Início » VICE-GOVERNADOR AFIRMA QUE NATÁLIA SAIU FORTE PARA A DISPUTA DO 2º TURNO

VICE-GOVERNADOR AFIRMA QUE NATÁLIA SAIU FORTE PARA A DISPUTA DO 2º TURNO

  • por
Compartilhe esse post

O vice-governador Walter Alves, presidente do MDB no Rio Grande do Norte, é direto e sucinto quando questionado sobre a possibilidade de vitória de Natália Bonavides (PT) a prefeita de Natal: “Acredito. Acredito”. Segundo o presidente de um dos principais partidos que compõem o arco de alianças da candidatura da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PcdoB), o resultado do primeiro turno conferiu força à candidata.

“Segundo turno é uma nova campanha. E ela saiu muito forte. Isso mostra um viés de perspectiva de vitória”, analisou Walter.

O vice-governador afirma que o diretório estadual do MDB vai continuar apoiando a deputada na disputa, assim como apoiou no 1º turno.

Sobre a diretório municipal, que fez campanha, em grande parte, para o candidato Carlos Eduardo (PSD), o vice-governador explicou ao Diário do RN que “ali foi uma decisão municipal” e que, mesmo assim, não haverá intervenção do partido para o segundo turno, mas uma conversa.

“Intervenção não, nós vamos conversar. O partido é um partido democrático. A gente vai conversar com os nossos candidatos para que possamos seguir todo mundo junto”, esclarece.

No primeiro turno da disputa, o diretório municipal do partido em Natal decidiu, por conta própria, liberar seus filiados para seguirem outros rumos. O diretório estadual decidiu não intervir na decisão e deixou os filiados seguirem o apoio a Carlos Eduardo na capital, apesar de oficialmente formar aliança com o PT. Nomes como o próprio presidente do MDB em Natal, Julio Protasio, a vereadora Ana Paula Araújo e o candidato Araken Farias fizeram campanha para o adversário.

MDB elege 45 prefeitos e se mantém como o maior partido do RN

A eleição do último domingo, 6, confirmou a permanência do MDB como o maior partido do Estado, assim como no país. A sigla elegeu 45 prefeitos no Rio Grande do Norte, número ainda 15% maior do que a eleição de 2020, quando elegeu 39 novos chefes de Executivos nos municípios potiguares. Neste ano, foram 19 prefeitos a mais do que o União Brasil, que ficou na 2ª posição. O MDB elegeu ainda 30 vice-prefeitos e 348 vereadores em todo o estado.

“É muita alegria. Foi um resultado realmente surpreendente, porque a gente está fora do poder e mesmo assim o nosso partido fez o maior número de prefeitos do estado, em todas as regiões do estado e isso é reflexo do trabalho que a gente tem feito em muitos anos, serviços prestados que o MDB tem em todos os municípios no estado do Rio Grande do Norte”, analisa.

Segundo Walter Alves, há “uma perspectiva do partido de uma majoritária” daqui a dois anos, nas eleições gerais.

“Naturalmente que o partido sai muito forte para o pleito de 2026. A partir de agora, vamos ouvir os nossos gestores, ouvir a base, para que lá em 2026 a gente possa ver quais são os projetos do nosso partido”, diz.

Entretanto, diz que “ainda está cedo” para antecipar qualquer decisão, ou até o próprio nome na disputa. “A gente tem que ouvir os aliados e partidos que estão conosco e está muito distante, mas o retrato, o reflexo das urnas, foi muito importante para o MDB”, finaliza.

Prefeitos eleitos no RN por partido

MDB 45
UNIÃO BRASIL 26
PSD 21
PP 20
PL 18
PSDB 14
PT 7
PODEMOS 6
REPUBLICANOS 4
PSB 1
SOLIDARIEDADE 1
PDT 1


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *