Iniciada a campanha para o segundo turno das eleições municipais em Natal, o DataVero divulgará, nos próximos dias, a primeira pesquisa para análise do desempenho dos candidatos à Prefeitura Paulinho Freire (UNIÃO) e Natália Bonavides (PT). Na primeira rodada deste pleito, o instituto de pesquisa foi o primeiro a prever a possibilidade de segundo turno na capital potiguar, além de ter identificado a tendência de Natália inverter posição com Carlos Eduardo (PSD) e disputar a prefeitura de Natal com Paulinho no dia 27 de outubro.
Foi no dia 9 de agosto que o Diário do RN divulgou o primeiro estudo mostrando que, por 0,2%, já havia possibilidade de segundo turno em Natal. Na ocasião, os números da pesquisa Datavero mostravam que Carlos Eduardo tinha 40,30% das intenções de voto na pesquisa estimulada e que a soma dos adversários dele chegava a 40,50% das intenções de voto, o que acabava com a possibilidade de o ex-prefeito ser eleito no dia 6.
Já no dia 4 outubro, a sexta-feira imediatamente anterior ao pleito, o levantamento do DataVero, divulgado na rádio 98 FM, apontava que Carlos Eduardo e Natália Bonavides poderiam estar quase tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Naquele momento, o candidato do PSD estava com 28,76% das intenções de voto, enquanto a petista surgiu com 21,41%.
Considerando a margem de erro de 3%, acrescentando esse percentual às intenções de voto de Natália e reduzindo o mesmo valor das intenções de Carlos Eduardo, haveria uma diferença de apenas 1,35%.
Considerando essa pequena diferença e a sequência de crescimento do eleitorado de Natália e a de decréscimo de Carlos Eduardo identificadas na análise dos estudos realizados de agosto a outubro, a ida da deputada federal ao segundo turno já estava consideravelmente evidenciada pelo instituto.
Em agosto, Carlos tinha 39,90%; passou para 33,00% em setembro, caiu para 31,90% ainda em setembro e terminou com 28,76% em outubro. Natália, por sua vez, tinha 13,30% em agosto; chegou a 14,60% em setembro; foi para 16,70% ainda em setembro e em outubro alcançou 21,41%.