Início » Arquivos para 9 de outubro de 2025, 13:00h

outubro 9, 2025


QUEIMADAS E INCÊNDIOS AVANÇAM NO RN E MOBILIZAM BOMBEIROS E SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

Com a chegada do período mais seco do ano, o Rio Grande do Norte enfrenta o aumento de focos de queimadas e incêndios florestais, especialmente nas regiões Oeste e Seridó. De janeiro a setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBM/RN) registrou 869 chamados, número que tende a crescer até dezembro, período mais crítico para esse tipo de ocorrência.

Tendo em vista o aumento nos números, uma operação especial de combate, denominada “Abraço Meio Ambiente” (AMA), é coordenada pelo Corpo de Bombeiros e mobiliza equipes, viaturas especializadas e equipamentos de apoio. Embora a ação seja iniciada, formalmente, no segundo semestre, o trabalho dos militares é permanente, atuando no combate às chamas durante todo o ano, segundo destaca o coronel Marcos Miranda, diretor do Comando Operacional do CBM/RN.

O oficial detalha que os batalhões de Mossoró e Caicó concentram a maioria dos casos. “Mossoró contabiliza 580 ocorrências atendidas, com o apoio de 18 militares diários e cinco viaturas, contemplando também as cidades de Apodi, Assu e Pau dos Ferros. Já o batalhão de Caicó registrou 289 casos no período. Na Região Metropolitana de Natal, o número de ocorrências é bem menor. As chuvas mais constantes têm contribuído para reduzir a incidência de incêndios florestais, restringindo o trabalho dos bombeiros a incêndios urbanos e em terrenos baldios”, observou.

O diretor do Comando Operacional também explica que as principais causas das queimadas continuam sendo de origem humana.

“O uso do fogo para limpeza de terrenos, a queima de lixo, o descarte inadequado de cigarros acesos e o uso imprudente de fogueiras em áreas de vegetação. Além disso, fatores naturais, como altas temperaturas, baixa umidade e ventos intensos favorecem a propagação das chamas, principalmente em regiões do interior”, explicou.

Sesap alerta sobre riscos dos incêndios para Saúde
Enquanto os bombeiros intensificam a resposta operacional, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atua na vigilância dos impactos à saúde e na qualidade do ar. Por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), a Sesap monitora os efeitos das queimadas e elabora boletins mensais com dados sobre poluição atmosférica, apoiando as ações dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde (NUREVS) e dos municípios.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rego, alerta que o período de setembro a dezembro é, de fato, o mais preocupante.

“Este período é tido como um dos mais críticos com relação às queimadas, o que acende um alerta necessário para monitorar a situação. Assim, a Secretaria acompanha os dados referentes às queimadas, áreas afetadas e elabora boletins mensais para monitorar a qualidade do ar e os riscos à saúde”, explicou.

Segundo a coordenadora, os danos vão muito além do desconforto respiratório causado pela fumaça.

“Um risco com queimadas é o agravamento ou surgimento de doenças devido à inalação de partículas finas e gases presentes na fumaça, que podem causar irritação, inflamações e agravar condições de doenças respiratórias e cardiovasculares. Os grupos mais vulneráveis são crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças pré-existentes, em especial cardiovasculares e respiratórias”, completo Diana Rego.

Nesse sentido, a Sesap recomenda cuidados essenciais, como manter-se hidratado, evitar atividades físicas ao ar livre em dias de má qualidade do ar e usar máscaras adequadas (N95, PFF2 ou P100) em casos de exposição intensa à fumaça. A secretaria também reforça medidas básicas de prevenção ambiental, como não queimar lixo, não soltar balões, não acender fogueiras e não jogar cigarros ou fósforos acesos em áreas de vegetação.

Canal oficial do Corpo de Bombeiros
Em casos de incêndios, o Corpo de Bombeiros recomenda a população a registrar a ocorrência, através do canal oficial com a corporação, para combate adequado do foco de incêndio.

“A primeira medida a ser tomada é ligar imediatamente para o número 193, canal de comunicação para acionar nossas equipes, que estão preparadas para combater os focos com segurança. Não é recomendável que civis tentem combater o fogo por conta própria, visto que somente o Corpo de Bombeiros dispõe de equipamentos adequados e treinamento especializado para lidar com incêndios, seja de pequena, média ou grande proporção”, finaliza o diretor do Comando Operacional do CBM/RN, Marcos Miranda.


Compartilhe esse post

“OUTUBRO ROSA” BUSCA CONSCIENTIZAÇÃO DE MULHERES SOBRE CÂNCER DE MAMA

  • por
Compartilhe esse post

Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, através da campanha “Outubro Rosa” consolidada nacionalmente a partir da Lei nº 13.733/2018. Mas, embora exista um mês temático, os cuidados devem existir durante o ano inteiro, diante do aumento dos casos da doença no Brasil e, consequentemente, no Rio Grande do Norte. Um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), divulgado em 2022, aponta que o Estado liderava o ranking do Nordeste com a maior taxa bruta de incidência do câncer de mama, com cerca de 50 mulheres diagnosticadas por ano para cada 100 mil habitantes.

Por outro lado, dados mais recentes, de 2023, indicam que o Rio Grande do Norte ficou fora da faixa com maior incidência de óbitos, que concentra 20 mil casos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com a Sesap, entre 2023 e 2024, foram registradas 9.315 mortes femininas por câncer no Estado, sendo os tumores de mama responsáveis por cerca de 8% desses óbitos no Rio Grande do Norte.

Embora seja um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres, o câncer de mama também apresenta altas chances de cura, cerca de 95%, quando diagnosticado precocemente, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Além disso, os tratamentos podem ser menos agressivos e apresentarem menos efeitos colaterais, como explica a médica ginecologista Rossana Rebelo.

“O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.

Quando identificado nas fases iniciais, o câncer de mama tem tratamento mais eficaz e menos agressivo. Por isso, é essencial que as mulheres realizem o autoexame regularmente, mantenham consultas médicas de rotina e, principalmente, façam a mamografia, conforme a recomendação médica, especialmente a partir dos 40 anos ou antes, em casos de alto risco, ocasionados por fatores genéticos, por exemplo, alerta Rossana”

A especialista alerta ainda para fatores que exigem atenção médica imediata: nódulo na mama (geralmente indolor), alterações na pele como vermelhidão, inchaço, retração (aspecto de casca de laranja), inversão do mamilo, saída de líquido anormal, nódulos nas axilas ou pescoço e, em alguns casos, dor.

“Ao perceber qualquer desses sinais ou sintomas, um acompanhamento médico deve ser buscado, imediatamente”, conclui.

Exemplo de superação

Gestora comercial Raianne Gomes recebeu o diagnóstico aos 25 anos – Foto: Reprodução

A gestora comercial Raianne Gomes, atualmente com 30 anos, é cadeirante e enfrenta um câncer de mama diagnosticado aos 25. Ela relata que percebeu o nódulo por conta própria, durante um autoexame e buscou uma segunda opinião após um diagnóstico inicial equivocado.

“O primeiro médico disse que não era nada, mas eu sentia que algo estava diferente. Procurei outra médica e, no dia 22 de janeiro de 2020, recebi o diagnóstico. Foi um baque, mas entreguei tudo nas mãos de Deus e senti que Ele já tinha me curado ali mesmo”, conta Raianne.

Ela também conta que o câncer era do tipo hormonal, e o tratamento incluiu seis sessões de quimioterapia, 15 de radioterapia, além da retirada e reconstrução da mama. Durante o processo, Raianne enfrentou os efeitos das medicações e as limitações físicas da cadeira de rodas, mas manteve fé e serenidade.

“Eu não me apropriei da doença. O Senhor usa a medicina, os médicos e as medicações para nos abençoar. Encarei cada etapa com fé e gratidão. Hoje estou em remissão e acredito que 80% da cura vem da forma como encaramos o diagnóstico”, afirma.

Ela realiza exames semestrais e toma tamoxifeno diariamente, comemorando cada resultado positivo, enquanto alimenta o sonho de ser mãe.

“Tudo é no tempo do Senhor”, diz, confiante.

Apoio e acolhimento
Para apoiar mulheres em situações semelhantes, diversos grupos atuam no Rio Grande do Norte, entre eles o Instituto Bonitas, fundado há 10 anos por Adilza Holanda. O instituto funciona na Rua Sandoval Capistrano, 948, no bairro, Lagoa Nova, zona sul de Natal, e oferece acolhimento emocional, suporte psicológico, terapias integrativas, informações sobre direitos e um ambiente seguro de afeto e motivação.

Além disso, o grupo realiza anualmente uma exposição fotográfica, sempre em outubro, retratando, através das lentes da fotógrafa Ana Galvão, a coragem, a esperança e a beleza da vida das mulheres, mesmo diante das dificuldades.

“O Instituto Bonitas nasceu com a missão de acolher, apoiar e transformar vidas. Funcionamos como uma ‘mão estendida’ que sustenta a pessoa em todos os aspectos da vida. Cada iniciativa, cada conversa e cada exposição fotográfica é um convite para olhar além da doença, enxergando o ser humano em sua essência e celebrando a coragem e a esperança mesmo nos momentos mais difíceis”, afirma Adilza Holanda, fundadora e presidente do instituto.

Estimativa nacional
O INCA prevê que o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025. O levantamento também aponta tendência de redução da mortalidade, principalmente, entre mulheres de 40 a 49 anos.


Compartilhe esse post

ECONOMICIDADE E INVESTIMENTO SOCIAL SÃO PILARES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

  • por
Compartilhe esse post

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), afirmou que entregará a Casa “em outro patamar completamente diferente”, destacando avanços na modernização, valorização dos servidores e fortalecimento do papel social do Legislativo. O presidente, que não tem costume de conceder entrevistas, prestou contas dos seus anos à frente da presidência em um vídeo postado em seu Instagram.

Segundo Ezequiel, a Assembleia passou a atuar além das paredes do prédio-sede, aproximando-se da população com programas como o “Assembleia e Você”, que leva serviços de saúde, dignidade e acolhimento aos municípios potiguares. “Ações como essa são o braço social da Assembleia Legislativa, levando atendimento a quem mais precisa, em todos os cantos e recantos do Estado”, ressaltou.

O parlamentar afirmou que muitas das ações realizadas pela Casa não são amplamente conhecidas. “A Assembleia tem feito mais e pouca gente sabe, porque a gente gesta, não é para ser feito propaganda”, disse.

Entre os pilares da sua gestão, Ezequiel destacou a economicidade. Segundo ele, o uso responsável dos recursos públicos permitiu que o Legislativo realizasse diversas doações e investimentos em áreas essenciais, como segurança, saúde e assistência social.

“Fizemos o dever de casa ao ponto de distribuirmos diversas viaturas policiais diante da demanda que existia. Também conseguimos entregar ambulâncias. Cada deputado pôde entregar três do tipo Mais Simples e duas do tipo CEMIL e UTI, alcançando todas as regiões do Estado”, pontuou.

Saúde
Durante a pandemia da Covid-19, o presidente Ezequiel ressaltou que a Assembleia também atuou com recursos próprios para apoiar o sistema de saúde. “Fomos a primeira instituição a comprar caminhões e carretas de álcool para distribuir com a polícia e os hospitais regionais.

Compramos equipamentos, abrimos UTIs com parceria e recursos da Assembleia Legislativa para ajudar os norte-rio-grandenses que estavam precisando de socorro”, lembrou.

Com sobras orçamentárias registradas nos últimos anos, a Assembleia firmou convênios com instituições filantrópicas de referência, como a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer e o Hospital Infantil Varela Santiago.

“Com recurso economizado da Assembleia, a Liga pôde comprar um mamógrafo moderno na Alemanha, que já faz o exame e a biópsia de imediato, aumentando em três mil os atendimentos por ano”, explicou.

No caso do Varela Santiago, Ezequiel relatou que atendeu a um pedido do diretor da unidade, doutor Paulo, para a ampliação das UTIs neonatais. “Ele me disse que tinha o sonho de ter mais dez UTIs para atender a grande demanda de crianças de todo o Estado. A Assembleia, com a sua economia, vai devolver o dinheiro ao povo”, afirmou o presidente, acrescentando que o convênio foi firmado “com cláusula de sigilo”, para evitar o uso político da ação.

Ezequiel afirmou que a nova estrutura da Assembleia reflete uma “nova mentalidade”, voltada à eficiência e à responsabilidade. “Essa é a Assembleia da nova mentalidade, da mentalidade de apresentar projetos depois de 190 anos de existência e se tornar referência no Brasil. Hoje disputamos reconhecimento com a Assembleia de São Paulo. Eles têm 97 deputados; nós, 24. Mas não é quantidade — é capacidade, é inteligência, é competência”, concluiu.

Após recondução ao cargo em novembro do ano passado, para o biênio 2025/2026, o deputado completa 10 anos à frente do Poder Legislativo do Estado em 2025.


Compartilhe esse post

WALTER PROMETE LEGADO INSPIRADO EM GARIBALDI, MAS SILENCIA SOBRE FÁTIMA

  • por
Compartilhe esse post

O vice-governador Walter Alves (MDB) afirmou nesta terça-feira (8) que pretende deixar um legado de desenvolvimento quando assumir o Governo do Rio Grande do Norte, em abril de 2026, com a desincompatibilização da governadora Fátima Bezerra (PT). Em sua fala, ao programa 12 em Ponto, da 98 FM, Walter destacou o governo do pai, Garibaldi Alves Filho, como exemplo de gestão de resultados, mas não mencionou o legado da atual governadora, Fátima Bezerra (PT) e da gestão que ele integra.

“Eu irei, com a desincompatibilização da governadora Fátima, assumir o governo a partir de abril e espero, trabalharei para fazer um bom governo, um governo que possa deixar um legado, serviço e preparar o Estado para 4, 8, 12, 16 anos, como foi, por exemplo, o governo do meu pai Garibaldi Filho”, afirmou.

Walter destacou ações do período em que Garibaldi governou o estado, entre 1995 e 2002, ressaltando o crescimento econômico e programas sociais que marcaram sua administração.
“O PIB do Rio Grande do Norte era acima do Nordeste, acima do Brasil. Os programas sociais, o programa do leite que diminuiu a mortalidade infantil no Estado, o programa de adutoras que leva água para o interior, as barragens foram construídas — e isso hoje facilita essa grande obra que está se concretizando agora, no governo do presidente Lula, da transposição do Rio São Francisco”, lembrou o vice-governador.

Com a renúncia de Fátima Bezerra, que deve disputar uma vaga no Senado Federal, Walter Alves completará o ciclo iniciado em 2022, quando os dois formaram a chapa que conduziu o PT e o MDB à vitória no primeiro turno. O resultado do pleito foi o seguinte: a chapa Fátima/Walter conquistou a vitória com 58,31%, superando a marca de 1 milhão de votos (1.066.496); foi seguida pelo ex-vice-governador Fábio Dantas, que obteve 22,22% dos votos, correspondente a 406.461 votos e o senador Styvenson Valentim, que ficou em terceiro lugar, com 16,80% dos votos, ou 307.330 mil votos.

A referência ao “legado” tem destaque nas discussões sobre o futuro político do Rio Grande do Norte por parte do sistema governista. O secretário estadual de Fazenda e pré-candidato Cadu Xavier (PT) tem defendido publicamente a continuidade do projeto iniciado por Fátima Bezerra e destaca os resultados obtidos ao longo dos dois mandatos da petista, do qual é secretário da Fazenda.

Em entrevistas recentes, Cadu tem afirmado que o desafio de seu grupo é “dar visibilidade ao legado” da atual governadora, o que inclui, segundo ele, avanços em áreas como equilíbrio fiscal, educação e infraestrutura hídrica.


Compartilhe esse post

JOSÉ DIAS VÊ FILIAÇÃO E CANDIDATURA DE ÁLVARO AO GOVERNO COM “BONS OLHOS”

  • por
Compartilhe esse post

O deputado estadual José Dias (PL) avalia como “positiva” a filiação do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias ao Partido Liberal, legenda comandada no Rio Grande do Norte pelo senador Rogério Marinho. Segundo o parlamentar decano da Assembleia Legislativa, a chegada de Álvaro representa a união de forças políticas em torno de um projeto de oposição que pode se fortalecer nas eleições de 2026.

“Eu acho realmente que as coisas funcionando uníssona, quer dizer, a união, o interesse das forças políticas, eu acho positivo. Eu vejo com bons olhos”, disse José Dias, ao comentar o movimento de aproximação entre o ex-prefeito e o PL.

O deputado, filiado ao PL de Rogério Marinho desde novembro do ano passado, também vê como “lógica” a possibilidade de Álvaro Dias ser o nome da direita para disputar o Governo do RN, caso o líder do Partido Liberal no Estado opte por seguir outro projeto nacional.

“Eu acho que isso é o lógico. Seria uma boa candidatura, sem a menor dúvida. Álvaro tem uma experiência muito importante, foi presidente da Assembleia, foi prefeito de Natal, que é a maior cidade. Ele é um cara que tem uma experiência política grande. Ninguém pode dizer que Álvaro é um noviço na política. Ao contrário, ele é um cara experiente”, afirmou, ressaltando, ainda, que a experiência é pré-requisito fundamental para governar o Rio Grande do Norte, conforme sua opinião.

Até então, os parlamentares do PL defendiam com firmeza a pré-candidatura de Rogério Marinho a governador do RN. Entretanto, Álvaro e Marinho vêm negociando filiação do ex-prefeito de Natal à sigla bolsonarista, tendo a candidatura de Álvaro como certa, caso Rogério siga para outro projeto, seja a permanência no Senado, seja projeto nacional. Dias está em Brasília, conversando os últimos acertos para a filiação.

Para José Dias, o estado precisa, neste momento, de um gestor com maturidade e capacidade de enfrentar os desafios que, segundo ele, serão deixados pela atual administração estadual. “Nós precisamos, para enfrentar o caos, de alguém que já tenha uma experiência bem acentuada, bem grande”, defendeu.

A partir da possibilidade da nova pré-candidatura do PL, o deputado comentou que as alterações na formação de uma possível chapa majoritária. Na hipótese de Álvaro disputar o governo, ele citou o senador Styvenson Valentim (Podemos) como nome com boa aceitação popular para o Senado, mas que ainda não haveria preferência, da sua parte, para o 2º nome na composição.

“Uma das vagas, até porque ele é quem tem hoje a melhor condição de apoio popular, é o Styvenson. Quanto à segunda vaga, eu não posso adiantar, porque os candidatos que estão propostos um seria Álvaro, se ele realmente não for candidato a governador. A chapa que eu pensava era: Styvenson e Álvaro. Isso era o que eu pensava”, afirmou.

No panorama político potiguar, José Dias também mencionou a senadora Zenaide Maia (PSD) como uma figura de peso, embora de outro campo ideológico.

“Vamos dizer assim, como terceira via, há uma expressão política — ninguém pode negar que ela tem uma grande expressão política — que é a senadora Zenaide. Eu acho que, para qualquer lado que ela for, ela soma”, reconheceu.

Ele reconhece que a relação da senadora com o grupo governista é de afastamento. “Pro lado da governadora, eles não querem muito ela, porque é quem pode tirar, dentro do quadro atual, qualquer chance da governadora. Na verdade, o PT não quer que ela seja candidata, porque ela é uma candidata que tem a chance de passar da governadora”, analisou.

Entretanto, não a vê como nome ao lado da direita. O deputado fez uma distinção entre as visões políticas. “Ela é uma pessoa operativa, muito trabalhadora, mas com uma visão ideológica que não é a minha. A ida dela para a direita não é a minha visão”, concluiu.


Compartilhe esse post