
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, negou que sejam verdadeiras as informações de que uma voçoroca se formou na Praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca, nesta terça-feira (1º). O titular da Semurb apontou que vídeos divulgados por diversos blogs e que circularam nas redes sociais nesta quarta-feira (2) se tratam de imagens antigas.
Para o secretário, foi uma surpresa ver relatos de que tal problema teria ocorrido nesta semana.
Em contato com a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, ele recebeu a confirmação de que não havia qualquer intercorrência na Praia de Ponta Negra.
“Ontem, nós não fomos informados de nada. Diariamente, a Seinfra está na praia, e esse relato foi da Seinfra [Secretaria Municipal de Infraestrutura], [de] que desconhece essa Voçoroca”, declarou Mesquita.
Thiago Mesquita apontou que um dos vídeos publicados nesta quarta, como se a situação tivesse ocorrido nesta semana, é o mesmo divulgado no mês passado, demonstrando que se trata do caso ocorrido, e já noticiado, anteriormente.
Em fevereiro, após fortes chuvas registradas entre os dias 5 e 6, uma voçoroca foi vista próximo ao Morro do Careca. Na época, o titular da pasta de Meio Ambiente e Urbanismo afirmou que houve intervenção humana no local. De acordo com Thiago Mesquita, pessoas teriam aberto pequenas valas para que a água que estava alagada na área corresse para o mar.
“Houve abertura manual, por pessoas, de uma pequena vala, na boa intenção de escoar mais rápido a formação dos lagos. Isso acabou comprometendo a estrutura do local. A água desceu num volume muito grande e formou uma voçoroca”, declarou o gestor na época.
As voçorocas são buracos formados na terra por causa da erosão causada pela chuva, fenômeno previsto por especialistas durante o conturbado processo de licenciamento ambiental para a engorda da Praia de Ponta Negra.


Álvaro em Miami
Os vídeos foram trazidos à tona no dia em que o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias -que levou a diante a obra da engorda da Praia de Ponta Negra – publicou nas redes sociais um vídeo onde ele aparece na praia de Miami, nos Estados Unidos, que também teria sido “engordada”, comparando com a praia da Zona Sul de Natal.
“Em nossa viagem, visitamos a cidade de Miami, na Flórida nos EUA, onde foi realizada a obra de Engorda da praia dessa cidade. Com essa obra concluída, se protegeu o calçadão e vários empreendimentos do avanço do mar, nessa, que é uma das praias mais turísticas dos EUA. Uma ação semelhante à que realizamos em Ponta Negra, em Natal”, disse na publicação.
“Em Miami, como em Natal, essa obra garante proteção e tranquilidade para bares, hotéis, restaurantes, quiosques e o próprio calçadão que agora está muito distante do mar. Isso certifica que para cidades como Natal, Miami e Balneário de Camboriú, onde o turismo é um dos pilares da economia e o mar avançou, realizar a Engorda da Praia é o caminho para preservar o litoral. E comprovado está, que preservando o litoral, estamos preservando nossa economia e a geração de emprego e renda da cidade”, completou Álvaro Dias.