
Os movimentos mais recentes do deputado estadual Hermano Morais indicam uma mudança clara de rumo na sua trajetória política. Depois de oito mandatos construídos no Legislativo, ele agora se coloca publicamente à disposição para integrar o Executivo estadual. Em entrevista à Rádio 98 FM, Hermano confirmou que foi convidado para ser vice na chapa majoritária do grupo liderado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, do União Brasil, que ainda não oficializou a pré-candidatura ao Governo do Estado, mas já tem o nome colocado no cenário eleitoral.
Ao ser perguntado sobre os rumos da sua pré-candidatura e a conversa com o MDB, o deputado afirmou que já existe um entendimento em torno da pré-candidatura a vice. “Eu confirmo a informação. Nós tínhamos conversado há alguns meses sobre a possibilidade de retornar ao MDB, que é o meu partido de origem, pelo qual eu me elegi no maior número de mandatos”, disse o deputado. Na mesma fala, ele resgatou sua trajetória política dentro da sigla. “São oito mandatos.
Quatro como vereador e quatro como deputado estadual. Então, esse retorno ao MDB já vinha sendo amadurecido”, enfatizou.
Segundo Hermano, a conversa decisiva aconteceu com o presidente estadual do MDB e vice-governador Walter Alves. “Nós aceitamos o convite do Walter Alves. Durante a conversa que tivemos, que concluímos na última segunda-feira, me foi feito o convite para compor a chapa majoritária, já que o MDB já se definiu pelo apoio à candidatura”, relatou.
Ao explicar por que decidiu dar esse passo, o deputado fez questão de situar o momento político e pessoal. “Eu acho que dei a minha contribuição no Legislativo Estadual e agora quero dar a minha contribuição também no Executivo. Então, eu coloquei o meu nome, já que fui consultado, para compor a chapa”, afirmou. Porém, ele ponderou que ainda há etapas a cumprir, principalmente o anúncio oficial de Allyson como pré-candidato. “Antes disso, haverá o pronunciamento do prefeito Allyson Bezerra como pré-candidato ao Governo do Estado. Vamos aguardar o cumprimento dessas etapas. Mas eu diria que já temos um entendimento nesse sentido”, finalizou.
Mudança partidária
A sinalização pública veio acompanhada da mudança partidária que consolida o reposicionamento. Nesta quarta-feira (21), Hermano divulgou nota confirmando a desfiliação do Partido Verde (PV) e o retorno ao MDB. No texto, ele explicou que a decisão foi tomada com base em uma leitura do cenário político e no desejo de ampliar sua contribuição ao Estado.
“Em respeito à opinião pública e à capacidade de diálogo que sempre pautaram minha trajetória pessoal e política, comunico ao povo potiguar a decisão de me desfiliar do Partido Verde para retornar ao MDB. Esta decisão é fruto de uma análise política conjuntural serena e transparente, fundamentada na vontade de melhor contribuir para o futuro do RN”, escreveu.
Na mesma nota, o deputado destacou o papel de Walter Alves na nova etapa. “Com muita honra, aceitei o convite feito pelo presidente estadual do MDB e atual vice-governador para contribuir na construção de um novo projeto de desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado”, afirmou. Hermano também fez questão de agradecer ao PV. “Registro meu agradecimento ao Partido Verde, em especial ao presidente estadual Rivaldo Fernandes, que compreendeu a decisão tomada em uma conversa respeitosa, republicana e democrática”, ressaltou.
Para Hermano, a eventual ida para o Executivo representa mais do que uma troca de função. É, segundo ele, uma continuidade da vida pública em outro espaço de atuação. “Reitero o compromisso de bem representar o MDB na missão que me for confiada nas próximas eleições, sempre com o propósito de defender os mais legítimos interesses do povo potiguar”, escreveu na nota.