O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), através do Laboratório de Genética Forense (LGF), está participando da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A ação é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e vai até a sexta-feira, dia 30 de agosto. No Rio Grande do Norte foram registrados 501 desaparecimentos somente no primeiro semestre deste ano.
A campanha faz parte da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas e visa ajudar na localização e identificação de indivíduos desaparecidos em todo o país. No Rio Grande do Norte, as coletas estão sendo realizadas no Laboratório de Genética Forense, em Natal, Unidade Regional de Mossoró e Unidade Regional de Caicó.
Segundo o ITEP, o objetivo principal é reunir amostras de DNA de familiares de pessoas desaparecidas para comparar com os bancos de dados estaduais e federal que formam a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos.
“Com a coleta desse material genético, nós conseguimos comparar com o DNA nos bancos de dados de todo o país. Já teve um caso em que coletamos DNA de uma família aqui no Rio Grande do Norte e descobrimos que o familiar que eles procuravam havia falecido em Santa Catarina”, destacou Fabrício Fernandes, perito oficial e chefe do Laboratório de Genética Forense do ITEP/RN.
Os dados sobre pessoas desaparecidas no Brasil, atualmente, possuem duas principais fontes: o Sinesp-VDE e o Relatório Estatístico das Autoridades Centrais. As informações obtidas de formas diferentes e com diferentes objetivos são disponibilizadas no site da campanha https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/desaparecidos.
Locais de coleta
Natal
Laboratório de Genética Forense do ITEP/RN
Endereço: Av. Interventor Mário Câmara, 3532, Cidade da Esperança, Natal/RN. CEP: 59070-600
Contato: Telefone: (84) 98137-2134
Mossoró
Unidade Regional de Mossoró do ITEP/RN
Endereço: R. Vicente Fernandes, S/N, Aeroporto, Mossoró/RN. CEP: 59607-260
Contato: (84) 98137-2429
Caicó
Unidade Regional de Caicó do ITEP/RN
Endereço: R. Severiano Alves da Costa, S/N, Samanaú, Caicó/RN. CEP: 59300-000
Telefone: (84) 98137-2147
Segurança
A legislação atual assegura que as amostras fornecidas voluntariamente pelos parentes serão usadas exclusivamente na identificação dos entes sumidos, e não para outro propósito.
Segunda etapa
Na segunda etapa, o foco estará no recolhimento de impressões digitais e de material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida. Por fim, será coordenada a pesquisa de impressões digitais de corpos não identificados armazenadas em cada unidade federativa. Nessa etapa, conhecida como análise do passivo (backlog), os dados são comparados com os registros existentes nos bancos de biometrias. Essas informações farão parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) — alimentado pelas secretarias estaduais de Segurança em parceria com a Polícia Federal.
Cruzamentos
As amostras genéticas de pessoas vivas e falecidas com identidade desconhecida analisadas pelos laboratórios da RIBPG são enviadas rotineiramente ao Banco Nacional de Perfis Genéticos, onde são feitos os cruzamentos de dados em nível nacional com perfis coletados pelos 23 laboratórios de genética forense que compõem a rede.
Cenário nacional
Entre janeiro e agosto de 2024, desapareceram 45.670 pessoas, sendo 29.498 do sexo masculino e 15.833, do feminino. Desse total, 12.148 tinham até 17 anos e 32.415, mais de 18 anos. Já em relação a pessoas localizadas, o número total foi de 30.016, com 10.736 do sexo feminino e 17.931, do masculino. Já foram localizadas 7.654 pessoas de até 17 anos e 20.887 de até 18 anos, em 2024.