Início » Arquivos para 6 de outubro de 2022, 11:49h

outubro 6, 2022


POTIGUARES LUTAM POR VAGA NA COPA DO MUNDO DE XADREZ

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprdução

Os atletas do Rio Grande do Norte estão participando da seletiva para a Copa do Mundo de Xadrez, Zonal 2.4 – FIDE/CBX 2022, que acontece em Natal e vai até este domingo, no hotel Golden Tulip, em Ponta Negra. A disputa sul-americana envolve os enxadristas do Brasil, Bolívia, Equador e Peru, nas categorias absoluto e feminino.

Os potiguares estão enfrentando os melhores dos quatro países e buscam as duas vagas para a Copa do Mundo. No absoluto, o RN conta com Vitor Firmo, Davi Alves, Márcio Jordão, Máximo Macedo, Alexandre Macedo, Carlos Henrique, Geovane Brandão e Felipe Prado. No feminino, participam Cibele Florêncio e Carolina Alves.

A seletiva vai distribuir três vagas para o mundial e a premiação total para os classificados será de R$ 45 mil. Nomes importantes do xadrez nacional como o Grande Mestre (GM) Alexandr Fier, número 2 do Brasil, o Mestre Internacional (MI) Diego Bernardino, e Juliana Terao, heptacampeã brasileira, participam do grande evento sul-americano.


Compartilhe esse post

JOGADORES DO ABC ESTÃO CONFIANTES NA CONQUISTA DO BICAMPEONATO

  • por
Compartilhe esse post

Capitão Richardson e atacante Lucas Douglas falam sobre a preparação para o jogo decisivo contra o Mirassol (SP)

Faltando dois dias para o jogo que vai definir o título do Campeonato Brasileiro da Série C de 2022, os jogadores do ABC revelaram que estão confiantes para o duelo final contra o Mirassol, no próximo sábado, às 17h, no estádio José Maria de Campos Maia, mais conhecido por Maião, na cidade paulista de Mirassol.

De acordo com o capitão Richardson, o empate sem gols no primeiro jogo no Frasqueirão, já é assunto do passado e o objetivo agora é conquistar o bicampeonato brasileiro. “Eles vieram aqui, se fecharam e conseguiram o empate, mas esse jogo já é coisa do passado, com muita garra e dedicação, nós vamos mostrar que o ABC também é forte jogando fora de casa e vamos buscar mais esse título”, disse o zagueiro.

Richardson compõe ao lado de Marcus Vinícius, Ícaro e Felipinho a defesa menos vazada da Série C com apenas 17 gols sofridos, sendo que nos últimos sete jogos só sofreu um gol, de forma duvidosa, no pênalti marcado a favor do Figueirense no primeiro jogo do quadrangular final. “Nossa zaga está muito bem preparada e confiante, deixando mais seguro os meninos do ataque que terão condições de fazer um grande jogo lá na frente e definir o placar”, revelou o capitão.

O atacante Lucas Douglas, autor do último gol do ABC fora de casa, contra o Paysandu, vai estar à disposição do técnico Fernando Marchiori e se diz pronto caso seja opção para sair jogando. “Tenho característica de jogador tático e acredito que posso ajudar se for opção do treinador e vou tentar dar o máximo e ajudar o ABC nesta final, pois não vai faltar empenho e dedicação do nosso grupo”, comentou o atacante que sonha com o gol do título.

“Estamos trabalhando com a humildade de sempre, respeitando o adversário, mas é claro que ficaria muito feliz de poder ajudar os meus colegas e marcar o gol do bicampeonato”, revelou. O técnico alvinegro realiza nesta quinta-feira o último treino antes do embarque para São Paulo. A única dúvida no time que sai jogando é a definição do reserva de Erick Varão, suspenso com três cartões amarelos. Walfrido é a opção imediata, mas caso opte por três zagueiros, Afonso é a solução.


Compartilhe esse post

ROUPAS E ELETRÔNICOS ENTRE OS PRESENTES MAIS PROCURADOS EM 2022

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Anderson Régis

O dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro é especial também para o comércio.  A expectativa dos lojistas, em um dos principais centros comerciais da capital, é receber milhares de natalenses em busca de presentes para comemorar também o Dia das Crianças.

O presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Matheus Feitosa, acredita que o número de vendas deve superar a quantidade registrada no ano passado e registrar uma média de 10% a 15% maior em comparação a 2021: “Nossas expectativas são boas. Se fala muito em inflação, mas estamos vivendo um momento de deflação no país. Por isso, temos essa expectativa no aumento do volume de vendas”

Para Matheus, presentes clássicos como bonecos, bonecas e carrinhos devem ser substituídos por coisas mais necessárias. Os segmentos de roupas, eletrônicos e festas devem ser os mais procurados pelas pessoas nesse período: “O presente da criança, que poderia ser algo mais extravagante, pode ser algo mais útil”. Isso porque a alta de alguns produtos como a gasolina ainda impacta no bolso dos consumidores, levando os adultos a optar por presentes mais uteis para as crianças.

Mesmo mudando o tipo de produto escolhido, os consumidores devem gastar valores semelhantes. Segundo o presidente da AEBA, o único fator que deve causar uma variação no gasto é a qualidade do produto escolhido: “O valor de gastos aproximado é o mesmo: entre 50 e 200 reais. Com relação ao segmento de festa, uma festa maior ou uma colônia de férias causa um gasto maior. Mas em geral, a média gasta nesse segmento é a mesma das outras”.

Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio RN na quarta (5), a intenção de consumo para o dia das crianças 2022 mostra que 63,7% dos consumidores natelenses pretendem presentear nesta data comemorativa, celebrada no dia 12 de outubro, o que representa um aumento de 6,9 pontos percentuais em comparação a pesquisa do ano passado, quando 56,8% diziam que iriam presentear.

Para os que não vão presentear (36,3%), o fato de não comemorar a data ou não ter quem presentar foi a justificativa apontada por 56,9%. Outros motivos relatados foram falta de dinheiro (26,6%), poupar (10,1%), dívidas (6,4%), entre outros.


Compartilhe esse post

VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA AINDA É SUBNOTIFICADA

  • por
Compartilhe esse post

Na maioria dos casos, vítimas perdoam seus agressores por medo da solidão

Foto: Polícia Civil

Mais um caso desumano de violência contra pessoa idosa entrou para as estatísticas do RN, esta semana. Na terça-feira (4), uma senhora cega, de 77 anos, foi encontrada confinada em um pequeno quarto sem qualquer ventilação natural, iluminação e energia elétrica. O caso aconteceu em Macaíba, na Grande Natal, onde também ficou constatado que ela era obrigada a comer com as mãos e dormia em um colchonete de borracha. 

O filho da vítima, identificado como Jocelin de Lima Bezerra, 53 anos, foi detido em flagrante pelos crimes de cárcere privado e maus-tratos praticados contra a mãe. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. Já a idosa foi encaminhada a um abrigo, com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Ceará-Mirim.

O ativista e membro do Conselho Municipal do Idoso em Natal, André Arruda, comentou o caso citando a Constituição Federal. Ele afirma que o combate à violência sofrida pela população idosa deve ser uma responsabilidade adotada por toda a sociedade, em conjunto com o poder público: “No artigo 230, diz que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Portanto, é responsabilidade de todos e cabe ao ente público criar e coordenar uma rede de proteção e valorização das pessoas idosas. A rede deve funcionar como uma integração do Estado, sociedade e família, porém, precisa ser acolhedora, que saiba dialogar com todos os setores público e da sociedade civil”, disse. 

André também ressaltou que é preciso profissionalizar e humanizar todo o trabalho de atendimento aos idosos, através de equipes multiprofissionais e multidisciplinares. Além da articulação entre a sociedade e o estado para solucionar o problema, André também falou sobre as ações que são necessárias de ambas as partes.

“Precisamos de campanhas educativas, que incentivem as denúncias contra qualquer tipo de violência à pessoa idosa. Todo cidadão tem a obrigação de denunciar, sob pena de omissão se não o fizer. Importante ainda salientar que a violência não é apenas a física ao qual deixa marcas no corpo, a violência psicológica deixa marcas na alma, e também existem diversos tipos de violência como a negligência, patrimonial, institucional e tantas outras”.

COMBATE
Desde 2020, a Polícia Civil realiza a Operação Vetus, que investiga denúncias de crimes contra idosos em Natal. Ao longo de três anos, 697 vítimas foram atendidas; em todo o estado, foram constatados 219 crimes nos últimos dois anos. Para o ativista da CMI, a falta de valorização na sociedade e o baixo poder aquisitivo são alguns dos principais motivos para a violência sofrida por essa faixa da população: “Acredito que um dos principais fatores que contribui para a violência contra a pessoa idosa seja a vulnerabilidade social e econômica, pois grande parte desta população é alvo de isolamento e do abandono por parte de familiares ou pessoas próximas que, em vários casos, não possuem condições estruturais do acolhimento e do cuidado do idoso. É neste momento que o Estado deveria apresentar uma estrutura para o acolhimento e cuidado necessário que a família às vezes não pode suprir sozinha”, disse. Ele afirma que, de forma natural, os idosos apresentam limitações físicas e psicológicas, se tornando alvos fáceis de violentadores, em sua maioria, familiares ou conhecidos, ao qual se aproveitam da fragilidade do idoso para cometerem seus crimes.

Muitas vezes, a maior arma do agressor para continuar impune é o amor. Segundo o membro do CMI, na maioria dos casos a solidão para pessoas idosas é uma maior ameaça, e por isso elas têm dificuldade em denunciar as agressões, desculpando ou perdoando seus agressores: “Infelizmente, as pessoas idosas violentadas não costumam denunciar, pois existe geralmente uma questão da dependência de outras pessoas, inclusive até do violentador. Como quem comete estes crimes contra os idosos geralmente são familiares ou pessoas próximas, os idosos deixam de realizar denúncias por sentirem medo, vergonha e até mesmo para não perder o amor deles”.

Por fim, André Arruda ressalta a necessidade de punição como ferramenta para inibir novos casos: “A reeducação é um fator muito importante para qualquer ressocialização, porém, a punição exemplar aos rigores da lei torna-se fundamental para que sirva de exemplo e que se possa coibir a repetição da violência. Cabe ao poder público criar meios para a reeducação familiar, por isso, a necessidade da rede de proteção e valorização com multiprofissionais que possam contribuir com a reeducação de quem comete crimes contra a pessoa idosa”.


Compartilhe esse post

OS CALOUROS DA ALRN: MILITAR, NEGRA, FILHO DE PREFEITO, EX-PREFEITO, MÉDICO…

  • por
Compartilhe esse post

Nove deputados novatos estrearão em 2023. Juntos, eles obtiveram 389.502 votos e representam 38% do Parlamento

Foto: reprodução

Nas Eleições 2022, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reelegeu 15 deputados e os nove que completam a lista de eleitos são novatos.

Os veteranos são Ezequiel Ferreira (PSDB), Coronel Azevedo (PL), Kleber Rodrigues (PSDB), Isolda Dantas (PT), Dr. Bernardo (PSDB), Francisco do PT (PT), George Soares (PV), José Dias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Cristiane Dantas (Solidariedade), Nélter Queiroz (PSDB), Galeno Torquato (PSDB), Eudiane Macêdo (PV) e Hermano Morais (PV).

Veja quem serão os novos deputados, a partir do perfil traçado pelo site Saiba Mais:

Adjuto Dias (MDB)
Filho do prefeito Álvaro Dias (PSDB), Adjuto é ex-secretário de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal da gestão do pai. Antes disso, atuava como delegado de polícia civil em Patos (PB). Conquistou 57.657 votos no estado e já havia se candidatado em 2018, sem êxito, com 28.697 votos.

Com a pasta de Assistência Social nas mãos, ganhou notoriedade durante a pandemia ao distribuir cestas básicas para famílias de baixa renda, com ampla divulgação das ações. Durante a campanha, servidores municipais da Saúde e da Educação relataram “convites” para atividades da campanha do filho do prefeito.

Divaneide Basílio (PT)
Primeira deputada estadual preta do RN, Divaneide Basílio (PT) foi vereadora de Natal de 2019 a 2022. Em 2022, recebeu 52.177 votos. É filha de trabalhadores rurais e doutora em Ciências Sociais pela UFRN. Entrou na política por meio da Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e da Rede de Jovens do Nordeste.

Entre as ações desenvolvidas na Câmara Municipal da capital potiguar, lançou um pacote de propostas para combate à violência de gênero; aprovou o TransCidadania, iniciativa que promove emprego e renda a pessoas trans e travestis; e lei que institui política de atenção a refugiados, apátridas e migrantes.

Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB)
Médico com atuação nas regiões do Alto e Médio Oeste potiguar, Kerginaldo Jácome recebeu 47.809 votos garantindo vaga na ALRN. É ex-prefeito de Tenente Ananias, onde elegeu a esposa Mazé Jácome por duas vezes e a nora Larissa Jácome (PSD), em segundo mandato. Em 2020 tentou ser prefeito de Paraná, mas não ganhou.

Também articulou a eleição de dois irmãos: o prefeito de Marcelino Vieira, Kerles Jácome (PSD), e o de Venha Ver, Cleiton Jácome (PL).

Ivanilson Oliveira (UB)
Irmão da prefeita de Baraúna, Divaizee Oliveira (PSD), Ivanilson contou com o apoio desse partido, com direito a proximidade do ex-governador Robinson Faria (ex-PSD, atual PL) e da ex-deputada e candidata a deputada federal Márcia Maia (Republicanos), não eleita. Ivanilson foi eleito com 27.426 votos.

Luiz Eduardo (SDD)
Prefeito de Maxaranguape desde 2016, Luiz Eduardo esteve em três partidos desde então, passando pelo PSD, PSDB e agora Solidariedade. É aliado do senador eleito Rogério Marinho (PL) e em 2022, recebeu 31.871 votos. O registro de candidatura apresenta que a profissão é de empresário, mas não consta empresa em seu nome nos bens declarados.

Neilton (PL)
Neilton Diógenes é vice-prefeito de Apodi (desde 2021), mas blogs da região relatam rompimento com o prefeito, Alan Silveira (MDB), ao se candidatar a deputado estadual. Recebeu 25.143 votos. Graduado em Enfermagem, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CMRN) e co-fundador do Grupo Telecab.

Taveira Júnior (UB)
O empresário Taveira Júnior, filho do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, recebeu o menor número de votos entre os eleitos, 26.714. Foi o candidato a deputado estadual preferido de Parnamirim, com 11.468 (11,49%) votos.

Terezinha Maia (PL)
Viúva do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, Terezinha Maia teve 29.440 votos. Já havia se candidatado em 2018 pelo PR. É natural do município de São Fernando, onde foi vice-prefeita do prefeito Genildo também Maia.

Wendel Lagartixa (PL)
Eleito com o maior número de votos, um total de 88.265, o ex-policial militar Wendel Lagartixa (PL), de 45 anos, é investigado por envolvimento com grupos de extermínio na capital potiguar e chegou a ser preso durante a campanha (de 20 de julho a 15 de setembro), acusado por três homicídios consumados e três tentados.

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura dele por ter sido condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização. Terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021 e, de acordo com a procuradoria responsável, Wendel ainda não cumpriu o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei. Entretanto, o TRE-RN aprovou a candidatura.


Compartilhe esse post

TAVEIRA AUMENTA R$ 43 MILHÕES NA FOLHA DA PREFEITURA NO ANO DA ELEIÇÃO DO FILHO

  • por
Compartilhe esse post

Terceiro maior colégio eleitoral do RN, município viu folha inchar e passar de R$ 143 mi para R$ 186,3 mi, em ano eleitoral

Foto: reprodução

A folha salarial dos servidores públicos efetivos, terceirizados e contratados temporariamente do município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, custou aos cofres públicos do terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, o montante de R$ 186,3 milhões entre os meses de janeiro e agosto deste ano. O valor representa 30,25% a mais que o pago no mesmo período de 2021, que foi pouco mais de R$ 143 milhões, um aumento de mais de R$ 43 milhões. 

Coincidência ou não, as despesas com pessoal em Parnamirim, no ano eleitoral, cresceram vertiginosamente justamente quando o filho do prefeito Rosano Taveira (Republicanos), o deputado estadual eleito Taveira Jr. (União Brasil) saiu candidato à Assembleia Legislativa do Estado (ALRN).

Conforme o Portal da Transparência de Parnamirim, o município pagou o total de R$ 150.346.827,47 a título de vencimentos e vantagens fixas de pessoal civil, entre janeiro e agosto deste ano. O valor representa um aumento dos gastos do município de 31,29%, em relação ao pago pelo contribuinte no mesmo período do ano passado, quando foi desembolsado a quantia de 114.511.706,46. 

A despesa do município decorrentes de contratos de terceirização foi de pouco mais de R$ 23,1 milhões nos oito primeiros meses deste ano, ou seja, um aumento de 11,44% em relação ao valor desembolsado por Parnamirim no ano passado, quando a folha com essa rubrica foi de aproximadamente R$ 20,8 milhões. 

Já o maior gasto do município de Parnamirim com o pagamento de folha salarial ficou com os contratos por tempo determinado, que representou um aumento de 65%, coincidentemente, em ano eleitoral. O valor passou de R$ 7.785.141,79 entre os oito meses do ano passado, para o montante de R$ 12.844.389,68 para o mesmo período deste ano, conforme conta no Portal da Transparência parnamirinense.

