
O senador pelo Rio Grande do Norte, Jean Paul (PT), apresentou em plenário alguns benefícios que, segundo o parlamentar, o Consórcio Nordeste trouxe para os estados da região desde a sua criação, em 2019.
“No Dia Nordestino, saúdo a todos e todas que lutam bravamente contra esse governo que discrimina nosso povo na distribuição de recursos, inclusive do bolsa família. Nessa luta também está o Consórcio Nordeste, uma união de estados que trabalha pelo desenvolvimento da nossa região e pela garantia de dignidade e respeito para as pessoas”, disse o senador em publicação no Instagram.
No vídeo ele cita uma série de medidas que, segundo o senador, foram iniciativas da autarquia. Alguns pontos levantados são: Criação do comitê Científico da Pandemia; Criação do Programa Nordeste Acolhe; Compra de medicamentos de baixa complexidade; Esforços para obtenção de vacinas.
Jean afirma que o Consórcio foi criado para fazer face ao governo e denuncia que parlamentares nas CPIs da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e do Senado Federal atacam a autarquia.
Investigações
O Consórcio é investigado nas CPIs pela compra de R$ 48 milhões, pagos pelos estados, em respiradores que nunca foram entregues. O Rio Grande do Norte perdeu cerca de R$ 4,8 milhões na ocasião.
Nesta semana, o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, foi à Assembleia Legislativa do RN prestar depoimento sobre o caso. Entretanto, devido ao Habeas Corpus concedido pela Justiça do Estado, e que lhe dava o direito ao silêncio, Gabas não respondeu as perguntas feitas pela Comissão.
“Permanecer neste consórcio ainda mais com Carlos Gabbas [sic] em sua gerência, é um insulto ao povo do Nordeste. Governadora Fátima Bezerra, volto a fazer o apelo, tire o Rio Grande do Norte do Consórcio Nordeste”, declarou o presidente da CPI da covid do RN, deputado Kelps Lima (Solidariedade).
A CPI da Covid no Senado aprovou nesta quinta-feira (7) um convite para que o deputado estadual Kelps Lima preste esclarecimentos sobre a investigação na Assembleia Legislativa potiguar que mira contratações do Consórcio Nordeste. Além de aprovar um requerimento para que sejam compartilhados documentos sobre a investigação contra o Consórcio Nordeste.