Graças a um trabalho que vem sendo efetivado junto a várias municipalidades do Rio Grande do Norte vocacionadas para o turismo, é que a Fecomercio festejou a inclusão de três desses municípios potiguares entre os 100 destinos turísticos em todo o mundo por conta de sua responsabilidade em favor da sustentabilidade.
Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Tibau, na Costa Branca, estão entre os 100 destinos do mundo que mais desenvolvem práticas sustentáveis na gestão do turismo local. O reconhecimento foi anunciado durante a cerimonia on-line do Sustainable Top 100 Destinations realizada pela fundação holandesa Green Destinations.
Participantes do DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Sistema Fecomercio/RN, por meio do Senac, para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local. Para concorrer ao prêmio, os destinos precisaram apresentar cases de sucesso locais, desenvolvidos sob consultoria das equipes técnicas do programa.
O presidente Marcelo Queiroz, da Fecomercio/RN, destaca a premiação como um dos frutos gerados por meio das parcerias internacionais entre o Sistema e a Alemanha e assegura que “Pelo segundo ano seguido o RN está em um ranking mundial sobre práticas sustentáveis, graças ao trabalho que desenvolvemos por meio de acordos internacionais, como o Projeto Verena e Rede DEL Turismo, metodologia que tem como foco trazer ao nosso estado o desenvolvimento do turismo, atividade protagonista em nosso cenário econômico”.
Além dos municípios potiguares, nesta edição, outras cinco cidades brasileiras – Canguçu (RS), Bombinhas, Itá, Forquilinha e Orleans (SC) – que aplicam a metodologia DEL receberam o selo Sustainable Top 100 Destinations.