Faltando quatro dias para as eleições, Taveira Jr. foi denunciado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por possível uso da máquina pública municipal. Conforme o conteúdo da denúncia, o servidor comissionado da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Saneamento de Parnamirim (Semop), José Rosemberg da Silva, o Berg Silva, foi flagrado pedindo votos para o então candidato, durante o expediente de trabalho. 


Compartilhe esse post

FÁTIMA QUER AMPLIAR MAIORIA DE LUL; E ANUNCIA “ARRANCADA DO 2º TURNO”

  • por
Compartilhe esse post

Reeleita com quase 60% dos votos válidos, gestora inicia ações para puxar votos para o ex-presidente no RN nesta quinta (6)

Foto: reprodução

Coordenadora da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva no 2º turno, a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) já tem ato programado em Natal nesta quinta-feira (6), na Praça da Árvore de Mirassol, a partir das 18h. O objetivo, segundo a gestora, que teve quase 60% dos votos válidos no 1º turno, é promover uma “arrancada rumo à vitória” de votos para o ex-presidente, que disputará o pleito com o atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), no próximo dia 30. 

Fátima participou nesta quarta-feira (5) do lançamento da “Frente Ampla Brasil da Esperança” com Lula e seu vice Geraldo Alckmin (PSB), que contou com a presença de dirigentes da executiva nacional, governadores e senadores eleitos, para definir as ações de campanha em todo o país. “O Nordeste, mais uma vez, vai dar uma lição de responsabilidade. Nós temos clareza sobre o que está em debate neste momento. O que está em jogo é a defesa da democracia. Vamos aumentar a votação da Lula no Rio Grande do Norte e Nordeste, que sabe muito o que significou o legado do presidente Lula”, defendeu.

No primeiro turno, Lula obteve 1.264.179 votos (o equivalente a 62,98% dos votos válidos) no Rio Grande do Norte, contra 622.731 votos recebidos por Jair Bolsonaro, ou seja, quase 641,5 mil (50,75%) votos a mais que o atual presidente. Os números impulsionaram a campanha petista no Estado, conforme a gestora reeleita. 

“Trago o abraço de 1.264.179 potiguares para o presidente. Vamos dar continuidade à campanha com muito mais ênfase, com muito mais paixão. Eu tenho que agradecer muito ao povo do RN, pelo gesto de confiança renovada, mas o sonho que eu e o Estado carregamos é governar o RN de novo, com o senhor presidente da República”, afirmou, no encontro em SP.

A coordenação-geral da campanha de Lula no Estado contará com a liderança de Fátima, que já iniciou os contatos com os prefeitos em todo o Estado no plano institucional e tem mantido conversas com os outros partidos. Na segunda-feira (3), a federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, já se encontrou em Natal. E o PDT e MDB, junto com os candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet já confirmaram o apoio e o voto no petista.

Rogério coordena campanha de Bolsonaro e pretende mudar o quadro

O senador eleito pelo Estado, Rogério Marinho (PL) coordenará a campanha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro no segundo turno. Sua tarefa será ajudar a virar votos para o mandatário no Rio Grande do Norte, onde 622.731 eleitores (31,02% dos votos válidos) depositaram seus sufrágios. Nesta quarta-feira (5), ele participou de reunião com senadores reeleitos e recém-eleitos e o próprio Bolsonaro, para definir as ações para os próximos dias.

A primeira ação em solo potiguar será no próximo sábado (8), quando está prevista uma manifestação na Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. “Vamos vencer por nossas famílias, valores e desenvolvimento, e modernização de nossa economia”, disse. 


Compartilhe esse post

JOSÉ AGRIPINO SAI FORTALECIDO DO PLEITO COM VITÓRIA DE DOIS FEDERAIS E DOIS ESTADUAIS DO UNIÃO BRASIL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

“O resultado obtido nas eleições é produto de um trabalho persistente e meticuloso de estratégia e a reunião de nomes de qualidade e expressão eleitoral que representa todas as regiões do Estado”, afirmou o presidente estadual do União Brasil, ex-senador José Agripino Maia, ao comentar a eleição de quatro deputados pela legenda, sendo dois estaduais e dois federais, no último domingo (2). Ele está em Brasília, em reunião da executiva nacional do partido, que decidirá como será a atuação da legenda no segundo turno, no próximo dia 30.

Agripino disse que o União Brasil alcançou a meta estabelecida para a Câmara dos Deputados, que era eleger dois federais e lamentou o fato de Carla Dickson não ter sido reeleita, o que faria o partido ter 37,5% das vagas no legislativo federal. “A Carla não foi eleita porque faltaram três mil votos para ela atingir o percentual de 20% do quociente eleitoral. Ou seja, se fosse apenas pelos votos do partido, teríamos feito três deputados”, explicou, em entrevista exclusiva ao Diário do RN, nesta quarta-feira (5).

Já com relação à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), ele comemorou o fato do União Brasil ter conseguido fazer dois deputados estaduais, com a eleição de Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior, uma vez que não tem nenhum na atual legislatura. E afirmou que há a expectativa da entrada de Robson Carvalho, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue favorável ao candidato sub júdice Anaximandro Rodrigues, o Dr. Anax, que teve 16.821 votos.

“O partido não tinha nenhum deputado federal e agora, tem dois. Teríamos feito três, caso a Carla Dickson não tivesse ficado abaixo do quociente eleitoral. Não tínhamos nenhum estadual e hoje, temos dois, com a possibilidade de vir a termos um terceiro, caso a Justiça Eleitoral julgue o caso do Dr. Anax e compute seus votos, o que fará com que a contagem dos votos para a ALRN mude e Robson Carvalho suba”, disse.

Para o presidente estadual da legenda, o bom resultado nas urnas, eletrônicas, foi graças à estratégia adotada durante a campanha eleitoral e à administração de recursos financeiros. “Com equilíbrio financeiro, tivemos os gastos necessários para fazer uma campanha limpa e digna, o que resultou no sucesso que fomos nas urnas. Somos um partido que se coloca na oposição, que fez mais votos no Estado (315 mil) que a legenda da governadora (297 mil) e conquistamos 25% da bancada federal e mais duas vagas na Assembleia”, falou. 

POSICIONAMENTO CLARO

O presidente estadual do União Brasil esteve nesta quarta-feira em Salvador (BA), onde se reuniu com integrantes da legenda na Bahia e, hoje, está em Brasília, para reunião com a direção nacional do partido. “Temos um posicionamento claro: Não votamos no PT, de forma alguma”, afirmou, lembrando que, após o encontro, retorna ao Estado para atividades administrativas.


Compartilhe esse post

DEPUTADO TOMBA FARIAS SOFRE TRÊS DERROTAS EM SUA TERRA, SANTA CRUZ

  • por
Compartilhe esse post

Liderança do deputado do PSDB é ameaçada com derrotas no pleito de 2022, em que seus opositores saem fortalecidos

Foto: reprodução

Deputado estadual reeleito para um novo mandato, Tomba Farias viu sua liderança ser posta à prova em sua terra natal, Santa Cruz, cidade onde ele e a esposa administraram. Com estilo ‘mão de ferro’, Tomba sofreu uma grande derrota no pleito do último domingo, ao ver todos os seus candidatos derrotados.

Ferrenho crítico da governadora Fátima Bezerra, Tomba Farias não evitou a vitória de Fátima em seu principal reduto eleitoral. A apuração mostrou que a governadora obteve 63% dos votos de Santa Cruz, para apenas 23% destinados ao candidato de Tomba, Fábio Dantas. A maioria de Fátima foi de 7.344 votos.

Para a presidência da República, a derrota do candidato de Tomba também foi arrasadora. Em Santa Cruz, Tomba fez campanha para o presidente Jair Bolsonaro. Porém, Lula obteve 67% dos votos do município, contra apenas 27% para o candidato do deputado do PSDB. A maioria de Lula foi de 8.324 votos.

A terceira derrota de Tomba foi na eleição para o Senado. Apoiador do ex-ministro Rogério Marinho, Tomba não teve liderança para conquistar a vitória em sua terra. O candidato adversário do parlamentar, ex-prefeito Carlos Eduardo, foi vitorioso na terra de Santa Rita de Cássia. Nesse caso, a disputa foi apertada. Carlos Eduardo obteve 39% dos votos e Rogério ficou com 38%, uma pequena maioria de apenas 43 votos para o candidato do PDT. 

Três candidatos apoiados e três derrotas contabilizadas em sua terra natal. Esse é o saldo político-eleitoral do deputado Tomba Farias no pleito de 2022.


Compartilhe esse post