Início » Arquivos para 5 de julho de 2024, 11:00h

julho 5, 2024


LEI SECA NO RN: MAIS DE 32 MIL MOTORISTAS AUTUADOS EM 10 ANOS

  • por
Compartilhe esse post

Nos últimos 10 anos, mais precisamente entre 2014 e 2023, um total de 32.773 motoristas foram autuados e multados por embriaguez ao volante no Rio Grande do Norte. Destes, 30.418 foram punidos administrativamente e outros 2.355 criminalmente. Os dados constam em relatórios estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) e Polícia Militar do RN, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

Segundo a Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca, é proibido o ato de dirigir sob efeito de álcool no Brasil independentemente da quantidade consumida. Quando o bafômetro acusa até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, a infração é considerada gravíssima e o condutor autuado administrativamente. Acima disso, é crime de trânsito, com prisão em flagrante. Para ambas as situações, a Lei Seca determina multa de R$ 2.934,70, perda de 7 pontos na Carteira de Habilitação e mais a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Ainda de acordo com as estatísticas, neste mesmo período de 10 anos, 1.504 ações de trânsito foram realizadas em todo o estado com a missão de reduzir a quantidade de acidentes envolvendo veículos automotores conduzidos por pessoas sob efeito de álcool. Ao todo, 762.471 testes de bafômetro foram feitos. Resultado? Enquanto a frota de carros, motocicletas e caminhões em circulação no Rio Grande do Norte aumentou 60% na última década (saltando de 965.824 veículos em 2014 para 1.545.023 veículos em 2023), o número de mortes no trânsito caiu mais de 40% no período. Em números absolutos, foram 782 pessoas mortas em razão de acidentes causados por bebedeira em 2014, contra 468 vítimas letais ao longo de 2023, o que representa 314 vidas salvas em razão da Operação Lei Seca.

Lei Seca
No dia 19 de junho, a Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca (instrumento normativo que regulamenta e proíbe o ato de dirigir sob efeito de álcool), completou 16 anos em vigor. No Rio Grande do Norte, a lei foi implementada em 2014, visando, sobretudo, reduzir o número de acidentes ocasionados por motoristas alcoolizados.

“Com mudanças significativas na metodologia de fiscalização ao permitir que sinais físicos e comportamentais fundamentem prisões em flagrante, independentemente do teste do etilômetro, a Polícia Militar incorpora uma análise mais eficaz do comportamento do motorista.

Contudo, há um aspecto que necessita de maior atenção e desenvolvimento: as campanhas educativas. A repressão deve caminhar lado a lado com a educação. É imperativo que os esforços para a diminuição da embriaguez ao volante incluam uma abordagem educacional, sensibilizando os motoristas sobre os riscos de dirigir sob influência do álcool”, destaca o relatório do Detran-RN.

Ainda de acordo com o documento, o Detran-RN destaca que a união entre o rigor na fiscalização e os esforços educacionais “são os caminhos mais eficazes para a segurança no trânsito, evidenciando a importância de políticas públicas com essa”.

Menos mortes no trânsito
O que explica a redução? Para o Detran-RN, não somente as mudanças na legislação, mas as políticas públicas implantadas a partir da Lei Seca, têm ajudado a reduzir as mortes no trânsito em razão de embriaguez ao volante. “O que era conduta comum, rotineira, passou a ser visto como comportamento perigoso e ameaçador; criou-se pressão social. A mudança cultural veio da combinação da Lei Seca com operações de fiscalização e campanhas educativas”, afirma.

“Diante do exposto, é possível notar a distribuição das autuações no decorrer dos anos de 2016 a 2023, bem como a significante redução na proporção de condutores autuados em comparação com os abordados, onde em 2016 era de 10,93%, já 2023, passou para 3,00%, o que permite concluir que está havendo, por parte dos condutores, a conscientização com relação à ideia de que bebida e álcool não combinam”.


Compartilhe esse post

PADRE ARRANJA DESCULPA PARA RETIRADA DE SANTA E É DESMENTIDO PELA POPULAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

A mudança na imagem e no local de um dos símbolos religiosos de Macau tem gerado polêmica e envolvido o pároco da cidade, padre João Batista, em discussões nas rodas de conversas e redes sociais. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, que estava instalada desde a década de 90 na entrada da cidade, foi retirada sem explicação e posta num depósito aos fundos da Prefeitura. No lugar, foi instalada uma imagem nova, em um pedestal menor, inaugurada nesta semana. Informações sobre os custos da confecção da nova imagem foram negadas pelo padre. “Não convém no momento”, disse após ser contatado pela reportagem do Diário do RN.

Ele deu sua versão sobre a alteração: “A ideia foi suscitada pela comunidade católica, pelos agentes de pastoral engajados na vida paroquial, por dois motivos: o grau de desgaste temporal da antiga imagem e o desejo que, na comemoração dos 170 anos de criação da paróquia (que será comemorado em 19 de agosto de 2024), pudéssemos ter esta simbologia recolocada na entrada da cidade”.

Segundo ele, por sugestão do padre Jailton Soares, que é filho da paróquia de Macau, foi confiado ao artista Jailson, da cidade de Pendências-RN, a tarefa da confecção. No entanto, as discussões em redes sociais mostram que nem toda a comunidade católica concorda com a substituição.

Numa das postagens contra, por exemplo, uma popular da cidade faz um vídeo com desabafo discordando da mudança e defendendo uma reforma na imagem antiga, e não o descarte. Nos comentários, muita gente acompanha a opinião de dona Raimunda Nobre. “A pergunta que eu faço é onde está a antiga imagem da santa”, “Concordo plenamente com Dona Raimunda”, “Nossa senhora da Conceição é a Padroeira da Cidade de Macau, tem que permanecer na entrada da cidade”, são alguns dos comentários.

Embora a imagem antiga esteja depositada num terreno com matagal nos fundos da Prefeitura, o padre João Batista diz que a imagem antiga pertence ao poder público, e que fez uma solicitação para que ela passe aos cuidados da paróquia. Segundo ele, ainda não recebeu resposta.

Padre nega caso homoafetivo em Macau

O mesmo padre João Batista supostamente já se envolveu em caso homoafetivo no município. O escândalo veio à tona em redes sociais, inclusive com citação do nome dos envolvidos. A informação sobre o líder religioso é tratada com discrição pela sociedade macauense e mesmo vindo à tona em grupos e redes, ele nega o caso. “Eu desconheço, até porque quem é de Macau conhece, sabe quem é o padre João Batista”, diz.

A pessoa que supostamente teria envolvimento com o padre seria também sócio de uma empresa de locação de ônibus, que presta serviços à Prefeitura e a empresas privadas. O padre nega envolvimento do CPF dele com a empresa. “Trata-se de fake news e desconheço. Não existe meu CPF. Você pode verificar, meu CPF não está ligado a nenhum tipo de empresa”.

Além de negar o valor destinado para a nova santa, arrecadado dos fiéis, o pároco costuma esbanjar um estilo de vida acima da média, utilizando, por exemplo, Jeep de luxo pela cidade e é criticado pela ausência de política de assistência social por parte da igreja macauense.


Compartilhe esse post

DEPUTADOS DO PL PEDEM AUTORIZAÇÃO PARA TRAIR O PARTIDO NA ELEIÇÃO 2024

  • por
Compartilhe esse post

Nas redes sociais, o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) divulgou a agenda “intensa” de trabalho em Brasília, ao lado do deputado federal general Girão (PL). Os compromissos incluíram a liberação de novas emendas, visita ao ex-presidente Bolsonaro e reunião com o presidente do partido Valdemar da Costa Neto.

Foi com o comandante nacional do PL que os deputados buscaram autorização para seguir caminho oposto ao acordado nos municípios potiguares nestas eleições. Sem passar por Rogério, eles foram a Valdemar pedir autorização para serem infiéis ao PL em alguns colégios eleitorais do Rio Grande do Norte. O assunto foi exposto por Girão, em seu Instagram.

“Aproveitamos o dia de hoje, 3 de julho, para também darmos um abraço no nosso presidente do PL, deputado Valdemar da Costa Neto, na companhia do Coronel Azevedo. Trocamos ideias a respeito de fidelidade partidária e de como o PL pode se comportar nas eleições municipais no estado do Rio Grande do Norte. Sugerimos ao presidente que, em alguns casos, apoiadores nossos, com ou sem mandato que não tenham conseguido ter espaço no PL para concorrer, que eles possam ser apoiados por nós sem caracterizar infidelidade partidária.

A mensagem diz, ainda, que Valdemar deverá analisar a possibilidade da carta branca para a infidelidade partidária: “O presidente Valdemar da Costa Neto nos prometeu verificar possibilidade de fazer um aditivo na recomendação feita para todos os todos os estados”. Ele se refere à recomendação que foi dada pelo PL Nacional para que o apoio dos filiados siga as alianças fechadas pelo partido em cada um dos municípios nestas eleições.

O pedido de Girão quer deixá-los livres para seguirem caminhos opostos ao que vem sendo decidido por Rogério Marinho, presidente estadual do PL no RN, em algumas localidades do Estado. Em Natal, Girão chegou a resistir ao apoio à Paulinho Freire (UB), nome apoiado pelo seu partido.

O General Girão questionou a aliança. Ele é um dos que defendem que o nome apoiado por Rogério não representa a direita em Natal. No começo do ano, o deputado se colocava como “pré-candidato a prefeito da direita”. Abriu mão e em maio declarou o apoio ao candidato do União Brasil.

