
O Instituto Real Time Big Data fez uma pesquisa com eleitores do Rio Grande do Norte simulando alguns cenários políticos no ano que antecede as eleições de 2022.
A pesquisa foi realizada pelo instituto Real Time Big Data nos dias 13 e 14 de setembro de 2021 com 1.200 eleitores do Rio Grande do Norte em cinco regiões do Estado. O público em Natal corresponde a 25% da pesquisa, enquanto o litoral oriental/Leste potiguar, 24%. 13% dos entrevistados são do Agreste potiguar, enquanto 11% da região central do estado.
Os entrevistados do Oeste do RN correspondem a 26% dos entrevistados. Segundo o Realtime Bigdata, a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Os números foram encomendados pela rádio 96 FM e pela Band Natal.
Governador
Na pesquisa estimulada, Fátima Bezerra lidera com 27% das intenções de voto, mas é seguida de perto por Carlos Eduardo que tem 22%.
Outros candidatos, como o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (17%), também foram foram preferência dos eleitores. O atual senador Styvenson Valentim (Podemos) recebeu 8% das intenções de voto, enquanto Benes Leocádio, pré-candidato ao Governo estadual, recebeu 5%. Nulos e brancos correspondem a 12%, enquanto 9% não souberam ou não opinaram.

Senador
O candidato preferido, de acordo com os números, é Carlos Eduardo com 26% dos votos. O número do ex-prefeito de Natal, empata com a porcentagem de votos brancos e nulos (26%) dos pesquisados. Rogério Marinho (18%) e Fábio Faria (12%) são os outros candidatos mais lembrados. Mais abaixo, o atual senador Jean Paul Prates (8%) e Haroldo Azevedo (1%) também receberam intenções de votos. A soma dos dos últimos candidatos é a mesma daqueles que não responderam ou não souberam: 9%.

Presidente
No primeiro cenário, que leva em consideração o nome de todos os possíveis candidatos, Lula tem 39%, enquanto Bolsonaro é o segundo colocado, com 27%. Outros concorrentes como Ciro Gomes (11%), o ex-apresentador José Luiz Datena (6%), João Doria (2%) também fazem parte das preferências dos eleitores potiguares. Brancos e Nulos somam 8%, enquanto os eleitores que não souberam ou não responderam são 7%.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Real Time Big Data nos dias 13 e 14 de setembro de 2021 com 1.200 eleitores do Rio Grande do Norte em cinco regiões do Estado. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.