Início » COMÍCIOS E CARREATAS MARCAM SEGUNDO DIA DE BOLSONARO NO RN

COMÍCIOS E CARREATAS MARCAM SEGUNDO DIA DE BOLSONARO NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Defendendo a “escolha pela razão”, o ex-presidente Jair Bolsonaro falou ao público e aos candidatos do PL nesta quinta-feira, 15, no Holliday Inn, em Natal. O evento, o último de pré-campanha do PL, funcionou como uma espécie de “palavra de ordem” aos apoiadores do bolsonarismo no RN. A liderança norteou o que deverão ser os discursos de campanha para os candidatos do PL no Rio Grande do Norte.

“Estamos há poucas horas de iniciar uma corrida eleitoral e eu só estou o Brasil porque acredito em Deus e acredito em vocês. Não podemos desistir do nosso país”, afirmou Bolsonaro, que falou após discursos de Rogério Marinho, presidente estadual do PL no RN.

O ex-presidente ressaltou na sua fala uma campanha para que os petistas não ocupem espaços públicos eletivos, em especial nas câmaras municipais.

“Alguém conhece algum petista empresário? Algum petista empreendedor? Algum petista de boa formação? Não tem. Se nós escolhemos esse tipo de gente para administrar uma Câmara Municipal, uma Prefeitura, esse município é péssimo, olhem o melhor dado. Como é que você vai escolher o melhor município para morar? Vejam se naquela Câmara Municipal tem algum vereador do PT. Se não tem aquele município é bom”, afirmou.

Na linha de raciocínio de Bolsonaro, o Nordeste tem índices abaixo de outras regiões porque é administrado pela esquerda. As “escolhas”, segundo ele, dos eleitores bolsonaristas têm que ser no caminho oposto.

“Falam em educação, falam em prosperidade, falam em igualdade de oportunidades, falam em amor, até na mãe falam, mas na prática nada disso acontece. Porque se fosse verdade na região Nordeste todos os índices econômicos sociais teriam de ser os melhores. É exatamente o contrário. O que que está errado? São as escolhas. Quem escolhe a esquerda quem escolhe PT está escolhendo o mal, uma prova está aí”, reiterou.

Ele complementou, ainda, que o Estado com “o governador” mais mal avaliado é o RN: “Qual partido do governador mais mal avaliado do Brasil? É aqui. É o PT. Qual é o prefeito de capital das 26 capitais dos estados, qual partido desse prefeito mais mal avaliado? É o PSOL, por Belém. Nós estamos vendo onde está o problema. Qual é o melhor estado do Brasil? Por quê? O melhor é Santa Catarina. O PT nunca passou por lá. Qual o estado que está crescendo de verdade? Roraima.

Roraima não tem nenhum vereador do município do PT. Aí a verdade. Aí está o problema. O que nós devemos fazer? Politicamente acabar com esse pessoal”.

Rogério Marinho 2026
Durante o evento, o tom de Rogério Marinho no discurso foi a convocação dos filiados e apoiadores para, a partir de 2024, elegendo os candidatos do PL nos municípios, eleger novamente Bolsonaro presidente da República em 2026. Por outro lado, logo após o discurso do senador licenciado, Bolsonaro exaltou Marinho, sem citar diretamente a eleição ao Governo do RN em 2026.

“Trouxe uma marca em nosso governo à frente de um ministério chamado MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), que concluiu as obras do São Francisco entre tantas e tantas outras coisas, fez com que ele alçasse ao senado por esse Estado e ele é uma pessoa um pouco mais nova do que eu obviamente que o grande futuro pela frente. Ele está aqui coordenando esse movimento desse estado e quando se fala em Partido Liberal, quando fui para lá e me casei, não com Valdemar o presidente, mas com o partido, nós fizemos um acordo, vamos fazer não diferente, mas como deve ser feito”, disse Bolsonaro.

“Posso não gostar de nordestino, mas gosto de nordestina”

O ex-presidente falou, ainda, sobre a primeira dama Michele Bolsonaro (PL), e sobre sua relação com o Nordeste.

“Eu tava solteiro 17 anos atrás, e de repente passa no corredor alguém, quando passou eu olhei, o coração desse alguém. Não foi o meio, nem a parte mais superior ou inferior, e acabei me apaixonado e me casando com essa pessoa. Essa pessoa foi a melhor primeira dama do Brasil.

Filha de um cabra da peste do Ceará e por coincidência o apelido dele é Paulo Negão. Então, por terra duas narrativas, que eu não gosto dos nordestinos e que não eu não gosto de negro. Eu posso até não gostar de nordestino, mas eu gosto nordestina”, narrou.

Entre sua fala de cerca de 15 minutos, Bolsonaro ainda citou o inquérito das fake news e as últimas polêmicas envolvendo Alexandre de Moraes sobre a investigação do inquérito, embora não tenha citado o nome do ministro diretamente. A pauta moral, com temas como aborto e liberação da maconha para usuários, a propriedade privada e a amizade de Lula com Maduro, presidente da Venezuela, foram outras temáticas abordadas em conclamação para que o discurso seja replicado nesta eleição.

Agenda
Seguindo exemplos de outras agendas realizadas no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, o ex-presidente deverá percorrer quatro cidades e mais de 250 quilômetros em menos de 24 horas pelo Estado em compromissos eleitorais, nesta sexta-feira, 16.

Segundo o secretário nacional do partido, Rogério Marinho (PL), há a possibilidade de a agenda ser transmitida pelo Brasil no site do PL. Esta é uma forma, segundo o senador, de mudar a cultura do PL, de modo a torná-lo um partido fortalecido, com “vida orgânica”, assim como o PT, que já foi construído com esta característica. A programação de dois dias inclui Parnamirim, Extremoz, Natal e Mossoró.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *