Início » Arquivos para 26 de julho de 2024, 13:00h

julho 26, 2024


BUSCA POR NAUFRÁGIOS É O PRIMEIRO PASSO ANTES DE COMEÇAR ENGORDA

  • por
Compartilhe esse post

A busca por naufrágios, destroços ou qualquer outro obstáculo que possa existir no fundo do mar na praia de Areia Preta será o primeiro passo antes de, definitivamente, se dar início às obras de engorda na faixa de areia na praia de Ponta Negra. O objetivo é evitar problemas com a embarcação que vai dragar a areia que será utilizada no aterramento hidráulico e aumento da faixa litorânea em Ponta Negra. Este é o cronograma previsto até então.

“Este trabalho deve ser concluído logo, mais tardar na próxima semana”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, se referindo ao início das obras, ainda sem levar em consideração a ação movida pelo MPF. Após o fato se tornar público, o gestor ressaltou que, enquanto a Justiça Federal não se manifestar, as etapas serão seguidas à risca.

Ao Diário do RN, o titular da Semurb explicou que a draga encarregada pelo serviço irá, inicialmente, fazer o imageamento do local. Isso significa a tomada de imagens, a representação, reprodução ou imitação da forma de uma pessoa, área, terreno ou objeto. “Eles vão escanear o fundo do oceano para verificar se tem algum tipo de naufrágio, algum tipo de obstáculo que possa atrapalhar o deslocamento da draga ao longo da sua execução. Isso é um procedimento normal, operacional, antes de iniciar a dragagem em si”, explicou o gestor.

Importante explicar que a draga é um navio que possui um equipamento capaz de fazer a remoção de areia, rochas e lodo do fundo de rios, lagos e praias. A embarcação é muito utilizada na limpeza, aprofundamento e/ou alargamento das áreas de embarque e desembarque para grandes navios em portos.

A engorda de Ponta Negra prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos de areia do mar, na altura da praia de Areia Preta, na Via Costeira. Toda esta areia será depositada ao longo de 4 quilômetros de praia em Ponta Negra, fazendo a “engorda da orla”. Com isso, a estimativa é alargar a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira em até 50 metros na maré cheia e de até 100 metros quando a maré estiver baixa.

Ainda de acordo com o secretário — e de imediato já atendendo parte das 83 condicionantes feitas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) ao conceder a licença — também será realizada uma coleta de campo na jazida, que é de onde será retirada a areia. Esta jazida é um banco de areia localizado a cerca de 7 km da costa.

Segundo a Prefeitura de Natal, seguindo em linha reta, a jazida ficaria em frente ao farol de Mãe Luíza.

Já a coleta de campo, é uma análise em laboratório de parte de fauna e da flora existente no local. Estes seres vivos são microalgas e animais que compõem a ictiofauna (conjunto das espécies marinhas que vivem em um certo ambiente ou determinada região biogeográfica).

“O Idema nos condicionou isso. Então, antes de iniciar a obra, a gente tem que fazer isso o quanto antes. Se possível, terminar ainda nesta semana. E também já vamos montar o canteiro de obras, uma tubulação em torno de 400 metros que é por onde vai jorrar a areia. Essa tubulação vai ser acoplada à draga, uma vez que ela não pode se aproximar tanto da costa, senão encalha. Então, esses procedimentos de canteiro de obra, de montagem de tubulação, de acoplamento, de imageamento, do trabalho de campo que nós vamos fazer, isso deve demorar aproximadamente cinco dias, no máximo, estourando uma semana”, acrescentou Thiago.

“Antes do final deste mês, ou bem no começo de agosto, estaremos começando por lá. Enquanto isso, a gente vai fazer essa preparação operacional, que vai envolver em torno de 80 a 85 profissionais, trabalhadores, entre eles uma experiente equipe holandesa, que opera a draga.

Vamos cumprir rigorosamente as condicionantes do IDEMA”, complementou o titular da Semurb.

Ainda em 2024
A DTA Engenharia, empresa que integra o consórcio contratado pela Prefeitura de Natal para a execução da engorda de Ponta Negra, estima que a obra seja concluída em cinco meses após o seu início.

Segundo o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, ainda não houve solicitação, por parte da Prefeitura, para a volta da draga para Natal. “Até porque ainda tem condicionantes para serem cumpridas, para efetivamente começar”, enfatizou o secretário.

A licença ambiental emitida pelo Idema aponta 83 condicionantes que precisam ser cumpridas por parte do Executivo municipal antes de se iniciar a obra propriamente dita. Thiago Mesquita espera responder a todas as condicionantes em um prazo de cinco a oito dias.

A ideia de se fazer um aterro na praia de Ponta Negra surgiu há 12 anos, época em que o calçadão da orla ruiu após o avanço e força da maré. Estudos foram feitos, audiências e discussões realizadas. A conclusão da empresa paulista Tetratech, na época, foi a de que a engorda é a melhor alternativa para a proteção costeira da principal praia de Natal, considerada um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte.

Custo da obra
Somando-se todas as etapas das obras de defesa costeira promovidas pela Prefeitura de Natal na praia de Ponta Negra, os serviços irão custar mais de R$ 108 milhões. Deste total, mais de R$ 73 milhões serão só para a engorda. A estimativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Serão realizados ainda o complemento do enrocamento feito ao longo da orla e alterações na drenagem.

Enrocamento
Em uma obra anterior, foram colocados 19 mil blocos de concreto entre a altura do Hotel Serhs, na Via Costeira, até o início do calçadão de Ponta Negra, onde já existe uma proteção até a altura do Morro do Careca. Em 2014 foram instalados 2 quilômetros de pedras para proteção do Calçadão, que enfrentou um longo processo de erosão e avanço do mar.

Drenagem
O objetivo é alterar a drenagem no local para reduzir a força das águas pluviais que chegam à praia e, assim, minimizar a erosão costeira. Antes do enrocamento, um estudo realizado pelo Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte identificou 22 ligações clandestinas de esgoto.

MPF quer suspensão da licença. Justiça marca audiência para a próxima semana

Na última quarta-feira (24), o Ministério Público Federal ingressou com uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão da licença concedida pelo Idema. Nesta quinta (25), a juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, proferiu o despacho marcando uma audiência para a próxima segunda-feira (29), com representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), da Prefeitura do Natal dos pescadores de Ponta Negra.

Licença emitida
O Idema concedeu a Licença de Instalação e Operação (LIO) da obra de engorda da praia de Ponta Negra na tarde da segunda-feira (23), após decisão do juiz titular da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Geraldo Antônio da Mota. A licença, concedida pelo prazo de 10 anos, apresenta 83 condicionantes que ainda necessitam de mais esclarecimentos por parte da Prefeitura de Natal e da empresa contratada.


Compartilhe esse post

PESQUISA DATAVERO: ALLYSON AGRADECE E ADVERSÁRIOS ACREDITAM EM CRESCIMENTO

  • por
Compartilhe esse post

“Agradeço ao povo de Mossoró pela confiança no trabalho que estamos desenvolvendo”. Com poucas palavras, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), se referiu aos resultados da pesquisa Diário do RN/Datavero, divulgados nesta quinta-feira, 25, em que teve maioria esmagadora de intenções de votos.

Na pesquisa estimulada, Allyson Bezerra tem 76,13% das intenções de votos; o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (PSDB), 3,88%; Genivan Vale (PL), representante da direita bolsonarista, 2,88%; Zé Peixeiro (Republicanos), 2%; Tony Fernandes (Avante), 0,75%; e Irmã Ceição (PRTB), 0,13%. Responderam ‘nenhum’ 9,25%, e não sabem ou não responderam, 5%.

O chefe do Executivo mossoroense também abordou a avaliação da gestão. Segundo ele, os resultados se devem à equipe que compõe a administração municipal: “Gratidão a nossa equipe e servidores que são os protagonistas da aprovação da nossa gestão”.

De acordo com a pesquisa Diário do RN/Datavero, a avaliação da gestão municipal revelou que a gestão Allyson Bezerra é aprovada por 82% dos entrevistados. A desaprovação foi de 11,75% e não souberam ou não quiseram responder, 6,25%.

A classificação da gestão também foi positiva para o chefe do Executivo Municipal. Das pessoas que responderam à consulta, 29,88% classificaram a gestão como excelente e 44,25% como boa.

Opinaram como ‘Regular para mais’, 10,38%, e ‘Regular para menos’, 8,25%. Já os que avaliam a gestão como ruim, são 1,88%; como péssima, 2,75% e não souberam ou não quiseram responder, 2,63%.

Colocado em segundo lugar, com 3,88% das intenções de votos, Lawrence Amorim falou no trabalho de construção de diálogo com a população para dar “protagonismo ao povo”.

“Estou muito focado em andar nos bairros e comunidades rurais, ouvindo a população para construir, com muito diálogo, um Plano de Governo realista, que dê protagonismo ao povo”, afirma à reportagem do Diário do RN.

Apesar da diferença de mais de 70 pontos percentuais do primeiro colocado na sondagem, o pré-candidato do PSDB diz que tem tido aceitação da população: “Então temos tido uma aceitação muito forte das pessoas, e é esse sentimento que norteia nossa pré-candidatura, firme e forte, em sintonia com os anseios de Mossoró”.

Já Genivan Vale, que ficou em terceira colocação, com 2,88% das intenções de votos, não acha que o resultado se assemelha ao que afirma ver nas ruas de Mossoró. Segundo ele, a pesquisa diverge de outras consultas a que teve acesso.

“Não é isso que vemos nas ruas de Mossoró. E diverge muito de outros institutos. Antes não tínhamos pesquisas de institutos diferentes. Agora temos e estranhamos tanta diferença. Porém, independente da divergência entre institutos, isso só aumenta nossa responsabilidade em mostrar a Mossoró de verdade, onde a população procura por exames, consultas, medicamentos, e não encontra. Onde procura vagas para creches e também não encontra”, afirmou o empresário.

Quando a campanha for às ruas, o pré-candidato acredita no crescimento do seu nome e cita o que chamou de “mentira da mídia palaciana”.

“Acredito que temos muito a crescer quando pudermos mostrar aos mossoroenses que eles precisam acreditar mais no que veem com seus próprios olhos, do que acreditar na mídia palaciana que passa 24h mentindo e falando de uma cidade perfeita, e que não existe”, complementou.

Os candidatos Zé Peixeiro, Tony Fernandes e Irmã Ceição não se pronunciaram sobre os resultados da pesquisa até o fechamento desta edição.

A pesquisa Diário do RN/ Datavero ouviu 800 pessoas nos dias 20 e 21 de julho. A margem de erro é de 3%. O nível de confiança é de 95%. Está registrada sob protocolo RN-02219/2024.


Compartilhe esse post

SETOR EVANGÉLICO IGNORA ESCÂNDALOS E DEVE EMPLACAR VICE DE CARLOS EDUARDO

  • por
Compartilhe esse post

Ainda não é 100% definido, mas está mais para “70%” a decisão final pelo nome de Jacó Jácome (PSD) como candidato a vice-prefeito em chapa com Carlos Eduardo Alves (PSD). A informação foi passada ao Diário do RN por uma fonte que não quis se identificar.

O nome de Rafael Motta (Avante), que tem pré-candidatura a prefeito lançada, também é cogitado, mas “não há nada concreto”. Fontes ligadas diretamente aos dois, confirmam que reuniões aconteceram entre Rafael e Carlos Eduardo, mas o ex-deputado federal tem poucas chances de retirar sua candidatura para formar aliança com o ex-prefeito, apesar de “não estar descartado”, conforme informações.

O que vem contando para o fechamento da chapa puro-sangue é o “somatório de votos” que o segmento evangélico, representado pelos Jácomes, representa. Embora, em Rafael Motta pese agregar um partido, o Avante, em aliança com o isolado Carlos Eduardo, o ex-deputado Jacozinho, como é conhecido, poderá se tornar o único evangélico na disputa majoritária em Natal, fator que estaria pesando mais para a escolha. Nos bastidores, a análise passa pelo diferencial em relação às pré-candidaturas de Paulinho e Natália, que não têm representantes dos evangélicos, fatia forte de eleitorado, na disputa.

Jacó Jácome conversou com o Diário do RN sobre a possibilidade de ser o vice de Carlos Eduardo. Apesar de pontuar “nenhuma oficialização”, destaca que as conversas avançaram respaldadas pelo setor evangélico e embasadas por pesquisas.

“Integro os quadros do PSD há 8 anos e estou cada vez mais convicto de que Natal não deseja retroceder numa aventura, por esse motivo a candidatura do PSD com Carlos Eduardo tem sido respaldada pela população que já o conhece de outras eleições e gestões. Dentro desse espectro e respaldado pelo segmento ao qual represento, iniciamos as conversas para a composição da chapa como vice-prefeito, fico bastante lisonjeado de ter sido lembrado. Essas conversas avançaram embasadas por análises de números e pesquisas e em breve teremos um desfecho”, informou.

Com o respaldo do nome de Jacó Jácome, o setor evangélico e Carlos Eduardo ignoram as denúncias e escândalos que envolveram o pai de Jacozinho, o também ex-deputado Antônio Jácome, que teria forçado uma jovem do interior a abortar, quando exercia o mandato de deputado estadual.

O caso veio à tona em 2011 e a denúncia foi publicada pelo Jornal de Hoje. Com a repercussão do caso de adultério e a denúncia formal da jovem que teria sido usada sexualmente e forçada a fazer um aborto, Jácome acabou respondendo a um procedimento disciplinar e julgado por um Conselho da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte – IEADERN, que o puniu com a perda do título de pastor e proibição de usar o púlpito da igreja, local onde as pregações são feitas.

O assunto voltou à pauta nos corredores políticos de Natal e ganhou nova repercussão nas últimas semanas. O assunto foi abordado em reportagem no Diário do RN da última sexta-feira, 19.

Um dos membros da Comissão Disciplinar que puniu Antônio Jácome, é hoje o presidente da Assembleia de Deus no RN, Pastor Martin Alves, um dos entusiastas do projeto de Jacó a vice-prefeito de Carlos Eduardo. Uma das pautas defendidas pelos Jácomes e que deverá ser levantada na campanha é a criminalização do aborto.

De acordo com o que se conversa nos bastidores, a confirmação de Jácome, o filho, deve vir até antes da convenção de Carlos Eduardo, marcada para o dia 3 de agosto.

A convenção do Avante, onde pode ser oficializada a pré-candidatura de Rafael Motta à Prefeitura de Natal, acontecerá no dia 1º de agosto.

Rafael, inclusive, já estaria avançando nas tratativas para definição de sua chapa que pode ter como vice, Samela Gomes, ex-reitora da Universidade Potiguar e filiada ao Avante.


Compartilhe esse post

FOCO NA ZONA NORTE É APOSTA DA CHAPA NATÁLIA BONAVIDES E MILKLEI LEITE

  • por
Compartilhe esse post

“A Zona Norte Merece Mais, Milklei vice-Prefeito de Natal” será o lançamento da pré-candidatura do vereador e presidente estadual do PV no Rio Grande do Norte à vice-prefeito na chapa com Natália Bonavides (PT). O evento vai acontecer na próxima segunda-feira (29), às 19h. A confirmação foi dada pelo próprio Milklei e sua assessoria de imprensa, nesta quinta-feira (25).

A deputada federal, que vai encabeçar a chapa, tinha conversado com outros partidos para formar composição, como o MDB do vice-governador Walter Alves, que tinha indicados nomes à vice na chapa. “Dialogamos com todos os partidos que estão conosco nessa campanha e a percepção do grupo é a mesma. Montamos uma chapa forte e que vai disputar para vencer as eleições deste ano”, afirma Natália Bonavides.

Ela complementa: “Milklei é um parlamentar dedicado na Câmara Municipal, em especial aos problemas enfrentados pela população que vive na Zona Norte da cidade. Temos andado juntos por Natal, ouvindo as pessoas nos bairros, nas comunidades. Essas atividades mostraram as nossas afinidades, a maneira como enxergamos as questões na nossa capital e a vontade comum de resolvê-las. A decisão foi tomada a partir dessa construção. Além disso, é um símbolo para evidenciar que a nossa candidatura e futura gestão vão dar prioridade à Zona Norte, há anos esquecida pelas administrações medíocres dos grupos políticos que estiveram e estão na Prefeitura até agora”.

Aliado do PT e da governadora Fátima Bezerra (PT), o MDB do vice-governador Walter Alves diz compreender o argumento em torno do projeto eleitoral de Natália. O presidente do diretório municipal do MDB de Natal, Julio Protassio, informa que já houve reunião comunicando a decisão por compor chapa com o PV, em vez dos nomes apresentados pelo MDB. Ele afirma que “Walter Alves compreendeu o argumento”.

“Natália se reuniu ontem à tarde com o governador em exercício Walter Alves, presidente estadual do MDB, justificando que por uma pesquisa qualitativa, o perfil do vice tinha que ser um político com atuação na Zona Norte para fortalecer a chapa majoritária. Walter Alves compreendeu o argumento”, afirmou Protassio.

Em conversa com o Diário do RN em matéria publicada no dia 18 de julho, o – até então – pré-candidato a reeleição ainda não havia decidido sobre o convite feito pelo PT e pela deputada federal para a formação da chapa na disputa. “O coração está pedindo para ser vereador e a cabeça está pedindo para ser vice de Natália”, admitiu Milklei Leite, explicando ser lisonjeiro o convite, mas destacando ponderação em relação ao projeto de reeleição à Câmara de Natal.

“O partido tem alguns que não querem arriscar perder a cadeira do Partido Verde nas pautas. Tem que ser muito bem pensado para que a gente vá para uma situação que seja também vencedora”, explicou ele na ocasião.

A saída de Milklei tende a facilitar o acesso de outros nomes da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PcdoB) à Câmara Municipal, principalmente os pré-candidatos do PT. Além disso, soma à Natália a proximidade de Milklei com a Zona Norte.

Milklei representa Nossa Senhora da Apresentação há 30 anos

Milklei Leite é potiguar, nascido em 5 de março de 1978 no município São Gonçalo do Amarante/RN. Casado há 22 anos, reside há mais de 30 no bairro Nossa Senhora da Apresentação, o mais populoso de Natal, na Zona Norte, onde sempre teve atuação política. Criou, inclusive, a Associação dos Melhores Amigos do Bairro Nossa Senhora da Apresentação (ASMANS), com objetivo de levar projetos sociais à comunidade.

Do trabalho de mais de 20 anos como motorista de transporte opcional, criou a Associação dos Trabalhadores no Transporte Opcional do RN (ASTOERN) em 2006, e depois o sindicato SINTROERN, o que possibilitou acordos coletivos e proporcionou sua participação no Conselho Municipal de Transporte.

Foi candidato a vereador em 2016 pelo PT, onde obteve 1.704 votos, em 2018 se lançou candidato a deputado estadual, dessa vez pelo PSOL, obteve 4.346 votos. Em 2020 no pleito municipal foi eleito com 2.721 votos pelo Partido Verde. Em 2022 foi candidato pelo PV, onde já era presidente estadual da legenda, e obteve 12.885 votos.

De 90 a 95% da sua votação vem da Zona Norte. Só da Nossa Senhora da Apresentação saíram mais de 80% de seus votos.

Milklei é defensor da Tarifa Zero na cidade de Natal e a bandeira do transporte é sua principal defesa desde que assumiu como vereador. Foi presidente da Comissão de Transporte do legislativo municipal desde que assumiu, apresentou mais de 300 projetos de lei, tendo dezenas deles aprovados.

Assumiu a presidência do PV em agosto de 2021. Foi reconduzido novamente em dezembro de 2022 até 2025. Em 2023 se envolveu em polêmica com a deputada Eudiane Macedo, co-partidária, quando vetou a filiação do seu marido Tárcio Macedo ao partido. A parlamentar e Tárcio também têm a Zona Norte como reduto eleitoral. A filiação dele só foi possibilitada após intervenção na Executiva Nacional do Partido. Tárcio deverá compor nominata pelo PV.
Agora, Milklei afirma que deixa de disputar uma vaga na Câmara para “fazer pelo povo o que nunca ninguém fez, e com Natália, isso é uma realidade”.

“Hoje quem está no poder é o mesmo grupo de sempre, já faz 20 anos, desde a eleição de 2004, que o poder é alternado, sai prefeito, entra vice pra virar prefeito, sai prefeito entra vice, hoje tem um ex-prefeito e um ex-vice querendo voltar ao poder, isso ninguém tá vendo?”, questiona Milklei.


Compartilhe esse post