
O Partido Liberal no Rio Grande do Norte oficializou, nesta semana, o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) ao Governo do Estado nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em coletiva com o encontro político que reuniu lideranças regionais e estaduais, marcando a consolidação do nome de Álvaro como o escolhido pelo grupo da direita para a disputa majoritária. Diferente do que se aguardava, os nomes do candidato a vice-governador e da segunda vaga ao Senado não foram anunciados.
Em publicação nas redes sociais, o PL-RN destacou que o apoio à pré-candidatura ocorre “sob a liderança do senador Rogério Marinho”, ressaltando o crescimento e a união do partido no cenário político potiguar. “Seguimos firmes, construindo um projeto forte, plural e preparado para transformar o Rio Grande do Norte”, afirmou a legenda.
Em entrevista ao Diário do RN, Álvaro Dias disse acreditar que a opção do Nordeste pelo PT é um “estigma” político e que não dificulta candidaturas de direita. “Eu não acredito que exista esse estigma com relação ao Nordeste. Acho que existe a avaliação de gestão, de administração, seja ela municipal, estadual ou federal, e a partir dessa análise é que se define o voto e a escolha dos cidadãos norte-rio-grandenses, como na região Nordeste também”, afirmou.
Na coletiva que marcou o pré-lançamento, Álvaro reforçou o discurso de mudança administrativa no Estado. “Sabemos das dificuldades, sabemos dos obstáculos, sabemos da necessidade premente e urgente de que sejam implementadas essas mudanças. Nós estamos aqui ao lado desse grande time, o melhor grupo, para disputar, vencer as eleições e mudar o estado do Rio Grande do Norte”, declarou.
Questionado sobre sua permanência no Republicanos ou eventual migração para o PL, o ex-prefeito afirmou que a definição ainda será discutida internamente. A mudança partidária dependerá das escolhas dos demais nomes que comporão as chapas majoritárias e acomodações de legendas do arco de alianças.
“Nós vamos discutir essas questões. Não está tudo definido ainda. Falta a indicação do vice-governador, do outro senador, faltam outras questões que vão ser abordadas pelo nosso grupo político, mas todas vão ser resolvidas no momento oportuno”, disse.
O senador Rogério Marinho, presidente do PL-RN e secretário-geral do partido, confirmou, durante coletiva, que se dedicará à coordenação nacional do partido e à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Segundo ele, a decisão atende a um convite direto do núcleo político do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Para mim, isso é uma convocação”, afirmou, ao relatar conversas recentes sobre sua permanência na função de secretário-geral do PL e o papel na organização do partido para 2026.
Ainda durante a coletiva, Marinho confirmou a filiação da pré-candidata Nina Souza ao PL. “Ela já nos assegurou que irá. Isso foi colocado pelo próprio marido dela, o Paulinho Freire. Ela estará conosco integrando a nossa nominata de deputado federal”, declarou, projetando a eleição de ao menos três deputados federais pelo partido no próximo pleito.
Durante o evento, também foi celebrada a filiação do deputado estadual Luiz Eduardo ao PL, reforçando a nominata e a estrutura partidária para o próximo pleito.
Sobre o presidente da Assembleia Legislativa, Rogério Marinho afirmou que o diálogo está em curso. Para Marinho, o nome de Ezequiel Ferreira (PSDB) é um nome certo no grupo, incluindo as articulações ao mandato tampão.
“Ele já esteve conosco na nossa candidatura ao Senado, e eu acredito que nós marcharemos juntos nessa candidatura ao governo do Estado, com esse grupo que está sendo formado”, disse, referindo-se a Ezequiel Ferreira.
De acordo com a direção estadual, o partido se consolida como protagonista na oposição ao atual governo estadual.