Início » Arquivos para 24 de janeiro de 2022, 19:51h

janeiro 24, 2022


EM REUNIÃO COM GOVERNO DO RN, FECOMÉRCIO E CDL PEDEM FIM DO PASSAPORTE VACINAL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) participaram, nesta segunda-feira (24), de audiência com o Secretário Chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves. Na pauta de discussões, os impactos negativos da cobrança do “Passaporte de Vacinação” para os shoppings centers.

Na ocasião, foram levadas ao Governo as reivindicações do segmento, após reunião promovida pelas entidades com representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e das Associações de Lojistas do Natal Shopping, Midway Mall e Partage Norte Shopping Natal.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica que a Federação vem acompanhando a situação da Covid e do surto de Influenza e buscou se articular previamente com o Governo. “Na nossa última reunião, discutimos questões referentes ao segmento de eventos, bem como aos bares e restaurantes. No entanto, a cobrança do Passaporte Vacinal para shoppings centers e estabelecimentos comerciais não foi abordada. Os impactos sentidos nos últimos dias têm sido significativos, com filas de acesso e quedas nas vendas”, afirmou.

O Secretário Chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves, afirmou que o Governo está sensível às demandas dos empresários, mas não é possível que seja realizada nenhuma flexibilização no decreto nas próximas duas semanas. “Os números de ocupação dos leitos não nos permitem isso neste momento. O passaporte é uma forma, inclusive, de tentarmos evitar outras medidas mais restritivas”, destacou.

O Governo se comprometeu a, dentro de duas semanas, analisar o cenário e verificar a possibilidade de alteração nas medidas já publicadas. Caso não seja possível a extinção da exigência do Passaporte, sua cobrança restrita às Praças de Alimentação foi uma possibilidade apresentada pela classe produtiva.

Para o presidente da CDL Natal, José Lucena, é preciso ampliação das testagens em massa. “O Passaporte, por si só, não impede que pessoas contaminadas circulem em lugares públicos ou privados e ainda prejudicam diretamente os setores de comércio e serviços, que já sentem queda substancial de seu faturamento nestes primeiros dias de exigência”, finalizou.

Veja os pontos que foram levados ao Governo do Estado:

Extinguir a exigência da cobrança do Passaporte de Vacinação nos shoppings centers do Rio Grande do Norte.

Ampliação das testagens em massa.

Reforço das Campanhas de Conscientização quanto à necessidade de conclusão do esquema vacinal, bem como ensinando como ter acesso à versão on-line do passaporte.

Reabertura de pontos de vacinação Drive Thru, ampliando o acesso da população à vacina.

Uso dos shoppings como espaços para divulgação de campanhas de conscientização, e implementação de postos de vacinação, atuando como um canal de facilitação para o acesso à população.


Compartilhe esse post

MINISTRA ROSA WEBER ENVIA À PGR PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO CONTRA BOLSONARO E QUEIROGA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBON/AGÊNCIA BRASIL

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, enviou nesta segunda-feira (24) para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde Marcelo Queiroga por suposta prevaricação em relação à vacinação infantil.

A notícia-crime contra Bolsonaro e Queiroga foi apresentada ao STF pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e pelo secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.

De acordo com a ação, o presidente se manifestou contra a distribuição de imunizantes para crianças e pregou a divulgação dos nomes dos diretores da agência envolvidos na decisão, mesmo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado a vacinação infantil.

Queiroga defendeu a necessidade de uma consulta pública, que foi apontada por especialistas como desnecessária por ser questão técnica, e chegou a defender a necessidade de autorização escrita dos pais e de receita médica para crianças serem vacinadas.

Bolsonaro e Queiroga ainda não são formalmente investigados. A notícia-crime deverá ser encaminhada para parecer do Ministério Público, a quem cabe decidir se há elementos para abrir uma apuração. Não há prazo para manifestação da Procuradoria.

A notícia-crime afirma que o governo tentou atrasar a campanha de vacinação infantil e promoveu um atentado às vidas dos servidores da Anvisa.

“Desse modo, a competência para aprovação do uso de determinado imunizante cabe à Anvisa, e não à população em geral por meio de consulta pública, tampouco ao presidente da República que não possui a expertise técnica fundamental para a tomada de decisão de tamanha importância”, diz o texto.

Com informações do G1


Compartilhe esse post

MEC LANÇA BOLSAS PARA ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA UFRN

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ISD/ AGECOM UFRN

Estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, podem se candidatar a bolsas do Programa Bolsa Permanência, do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o processo seletivo estão abertas a partir desta segunda-feira (24) até o dia 28 de fevereiro, e devem ser feitas na página do programa.

Além da inscrição no MEC, o interessado na bolsa deverá aderir ou atualizar suas informações no Cadastro Único da assistência estudantil da UFRN e comunicar a sua candidatura ao benefício através do e-mail assuntos_estudantis@reitoria.ufrn.br.

A inscrição no site do MEC precisa ser homologada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, daí a importância de que os estudantes elegíveis para o programa se inscrevam a fim da validação ser feita com maior rapidez. O valor da Bolsa Permanência é de R$ 900.

O edital para concessão das bolsas foi publicado por meio da portaria nº 42, do MEC, publicada no dia 20 de janeiro. Outras informações e os critérios de seleção estão disponíveis no portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/programa-bolsa-permanencia).


Compartilhe esse post

ESTUDO MOSTRA QUE ÔMICRON SOBREVIVE POR MAIS TEMPO NA PELE E EM SUPERFÍCIES PLÁSTICAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

Pesquisadores da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, compararam a capacidade de sobrevivência em superfícies do coronavírus original, encontrado em Wuhan, na China no final de 2019, e as variantes de preocupação Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron.

Em um estudo ainda não revisado por pares, os cientistas concluíram que a Ômicron é a mais resistente no ambiente externo, ficando até 21 horas sobre a pele e até 193 horas (o equivalente a oito dias) em superfícies plásticas.

Os cientistas descobriram que a nova variante é a que mais resiste na superfície plástica (193,5 horas), seguido pela Alfa (191,3 horas), Beta (156,6 horas), Delta (114 horas), Gama (59,3 horas), sendo que a cepa originária de Wuhan foi a que menos sobreviveu, ficando 56 horas.

Já o tempo de permanência na pele humana foi inferior em comparação à superfície plástica, sendo a Ômicron a mais resistente (21,1 horas), seguida da Alfa (19,6 horas), Beta (19,1 horas), Delta (16,8 horas), Gama (11 horas) e a originária de Wuhan (8,6 horas).

Essa maior capacidade de sobrevivência da Ômicron sugerem os autores do estudo, poderia explicar o porquê de a nova variante ter substituído rapidamente a Delta.

Apesar da enorme capacidade de contágio da Ômicron, o diretor-geral da OMS fez nesta segunda-feira (24) prognóstico otimista, mas deixou um alerta. Para Tedros Adhanom Ghebreyesus, “podemos acabar com a fase aguda da pandemia este ano e dar fim à Covid-19 como emergência sanitária mundial”, que é o nível de alerta mais alto da OMS.

Com informações de O Globo


Compartilhe esse post

BRASIL TEM 150 MILHÕES DE PESSOAS COMPLETAMENTE VACINADAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Brasil atingiu a marca de 150,5 milhões de pessoas completamente imunizadas, com as duas doses ou a dose única, contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O dado foi informado pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (24). O número de vacinados corresponde a 84,4% da população acima de 12 anos.

“A marca é mais uma etapa importante da maior campanha de vacinação já feita no país”, comemorou a pasta. A campanha de imunização completou um ano em 17 de janeiro.

O governo federal distribuiu mais de 407,4 milhões de doses de vacinas. Ao todo, 348,2 milhões foram aplicadas nos braços dos brasileiros.

Atualmente o país tenta agilizar a campanha de vacinação infantil como uma forma de controlar o avanço da variante Ômicron. Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 24,1 milhões de casos de Covid-19, sendo que 623 mil pessoas morreram em decorrência de complicações da enfermidade.


Compartilhe esse post

RN SE UNE A OUTROS ESTADOS DO NORDESTE PARA FOMENTAR TURISMO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em iniciativa pioneira, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) se une com estados do Nordeste, que estão ligados em apenas 500 quilômetros. Com aeroportos em todos as regiões e estradas que ligam cada localidade, próximas entre si, o turista consegue explorar um roteiro rico, que contempla toda a cadeia do turismo e que reúne as belezas naturais, a gastronomia, os roteiros, a arte e a cultura de cada um, em particular. Para essa iniciativa, as secretarias de cada local se mobilizam para a campanha, e contam com o apoio do Ministério do Turismo.

Para o responsável pela promoção do Rio Grande do Norte a iniciativa tem um impacto positivo para todos os envolvidos. “Cria-se um novo produto no país, para o público final e para os agentes de viagem, sendo estratégico na promoção e venda em conjunto dos destinos. O turista que decidir realizar uma viagem para o Nordeste poderá escolher entre os quatros estados, pois todos possuem diversidade de atrativos turísticos e culturais, e diversas opções de entretenimento e lazer, além de possuírem fácil conexão por meio de rodovias e linhas aéreas”, afirmou Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur.

Nesta terça-feira (25) até a sexta-feira, 28 de janeiro, ocorrerá em formato de roadshow o lançamento da campanha nas capitais dos referidos estados com a presença de agentes de viagem e autoridade. Seguindo cronológica de Maceió/AL, Recife/PE, João Pessoa/PB e Natal/RN. Para mais informações no site do Nordeste Arretado haverá as rotas que podem ser exploradas nesse roteiro, como turismo ecológico, romântico, gastronômico e muito mais. Além disso, quem navegar pelo www.nordestearretado.com.br encontrará roteiros diversificados para explorar as quatro localidades, informações sobre cada destino e dicas para o viajante.


Compartilhe esse post

PM ENTRA EM PISCINA PARA DETER VEREADOR POR RACISMO NO RIO DE JANEIRO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, no interior de São Paulo, o vereador Renato Oliveira (MDB) foi detido acusado de racismo dentro de um condomínio em Curicica, na zona oeste do Rio.

O parlamentar resistiu à ordem de prisão, e um policial militar precisou entrar na piscina onde estava o vereador para conseguir detê-lo, enquanto ele dizia que não fez nada e fala palavrões.

Em seguida, ele é retirado da piscina com a ajuda de mais um PM e é levado à força pra fora do local. Os moradores aplaudem a ação da polícia.

Em nota, a Polícia Militar informou que foi chamada ao local para conter uma confusão entre os frequentadores da piscina no domingo (23). Testemunhas contaram aos policiais que o parlamentar ofendeu moradores e um funcionário do espaço com frases racistas.

Toda a confusão foi registrada em vídeos que foram publicados nas redes sociais. Durante a resistência à prisão, o emedebista xingou os policiais e precisou ser contido. Moradores do condomínio ajudaram a imobilizar o vereador, que foi levado para a 32ªDP (Taquara).

Os moradores pediram que ele se retirasse da piscina após as ofensas e chamaram a polícia após ele ter negado e ter continuado a agredir os residentes e funcionários do local. Ao fim, eles aplaudiram os PMs e vaiaram o vereador.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

LEWANDOWSKI SUSPENDE PARTE DE DECRETO DE BOLSONARO QUE TRATA DE CAVERNAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: NELSON JUNIOR/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspendeu nesta segunda-feira (24) parte do decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que trata da proteção de cavernas e grutas naturais. A norma alterou outros decretos que tratavam da mesma matéria.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada na semana passada pelo partido Rede. De acordo com a legenda, parte do decreto permitiria a exploração econômica e a diminuição da proteção da biodiversidade.

O partido alega que, pelas regras, a classificação da relevância da cavidade natural poderia ser alterada a pedido de um empreendedor ou pelo órgão licenciador, a qualquer tempo.

“As cavernas localizadas em áreas de licenciamento ambiental são classificadas em grau máximo, alto, médio ou baixo de relevância, o que determina regras específicas para exploração e impacto. Pela regra anterior, apenas as cavidades de relevância alta, média e baixa poderiam ser impactadas. As de máxima relevância estavam fora do alcance de empreendimentos e não poderiam ter nenhum tipo de impacto direto, nem mesmo no seu entorno imediato”, argumentou o partido.

Ao analisar a ação, Lewandowski entendeu que a exploração econômica de áreas de maior proteção pode ocasionar danos ambientais irreversíveis.

“A exploração das cavidades naturais subterrâneas, convém sublinhar, também pode provocar a destruição da fauna e da flora das cavernas e, consequentemente, ameaçar espécies em extinção e aumentar o risco à saúde humana com o potencial surgimento de novas epidemias ou até pandemias”, afirmou o ministro.

Cabe recurso contra a decisão de Lewandowski, que está em vigor e deverá ser referendada pelo plenário do STF.

Com informações da Agência Brasil


Compartilhe esse post

REINO UNIDO NÃO VAI EXIGIR TESTE DE COVID PARA VIAJANTES VACINADOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: UNSPLASH

O secretário de Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, anunciou nesta segunda-feira (24) que o país deixará de exigir teste de Covid-19 a viajantes que completaram o 1º ciclo vacinal. A medida vale a partir de 11 de fevereiro.

De acordo com o secretário, essa mudança é possível graças ao avanço da vacinação, incluindo a aplicação das doses de reforço.

Quem não estiver com o 1º ciclo vacinal completo deverá fazer um teste antes de embarcar e um PCR no 2º dia depois de chegar ao país.

Shapps diz que a decisão de retirar algumas das restrições significa simplificar as coisas para viajantes vacinados e estabilidade para o setor de turismo ao longo de 2022.

Com informações do Poder 360


Compartilhe esse post

NEOENERGIA COSERN OFERECE DESCONTO PARA COMPRA DE PAINÉIS SOLARES DE GERAÇÃO DE ENERGIA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Neoenergia Cosern está oferecendo desconto de 50% na compra de painéis solares para clientes interessados em gerar parte da própria energia que consomem (confira critérios abaixo).

A iniciativa, viabilizada por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel, está disponível no site do projeto “Neoenergia Solar” (www.neoenergiasolar.com/cosern).

Nesta primeira fase, as inscrições para os 200 primeiros sistemas de painéis disponíveis estão restritas aos clientes da Neoenergia Cosern de 14 cidades da Região Metropolitana de Natal (Ielmo Marinho, Arês, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz).

Além do desconto de 50% no sistema solar, outras vantagens do projeto “Neoenergia Solar” são o “payback” de até três anos (a depender da região e condições do telhado), a confiabilidade do Grupo Neoenergia, uma das maiores empresas do setor energético brasileiro, e um bônus para troca de lâmpadas ineficientes por até cinco lâmpadas LED.

Todas as informações sobre como participar do projeto (regulamento, cálculo do consumo médio, tira-dúvidas , critérios e prazos, vistoria e instalação e sobre a tecnologia) estão disponíveis no site do projeto (www.neoenergiasolar.com/cosern).

Critérios:

Ser pessoa física com CPF cadastrado na fatura de energia;

Estar adimplente com a Distribuidora;

Ser unidade uni-domiciliar (casa) com telhado ou laje;

Ter disponibilidade de sinal de Internet Wi-Fi no local de instalação do inversor;

Ter consumo médio de, no mínimo, 350 kWh nos últimos 12 meses ou até quando houver histórico (em caso de novas residências);

Podem ser somados os consumos de duas ou mais unidades consumidoras de mesma titularidade (CPF) e da mesma área de concessão da distribuidora;

Ter o telhado sem sombreamento e voltado para o norte, podendo ter desvio máximo de 90º para leste ou para oeste, possuindo área mínima de acordo com a tabela abaixo.

O cliente deve consumir energia de forma eficiente em sua residência. No caso de possuir lâmpadas incandescentes, halógenas de base E27 (de 40W ou maior) ou fluorescentes (de 15W ou maior), deve substituir por até cinco lâmpadas de LED.

O projeto “Neoenergia Solar” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente aos ODS 7 (energia acessível e limpa) e o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima). ​


Compartilhe esse post

MP E DEFENSORIA PÚBLICA PEDEM NA JUSTIÇA A SUSPENSÃO DE EVENTOS EM MASSA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Defensoria Público do RN estão pedindo ao Judiciário que determine ao Governo do Estado que proíba grandes eventos de massa. Para isso, o Estado deverá alterar decreto estadual que entrou em vigência na última sexta-feira (21). A medida visa o enfrentamento da variante Ômicron que possui uma alta taxa de transmissibilidade, seguindo uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação civil pública (ACP) requer que o Estado cancele todas as autorizações para a realização de shows com grande público, sejam em locais abertos ou fechados. E ainda que o Judiciário obrigue o Estado a se abster de conceder novas autorizações para shows de massa e congêneres em todo o território potiguar, assim como a suspender tais eventos, até que ocorra novo controle da transmissibilidade do coronavírus no RN. Ou seja, até que a pandemia volte a atingir os patamares de contágio alcançados em novembro e dezembro de 2021.

Na análise feita pelas duas instituições, houve omissão do Estado ao editar o decreto, uma vez que o Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) havia alertado (por meio da Recomendação n. 33) a não realização desses tipos de eventos dada a realidade de risco iminente de colapso do sistema de saúde.

No último dia 17, data em que foi publicado o decreto, houve uma reunião com o MPRN, o Gabinete Civil, a Sesap, a Defensoria Pública Estadual e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além de representantes da Federação de Municípios do RN (Fermurn), cujo objetivo foi discutir e deliberar acerca da recomendação do Comitê Científico. Na ocasião os representantes do MPRN e da Defensoria Pública defenderam a proibição de eventos de massa, o que não foi acatado pelo Governo.

As medidas impostas pelo Estado do RN até o momento, apesar de serem importantes para a atividade econômica local uma vez que buscam preservar o setor de promoção de eventos, são insuficientes para reduzir os índices da Covid-19. Eventos de massa públicos ou privados possuem aptidão para amplificar a transmissão do vírus, já que grandes aglomerações são identificados como eventos super-espalhadores.

Além disso, ressalta-se que a elevada transmissão da Ômicron aumenta exponencialmente o risco do surgimento de novas variantes, que dificultam o encerramento da pandemia.

Com iinformações do MP RN


Compartilhe esse post

CENTRAIS DO CIDADÃO EXIGEM PASSAPORTE VACINAL PARA ACESSO DE USUÁRIOS

  • por
Compartilhe esse post

FORO: REPRODUÇÃO

O comprovante de vacinação contra a Covid-19 passou a ser obrigatório para ingresso e permanência dos usuários no interior das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte. A medida está em vigor desde o dia 15 de janeiro, quando foi publicada a Portaria Conjunta nº 01/2022, pelas Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead), que estabelece a exigência da comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização para acesso aos órgãos públicos do estado.

“Essa é mais uma medida adotada pelo Governo do Estado para preservar a saúde tanto dos usuários quanto dos servidores. Somado ao passaporte da vacinação, o uso correto de máscaras e a higienização sanitária dos ambientes são protocolares, na intenção de reduzir quaisquer riscos de transmissão do coronavírus”, explica Luis Renato Nogueira, coordenador das Centrais do Cidadão.

Para acessar às unidades, os cidadãos devem apresentar o comprovante do esquema vacinal, excetuados aqueles que, por atestado médico ou que, nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI) não integrem, temporária ou permanentemente, grupo elegível para recebimento do imunizante, mediante apresentação do documento comprobatório. Além disso, devem apresentar o comprovante de agendamento para serviços que oferecem esse recurso, como emissão de Carteiras de Identidade (Itep) ou serviços veiculares (Detran).

A apresentação do comprovante de vacinação poderá ser realizada por meio de qualquer dos seguintes documentos oficiais: aplicativo RN Mais Vacina; certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – ConectaSUS; comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras.

Em todas as Centrais do Cidadão, os atendimentos vêm acontecendo com tranquilidade e de forma segura, conforme as novas orientações. “Toda e qualquer medida de segurança para conter o avanço do coronavírus é bem-vinda e, com certeza, essa nova medida foi muito sensata. Temos muitos atendimentos aqui na unidade, mas só está entrando quem está apresentando a carteira de vacinação”, reforça Manoel Torres, gerente da Central do Cidadão de Pau dos Ferros.

Em Caicó, a população corroborou a atitude. “Aqui nós não estamos tendo problemas. A população está entendendo o recado, todos estão trazendo os cartões, seja o digital ou mesmo aquele comprovante físico, todos atualizados. Nós não estamos aceitando quem está com a vacina atrasada. Uns reclamam, mas entendem que só podem entrar quando atualizarem o esquema vacinal”, complementa Márcio Soares, gerente da unidade no município.

Para Gildete Lima, gerente da Central do Cidadão de Parelhas, a exigência do passaporte vacinal para acesso às unidades contribui também para que mais pessoas completem seu esquema de proteção. “A cobrança do passaporte vacinal vem nos repassar maior segurança, além de incentivar a população a buscar os postos de saúde e efetivar a sua cobertura vacinal total”.


Compartilhe esse post

MINISTRO DA SAÚDE DIZ NÃO SABER DE RECURSO CONTRA NOTA A FAVOR DA CLOROQUINA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (24) que, se houver algum recurso contra a decisão da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, ele será analisado com “transparência”, “impessoalidade” e “legalidade”.

“Não tenho dúvida de que, no momento oportuno, diante do recurso, analisando quais são os temas ali trazidos à baila pelos recorrentes, o ministro da Saúde tomará a decisão conveniente, oportuna e de acordo com a política que o ministério tem feito que é baseada na transparência, publicidade, impessoalidade e legalidade”, afirmou Queiroga, que disse ainda não ter sido formalmente informado sobre a existência de recurso.

Na última sexta-feira (21), a secretaria, em nota técnica, decidiu não acatar o relatório da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde) que contraindica o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com covid-19.

O relatório cita que não há medicamentos específicos para recomendação de uso de rotina no tratamento de paciente ambulatorial com covid-19. O documento argumenta ainda que as evidências não mostram benefício clínico da cloroquina e hidroxicloroquina e que não há evidências suficientes para recomendar o uso de ivermectina, budesonida, colchicina, corticosteróide sistêmico e nitazoxanida.

De acordo com o ministro, apesar de a Conitec ter produzido o relatório abordando diretrizes para o uso de medicamentos no tratamento hospitalar de pacientes com covid-19, a decisão final cabe ao secretário de Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto.

“A elaboração de uma diretriz terapêutica passa pela recomendação da Conitec, que não é taxativa, e quem decide é o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Ele [o secretário] fez a decisão e, da decisão, cabe recurso, que vem ao ministro”, detalhou Queiroga.

Com informações da Agência Brasil


Compartilhe esse post

SESAP LIBERA CORONAVAC PARA VACINAÇÃO DE PÚBLICO DE 6 A 17 ANOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Em reunião realizada nesta segunda-feira (24), a Câmara Técnica de Vacinas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS) elaboraram as estratégias para a vacinação do imunizante da Coronavac na população entre 6 e 17 anos do Rio Grande do Norte. Com a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso pediátrico, a Sesap vai incluir a Coronavac no plano de imunização contra a Covid-19 no RN.

A dose aprovada do imunizante, produzido a partir de vírus inativado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. “A vacinação com a Coronavac vai acelerar ainda mais a vacinação das crianças, que hoje são imunizadas apenas com a Pfizer pediátrica, enviada em etapas pelo Ministério da Saúde”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

A Secretaria tem hoje 110 mil doses da Coronavac em estoque. É importante ressaltar que as crianças com cinco anos de idade e as imunossuprimidas seguem só podendo receber o imunizante da Pfizer. “Hoje temos em estoque um bom número para imunizar todas as crianças, por isso estamos organizando uma estratégia para que a vacinação comece imediatamente a partir dos municípios que ainda tem Coronavac em seus estoques”, afirmou a coordenadora.

A previsão da distribuição das doses de Coronavac para os municípios é na manhã desta quinta-feira (27). O lote deverá ser enviado junto com doses pediátricas da Pfizer, que o Ministério da Saúde sinalizou que chegarão na próxima quarta-feira (26). “A ideia é que possamos fazer um mutirão de vacinação dessas crianças, para que sejam vacinadas o mais rápido possível”, finalizou Lima.


Compartilhe esse post

CIRO GOMES DIZ QUE SE FOR PRESIDENTE CONSULTARÁ POPULAÇÃO SOBRE REFORMAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) defendeu nesta segunda-feira, 24, a realização de plebiscitos para consultar a população sobre reformas propostas por seu governo, se eleito. O pedetista afirma querer impedir o que chamou de “negociações de gabinete” e a aprovação de textos por meio de práticas de “toma lá, dá cá”.

Segundo o presidenciável, essa é a linguagem dominante no governo atual, mencionando o pacto firmado pelo presidente Jair Bolsonaro com o Centrão – o que, segundo ele, ocorre graças à herança petista. “Vou levar as reformas a voto direto do povo brasileiro, para que a maioria possa ganhar contra uma minoria poderosa que domina o Brasil”, afirmou à Rádio Bandeirantes, mas sem mencionar que terá de obter aval do Congresso para levar adiante qualquer tipo de consulta popular.

Plebiscitos são raros na história democrática recente brasileira. O último ocorreu em 1993, quando a população foi chamada para decidir que tipo de governo deveria ser adotado no País – monarquia parlamentar ou República e parlamentarismo ou presidencialismo. O resultado manteve o sistema atual presidencialista.

Ciro também condenou a reeleição para o cargo de chefe do Executivo e afirmou que pretende propor o fim do dispositivo em prol da aprovação das reformas – medida que também deverá passar pelo Congresso. Ele classificou a tomada de decisões com a intenção de se reeleger como uma “tragédia” para o País.

“As reformas serão propostas todas no primeiro semestre, e eu vou oferecer aos políticos o fim da minha própria reeleição para que eles não tenham medo de que, acertando a mão, eu queira ser beneficiado por uma reeleição, que é uma tragédia no Brasil”, disse.

Com informações do Estadão


Compartilhe esse post

BOLSONARO APROVA REAJUSTE DE R$ 1,7 BILHÕES A FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ISAC NÓBREGA/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o Orçamento de 2022 que estipula reajuste de R$ 1,7 bilhão para funcionários públicos. O aumento seria para policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes de segurança do Departamento Penitenciário Nacional.

Bolsonaro também manteve os R$ 4,9 bilhões para o fundo eleitoral, aprovado pelo Congresso no fim de dezembro. A lei orçamentária foi publicada noDiário Oficial da União desta segunda-feira (24).
Apesar de reservar o valor para o reajuste, a lei orçamentária não especifica para quais categorias os recursos de R$ 1,7 bilhão devem ser direcionados ou como serão aplicados. A pedido do presidente, o aumento seria para os agentes de segurança federais.

A equipe econômica do ministro Paulo Guedes foi contra a concessão de reajustes salariais aos funcionários públicos. O Ministério da Economia calcula que 1 ponto percentual de aumento para o funcionalismo custa cerca de R$ 3 bilhões por ano. No projeto orçamentário, foram reservados apenas R$ 1,7 bilhão para aumentar os salários dos policiais e agentes federais.

Com informações do Poder 360


Compartilhe esse post

LAWRENCE FORTALECE NOMINATA DO SOLIDARIEDADE PARA FEDERAL

  • por
Compartilhe esse post

A pré-candidatura a deputado federal do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, fortalece a nominata do Solidariedade para o cargo e ganha força em Mossoró e região. Além do apoio do grupo do prefeito Allyson Bezerra na segunda maior cidade do Estado, a candidatura de Lawrence se fortalece também fora de Mossoró.

Ele continua a receber apoios nos municípios. Em Areia Branca, que visitou no final de semana, confirmou o apoio do ex-prefeito, do vereador Sandro Gois (PV) e do ex-vice-prefeito João Paulo Borja (PV). “Lawrence é preparado para ser deputado federal”, reconhece Sandro.

Lawrence também esteve em Alto do Rodrigues, onde recebeu apoio do ex-vereador Renan Melo, pré-candidato a deputado estadual pelo Brasil 35. Ambos farão dobradinha no Vale do Açu. “Temos afinidades de propostas para representarmos o povo potiguar”, diz Renan Melo.

Embora a sua candidatura esteja se solidificando nas regiões Oeste e Vale do Açu, Lawrence Amorim vai buscar apoios à sua candidatura em todas as regiões do estado.


Compartilhe esse post

UMA EM CADA 10 CRIANÇAS NÃO PLANEJA VOLTAR A ESTUDAR QUANDO AS ESCOLAS REABRIREM NO BRASIL, APONTA UNICEF

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/TV GAZETA

Um Relatório global divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta segunda-feira, 24, Dia Internacional da Educação, aponta que uma em cada 10 crianças de 10 a 15 anos não planeja voltar a estudar quando as escolas reabrirem, por conta da Covid-19, no Brasil.

Em vários estados brasileiros, ainda segundo o relatório, cerca de 3 em cada 4 crianças da 2ª série estão fora dos padrões de leitura — no pré-pandemia, o índice era de 1 em cada 2 crianças.

Em países de baixa e média renda, as perdas de aprendizado devido ao fechamento de escolas deixaram até 70% das crianças de 10 anos incapazes de ler ou entender um texto simples, acima dos 53% registrados antes do coronavírus se espalhar pelo mundo.

Na Etiópia, por exemplo, é estimado que as crianças da escola primária tenham aprendido de 30% a 40% da matemática que teriam aprendido se fosse um ano letivo normal.

Na África do Sul, as crianças em idade escolar estão um ano letivo completo atrás do que deveriam. Cerca de 400 mil a 500 mil alunos abandonaram a escola entre março de 2020 e julho de 2021.

De acordo com o órgão, as consequências do fechamento de escolas estão aumentando. Além da perda de aprendizado, o “fechamento das escolas afetou a saúde mental das crianças, reduziu seu acesso a uma fonte regular de nutrição e aumentou o risco de abuso”.

Com informações do G1


Compartilhe esse post

COVID: UFERSA SUSPENDE ATIVIDADES PRESENCIAIS POR UMA SEMANA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: EDUARDO MENDONÇA/UFERSA

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira, 24, informando sobre a suspensão das atividades presenciais durante uma semana. A decisão foi tomada após a testagem positiva de alguns servidores que estavam no trabalho presencial.

De acordo com a nota, a medida se deve ao aumento de casos de Covid-19 e Gripe em Mossoró e em todo o Rio Grande do Norte. “Desta forma, a partir desta segunda-feira, 24, até a próxima segunda-feira, 31, o trabalho será desenvolvido de forma não presencial (remoto). Exceto manutenção, engenharia, limpeza e vigilância”, diz o comunicado.

Com relação às atividades de pesquisas, a recomendação da universidade é para que aconteçam apenas aquelas que necessitem impreterivelmente de forma presencial.

A recomendação é para que o máximo de atividades aconteça de forma remota, evitando desta formas, o contato de pessoas e a consequente proliferação de contágios.

A reitora, professora Ludimilla Oliveira, anunciou que testou positivo para a Covid-19 no último sábado, dia 22, tendo que adiar para o dia 5 de fevereiro uma viagem internacional para Eslováquia, onde passará férias.


Compartilhe esse post

FAKE NEWS, INFLUÊNCIA RELIGIOSA E ISOLAMENTO ATRAPALHAM AVANÇO DA VACINAÇÃO, APONTAM ESPECIALISTAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/AFP

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil tem avançado de forma desigual pelo país. Segundo levantamento do Jornal O Globo, enquanto há cidades que já estão aplicando a dose de reforço em adultos e a primeira dose em crianças, outros municípios só conseguiram completar o esquema vacinal de cerca de 20% de sua população.

Secretários de saúde e especialistas apontam a desinformação, a influência de líderes religiosos contra a vacinação e o difícil acesso a regiões isoladas como alguns dos motivos para a estagnação da imunização em algumas cidades do país.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia são as áreas de maior concentração de não vacinados, segundo o último levantamento do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz).

No Rio Grande do Norte, segundo informações da Plataforma RN+Vacina, 85% da população recebeu a primeira, ou dose única. 76% está vacinada com duas doses e apenas 23% recebeu a dose de reforço.


Compartilhe esse post