O deputado estadual, Albert Dickson (Pros), conhecido em todo o Brasil por ser defensor do “tratamento precoce” para Covid-19, se vacinou contra a doença na manhã desta segunda-feira (17) na unidade para pedestres montada no Shopping Via Direta, na zona sul de Natal. Em fevereiro deste ano, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, Dickson que a ivermectina tem maior capacidade profilática contra a Covid-19 que as vacinas Coronavac e Oxford.
Albert Dickson, que também é médico oftalmologista, foi alvo de diversas reportagens sobre a divulgação feita por ele de medicamentos sem comprovação científica (como ivermectina e cloroquina) para o combate da infecção causada pelo novo coronavírus — o causador da Covid-19.
Em 10 de fevereiro deste ano, o deputado defendeu a ivermectina para o tratamento profilático da Covid-19. Ele justificou, sem trazer qualquer comprovação científica, que o medicamento tem 90% de “resolutividade” contra a doença, o que, segundo o parlamentar, é mais eficaz que duas das vacinas aplicadas em Natal — Coronavac e Oxford.
“Em uso profilático, a ivermectina tem 90% de resolutividade. Hoje, a Coronavac tem 50% após a segunda dose. Eu não sou contra vacinas, mas estou trazendo os resultados. A de Oxford chega a 70%. Na África do Sul, após a mutação [do coronavírus], já se proibiu a de Oxford. Com a mutação, a vacinação não está garantindo a resolutividade”, disse o deputado.
A última polêmica do deputado foi a reportagem da BBC Brasil que denunciou o fato de o parlamentar fazer atendimento por meio de whatsApp em troca de “likes” no canal de Youtube do canal.
Segundo imagens feitas por usuários do Twitter, o deputado Albert Dickson foi imunizado com a vacina contra a Covid-19 na unidade do Shopping Via Direta, na Zona Sul. Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação de pessoas diagnosticados com comorbidades a partir dos 30 anos.