
Depois de uma semana marcada pelo silêncio público de aliados, rompido apenas por uma nota assinada pelos principais partidos que integram sua base política, o prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra (U), voltou a aparecer cercado por lideranças estaduais neste sábado (31), na Praia de Tabatinga, em Nísia Floresta. A presença maciça de políticos na casa do deputado estadual Hermano Morais, sob o pretexto oficial da retomada do Bloco Aratu no Facho, funcionou, na prática, como a primeira demonstração concreta de apoio político ao prefeito após a operação da Polícia Federal que investiga suspeitas de fraudes em contratos licitatórios e desvios de recursos da saúde em Mossoró e outros 13 municípios do Estado. A PF cumpriu mandados na casa do prefeito na terça-feira (27).
O encontro, embora embalado pelo clima de pré-Carnaval e pela valorização das tradições culturais potiguares, teve pano de fundo claramente político-eleitoral. A reunião representou a primeira articulação presencial do grupo que se organiza em torno da pré-candidatura de Allyson Bezerra, num movimento de reação ao abalo sofrido pelo projeto eleitoral do prefeito na semana anterior.
Estiveram presentes o vice-governador Walter Alves (MDB), a senadora Zenaide Maia (PSD), os deputados federais Benes Leocádio (U), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP), o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSD), o ex-senador José Agripino (U), além de prefeitos de diferentes regiões, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Entre os chefes de executivos municipais, estavam os prefeitos Carlinhos (Jardim de Angicos), Emídio Júnior (Macaíba), Andreza Brasil (Sítio Novo), Pedro Filho (Touros) e de Nísia Floresta, Gustavo Santos.
O evento teve direito a discurso de Allyson Bezerra. Em vídeo de apoiadores nas redes sociais, ele pergunta ao deputado Hermano Morais se “está preparado para trabalhar”, em uma clara menção à candidatura à vice-governador na chapa ao lado do mossoroense.

Nas redes sociais, o prefeito reforçou essa narrativa ao afirmar que o momento foi de “muita conversa boa” com amigos que “sonham com novos caminhos para o Rio Grande do Norte avançar, com união, respeito e muito trabalho”. A senadora Zenaide Maia destacou a necessidade de “seguir somando forças”, enquanto o deputado federal Benes Leocádio foi mais direto ao afirmar que “política também se constrói com presença, respeito e convivência”, frase que sintetizou o espírito do encontro.
O anfitrião Hermano Morais destacou o caráter afetivo e cultural da retomada do Bloco Aratu no Facho, criado em 1997 e originado na própria casa onde ocorreu o encontro. O bloco voltou a percorrer as ruas e a avenida principal de Tabatinga, reunindo foliões, música e lideranças políticas, mas não eliminou seu significado estratégico.
O encontro serviu para sinalizar que, apesar do desgaste inicial, o prefeito insistirá em seguir no centro de uma articulação majoritária para 2026. Embora ainda não haja anúncio oficial, partidos que participaram do encontro devem se reunir no próximo sábado (7), em Natal, em um evento que, nos bastidores, é apontado como o possível lançamento formal da pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Rio Grande do Norte, apressando o planejado e criando um fato novo para alterar o assunto “fraude na saúde” relacionado ao pretenso governador.