Apesar disso, quer o aval para se descolar do PL em locais como Santa Cruz, onde pode não apoiar Dra Fernanda Costa (PL) e tem intenção de subir ao palanque de Aninha de Cleide (MDB).
Coronel Azevedo, em Parnamirim, deve apoiar a pré-candidata Nilda (Solidariedade), em vez de Salatiel de Souza, pré-candidato do PL. Na semana passada, o parlamentar chegou a receber Kátia Pires, pré-candidata a vice-prefeita na chapa com Nilda em seu gabinete. Acompanhada pela filha, vereadora Carol Pires, a presidente do União Brasil parnamirinense posou em fotografia com o deputado do PL para selar o apoio.


Compartilhe esse post

OPOSIÇÃO NA CMN ACUSA ÁLVARO DIAS DE AUMENTAR ROMBO NA PREVIDÊNCIA

  • por
Compartilhe esse post

Segundo a Prefeitura, a migração deve permitir uma economia mensal em torno de R$ 9 milhões por mês aos cofres, o que significa uma redução no limite de gastos com pessoal, por parte do Tesouro Municipal, por possibilitar a redução dos aportes de cobertura de insuficiência do Fundo Financeiro de Previdência – FUNFIPRE.

A medida recebeu críticas de vereadores da oposição, uma vez que a “economia” deverá acontecer em detrimento de um déficit que foi gerado por falta de repasses patronais no Fundo.

“O que acontece é que com a ausência de concursos e com vários não pagamentos por parte patronal, por parte da prefeitura, o FUNFIPRE se transformou num fundo deficitário. Então a prefeitura tem que ir por ano colocar mais de R$ 200 milhões para cobrir esse déficit. Aí o que que ela fez? Pegou mais de 1.000 servidores desse fundo e o redirecionou para o FUNCAPRE”, explica o vereador Daniel Valença (PT).

O questionamento parte do conceito de que, ao passo que transfere os inativos para o fundo superavitário, a Prefeitura deverá se eximir de cobrir o déficit que existe no Fundo Financeiro e poderá, a médio e longo prazo, gerar novos rombos na previdência municipal. “A questão é que, primeiro, esses recursos na prática deveriam beneficiar o conjunto do funcionalismo e a Prefeitura não dá nenhum sinal nesse sentido. E, segundo, mudanças como essa levam a médio, longo prazo, a termos novos rombos na previdência e aí são necessárias novas reformas, novas mudanças, novos ataques a direitos”, explica Valença.

Segundo a gestão Álvaro, “as despesas” com aposentados e pensionistas impedem investimentos em ouras áreas. Em mensagem ao Projeto, o Executivo alega que a despesa com a NatalPrev ocorre “em detrimento de todo o restante da população da Municipalidade, que não pode contar com tais recursos públicos para investimentos em outras áreas de suma importância para os munícipes, como saúde, educação, assistência social, dentre outros”.

A Prefeitura detalha que o custo previdenciário em 2023 foi de R$ 289.369.954,18, o que representa um gasto mensal médio da ordem de, aproximadamente, R$ 22.250.000,00, em aposentadorias e pensões, em prol de aproximadamente seis mil beneficiários. E complementa: “Trazendo a análise de tal situação para o Exercício Fiscal atual (2024), observa-se que a despesa continua crescendo, alcançando, somente até o mês de maio de 2024, o montante total de R$ 138.123.060,02, o que representa um gasto mensal médio da ordem de, aproximadamente, R$ 27.600.000,00, fato esse que, por si só, faz com que não restem dúvidas quanto à real necessidade da atualização legislativa aqui perseguida”.

“Enquanto isso, a Prefeitura vai gastar os mais de R$ 290 milhões que colocava no FUNFIPRE por ano para cumprir para cobrir o déficit em outros gastos que, sem dúvida alguma, não vai ser para atender os interesses dos trabalhadores da cidade. Por fim, não chegou nenhum PL de funcionalismo público da cidade espera, não chegou o PL da data base, não chegou da carreira SUAS, não chegou dos auxiliares de enfermagem, da saúde bucal na atenção básica, dos fisioterapeutas na urgência, emergência (…) Então Álvaro Dias quer milhões de reais, mas não para valorizar o funcionalismo dos trabalhadores da cidade. Ao contrário. Para torrar nas festas das eleições e fazer uso como bem entender desses recursos que pertencem aos servidores da cidade”, complementa Daniel Valença.

Já o líder do governo na Câmara de Natal, vereador Raniere Barbosa, explica que o valor poderá ser investido no servidor e também para obras: “Com relação a previdência é uma alteração no regime próprio da previdência do FUNFIPE transferindo para o FUNCAP um fundo que estava deficitário para um fundo superavitário, onde a Prefeitura terá uma folga de caixa da ordem de R$ 9 milhões/mês para que o município possa investir tanto no servidor para a data base implantação de carreiras como também para o seu custeio e obras”, esclarece.


Compartilhe esse post