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ARTIGO: LITIGIOSA RELAÇÃO DO BRASILEIRO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

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Fonte: Politize.
Por: Emily Avelino | Jornalista, graduanda em Gestão Pública.

A incontestável palavra do Rei, onde deixava-se imperar a ausência de critérios e métodos científicos e de gestão. O nepotismo inerente travando resultado (ah, e como acontece ainda hoje!). Tendo os amigos como responsáveis pela justiça, pela elaboração de leis e pela ordem, tudo em casa: seguiam fazendo festa no âmbito público, sendo bem remunerados, detendo de honrarias aristocráticas, acesso fácil ao luxo e à ostentação. O sistema foi escola para as gestões sem transparência. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. 

A incompetência do Estado deixava que as “Santas Casas de Misericórdia” estancassem as dores da exclusão e extrema pobreza. À mercê de governo ineficiente, aguardavam caridades religiosas paliativas. 

Reis sóis deixavam queimar e o povo que lidasse com a dor de ser da plebe, que nada possuía, já que tudo era do Estado, pois no sistema patrimonialista, não havia distinção entre os interesses públicos e privados. Estado como extensão do poder soberano. O povo? se matando. 

Os poucos órgãos, em sua, a perder de vista, extensão de atributos, atuavam de forma imperita. “O Estado Sou Eu”, frase dita por Luís XIV de França, caracterizava bem o governo marcado por erros e sangue. O egocentrismo centralizante tem dessas. 

Agora, não que não estivesse dizendo antes, eis explicações para o ceticismo do brasileiro em relação à temática: a administração pública na Terra de Vera Cruz começou assim, mórbida, criada em sistema patrimonialista. Por isso, a previsibilidade nas declarações: “Há muita burocracia!”, “Não funciona!”, “Tem muito malandro que não trabalha!”, “É um antro de corrupção!”… 

Não por menos. Ora pois, voltemos à Colônia de Portugal

Como bem dizia o poeta Miguel de Cervantes: “A história é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro”.

Incontestavelmente, a origem da litigiosa relação entre brasileiro e a administração pública se deve ao formato trazido pelos portugueses; tomando o que era dos índios no melhor pior jeitinho, orientado pela ideologia típica dos estados absolutistas europeus. Supremacia levada na “raça”, imposta na (à) dor. 

Não começamos bem. Até hoje, não seguimos bem. Contravenções levadas à praça, aos espaços de poder. 

Como já dito, neste sistema, tudo que pertence ao Estado pertence ao detentor do poder. Já imaginou tudo que temos pertencendo ao presidente Jair Bolsonaro (ou qualquer outro!)? apenas caótico. Desmotivante. 

Costume antigo, adquirido desde quando a família real chegou ao Brasil, na mamata do “consegue um empreguinho pra mim?”… O hábito ainda é comum até hoje, quando mandatos eletivos são conquistados com votos de favores. Cansaço de um dever sem fim. Não pode mais cobrar.

Patrimonialismo: o que é? | Politize!

Assim, a história nos lembra que, a vinda da família real ocasionou a necessidade de estruturar uma máquina estatal na colônia. A partir disso, uma série de unidades administrativas foram idealizadas, diversas delas sem nenhuma utilidade. O intuito? apenas de alocar membros da corte; afinal, era preciso arrumar ocupação para legião de funcionários, e, evidentemente, justificar seus apurados! 

Novamente, mais oportunidades de ensinamentos malignos: inchaço da máquina pública, cabide de emprego e excesso de burocracia. Por bem, esse sistema teve seu apogeu após a ascensão do sistema capitalista. Mas as manias, muitas delas, ficaram, erroneamente, enraizadas. 


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