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A PAIXÃO PELO JORNALISMO IMPRESSO FEZ SURGIR O DIÁRIO DO RN HÁ DOIS ANOS

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A paixão pelo impresso acompanhava o jornalista Tulio Lemos desde quando foi editor e colunista no Jornal de Hoje, vespertino que marcou época no jornalismo impresso potiguar, comandado pelo professor Marcos Aurélio de Sá. Foram sete anos fora das redações quando ele decidiu pôr em prática um novo projeto e encontrou a parceria de outro apaixonado pelo bom jornalismo, o experiente Bosco Afonso.

O ano era 2022 e começava ali o trabalho de concepção do Diário do RN. Foram alguns meses até definir formatos, equipe, logística… até que no dia 23 de agosto a primeira edição ganhou as ruas.

De lá para cá, 382 edições publicadas. Mais de 3.000 páginas onde, além da cobertura política e dos principais acontecimentos que movimentam Natal e o Rio Grande do Norte, um time de colunistas também enriquece o jornal com conteúdo especializado sobre temas variados como economia, turismo, comunicação, gastronomia, artes e pets.

É o caso do tributarista Rodrigo Afonso que assina coluna Economia: “Nos últimos dois anos, tive a grande oportunidade de atuar como colunista na área de Economia no Diário do RN. Desde o início da minha carreira, sempre fui movido pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, e a coluna surgiu como um veículo natural para isso. Ao lidar com as complexidades fiscais e financeiras da nossa região, percebi que havia uma lacuna significativa na comunicação desses temas para o público em geral. Era necessário um espaço onde as nuances econômicas do nosso Estado pudessem ser discutidas de forma clara, acessível e, ao mesmo tempo, profunda. Foi com essa motivação que propus ao Diário do RN a criação de uma coluna que abordasse a economia sob uma ótica local, oferecendo análises que fossem relevantes tanto para empresários quanto para cidadãos comuns”.

Outro que acompanha essa trajetória desde início é Adelmo Freire, com a coluna Comunique-se.

“A minha história com essa coluna surgiu há mais de trinta anos. A minha escola foi em Curitiba, sendo comunicador em Rádios FM. E lá peguei justamente uma bagagem desse relacionamento com o ouvinte e aprendi muita coisa sobre como lidar com ouvintes, citação de rádio e ao mesmo tempo lidar com plateias. Quando eu vim para Natal percebi nos empresários com quem eu tinha um relacionamento comercial uma grande dificuldade de comunicação e notei que ali tinha uma brecha, tinha um nicho que eu poderia de alguma forma poder ajudá-los. Me especializei, estudei muito a respeito sobre a comunicação interpessoal e em paralelo à minha atividade executiva, comecei a orientar e ajudar pessoas a melhorar a sua fala em reuniões e diversas situações ligadas a comunicação. O Diário do RN me deu essa oportunidade de ter a coluna de forma semanal e colocar no papel aquilo que eu gostaria de passar para essas pessoas e poder ajudar nesse ambiente da comunicação.

A política é o carro chefe do matutino com matérias exclusivas e declarações de grande repercussão. A análise tem espaço na coluna assinada pelo também diretor geral, Tulio Lemos.

“Procuramos fazer análise dos fatos políticos e apresentar notícias exclusivas de bastidores, sempre com bom humor e leveza. Afinal, a política às vezes é ácida, precisamos dar leveza ao tema. Me realizo fazendo a coluna todos os dias”.

Para o colunismo social, Tulio Lemos e Bosco Afonso levaram o convite a um nome referência no mercado: Toinho Silveira. Com quase cinco décadas de atuação, Toinho conta que de cara aceitou o convite atraído pela liberdade editorial. “Você não tem em todo veículo a liberdade que eles me deram para fazer o jornalismo do jeito que eu gosto. Porque tem gente que não considera, mas é jornalismo e para trazer conteúdo de qualidade todos os dias, eu procuro unir cultura e eventos”
Um diferencial que faz sucesso desde o lançamento nas páginas do Diário, é a Social Pet. A coluna assinada pela jornalista Andrea Lemos traz as fofuras do mundo animal: “A coluna Social Pet veio para inovar e mostrar através de fotos, informes e histórias o quanto os animais têm a nos ensinar. Um espaço que mostra o quanto nós humanos precisamos aprender o significado de amar sem nada cobrar”.

O jornalista Fábio Pacheco iniciou na equipe como editor de esportes: “Nosso carro chefe é o futebol, mas o Diário do RN também dá espaço para o atleta amador, olímpico e paralímpico, pois temos muitos talentos e precisamos divulgar o trabalho desses jovens promissores”, explica o editor.

Na coluna Minuto Final, Fábio Pacheco assina seus comentários apimentados e imparciais. “Na coluna tenho a liberdade para analisar desde um esquema tático, a parte técnica do jogador, até a gestão de um clube, de maneira positiva ou negativa, sempre de forma imparcial, doa a quem doer, pois o leitor quer ler a verdadeira crítica, sem panos quentes”.

No decorrer do tempo, outros colaboradores também chegaram com conhecimento especializado. A jornalista e editora do Diário do RN, Ana Carla Queiroz, também tem formação em Gastronomia, já deu aulas e compartilha dicas, experiências e histórias na coluna Vamu Cumê. Sidnésio Moura, especialista e consultor em Turismo, traz informações valiosas sobre o setor. José Patrício e Ruth Medeiros colocam o empreendedorismo em foco e Alfredo Neves desbrava as artes e artistas do RN.


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