Início » Arquivos para 23 de julho de 2024, 13:00h

julho 23, 2024


ALUNA DA UFRN RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL DE TURISMO NA HOLANDA

  • por
Compartilhe esse post

Na cidade de Natal, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celebra uma conquista notável no campo do turismo. Uma de suas alunas, cujo trabalho vem ganhando reconhecimento internacional, foi agraciada com o prêmio mais prestigiado da área de turismo na Holanda.

A estudante em questão é Sara Jane, mestranda em turismo da UFRN, uma jovem pesquisadora que se destacou por seu trabalho inovador sobre os impactos da gamificação aplicada em eventos, com os participantes do GO!RN 2023. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, em uma amostra de 201 participantes que vivenciaram a gamificação nas modalidades propostas pelo evento, que tratava de inovação e tecnologia.

“Despretensiosamente, submeti um artigo, seguindo a temática da minha dissertação, imaginando como seria incrível ter essa oportunidade de estar nesse espaço, nesse meio tempo, ainda havia a barreira da língua, de ter que apresentar um trabalho totalmente em inglês, mas com o apoio da minha família, foi muito mais fácil seguir em frente” declara Sara.

O prêmio foi concedido durante o congresso chamado de “THE INC 2024 – Tourism, Hospitality and Events INternational Conference”, que aconteceu em Amsterdã, Holanda, e entregou 3 prêmios, um para cada área principal: Turismo, Hospitalidade e Eventos. O evento reuniu 110 apresentações realizadas por 170 professores e estudantes de 60 países ao redor do mundo. O artigo de Sara foi premiado na categoria Eventos, e além do certificado também recebeu 100 libras (Aproximadamente R$ 720,00).

Sara ressalta a importância desse prêmio como reconhecimento de muita dedicação e empenho: “Para mim a conquista do Prêmio é o reconhecimento de um trabalho que venho realizando na minha pesquisa de Mestrado no GESTUR (Grupo de Estudos em Gestão de Turismo) sobre Tecnologia e Gamificação em Eventos, fico muito feliz em poder discutir sobre essa temática utilizando um evento local como um case de sucesso e loco da pesquisa”.

No RN, Sara expressou sua gratidão à UFRN pelo apoio e ajuda de custo e ao seu orientador, Luiz Mendes-Filho, cujo incentivo foi fundamental para o sucesso de seu projeto. Ela também enfatizou a importância dos outros co-autores: “Ao professor Sérgio pelas orientações e ajuda na parte quantitativa, e a Hillary, que fez parte de toda essa construção ao meu lado”.

Além de conhecer autores que são referência na área, a estudante também teve a oportunidade de adentrar um espaço perfeito para networking: “Foi incrível estar nesse momento de discussão e visualizar a amplitude das pesquisas da tecnologia no turismo, assim como ver essas aplicações em outras realidades completamente diferentes do Brasil”.

GO!RN
O GO!RN é o maior evento de inovação e negócios do Rio Grande do Norte. Voltado para potenciais empreendedores, empresários inovadores e do segmento de tecnologia, startups e micro e pequenas empresas tradicionais, é desenvolvido pelo SEBRAE e correalizado por diversos e importantes atores do ecossistema de inovação.

A última edição do GO!RN aconteceu em novembro de 2023, tendo na programação palestras, rodadas de negócios, stands e gamificação. O público estimado nos dois dias de evento foi superior a 10,4 mil pessoas. A gamificação do evento possuía pontos de check in espalhados no local.


Compartilhe esse post

GRANDE NATAL REGISTRA CERCA DE 75 RECLAMAÇÕES, POR DIA, POR SOM ALTO

  • por
Compartilhe esse post

O som alto está na mira da segurança pública. Em Natal, as recorrentes denúncias de ruído excessivo estão fazendo a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR), intensificar as ações preventivas. Neste último final de semana, por exemplo, foi deflagrada a operação “Noite Tranquila”, a primeira de 2024. A missão foi fiscalizar estabelecimentos comerciais e fazer as devidas orientações.

Segundo a delegada Danielle Filgueira, a DEMAATUR está atuando em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal no monitoramento, fiscalização e combate à poluição sonora, de modo e prevenir os danos que ela causa a seres humano e animais.

Na parceria, a delegada explicou que a Prefeitura de Natal fica com a responsabilidade da utilização dos sonômetros (decibelímetros), equipamentos utilizados para medir a intensidade do som do ambiente correlacionando o valor obtido à sensação auditiva humana. “Nem todo som alto é crime ambiental. Para configurar o crime ambiental, depende do ambiente em que está sendo gerado, do horário e do dia da semana. Na maioria das vezes, o que acontece é a perturbação do sossego, o que configura uma contravenção”, destacou a delegada. Com a DEMAATUR, fica a autuação e a abertura do inquérito policial.

A poluição sonora ocorre quando há excesso de ruídos que afetam a saúde. Além disso, ela é considerada crime ambiental. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, o infrator pode ser punido com prisão e multa. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Em outras palavras, a poluição sonora acontece quando o som altera a condição normal da audição em um espaço, ocasionando dados à qualidade de vida de pessoas e animais, sendo considerada um problema de saúde pública em todo o mundo.

PM recebe média de 75 ligações por dia por causa de som alto
São diversas as situações que provocam desconforto acústico, desde uma pessoa falando muito alto até o ruído de um avião decolando. Em Natal, caixas e aparelhos de som instalados em automóveis, residências e em estabelecimentos comerciais não deixam os operadores do 190 sossegados. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), somente na Grande Natal, a Polícia Militar recebe uma média de 75 ligações por dia por causa de som alto. São 2.250 ligações por mês, totalizando mais de 27 mil chamadas por ano, só para reclamar da barulheira alheia.

Em 2022 foram 28.613 denúncias sobre barulhos ou ruídos excessivos. Em 2023, foram registradas 25.594 chamadas para som alto. Este ano, somente no primeiro semestre, o CIOSP já contabilizou 13.711 chamadas recebidas sobre o problema.

O que diz a Lei
Como se sabe, atualmente há um crescente desrespeito à paz pública, com ruídos excessivos em quase todos os dias e horários, principalmente com a utilização de aparelhos sonoros em veículos, música em bares, boates etc.

Ao contrário da crença popular, o sossego público deve ser respeitado em qualquer horário, seja dia ou noite, em dia de semana ou fim de semana. Na verdade, não importa o dia ou o horário, e, sim, o limite de decibéis do ruído.

No Rio Grande do Norte, de acordo com a Lei Estadual nº. 6621/1994, alterada pela Lei nº 8.052/2002, em seu artigo 6º, “consideram-se prejudiciais à saúde, à segurança ou ao sossego público quaisquer ruídos que atinjam, no exterior ao recinto em que tem origem, nível sonoro superior a 85 (oitenta e cinco) decibéis”. E mais: “Às festas tradicionais, folclóricas e populares, bem como as manifestações culturais religiosas, não será aplicado o limite do art. 6º desta Lei, assegurando-se a sua realização, mediante prévio comunicado a autoridade competente”.

Malefícios
Muitos associam a poluição sonora com a perda auditiva, mas ela vai além. São alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, perda de desempenho cognitivo e outras várias doenças.

A poluição atmosférica não é a única que tem efeitos prejudiciais para os seres vivos do planeta. A poluição sonora, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde.

Um motorista buzinando com seu carro, um grupo de trabalhadores com uma britadeira rompendo o pavimento, um avião sobrevoando o céu. Tudo isso é ruído. E se é prejudicial aos humanos, também é para os animais.

Noite Tranquila
A operação “Noite Tranquila” foi deflagrada na última sexta-feira (19). A ação teve como objetivo fiscalizar e monitorar estabelecimentos comerciais na Zona Sul de Natal, visando combater a poluição sonora. A DEMAATUR explicou que a ação focou na orientação de estabelecimentos que estavam operando com som excessivamente alto, configurando crime de poluição sonora.

Durante a operação, um restaurante foi notificado por violar as normas de controle de ruído.

Além da notificação, outros restaurantes e bares foram alvos de denúncias também foram orientados, embora no momento da fiscalização não estivessem com o som em volume alto.

A operação é parte de um esforço contínuo para garantir o bem-estar da população e manter a ordem pública, especialmente em áreas urbanas. As ações de fiscalização e orientação visam assegurar que os estabelecimentos comerciais cumpram as normas ambientais e de urbanismo, promovendo um ambiente mais tranquilo e saudável para todos.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

São expressamente proibidos, independentemente de medição de nível sonoro, os ruídos:

I – Produzidos por veículos com equipamento de descarga aberta ou silencioso adulterado ou defeituoso;

II – Produzidos por aparelhos ou instrumentos de qualquer natureza utilizados em anúncios ou propaganda na via pública ou para ela dirigidos;

III – Produzidos por buzinas, ou por pregões, anúncios ou propaganda à viva voz, na via pública, em local considerando pela autoridade competente como “zona de silêncio” ou “sensível a ruídos”;

IV – Produzidos em edifícios de apartamentos, vilas e conjuntos residenciais ou comerciais, em geral por animais, instrumentos musicais ou aparelhos receptores de rádio ou televisão ou quaisquer reprodutores de sons, ou ainda de viva voz, de modo a incomodar a vizinhança, provocando o desassossego, a intranquilidade ou desconforto;

V – Provenientes de instalações mecânicas, bandas ou conjuntos musicais e de aparelhos ou instrumentos produtores ou amplificadores de som ou ruído, quando produzidos na via pública ou quando nela sejam ouvidos de forma incômoda;

VI – Provocados por bombas, morteiros, foguetes, rojões, fogos de estampido e similares.

Parágrafo único. Os bares, boates e demais estabelecimentos de diversão noturna observarão em suas instalações normas técnicas de isolamento acústico, de modo a não incomodar a vizinhança.


Compartilhe esse post

CÂMARA DE TANGARÁ GASTA MAIS DE R$25 MIL DE COMBUSTÍVEL DURANTE RECESSO

  • por
Compartilhe esse post

Em dois meses apenas e com a frota de um veículo, a Câmara Municipal de Tangará utilizou mais de quatro mil litros de combustível. O faturamento no Posto Trairí, em janeiro e fevereiro de 2024, foi de R$ 26.344,70, de acordo com o Portal da Transparência da casa legislativa tangaraense. Pela proporção, a presidente da Câmara, Ana de Ilo (PSD), gastou cerca de um tanque de combustível por dia, todos os dias, de janeiro e fevereiro, no único veículo da “casa do povo”.

O valor é quase R$ 25 mil maior que a despesa com combustível do mesmo período no ano passado. Entre janeiro e fevereiro de 2023, a Câmara de Vereadores de Tangará pagou R$ 1.453,41 ao Posto Trairi. Já nos 12 meses do ano passado, o valor total gasto pela casa legislativa foi de R$ 38.334,75; somente 12 mil a mais que janeiro e fevereiro deste ano.

É importante lembrar, ainda, que neste período, a Câmara se encontra em recesso parlamentar.

Segundo o Artigo 15 do Regimento Interno os trabalhos são realizados de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 01 de agosto a 15 de dezembro.

Os R$ 26.344,70 gastos com combustível nos dois primeiros meses de 2024 pela Câmara tem pouca diferença em relação às despesas do Município de Tangará no período. A Prefeitura pagou R$ 30.325,09 ao mesmo posto Trairi.

O duodécimo recebido pela Câmara Municipal é de R$ 208.892,15. No primeiro semestre de 2024, recebeu R$ 1.253.352,90, pelos dados registrados no Portal da Transparência da Câmara.


Compartilhe esse post

ROBÉRIO: “DECISÃO ANTIDEMOCRÁTICA E AUTORITÁRIA DE SETOR DO PSOL”

  • por
Compartilhe esse post

O PSOL Natal foi um dos primeiros partidos a marcar as convenções partidárias. Para o primeiro dia permitido pelo calendário eleitoral, sábado, 20. No mesmo dia, foi levado a cancelar o evento que consolidaria a candidatura própria do partido à Prefeitura de Natal, apresentando Camila Barbosa candidata. A ordem de cancelamento do evento veio da Executiva Nacional, assinada pela presidente nacional do PSOL Paula Bermudes Morais Coradi. A provocação foi do presidente estadual do partido e presidente da Federação PSOL-Rede no RN, Sandro Pimentel, que defende o apoio a Natália Bonavides (PT), em vez do nome do seu partido.

O vereador do PSOL, Robério Paulino, “lamenta” a ordem da Executiva Nacional: “Eu lamento profundamente essa intervenção do Diretório Nacional. Ainda mais eu sendo um dos 101 fundadores nacionais do PSOL. Essa intervenção foi provocada por um setor antidemocrático do PSOL RN, inclusive contra uma decisão tomada democrática e coletivamente. Essa intervenção foi provocada por um setor antidemocrático, autoritário do PSOL RN contra uma decisão democrática em Natal”, afirma em conversa com a reportagem do Diário do RN.

Segundo Robério, Sandro Pimentel tem “interesses”: “Ele está fazendo cálculos que a candidatura da Natália é mais conveniente para ele no sentido de eleger os candidatos que ele está defendendo dentro do partido”.

Para o parlamentar que representa o partido na Câmara de Natal, pode haver uma articulação interna do PT em relação a isso. Na opinião dele, “hoje existem setores na direção nacional do PSOL que tem contato direto com a direção do PT e que pode muito bem ter havido uma interlocução para essa intervenção”.

E complementa: “Mas o problema, do nosso lado do diretório municipal, achamos que é inviável o apoio a Natália (Bonavides) por alguns motivos. Primeiro que nacionalmente o PT tem votado políticas contra os trabalhadores como o arcabouço fiscal, que é a mesma política do teto de gastos do ministro Guedes de Bolsonaro. Segundo, esse novo ensino médio é inaceitável. O pessoal não aceita isso”.

Ele, pontua, ainda, temáticas que o partido quer levar ao debate durante a campanha e que “o PT não vai fazer”. “Por exemplo, vamos defender o ensino integral em todas as escolas de Natal, nós vamos defender a criação de uma empresa pública de transporte”.

Em nota encaminhada no sábado, o Diretório Municipal do PSOL Natal classifica a decisão como “uma intervenção inédita que ataca frontalmente a democracia interna do partido”. Repudiando “qualquer intervenção nacional sobre as instâncias de direção municipal” e afirmando que “não será intimidada’, a nota complementa: “A intervenção da Executiva Nacional aconteceu por provocação de um recurso assinado por Sandro Pimentel, que teve sua posição de apoio à Natália Bonavides derrotada na direção do PSOL Natal. Sandro apelou para uma intervenção burocrática e inédita no PSOL Natal, sufocando a democracia interna do partido em prol de suas posições individuais”.

Em conversa com o Diário do RN, o presidente estadual do PSOL RN defende que não houve intervenção: “Intervenção seria se o Diretório Nacional dissesse ‘Em Natal vocês vão ter que apoiar A B ou C. Está dizendo é para fazer uma consulta. Se na consulta os filiados disserem que deve ter candidatura própria, vai ter candidatura própria e eu serei o primeiro vou fazer questão de estar com a bandeira da candidatura própria pedindo voto”. A decisão pelo nome de Camila foi tomada por votação, por seis a três, entre os nove membros do Diretório Municipal.

No entanto, Sandro Pimentel acha que o nome de Natália Bonavides é melhor que o nome de Camila Barbosa. “Porque a Natália é um nome que já é muito conhecido em Natal, já foi vereadora de Natal, deputada federal pela segunda vez, chegou a ser a mais votada de Natal. É um nome que tem um acúmulo muito maior, já estão com ela todos os partidos de esquerda, nós entendemos que o PSOL não deve ficar indo isoladamente fora dessa disputa. O meu entendimento é de que é o único nome que está posto capaz de ir para o segundo turno e derrotar a direita”, explica.

Segundo Pimentel, que afirma ter montado 70% da nominata, dos 29 pré-candidatos do PSOL-Rede, 23 concordam com seu posicionamento; todos os doze pré-candidatos a vereador da Rede e 11 do PSOL. “Mas é que a gente tem mais de 12 mil filiados. O que eu pedi é que os filiados decidam, ou seja, eu estou pedindo a ampliação da democracia”, completa defendendo que seu posicionamento é “legítimo”.

Em junho, após decisão pela pré-candidatura própria, Camila Barbosa explicou ao Diário do RN que a definição se deu para “superar a estrutura ‘oligárquica’, o Partido Socialismo e Liberdade tomou a decisão de não integrar frente ampla da esquerda em Natal”. Na ocasião, a pré-candidata afirmou que as alianças eleitorais apresentadas ultrapassavam seus “limites de princípios”: “Existe também uma resolução Nacional do nosso partido que não estimula e proíbe coligação com o MDB, com o PRD, que são partidos que fizeram parte em algum momento também da base do ex-presidente Bolsonaro”.

Em conversa com a reportagem após a suspensão da convenção, Camila afirma que “nunca na história do PSOL em Natal a decisão foi encaminhada através do voto dos filiados”, e que resolução de tática eleitoral, emitida em março, diz que o diretório das cidades com mais de 200 mil eleitores, o diretório é a instância outorgada para definição da candidatura. “Por isso é uma intervenção tão grave da parte do diretório nacional”, afirma ela.


Compartilhe esse post

COM DIFICULDADE PARA DEFINIR VICE, CARLOS EDUARDO EVITA O ASSUNTO

  • por
Compartilhe esse post

O Solidariedade retirou, neste fim de semana, a indicação do nome de Kelps Lima para a candidatura a vice-prefeito de Natal em chapa com Carlos Eduardo (PSD). Segundo nota divulgada, o partido “optou não mais esperar nos prazos estipulados pelo PSD”.

A agremiação vai agora reiniciar a montagem de suas estratégias para as eleições majoritárias na capital e até o próximo dia 24 de julho, data de sua convenção, conforme texto publicado pela sigla.

“O Partido Solidariedade montou uma nominata que pretende eleger de 3 a 4 vereadores em Natal, tem o primeiro lugar nas pesquisas para a prefeitura de Parnamirim (terceiro maior colégio eleitoral do Estado), também mantém diversos candidatos a vereador a prefeito e vice-prefeito em outras cidades do interior; e muitas decisões nos municípios são influenciadas pela posição do partido na eleição da escolha do futuro prefeito da capital”, diz trecho da nota.

Ao Diário do RN, Kelps Lima afirma que até amanhã, 23, acontecerá nova definição e anúncio do partido, a partir de “muitas conversas internas” que estão acontecendo. O ex-deputado garante que a decisão já tomada é “não apoiar o PT”. Kelps deverá ir de acordo com o grupo, tendo a missão de “promover a unidade”.

Perdendo a opção do Solidariedade, Carlos Eduardo não quis se pronunciar sobre o assunto.

Segundo sua assessoria de comunicação, não há, “por enquanto”, posição dele sobre a questão.

Outra opção que circula nos bastidores seria o nome do também ex-deputado Jacó Jácome. Em reportagem publicada pelo Dário do RN na última sexta-feira, 19, Carlos Eduardo estaria articulando o nome de Jácome para agregar parcela do eleitorado evangélico à sua candidatura.

No entanto, Jacozinho, como é conhecido, teria problema em como defender seu principal tema, o aborto, diante da volta das denúncias que revelam que seu pai, Antônio Jácome, forçou uma jovem do interior a abortar, quando exercia o mandato deputado estadual. O caso, que veio à tona em 2011 em denúncia publicada pelo Jornal de Hoje, tenderia a prejudicar a candidatura de Carlos Eduardo, mais do que ajudar.

Na época, Jácome acabou respondendo a um procedimento disciplinar e julgado por um Conselho da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte – IEADERN, que o puniu com a perda do título de pastor e proibição de usar o púlpito da igreja, local onde as pregações são feitas.

Diante dos obstáculos, se voltam para Rafael Motta (Avante) as possibilidades de se tornar o candidato a vice-prefeito de Natal na chapa com o ex-prefeito. Apesar de negar publicamente a retirada de sua pré-candidatura, nos bastidores, Rafael estaria mantendo conversas com Carlos Eduardo, com quem disputou, em 2022, uma vaga ao Senado, dividindo os eleitores da centro esquerda norte rio-grandense. Com cerca de 5% de intenções de votos nas pesquisas realizadas até aqui, Motta estaria vendo mais vantagem em se unir ao seu ex-opositor.


Compartilhe esse post