Primeiro, “extravasar”, depois, “pensar em transição e gestão”. As primeiras palavras do prefeito eleito Paulinho Freire (UB) foram rápidas, mas trazem uma avaliação do resultado final e da disputa contra a candidata do PT, Natália Bonavides (PT).
“Disputar com o PT não é fácil, porque eles criam fatos e eles denunciam os fatos que eles mesmos fazem, mas foi bom, o povo entendeu, o povo ficou do nosso lado, a maioria, e foi excelente. Vamos agora comemorar, extravasar, depois aí a gente vai pensar em transição, vai pensar em gestão”, declarou Paulinho, que agradeceu o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), entre outras autoridades.
O deputado federal Paulinho Freire (UB) foi eleito prefeito de Natal com uma maioria de 42.947 votos. Neste domingo, 27, ele chegou a 55,34% (222.661) dos votos, contra 44,66% (179.714) alcançados pela também deputada federal, Natália Bonavides (PT).
Questionado se poderá conversar com a governadora Fátima Bezerra (PT), enquanto prefeito, Paulinho não deixou claro, mas disse que poderá conversar “com todos que queiram ajudar”.
“Eu e Joanna vamos conversar com todos que queira ajudar Natal. Quem quiser ajudar Natal nós estamos dispostos a conversar”, afirmou Paulinho.
Já a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos), citada por Paulinho em sua fala, afirmou que as propostas e transparência foram determinantes para o resultado positivo.
“O mais determinante foi a verdade, a transparência e todas essas propostas que nós mandamos. Nós andamos a cidade olhando nos olhos dos eleitores e apresentando para a nossa cidade. Propostas essas que nós construímos ao lado deles”, declara Joanna Guerra.
A vice-prefeita anuncia projetos prioritários para os primeiros 100 dias de governo: “Nos primeiros 100 dias, nós apresentaremos com certeza um plano que vai ter como base e um olhar humano para as nossas comunidades, para os nossos 36 bairros, de saúde, educação e assistência social estarão dentro das nossas prioridades. Mas, mais do que tudo isso, que as pessoas de Natal e cidadãos natalenses tenham oportunidade de trabalho, de qualificação profissional”.
Álvaro Dias: “O sistema político está fortalecido, fizemos nosso sucessor”
Um dos maiores cabos eleitorais de Paulinho Freire em Natal, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) entende que sua dedicação durante os seis anos de gestão “praticamente encerra” agora com a vitória de Paulinho Freire. Desde maio, quando anunciou decisão por apoiar o deputado à prefeito de Natal, o chefe do Executivo da capital vem trabalhando pela candidatura e foi um dos responsáveis pela trajetória de crescimento do deputado federal e ex-presidente da Câmara de Natal.
“Acredito que a população escolheu votar em quem trabalha, acreditar na continuidade dessa gestão e está aí o resultado da eleição com mais de 10 pontos percentuais dados pelo povo, pela população da nossa cidade ao Paulinho”, afirma o prefeito.
Para Álvaro, conseguir eleger seu sucessor fortalece o grupo político para novas perspectivas. “O sistema político está fortalecido. Nós elegemos, fizemos o nosso sucessor, o prefeito de Natal, isso aí, claro que fortalece o nosso sistema porque as vitórias sempre abrem novos horizontes, novas perspectivas”, avalia.
As novas perspectivas significam os próximos dois anos e as eleições seguintes. “Vamos agora deixar a poeira baixar, descansar um pouco, manter a união do nosso sistema político e procurar construir, planejar as vitórias do futuro”, antecipa.
Para Álvaro, as obras que vem realizando em Natal, que ele elenca como legados, são decisivas para a eleição. “O novo plano diretor, a construção do Hospital Veterinário, a engorda da praia de Ponta Negra, a construção do turismo da Redinha, geração de emprego e renda, o avanço que a cidade de Natal teve, a modernização do nosso centro, que está acontecendo através de intervenções importantes com a rua João Pessoa, Coronel Cascudo e muitas outras, a orla urbana que nós estamos repaginando, mudando, fazendo uma orla urbana moderna, bonita, avançada para a cidade de Natal. Então, todas essas obras pesaram, foram decisivas nessa eleição”, finaliza.
Pesquisa DataVero cravou resultado da eleição em Natal
Em números divulgados nesta sexta-feira, 25, a pesquisa DataVero/98 FM, fixou o resultado do 2º turno da eleição em Natal, com uma diferença de menos de um ponto em relação ao resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral.
A pesquisa apontou a vitória de Paulinho Freire (UB) com 56,56% sobre Natália Bonavides, que teve 43,44% de intenções de votos válidos. O registro no TSE é RN- 09426/2024.
O resultado do TSE com 100% das urnas apuradas foi de 55,34% de votos para Paulinho Freire, eleito prefeito de Natal, contra 44,66% de votos alcançados pela adversária, Natália Bonavides (PT).