Início » MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU: 379 ANOS DE HISTÓRIA, RELIGIOSIDADE E FÉ

MASSACRES DE CUNHAÚ E URUAÇU: 379 ANOS DE HISTÓRIA, RELIGIOSIDADE E FÉ

  • por
Compartilhe esse post

Em 1645, os massacres de Cunhaú e Uruaçu marcaram a brutalidade da ocupação holandesa no Rio Grande do Norte. Nos dias 16 de julho e 3 de outubro, trinta católicos, incluindo o padre André de Soveral, foram assassinados durante celebrações religiosas. Reconhecidos como mártires pela Igreja Católica, esses homens e mulheres receberam o título de Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, após um longo e detalhado processo. A canonização, realizada pelo Papa Francisco em 15 de outubro de 2017, trouxe reconhecimento internacional ao sacrifício desses fiéis, simbolizando a luta pela fé e pela liberdade religiosa.

Antes disso, em 2006, a Governadora Wilma de Faria sancionou a Lei nº8913/2006 que criava o feriado estadual para culto público e oficial dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú. Em 3 de outubro, o estado do Rio Grande do Norte celebra um feriado em homenagem às suas memórias.

Esses eventos não apenas lembram a dor do passado, mas também reforçam a identidade cultural e religiosa da população potiguar, inspirando celebrações que perpetuam a memória dos mártires e a importância da tolerância e da paz.

Programação

Monumento dos Mártires, em Uruaçu, recebe milhares de fiéis durante programaçã que se estende por todo dia – Foto: Reprodução

Desde a instituição do feriado estadual, a Igreja Católica celebra com uma programação especial a memória dos Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e demais fiéis vítimas do massacre.

No Santuário dos Santos Mártires, no bairro Nazaré, zona oeste de Natal, a festa é realizada de 2 a 12 de outubro. Nesta quinta-feira, será realizada uma missa solene às 9h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom João Santos Cardoso.

O novenário acontecerá de 3 a 11 de outubro, sempre às 19h, com a presença de padres convidados, além das pastorais, movimentos e serviços da paróquia. No dia 12, às 16h, a missa de encerramento será presidida pelo Mons. Valquimar Nogueira, vigário geral da Arquidiocese. Após a celebração, uma procissão percorrerá as ruas do bairro Nazaré.

Este ano, a festa também marca a comemoração dos 15 anos da construção do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, localizado na Avenida Miguel Castro.

Já na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, a festa teve início dia 22 de setembro e termina nesta quinta-feira (03), com diversas atividades, incluindo caminhadas no início da manhã, missas ao longo de todo o dia e um grande encerramento com show do Padre Fábio de Melo.

Confira a programação de encerramento, em Uruaçu:

  • 4h: Caminhada, saindo de Macaíba, com destino ao Monumento dos Mártires, em Uruaçu;
  • 5h: Missa, presidida pelo Pe. Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova;
  • 5h30: Caminhada, partindo da Igreja Matriz de São Gonçalo para Uruaçu;
  • 7h: Missa, presidida pelo Pe. André Martins;
  • 9h: Missa, presidida pelo Pe. Matheus Marques;
  • 10h: Missa, presidida pelo Pe. João Gabriel Ribeiro;
  • 12h: Missa, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha;
  • 15: Terço da Misericórdia, conduzido pelo Pe. Murilo Paiva e pelo Pe. Alexsandro Freitas;
  • 16h: Missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso;
  • 18h: Show com o Padre Fábio de Melo.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *