Início » VEREADOR ELEITO MATHEUS FAUSTINO DIZ QUE NUNCA ACREDITOU NA POLÍTICA

VEREADOR ELEITO MATHEUS FAUSTINO DIZ QUE NUNCA ACREDITOU NA POLÍTICA

  • por
Compartilhe esse post

O segundo mais jovem eleito para assumir uma das cadeiras da Câmara de Natal em 2025, Matheus Faustino (UNIÃO), tem 26 anos, ensino superior incompleto e é influenciador digital.

Filiado ao Movimento Brasil Livre (MBL), entidade suprapartidária liberal e conservadora; ele afirma nunca ter acreditado na política e nunca ter votado – além de em si próprio –, mas quer ser inspiração para que outras pessoas desejem fazer parte do que chama de “boa política”.

“Nunca acreditei na política, não me considero um político; sou um cara comum fazendo política.

As minhas experiências políticas foram nos três últimos anos. Faço parte do MBL e tive a oportunidade de estar junto com eles no escritório de São Paulo, nacional. Aprendi muito com os deputados Guto Zacarias (UNIÃO) e Kim Kataguiri (UNIÃO). Nunca me candidatei a nada, nunca votei na minha vida. A única eleição em que saí de casa para votar foi agora e votei em mim mesmo. É que nunca identifiquei algum candidato que me representasse de verdade”, conta Matheus.

Mesmo com a descrença, o influenciador digital foi levado aos caminhos da política, diante da insatisfação com a realidade da segurança pública na capital potiguar. “Eu decidi [me candidatar a vereador] quando eu sofri o 5º assalto a mão armada. Tinha acabado de comprar uma moto e fui assaltado junto com minha mãe. Depois desse dia, fiquei me sentindo um lixo, porque no momento em que está assaltando, o bandido coloca a arma na sua cabeça e ele está arbitrando se você vive ou não. Ali, não existe lei e não existe Estado”, afirma.

Os primeiros passo dados rumo a esse universo foram com estudos. Ele passou a consumir mais conteúdos sobre política há 3 anos. “Comecei a me revoltar e querer aprender mais sobre política, sobre filosofia, como se deu a história da política no mundo, e foi quando comecei a adentrar nesses assuntos mais filosóficos e políticos, em meados de 2021”, diz. Apesar do envolvimento que iniciou com a área e com membros do MBL, Matheus afirma não ter contado com políticos para a candidatura. Mesmo assim, ele diz que esperava ser eleito e conseguir mais votos do que verificado nas urnas.

“Não foi uma surpresa para mim [ser eleito]. Fiquei surpreso porque esperava mais votos, mas dadas as proporções e que é minha primeira eleição, fiquei muito satisfeito com meus 5.195 [votos]”, conta o influenciador digital.

Para Matheus, o sucesso no pleito se deve ao seu viés independente e ao fato de mostrá-lo nas redes sociais. “Essa postura independente ecoou na sociedade, que estava indignada com tudo que acontece aqui, com os problemas reais da nossa cidade, e, com isso, eu consegui amontoar muitos seguidores”, relata.

O que o jovem eleito espera para o mandato é conseguir ter seus principais projetos aprovados, os quais são voltados para a área de segurança e para a educação cidadã. “Meu projeto principal se chama Jovem Fiscalizador, que, basicamente, institui aulas extracurriculares nas escolas a nível de 8º e 9º ano, para que as crianças saiam sabendo exercer a cidadania. Tenho um outro que é o Parada Segura, e tenho o Seguro Anticorrupção, que cria um critério no primeiro processo de licitação para que a Prefeitura analise a possibilidade de contratar um seguro para se encarregar de que a obra que foi contratada pela Prefeitura seja finalizada”, afirma.

Além disso, Matheus deseja ser uma inspiração para que novas pessoas entrem na política e cita que uma das características pelas quais se diferencia dos demais eleitos para a Câmara Municipal é que dispensará “privilégios” recebidos pelos parlamentares.

“Minha expectativa é fazer, primeiro, um mandato pelo exemplo, e que isso sirva para que outras pessoas se inspirem em mim e venham a querer também se candidatar e fazer parte da boa política”, diz. “Vou abrir mão de carro oficial, motorista, auxílio combustível, convênio médico; e também vou doar o aumento de salário”, completa o jovem.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *