São Francisco de Assis é um dos santos mais antigos e venerados pelos cristãos católicos. Sua história e legado seguem inspirando antigos e novos devotos potiguares, que se enchem de expectativas para participar da festa em homenagem ao “Padroeiro dos Animais”, no dia 4 de outubro. Há seis anos responsável pela Paróquia de São Francisco, localizada no bairro de Pitimbu, o padre José Nazareno falou sobre a preparação espiritual que devotos e outras pessoas realizam durante os nove dias que antecedem o evento, que acontece há 34 anos. Em 2022, a abertura acontece neste sábado com um jantar que reúne toda comunidade paroquiana de Cidade Satélite e Pitimbu. No domingo (25), se inicia o período de santificação através do novenário, uma reza com um conjunto de orações recitadas, à noite, durante os nove dias: “Já é uma tradição nossa. Essas serão nove noites nas quais iremos nos preparar para participar da festa de São Francisco. Será um período de preparação espiritual, com momentos litúrgicos e celebrativos”.
Além do aspecto espiritualista, as homenagens ao “Padroeiro dos Animais”, também irão envolver momentos de confraternização entre famílias e amigos. De acordo com o Padre Nazareno, o pátio da igreja será usado após os momentos litúrgicos para receber as pessoas e vender alimentos, como pipoca e algodão doce. Porém, ele ressalta que a venda de bebida alcóolica não será permitida durante esses momentos: “É importante salientar que esses momentos irão acontecer sem o uso de bebidas alcóolicas, a gente não trabalha com a venda disso. Já é uma conquista nossa”.
No dia 4, a festa terá uma programação com vários momentos de devoção. Das 8h30 até às 9h30, a paróquia realizará a benção dos animais daqueles que forem ao local. Ás 16h, acontecerá a procissão motorizada com a imagem do Padroeiro. Na sequência, às 18h, acontecerá a missa solene de encerramento da festa de São Francisco, para um último momento de fé no dia: “Nós ficamos dois anos com uma demanda reprimida, já que não podíamos realizar nenhum tipo de manifestação religiosa aqui na paróquia por causa da pandemia. Então as pessoas estão muito sedentas por esse momento”.
O padre ainda ressaltou a importância de São Francisco de Assis para as pessoas que conhecem a sua história rica e abrangente, pois alcança pessoas com as mais distintas crenças: “Mesmo após tanto tempo, o testemunho de São Francisco continua poderoso e eloquente, atraindo multidões de católicos, cristãos e até mesmo ateus. Um exemplo muito bonito do seu legado é o Papa Francisco, líder da nossa igreja, que adotou o seu nome”.