Início » NO DIA DO NORDESTINO, SENADOR POTIGUAR DEFENDE CONSÓRCIO DA REGIÃO QUE ESTÁ NA MIRA DA CPI

NO DIA DO NORDESTINO, SENADOR POTIGUAR DEFENDE CONSÓRCIO DA REGIÃO QUE ESTÁ NA MIRA DA CPI

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

O senador pelo Rio Grande do Norte, Jean Paul (PT), apresentou em plenário alguns benefícios que, segundo o parlamentar, o Consórcio Nordeste trouxe para os estados da região desde a sua criação, em 2019. 

“No Dia Nordestino, saúdo a todos e todas que lutam bravamente contra esse governo que discrimina nosso povo na distribuição de recursos, inclusive do bolsa família. Nessa luta também está o Consórcio Nordeste, uma união de estados que trabalha pelo desenvolvimento da nossa região e pela garantia de dignidade e respeito para as pessoas”, disse o senador em publicação no Instagram.

No vídeo ele cita uma série de medidas que, segundo o senador, foram iniciativas da autarquia. Alguns pontos levantados são: Criação do comitê Científico da Pandemia; Criação do Programa Nordeste Acolhe; Compra de medicamentos de baixa complexidade; Esforços para obtenção de vacinas.

Jean afirma que o Consórcio foi criado para fazer face ao governo e denuncia que parlamentares nas CPIs da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e do Senado Federal atacam a autarquia.

Investigações

O Consórcio é investigado nas CPIs pela compra de R$ 48 milhões, pagos pelos estados, em respiradores que nunca foram entregues. O Rio Grande do Norte perdeu cerca de R$ 4,8 milhões na ocasião.

Nesta semana, o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, foi à Assembleia Legislativa do RN prestar depoimento sobre o caso. Entretanto, devido ao Habeas Corpus concedido pela Justiça do Estado, e que lhe dava o direito ao silêncio, Gabas não respondeu as perguntas feitas pela Comissão. 

“Permanecer neste consórcio ainda mais com Carlos Gabbas [sic] em sua gerência, é um insulto ao povo do Nordeste. Governadora Fátima Bezerra, volto a fazer o apelo, tire o Rio Grande do Norte do Consórcio Nordeste”, declarou o presidente da CPI da covid do RN, deputado Kelps Lima (Solidariedade).

A CPI da Covid no Senado aprovou nesta quinta-feira (7) um convite para que o deputado estadual Kelps Lima preste esclarecimentos sobre a investigação na Assembleia Legislativa potiguar que mira contratações do Consórcio Nordeste. Além de aprovar um requerimento para que sejam compartilhados documentos sobre a investigação contra o Consórcio Nordeste.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *