Início » QUINTA CULTURAL TRAZ AS HISTÓRIAS DE UMA MATRIARCA E SUAS VIVÊNCIAS EM GUERRAS

QUINTA CULTURAL TRAZ AS HISTÓRIAS DE UMA MATRIARCA E SUAS VIVÊNCIAS EM GUERRAS

  • por
Compartilhe esse post

Neste mês das mães, um exemplo de força de uma matriarca será contado através da história de uma estoniana nascida no século XIX e que viveu em meio a diversas guerras conseguindo manter a família reunida. A Quinta Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) apresenta nesta semana o depoimento de Aline Wilhelmine Imberbe Imhof (1886-1966) deixado em uma carta que expõe uma forte capacidade de renovação em meio a devastadoras adversidades.

A palestra, denominada “Depoimento de uma matriarca estoniana que sofreu as agruras das duas guerras mundiais”, será ministrada pelo jornalista, escritor, genealogista e presidente emérito do IHGRN, Ormuz Barbalho Simonetti, e pelo publicitário e executivo Thiago Lajus, tataraneto da Sra. Aline.

“Essa palestra aborda a história que chegou ao nosso conhecimento através de uma carta que foi redigida pela minha tataravó contando um pouco da sua história e como ela passou por fases importantes da história mundial, como as duas Grandes Guerras, como a Revolução Russa, e como isso afetou toda a sua família, mas que ainda assim, a cada queda que levava, ela renasce e consegue manter a sua família unida”, contou Lajus.

Segundo o executivo, a existência do relato, escrito em estoniano e traduzido para o português, foi contado por ele ao presidente emérito do IHGRN após o recebimento de uma cadeira como herança, que foi levada para que Ormuz reformasse. “Enquanto ele reformava, eu contava a história (…). Ali ele viu uma oportunidade de publicação, que de fato aconteceu e está na revista do Instituto Histórico deste mês”, disse.

A apresentação contará com reprodução da carta original, fotos e uma contextualização histórica dos momentos vividos e contados por Aline, como as Guerras Mundiais, a Revolução Russa e a Guerra de Libertação da Estônia.

Para Lajus, a expectativa para a palestra é não só de “casa cheia”, mas também tem um significado pessoal por poder compartilhar um pouco a história de sua família, que saiu de outro continente, mas que hoje cria novas raízes no RN.

“Também uma expectativa pessoal muito grande. Eu completo 30 anos da minha chegada em Natal, agora no mês de junho. Me considero potiguar – embora o sotaque teime me acompanhar – e para mim é um momento muito especial de poder falar um pouco de onde eu venho, das minhas origens e como uma família que saiu de Tallinn, lá da Estônia, chega ao RN e se sente potiguar ao longo das suas gerações”, explicou.

O evento é gratuito e acontece nesta quinta-feira (22), a partir das 17h, no Salão Nobre do IHGRN, que tem capacidade para 50 pessoas. O Instituto está localizado na Rua da Conceição, nº 622, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste de Natal. No local, poderá ser adquirida a última edição da Revista do IHGRN.

O IHGRN
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte é a mais antiga instituição cultural do estado, tendo um dos mais ricos acervos acerca da cultura, geografia e história do RN e do país. A entidade mantém um museu e promove exposições, palestras e outras atividades. Além da própria revista, o IHGRN ainda edita plaquetas e livros.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *