgiu com a proposta de amenizar as aflições durante o tratamento oncológico de mulheres que, em meio a inúmeros problemas, também sentem inseguranças em função da perda de cabelo, por vezes, comum ao tratamento. No mês de outubro, alusivo ao debate sobre o câncer de mama, o Bonitas abre espaço para sua tradicional exposição que retratam a beleza da mulher e suas nuances além do diagnóstico, que para muitas pessoas, pode ser um atestado de morte , mas no Bonitas, o diagnóstico é ressignificado.

Exposição Fotográfica do Grupo Bonitas -Foto: Anderson Régis/Diário do RN

A 6ª edição da exposição acontece dentro da própria sede do Bonitas – localizada na Rua Souza Pinto, 1157, Tirol – e traz, pelo olhar da fotógrafa Ana Galvão, treze mulheres que celebram a vida e chamam atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A exposição ocorre de 10h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Adilza Holanda, diretora do grupo Bonitas, destaca: “A importância desse projeto é mostrar cada vez mais a importância e urgência desse projeto, o Bonitas trabalha a autoestima das mulheres e de uma equipe multidisciplinar. Além de tudo, a casa é aberta porque muitas vezes elas não aguentam a pressão. Aqui pensamos na qualidade de vida delas, elas adentram aqui e querem ser acolhidas e são de todas as formas”.


Compartilhe esse post