Início » DIÁRIO DO RN RECEBE ALUNOS DE CIDADE NOVA PARA AULA DE JORNALISMO IMPRESSO

DIÁRIO DO RN RECEBE ALUNOS DE CIDADE NOVA PARA AULA DE JORNALISMO IMPRESSO

  • por
Compartilhe esse post

Turma do 2º ano do Ensino Médio participa de projeto educacional que inclui produção de jornal e visita às redações de Natal

Foto: Anderson Régis

Pensando em melhorar o nível de leitura e conhecimento de seus estudantes do Ensino Médio, afetados pelo distanciamento social que baixou o rendimento educacional dos adolescentes, o professor de Língua Portugue- sa, Elias Farias de Moraes, iniciou o projeto do jornal escolar com a turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual União do Povo de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal, em maio passado. Após a parte teórica e prática em sala de aula, eles conheceram de perto a realidade de uma redação de jornal impresso durante visita à sede do DIÁRIO DO RN, nesta sexta-feira (23).

Curiosos, eles foram orientados sobre as etapas de produção de um jornal diário, desde a reunião de pautas, passando pelas pesquisas e entrevistas para a escrita do texto até a diagramação e edição, que foi o que mais os atraiu. Orientados pela editora do DIÁRIO DO RN, Ana Carla Queiroz e o artista gráfico e diagramador Fábio Ewerton, os alunos acompanharam atentamente à confecção de uma página de jornal, fonte de maior curiosidade entre eles.

Segundo o professor Elias, a visita à redação concluiu o projeto do jornal escolar, iniciado em maio passado como uma forma de melhorar o nível de leitura, aprendizado e interpretação de textos em sala de aula. Animado com o resultado, ele revelou que o projeto trouxe benefícios além da aprendizagem, mas para a vida pessoal e social dos seus alunos, com aumento do protagonismo e maior interação entre os colegas da turma.

“Percebemos um nível de aprendizado muito baixo, sobretudo Português e Matemática e um cansaço mental dos alunos. Resolvemos investigar as causas e descobrimos que foi por causa da pandemia, quando não teve aula presencial, acompanhamento dos pais e responsáveis e leitura. Só internet não adianta, porque é desconfortável para aprender no celular. O projeto teve início para que eles começassem a ler e escrever em sala de aula com prazer, porque só copiando do quadro é cansativo. E pesquisando, recortando, colando, é mais prazeroso”, disse.

Elias disse que a iniciativa foi bem recebida pelos alunos, por apresentar uma nova perspectiva de aprendizado, com atividades que promovam o protagonismo por meio da interação com e entre si. “Eu creio muito nesse projeto do jornal, porque é interessante, vai aumentar a autoestima, vão aprender uma profissão, sem contar no comportamento, que melhorou bastante. Eles tiveram que se unir para trabalhar em equipe, aprenderam a ceder, já que cada um tem o seu jeito de ser, uns mais tímidos, mas todos melhoraram muito”, afirmou.


Um exemplo é o citado pela estudante Flávia Lopes, que falou sobre a experiência do trabalho e revelou ter despertado sua atenção para a fotografia. “A parte do texto é bem legal, pesquisar, escrever, fazer a estatística, entrevistar as pessoas. Mas a fotografia é a mais interessante, a que eu mais gostei. Pretendo seguir a carreira de Direito, mas esse projeto me ajudou na parte da timidez, melhorar a escrita, pudemos aprender de muitas for- mas”, falou.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *