Início » PSTU COMEÇA CAMPANHA ELEITORAL COM CRÍTICAS A ÁLVARO DIAS E AO PT

PSTU COMEÇA CAMPANHA ELEITORAL COM CRÍTICAS A ÁLVARO DIAS E AO PT

  • por
Compartilhe esse post

O PSTU não tem tempo de TV e nem fundo eleitoral, por não ter alcançado a cláusula de desempenho na última eleição. Mesmo assim, homologou a candidatura de Nando Poeta (PSTU) e Tiago Silva (PSTU) a prefeito e vice-prefeito de Natal, além das nominatas à Câmara Municipal da capital. A chapa, que pretende unir a experiência de Nando, sociólogo, professor, cordelista e militante socialista há mais de 30 anos, e a juventude de Tiago Silva, jornalista e estudante de teatro, questiona a gestão do prefeito Álvaro Dias e também relaciona o PT aos demais partidos de direita, atuantes em Brasília.

O presidente estadual do PSTU, Dario Barbosa, aponta a impossibilidade do partido andar ao lado do Partido dos Trabalhadores nas eleições porque o PT “há muito tempo abandonou a classe trabalhadora”.

“Você veja no Congresso Nacional, os mesmos partidos que apoiaram Bolsonaro para poder governar são os mesmos partidos de direita, de centro direita, de ultradireita, que apoiam hoje o governo Lula. Então por isso que não dá para nós, o PSTU, que queremos governar para a nossa classe trabalhadora, para os mais pobres, fazer aliança com um partido que retira dinheiro dos cofres públicos, da saúde, da educação, para privilegiar os banqueiros”.

O dirigente complementa: “O Haddad faz uma defesa da economia, onde quem ganha mais são os ricos e os grandes empresários e o Lula faz outro discurso, em ajuda aos pobres. Então, é uma tática, um ajuda os banqueiros e o outro diz que ajuda os pobres”.

Já o candidato a prefeito, Nando Poeta, foca nos problemas locais: “A maioria dos governos que já passaram não resolveram esse problema social, está aí o debate de moradia, tá aí a questão do transporte coletivo, a questão da educação, da saúde, agora a gente está vendo a explosão do meio ambiente, a questão aqui da orla de Natal”.

“Recentemente o prefeito Álvaro Dias falou em privatizar nosso teatro Sandoval Vanderlei e o nosso mercado da redinha ele quer entregar para a iniciativa privada por meio das parcerias público-privadas. E a gente entende que esses são mecanismos de privatização e que vão totalmente de encontro aos interesses da classe dos trabalhadores que estão ali e que precisam”, reitera Tiago Silva, candidato a vice-prefeito.

Para driblar a pouca estrutura partidária, em detrimento das candidaturas com recursos, o PSTU pretende utilizar a redes sociais e o “corpo a corpo” com a população. O financiamento, segundo os candidatos, deve vir da própria militância.

Duas candidaturas a vereador
Para a Câmara Municipal, pela primeira vez, o PSTU vai oficializar uma candidatura coletiva, composta por três militantes do partido: o servidor do Detran e pré-candidato a vereador Alexandre Guedes encabeça o coletivo, composto também pela indígena e técnica de enfermagem, Érica Guarani, e pelo professor, José Jairan. Além disso, a professora Luciana Lima, que milita no movimento de mulheres contra o machismo, é a outra pré-candidatura que vai disputar uma vaga na Câmara de Vereadores.

Luciana Lima foi indicada inicialmente para compor a chapa majoritária como candidata a vice, mas a cota de gênero imposta pela legislação eleitoral a levou para a disputa proporcional. De acordo com os membros do partido, a chapa do PSTU para o legislativo municipal também expressa a diversidade socialista.

Convenções
O PSTU foi o primeiro partido com projeto à majoritária natalense a realizar convenção partidária, na última sexta-feira (26), no auditório do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), na Cidade Alta.

As demais agremiações com nomes à prefeitura de Natal vão realizar as convenções nesta semana. Quinta-feira, dia 1º de agosto, o Avante deve oficializar a candidatura de Rafael Motta. O PT realiza na próxima sexta-feira, 2, a homologação da candidatura de Natália Bonavides, às 18h13 no IERN Natal, no bairro Bom Pastor. Já no sábado, 3, o União Brasil formaliza a candidatura de Paulinho Freire, às 9h, no Ginásio Nélio Dias. No mesmo dia, o PSD ratifica o nome de Carlos Eduardo, às 15h, no Conjunto Gramoré, bairro Lagoa Azul.

O PSOL, que teve convenção que homologaria candidatura própria de Camila Barbosa suspensa por ordem da Executiva Nacional, ainda não comunicou decisão sobre realização, ou não, de novo evento e de participação no pleito de outubro.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *