A Polícia Federal destruiu nesta quinta-feira (13) 2,6 toneladas de drogas apreendidas na Grande Natal entre 2020 e 2021.
Entre os entorpecentes incinerados tinham 1,9 tonelada de cocaína; 677 kg de haxixe; 44 kg de maconha e 100 comprimidos de ecstasy, além de apetrechos utilizados para acondicionar as drogas.
A incineração ocorreu no alto-forno de uma usina na zona rural de Arês, na região metropolitana de Natal. O trabalho foi acompanhado pelo chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da PF, além de fiscais da Vigilância Sanitária.
O Observatório Covid-19 da Fiocruz divulgou uma nota técnica nesta quarta-feira (12) que trouxe um alerta para o aumento da ocupação de leitos UTIs de Covid na rede do SUS no país.
Um terço dos estados e 10 capitais estão em alerta, segundo as taxas observadas em 10 de janeiro, em comparação com a série histórica. Deste total, 1 estado e 4 capitais estão em situação crítica. Em todo o estado do Rio Grande do Norte a situação ainda é considerada boa.
Entre as capitais, Fortaleza (88%), Recife (80%), Belo Horizonte (84% e Goiânia (94%) figuram na zona de alerta crítico. Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) na zona e alerta intermediário;
Ainda de acordo com a análise, o estado de Pernambuco (82%) está na zona de alerta crítico. Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e o Distrito Federal (74%) na zona de alerta intermediário.
A nota alerta para o novo crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI diante da ampla e rápida proliferação da variante ômicron no Brasil. “Consideramos fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da Covid-19 pela Ômicron. Por outro lado, não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de Influenza”, ressaltam os pesquisadores.
A Suprema Corte dos Estados Unidos bloqueou nesta quinta-feira (13) a exigência de vacina contra Covid-19, além do requisito de teste destinado a grandes empresas. O projeto do presidente Joe Biden foi debatido por quase quatro horas, pois o número de infecções está aumentando e 40 milhões de adultos nos EUA ainda estão se recusando a se vacinar.
Ao mesmo tempo, a corte permitiu que o governo continue obrigando a vacina para a maior parte dos profissionais de saúde nos Estados Unidos.
A maioria conservadora da corte concluiu que o governo excedeu em sua autoridade ao baixar a portaria. Em resposta à decisão, o governo de Joe Biden divulgou uma carta onde afirma que se sua gestão não houvesse estabelecido requisitos de vacinação, o país estaria agora enfrentando um número ainda maior de internações e mortes por Covid-19.
“Estou desapontado que a Suprema Corte tenha optado por bloquear os requisitos de bom senso para salvar vidas para funcionários de grandes empresas, que foram fundamentados diretamente na ciência e na lei”, divulgou em carta aberta.
“A Corte decidiu que meu governo não pode usar a autoridade que lhe foi concedida pelo Congresso para exigir essa medida, mas isso não me impede de usar minha voz como presidente para defender que os empregadores façam a coisa certa para proteger a saúde e a economia dos americanos”, acrescentou Joe Biden.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira, informou na noite desta quinta-feira (13) que testou positivo para a Covid-19 e Influenza ao mesmo tempo.
O deputado fez uma publicação em suas redes sociais, mostrando o exame laboratorial. Na postagem, Ezequiel informa que está bem, cumprindo isolamento em casa e com todos os cuidados médicos necessários. “Mantenho a fé em Deus que tudo dará certo! Se cuidem e cuidem dos seus”, afirma o deputado.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou uma portaria nesta quinta-feira (13) determinando obrigatoriedade na apresentação de comprovante de esquema vacinal contra a Covid-19 para acesso e circulação de todas as dependências do instituto. O decreto vale para servidores docentes e técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, estudantes, estagiários e público em geral.
De forma excepcional, a portaria informa que será aceito o ingresso dos usuários que, por exemplo, nesta quinta-feira (13) estejam com alguma dose em atraso ou que não tenham iniciado seu ciclo vacinal, mas que tomem a iniciativa de atualizar as etapas de imunização de forma imediata.
De acordo com a portaria, o ingresso de pessoas que não tenham tomado a vacina por terem alguma contraindicação pode ocorrer, desde que haja a apresentação de declaração médica ou técnica atualizada.
Para qualquer pessoa não vacinada, é obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para a covid-19 realizados nas últimas 72h e a entrega do termo de adoção do esquema de testes, documento disponível em anexo na própria portaria.
Os servidores que, sem motivo médico ou técnico, optarem voluntariamente por não se vacinar contra a covid-19, deverão entregar um termo de ciência e responsabilidade pelo sistema interno, à sua chefia imediata.
O servidor que descumprir essas exigências pode chegar a ser impedido de ingressar nas unidades da instituição, assim como não terá o benefício do trabalho remoto.
Estudantes que descumprirem não poderão comparecer presencialmente às aulas, mas também não terão atividades remotas compensatórias às atividades presenciais.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Butantan reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (13), para discutir a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade.
A reunião contou com a participação de uma série de entidades médicas e científicas, além de técnicos da Anvisa e do Butantan, pesquisadores do Chile, onde a vacina já é aplicada em crianças, e do laboratório Sinovac.
No encontro foram apresentados e analisados dados de pesquisas e estudos feitos pelo governo chileno durante a aplicação da Coronavac no público infanto-juvenil no país.
O encontro também teve participação de representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
O grupo emitirá pareceres técnicos sobre os dados apresentados durante a reunião, e a documentação será enviada à Anvisa. O próximo passo é a continuidade da análise de pedido de uso emergencial da vacina, realizada pela Gerência Geral de Medicamentos.
Pedras de granizo caíram em pelo menos três municípios do Seridó potiguar na tarde desta quinta-feira (13). O fenômeno foi causado pelas fortes chuvas que caem no interior do Rio Grande do Norte. De acordo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o fenômeno foi registrado na zona rural de São José do Seridó, São Vicente e Currais Novos.
As altas temperaturas do Nordeste afastam que o fenômeno ocorra de maneira recorrente. Além da queda de granizo, o Seridó registrou fortes chuvas nos últimos dias.
O município de Parelhas registrou em uma hora um volume de chuvas que superou, em três vezes, a média história para todo o mês de janeiro.
Em Caicó, as chuvas formaram um fluxo de água que alagou uma das vias na proximidade do campus da Uern, em Caicó. O comportamento, segundo a Emparn, é esperado para o período do ano. Veja imagens:
O ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, disse nesta quinta-feira (13) que recebeu convites de filiação de quatro partidos. Queiroz não revelou quais são as legendas “para não ter atrito”, mas deve se encontrar na próxima semana com o presidente do PTB no Rio de Janeiro, Marcus Vinicius Vasconcelos.
“Ainda não tem nada certo, mas ainda bem que as pessoas estão vindo me procurar e eu tenho espaço e oportunidades”, disse Queiroz sobre a possibilidade de se lançar como candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Na semana passada, Queiroz esteve em Brasília e se reuniu com a presidente do PTB, Graciela Nienov. Ele disse que a “conversa foi boa” e que falaram sobre a possibilidade de ele se candidatar pelo partido.
“Falamos sim sobre a filiação e sobre a candidatura, mas sobre as possibilidades, não tem nada certo. Muitos partidos de direita estão vindo me procurar, estamos conversando”, afirmou.
Queiroz é investigado por um suposto esquema de rachadinhas, crime de peculato, no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Em junho de 2020, o ex-PM foi preso no sítio de Fred Wassef, advogado de Flávio, no interior de São Paulo. Em março do ano passado, a prisão foi revogada pelo Superior Tribunal de Justiça.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou durante o programa 12 em Ponto, da 98 FM, que o presidente da República, Jair Bolsonaro, estará no Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro.
De acordo com o ministro, Bolsonaro virá para a programação que vai marcar a “chegada das águas da transposição do rio São Francisco”. O presidente deve descer de avião em Mossoró e de lá segue para Jardim de Piranhas, porta de entrada da transposição a partir do Rio Piranhas-Açu, que nasce no vizinho estado da Paraíba.
“Para mim é a obra mais importante da minha vida e do meu estado, porque segurança hídrica é vida e essência”, declarou Rogério Marinho.
A última visita que Bolsonaro fez ao Rio Grande do Norte foi em junho, quando ele foi a Jucurutu e anunciou investimentos de R$38 milhões para concluir barragem de Oiticica.
O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, fala com convicção dos investimentos feitos pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro na região Nordeste, enfatizando a principal obra, de dimensão regional, que é a transposição do Rio São Francisco. Rogério Marinho assegura que “Priorizamos as ações que vão garantir a independência do povo sofrido do meu Nordeste. Tivemos muito trabalho, foi preciso corrigir uma série de erros, praticamente reconstruir trechos, mas a Transposição do São Francisco, obra sonhada desde os tempos do Brasil Império, finalmente será concluída. É uma vida mais digna, o Nordeste mais independente e o Brasil mais forte”.
Sobre os investimentos feitos pelo Presidente Bolsonaro, o ministro assegurou que “desde 2019, o governo Jair Bolsonaro já investiu mais de R$ 4,1 bilhões em grandes obras hídricas que vão emancipar à população do Nordeste e possibilitar que tenham mais oportunidades e condições de melhoria de qualidade de vida”
Em seu comentário semanal na rádio CBN, apresentado nesta quinta-feira, 13, especificamente no programa BOM DIA CBN, comandado pelo jornalista Roberto Medeiros e pelo publicitário Jener Tinoco, o ex-secretário de estado, ex-deputado federal e atualmente vitorioso consultor de empresas José Bezerra Marinho teve a oportunidade de fazer uma reflexão sobre a nossa missão como seres humanos, durante a pandemia da Covid-19, além da preservação da espécie.
Em seu comentário de hoje, em pouco mais de 3 minutos, José Bezerra Marinho conclui, com indignação, o posicionamento de autoridades contra a obrigatoriedade da vacina em plena pandemia. Ouça o comentário:
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (13) que a responsabilidade da testagem contra Covid-19 é dos estados e municípios. Queiroga disse que realizar ações de vacinação e testagem nas cidades é “mais efetivo que enviar ofício” ao Ministério da Saúde.
A declaração foi dada durante a cerimônia de recepção das doses de vacinas da Pfizer destinadas à vacinação infantil. Durante o evento, o ministro declarou que o governo federal disponibilizará 28 milhões de exames para detecção de Covid-19 aos estados e municípios no mês de janeiro. Do quantitativo, 13 milhões devem ser enviados até o dia 15. Além disso, em fevereiro, estão assegurados 7,8 milhões de testes.
“É necessário que os estados e municípios se associem nesta questão da testagem. Porque na ponta quem testa são os municípios, não é o Ministério da Saúde. Sem os 5.570 secretários de Saúde não tem testagem, não tem vacina. Eles que estão lá na ponta aplicando”, afirmou Queiroga.
O ministro também disse que alguns estados têm vacinas em estoque. “O lugar de se colocar vacinas é no braço da população, peço o apoio dos governadores, dos secretários estaduais de Saúde para que apliquem essas vacinas. Muito mais efetivo do que enviar ofício pro ministro da Saúde é, na ponta, fazer com que as políticas tenham concretude”, concluiu.
O governo do estado reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), secretários de diferentes áreas de gestão e técnicos da Sesap para discutir e avaliar as recomendações expedidas na última segunda-feira pelo do Comitê de Especialistas quanto ao atual cenário da pandemia do novo coronavírus e a crescente demanda de casos em decorrência da gripe.
Na reunião conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Raimundo Alves Junior, o governo manteve o entendimento adotado desde o início da pandemia, em março de 2020, quanto à necessidade de manutenção do diálogo com representantes dos demais poderes, gestores municipais, e do setor produtivo na análise e definições a partir das recomendações do Comitê Científico.
Na próxima segunda-feira (17), representantes do governo do RN se reúnem com a Federação dos Municípios do RN (Femurn), e em outras duas frentes de discussões, a governadora Fátima Bezerra deve reunir-se com representantes dos demais poderes, enquanto os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Raimundo Alves Junior mantêm diálogo através do GT-Econômico com as instituições representativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte.
Na reunião desta segunda-feira, também ficou definido que a secretaria de Administração e a secretaria de Saúde publicam uma portaria conjunta nesta sexta-feira (14) que disciplina o acesso da população aos prédios públicos do Poder Executivo. O Governo do Estado reforça a necessidade de manutenção dos cuidados, cumprimento e fiscalização em observação aos decretos e portarias vigentes.
O governo do RN publicou no Diário Oficial, nesta quinta-feira (13), o edital de licitação para a construção da nova sede do Instituto Técnico de Perícia Criminal (ITEP). O complexo de Perícia Criminal será localizado na rua dos Campos, bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, e vai abrigar toda a estrutura técnica e administrativa do instituto.
“Estamos iniciando um novo tempo para o ITEP. A nova sede é reivindicação antiga dos servidores. A atual sede há muitos anos não comporta os serviços, nem oferece instalações adequadas para seu funcionamento”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Fátima ressaltou que a nova sede se soma a outras conquistas importantes do ITEP no atual governo como a reestruturação das carreiras dos servidores e a realização de concurso público – que está em curso – para contratação de pessoal.
O vice-governador Antenor Roberto enfatizou que o complexo de medicina legal é de grande importância por que é trabalho que combate a impunidade com a realização das perícias para subsidiar a investigação nos casos de violência.
Diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão considerou que o órgão terá um grande avanço, além dos já conquistados com a valorização dos servidores e o concurso público. “Teremos no novo prédio a sede administrativa e as sedes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML)”, informou.
O terreno na rua dos Campos tem área de 10 mil metros quadrados, é de propriedade do Estado e não tinha destinação específica. O investimento é de R$ 18 milhões (R$ 15 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública e R$ 3 milhões do Governo do Estado), com prazo de 300 dias parda execução das obras.
Ao visitar o local no final da manhã de hoje, a governadora esteve acompanhada também do secretário de Estado da Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo e do titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sin), Gustavo Coelho.
O recebimento e abertura dos envelopes de Documentos de Habilitação e proposta de preços para a licitação acontecerá no dia 15 de fevereiro de 2022, às 10h (dez horas), na Sala da Comissão Permanente de Licitação na Sede da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo do Estado, em Natal. O Edital e anexos poderão ser solicitados exclusivamente através do E-mail: cplsinrn@gmail.com, das 8 h às 14 horas, de segunda a sexta-feira.
Hoje publicamos o edital de licitação, no Diário Oficial do Estado, para construção da nova sede do @iteprn_.Um sonho muito esperado pelos servidores se tornará realidade.A atual sede, na Ribeira, existe desde a década de 30 e se encontra inadequada para operar suas atividades. + pic.twitter.com/pVWb587bjv
O boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) publicado nesta quinta-feira, 13, registrou a ocorrência de chuvas em 93 estações de monitoramento. “A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.
As chuvas ocorreram em todas as regiões do RN com destaque para a região Central do estado, no município de Parelhas, com o maior volume 81.2 milímetros (mm). No Oeste Potiguar os maiores volumes ocorreram em Umarizal (75mm) e Riacho da Cruz (54mm).
Mesmo a quadra chuvosa do semiárido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões do RN. A análise inicial das chuvas acumuladas no estado (até 13/01) registram 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.
Previsão do final de semana
Para o final de semana, as análises dos meteorologistas indicam a permanência das condições climáticas favoráveis para ocorrência de chuvas em todas as regiões. “A previsão para o final de semana é boas chuvas tanto no interior e na região litorânea”, comentou Bristot.
A governadora Fátima Bezerra assinou, no início da tarde desta quinta-feira, 13, uma ordem de serviço para reforma no auditório do Centro de Convenções de Natal. O novo auditório receberá o nome da ex-governadora Wilma Maria de Faria.
“Pessoal, uma alegria imensa em assinar a Ordem de Serviço que dará início à reforma do auditório no Centro de Convenções, que merecidamente irá se chamar de “Auditório Ex-governadora Wilma Maria de Faria”.”, comunicou Fátima nas redes sociais.
Pessoal, uma alegria imensa em assinar a Ordem de Serviço que dará início à reforma do auditório no Centro de Convenções, que merecidamente irá se chamar de “Auditório Ex-governadora Wilma Maria de Faria”.
Serão realizados serviços para garantir acessibilidade, recuperação estrutural do auditório e adequação às normas técnicas. O prazo para entrega das obras é de 180 dias.
“Mais um espaço disponibilizado para fortalecer o turismo, promover a cultura e trazer mais desenvolvimento para o nosso RN!”, completou a governadora.
A divulgação da primeira pesquisa eleitoral do ano, da Quaest, nesta quarta-feira, 12, preocupou integrantes do primeiro escalão do governo. Um dos ministros, que que não teve identidade revelada, ouvido por Fabio Murakawa do Valor Econômico, falou em conter o “sincericídio” de Jair Bolsonaro (PL) diante de um quadro totalmente desfavorável.
“Esse sincericídio dele, esse espontaneísmo exagerado tem que ser contido”, disse o ministro.
O reflexo dos dados, que mostram uma vitória de Lula (PT) no primeiro turno com 52% dos votos válidos, pode ser visto nas declarações de Bolsonaro durante o dia.
Irritado, o presidente mirou o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso “querem Lula presidente”. “Querem reconduzir à cena do crime o criminoso juntamente com [o ex-governador de São Paulo] Geraldo Alckmin? É isso que queremos para o nosso Brasil?”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro disse ainda que Lula tem “uma vida pregressa imunda” e que o objetivo de seu retorno ao poder seria “assaltar o país” e “roubar a nossa liberdade”.
Uma nova série de pagamentos do auxílio emergencial com depósitos de valores retroativos ocorrerá ainda este ano. As famílias monoparentais, compostas por pais que criam os filhos sem cônjuge, serão diretamente beneficiadas pela liberação do benefício em até cinco parcelas de R$ 600, mesmo valor pago entre abril e agosto de 2020.
Só possuem o direito ao complemento os chefes de família que foram beneficiários entre abril e agosto de 2020, cadastrados pelo aplicativo ou site do auxílio emergencial ou pelo Cadastro Único. A finalidade do pagamento é equiparar o valor recebido pelas mulheres na mesma situação durante o período, que foi de R$ 1.200, totalizando R$ 6 mil com as cinco parcelas.
Os homens beneficiários serão selecionados automaticamente, considerando os seguintes requisitos:
os responsáveis familiares elegíveis à cota simples (R$ 600) em abril de 2020 incluídos em famílias beneficiárias do programa Bolsa Família;
os responsáveis familiares elegíveis à cota simples (R$ 600) incluídos em famílias cadastradas no Cadastro Único, conforme a base de dados de 2 abril de 2020;
os demais beneficiários elegíveis com cota simples inscritos via plataformas da Caixa, desde que não exista outra pessoa no mesmo grupo familiar que tenha se declarado como chefe de família.
Como o benefício não foi prorrogado este ano, não há possibilidade de realizar o cadastro para voltar a recebê-lo.
O calendário de pagamentos ainda não foi divulgado, mas de acordo com o Ministério da Cidadania, os repasses estão previstos para ocorrer no início deste ano.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu nesta quinta-feira, 13/, que não faltará vacina contra a Covid-19 para as crianças brasileiras. “Estou embarcando para Guarulhos, onde receberemos as primeiras doses da vacina Cominarty para crianças de 5 a 11 anos. Como ministro da Saúde, quero assegurar a todos os pais que desejam vacinar seus filhos: não faltará vacina”, disse Queiroga em vídeo no Instagram.
O avião com 1,248 milhão de doses pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no início da manhã desta quinta-feira, 13. Depois, as vacinas foram enviadas ao Aeroporto de Guarulhos (SP), onde a equipe do Ministério da Saúde recebeu os imunizantes.
A expectativa do governo é receber, até o fim do mês, 4,3 milhões de doses pediátricas. De acordo com a Pfier, as próximas remessas chegam ao país nos dias 20 e 27 de janeiro, trazendo 1,248 milhão e 1,818 milhão de unidades, respectivamente.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Mossoró que discipline, por meio de decreto, medidas para a exigência do comprovante do esquema vacinal em locais públicos e privados que possam promover aglomerações. Além de exigir o passaporte de imunização contra a Covid-19 deve-se exigir também o teste PCR com 72 horas ou teste de antígeno com 48 horas, isso somente para aqueles que não tomaram a dose de reforço (D3).
Para emitir a recomendação o MPRN considerou o momento de expansão da transmissão da variante Ômicron no Brasil, devido ao grande potencial de transmissibilidade. Desta forma, nenhum evento de massa deve ser autorizado sem as garantias sanitárias e sem um rigoroso processo de controle e fiscalização, a ser realizado pelas autoridades públicas, bem como as empresas/instituições responsáveis pela organização destes eventos.
A orientação do MPRN é que para elaborar o decreto o Município se baseie nas recomendações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e no Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, podendo adotar medidas mais restritivas, levando ainda em consideração as características da localidade.
O estudo da evolução da pandemia no RN, feito na rede assistencial Covid-19 do SUS em janeiro de 2022, realizado pelo LAIS/UFRN concluiu que é necessário ampliar as medidas de segurança para qualquer evento que possa promover o encontro de grandes públicos, dado a introdução da variante Ômicron no território potiguar. O estudo foi publicado em 7 de janeiro de 2022.
No referido estudo o LAIS/UFRN orientou, ainda, que essa medida deve ser aplicada para eventos públicos e privados e que a testagem associada à vacinação completa deve ser exigida para eventos de massa até que o RN consiga atingir no mínimo 80% de sua população adulta com a D3.