A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou que o Rio Grande do Norte vai começar a vacinar adolescentes contra a covid-19 na próxima sexta-feira (3). De acordo com a pasta, assim como aconteceu com a população adulta, a imunização começará pelos grupos prioritários.
Dentro do novo grupo etário, de 12 a 17 anos, a imunização terá como prioridade as gestantes e puérperas. A campanha avançará para o público geral conforme a chegada de novas doses.
No Brasil, o único imunizante autorizado, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em menores de idade é o produzido pela Pfizer/BioNTech.
O objetivo é frear um possível avanço da Delta no Rio Grande do Norte. O estado já tem três casos confirmados da variante, dois deles são familiares, que não tomaram nenhuma dose da vacina anti-covid. Já o terceiro foi detectado em um paciente com apenas uma dose do imunizante. Outras 192 amostras estão sob investigação no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte
O estado chegou nesta segunda-feira (30) na faixa de 79% do público adulto vacinado. A menor taxa de adesão da vacina contra a covid-19 é observada no grupo mais jovem, de 18 a 29 anos. Em um mês, 63,4% tomaram pelo menos uma dose. A ideia era iniciar setembro com 100% deste grupo vacinado com pelo menos uma dose, mas somente 462.279 foram aos postos de vacinação.
A Sesap realizou nos dois últimos sábados (21 e 28 de agosto) os chamados “dias D” com o objetivo de impulsionar a vacinação da população. O saldo foi de 11.881 pessoas vacinadas com primeira, segunda ou dose única no primeiro dia; e 19.547 no segundo dia.