Início » Arquivos para 19 de novembro de 2022, 18:23h

novembro 19, 2022


CONFUSÃO TERMINA EM MORTES NO MINISTÉRIO DA DEFESA

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Roque Sá/Agência Senado

Na manhã deste sábado (19/11), uma confusão no alojamento da guarda do Ministério da Defesa terminou na morte de um militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Em nota, a pasta confirmou o ocorrido e prestou condolências aos familiares e amigos da vítima.

“É com profundo sentimento de tristeza e pesar que o Ministério da Defesa lamenta o incidente ocorrido, na manhã deste sábado (19.11), no alojamento da guarda, localizado no prédio anexo da Pasta, e que vitimou, por meio de disparo de arma de fogo, um militar da Força Aérea Brasileira (FAB).”

A vítima foi identificada como Kauan Jesus da Cunha Duarte, 19 anos, de acordo com o boletim de ocorrência. O suspeito, Felipe de Carvalho Sales, também era um militar da FAB e tem 19 anos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar ao local, o soldado já estava morto.

O suspeito foi preso e permanecerá detido enquanto a investigação para apurar o caso segue em curso. O caso será investigado pela Força Aérea. Em nota, o Ministério da Defesa lamentou o caso e afirmou que acompanha a apuração e investigação dos fatos.

“O Ministério rende as condolências aos familiares e amigos, pela irreparável perda. Neste momento de dor, a Defesa une-se às manifestações de solidariedade e de apoio à família, bem como acompanha a apuração e a investigação dos fatos, a serem conduzidas pela Força Aérea”.

Com informações do Correio Braziliense e CNN Brasil


Compartilhe esse post

SELEÇÃO CHEGA AO CATAR EM BUSCA DO HEXA

  • por
Compartilhe esse post

Desembarque da seleção em Dohar – Foto: Amr Abdallah Dalsh/REUTERS

A seleção brasileira chegou a Doha, no Catar, por volta das 17h (horário de Brasília) para sua 22ª participação na Copa do Mundo da Fifa. Os jogadores e a comissão técnica embarcaram no fim da manhã em Turim, na Itália, onde passaram a última semana se preparando no centro de treinamento da Juventus.

O Brasil é o único pentacampeão mundial e busca, portanto, seu sexto título na competição. A última conquista do país foi há exatos 20 anos, na Copa de 2002, realizada conjuntamente por Japão e Coreia do Sul.

O primeiro treino da seleção está marcado para este domingo (20), no estádio Grand Hamad. É ele que a equipe usará como campo de preparação para os jogos da competição.

O técnico Tite comanda 26 jogadores na disputa pelo hexa. Para o gol, foram convocados Alisson, Weverton e Ederson. Na defesa e nas laterais, jogam Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Alex Sandro, Dani Alves, Eder Militão, Alex Telles e Bremer.

Os meio-campistas são Casemiro, Lucas Paquetá, Fred, Fabinho, Bruno Guimarães e Everton Ribeiro. Já no ataque, o Brasil contará com Richarlison, Neymar, Raphinha, Gabriel Jesus, Antony, Vinícius Jr., Rodrygo, Pedro e Gabriel Martinelli.

A Copa será aberta neste domingo, com um jogo entre o anfitrião e o Equador, mas a seleção só entra em campo oficialmente na próxima quinta-feira (24), para enfrentar a Sérvia. Os outros dois jogos da primeira fase são contra a Suíça, no dia 28, e Camarões, no dia 2 de dezembro.


Compartilhe esse post

INCÊNDIO ATINGE APARTAMENTO E PRÉDIO É EVACUADO EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Incêndio atinge apartamento e prédio é evacuado no bairro de Lagoa Nova, em Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi
Incêndio atinge apartamento e prédio é evacuado no bairro de Lagoa Nova, em Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Um incêndio atingiu um apartamento em um prédio residencial no bairro de Lagoa Nova, em Natal, na noite de sexta-feira (18). O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e a força-tarefa para controlar as chamas entrou pela madrugada deste sábado (19).

Ninguém se feriu. O casal que mora no apartamento não estava no local e foi comunicado sobre o ocorrido pelo subsíndico.

O apartamento atingido pelas chamas fica no quarto andar de um prédio localizado na Rua dos Tororós, em Lagoa Nova. O fogo foi notado pela vizinhança por volta das 23h15. 

Todos os outros apartamentos da torre foram evacuados por determinação do Corpo de Bombeiros. Os moradores tiveram que dormir fora do condomínio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 25 homens e seis viaturas foram mobilizadas para atender a ocorrência que foi finalizada às 4h deste sábado.

Pela manhã, por volta das 6h, uma equipe dos bombeiros voltou ao local porque moradores relataram ter visto mais fumaça saindo pelas janelas, mas constatou que não havia focos de chamas.

A Defesa Civil interditou a torre onde ocorreu o incêndio até a emissão do laudo de um engenheiro. “Vou esperar o laudo do engenheiro para saber qual foi a causa do incêndio. Tem várias hipóteses, mas nada de concreto”, falou o subsíndico do condomínio, Edson Cruz.

Fonte: G1 RN


Compartilhe esse post

GOVERNO DISPONIBILIZA PM À PREFEITURA PARA DESOBSTRUÇÃO DE VIAS EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Extremistas pedem golpe militar em frente a quartel na Hermes da Fonseca – Foto: Matteus Fernandes

Em nota divulgada neste sábado (19), o Governo do RN informou que, ao contrário do que alegou o Prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), o Estado não é o responsável pelo ordenamento ou desobstrução das vias municipais.

O governo ainda enfatizou que, seguindo recomendação do Ministério Público Estadual, a Polícia Militar está disponível para auxiliar a Guarda Municipal do Natal em caso de “esgotamento da capacidade operacional” da mesma.

No dia de ontem, sexta-feira (18), o ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o Prefeito a se explicar por não ter cumprido as ordem de desbloquear as vias da Capital Potiguar.

De acordo com o Ministério Público, os extremistas interditam um trecho da Avenida Hermes da Fonseca, desde 30 de outubro, data de realização do segundo turno, pedido por um golpe militar.

“Intime-se, com urgência, inclusive por meios eletrônicos, o Prefeito de Natal (RN), sobre a manifestação apresentada nos autos pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, para que, em 48 horas, apresente as medidas concretas tomadas pela municipalidade, sob pena de responsabilidade”, escreve Moraes.

Na nota, a administração estadual enfatiza que o prazo de 48 horas para explicações sobre a inação é exclusivamente contra a postura da prefeitura do Natal.


Compartilhe esse post

APÓS PROIBIÇÃO NO CATAR, CERVEJARIA DIZ QUE ESTOQUES VÃO PARA CAMPEÃO DA COPA

  • por
Compartilhe esse post

Após o Governo do Catar anunciar, de forma abrupta e surpreendente, a proibição da venda de cerveja com álcool nos arredores dos estádios da Copa do Mundo 2022, a Budweiser resolveu agir.

Em suas redes sociais, a cervejaria, que tem contrato de exclusividade para comercialização de bebidas no Mundial, anunciou que vai dar o estoque que está no país do Oriente Médio para a nação que vencer o torneio da Fifa.

“Novo dia, novo Tweet. O país vencedor fica com os Buds. Quem vai pegá-los?”, disse, em tradução livre, a cervejaria em mensagem em seu perfil oficial no Twitter.

Anteriormente, a Budweiser tinha permissão para vender a bebida com álcool no perímetro dos oito estádios da Copa, começando três horas antes dos jogos e encerrando uma hora depois.

No entanto, por determinação do Catar na última sexta-feira (18), apenas cerveja sem álcool poderá ser encontrada pelos torcedores fora das arenas.

No interior dos estádios, por sua vez, haverá também venda de cerveja não alcoólica, com exceção das áreas VIP, onde haverá a bebida com álcool.

O único local em que os fãs poderão comprar cerveja alcoólica será no FIFA Fan Festival, no Parque Al-Bidda, em Doha.

Com informações de ESPN


Compartilhe esse post

COM FERIADÃO CHEGANDO BOLETIM MOSTRA TRECHO IMPRÓPRIO PARA BANHO NA GRANDE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Praia de Areia Preta – Foto: Reprodução/Google Street View

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, divulgado nesta sexta-feira (18), apontou um trecho como impróprio para o banho na Grande Natal. O trecho fica na Praia de Areia Preta, na capital potiguar.

O estudo, que faz parte do Programa Água Azul, coleta e analisa amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira entre Extremoz e Nísia Floresta, medindo a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas.

A iniciativa, que visa  informar aos banhistas as condições das praias monitoradas, é fruto de uma parceria entre Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

Você pode ler a íntegra do Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 44 clicando aqui.


Compartilhe esse post

LULA MINIMIZA IMPASSE SOBRE DEFESA E DIZ QUE NUNCA TEVE PROBLEMA COM MILITARES

  • por
Compartilhe esse post

Lula e o Primeiro-ministro português António Costa – Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou nesta sexta-feira (18) a dificuldade para definir sua equipe de transição na área da Defesa e afirmou nunca ter tido nenhum problema com militares e as Forças Armadas.

Em Lisboa, Lula disse não haver nenhum receio sobre a reação de militares a seu governo nem sobre comentários feitos pelo general da reserva Walter Braga Netto —que foi candidato a vice-presidente na chapa derrotada de Jair Bolsonaro (PL) e compartilhou nesta semana mensagem favorável a manifestações antidemocráticas que ocorrem pelo país.

“Eu nunca tive problema com o que os militares falaram em oito anos de governo. Então, eu não me preocupo com o que está falando o general Braga Netto”, disse Lula.

“O comando das Forças Armadas está muito tranquilo, o comando das Forças Armadas me conhece, e, no momento certo, eu vou indicar quem será o comandante da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. E aí o Brasil também vai voltar à normalidade entre as Forças Armadas e o governo”, completou.

Fonte: Giuliana Miranda / Folha de São Paulo


Compartilhe esse post

CÂMARA E SENADO AGEM PARA AUMENTAR SALÁRIOS DE PARLAMENTARES E SERVIDORES

  • por
Compartilhe esse post

Fachada do Congresso Nacional – Foto: Agência Brasil

A Câmara e o Senado oficializaram o pedido para que os salários de parlamentares e servidores sejam reajustados, informa o jornal “O Estado de S.Paulo”. As Casas pedem a reserva de R$ 370,4 milhões do Orçamento de 2023 para aumentar as remunerações da Câmara e R$ 199,3 milhões para elevar as do Senado. Os pedidos são feitos por meio de emendas.

Se aprovado o reajuste, os salários de deputados e senadores subiriam de R$ 33,7 mil para R$ 36,8 mil. Nesta sexta-feira, a Coluna do Estadão mostrou que a medida foi oficializada no meio do feriado da Proclamação da República.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse post

A DITADURA DO MEDO

  • por
Compartilhe esse post

Por Rodrigo Maker

Foto: Reprodução

O implacável e nada parcial Alexandre de Moraes ataca a democracia mais uma vez. A mais recente façanha do ministro, e sabemos que não será a última, foi bloquear as contas bancárias de 43 empresas que, supostamente, estariam envolvidas com as manifestações, após o segundo turno das eleições. Alexandre não leva em conta que essas empresas têm contas a pagar, necessitam do capital de giro para manutenções e cumprir acordos e, o mais importante, honrar a folha salarial. Sim. São os trabalhadores que pagarão a conta dessa ditadura. Uma tática de guerrilha bem conhecida: sufocar e cercear o acesso ao básico. Tudo isso para impor um medo que poderia ser democraticamente substituído por respeito. Mas, se nem a Constituição é respeitada, como acreditar na instituição que dá a toga e o poder para amedrontar o seu povo?

MATANDO PELO BOLSO
Essa tática não é inédita. O ministro Alexandre já mexeu no rendimento de muita gente. Youtubers, imprensa livre e influenciadores digitais já sentiram o peso da caneta do Moraes. Na prática, o sufocamento é feito até que você silencie. Questionar não é uma opção, a menos que você tenha outra fonte de renda que não dependa das redes sociais. É método.

O DIREITO MORREU
Nesse momento de exceção que vivemos, dá para imaginar como está a confusão na cabeça de alunos e professores de Direito. O professor pega a Constituição Federal, verbaliza e materializa situações aplicáveis. Daí vem o STF e desfaz tudo isso. Hoje, a disciplina se resume às investidas e ações da Suprema Corte. Diante de tanta lambança jurídica, seria melhor extinguir o curso de direito e “aprendermos” com o STF uma nova interpretação mutável, todos os dias.

Foto: Reprodução

A PGR VAI ACABAR
Toda essa altivez ditatorial do Alexandre Moraes já ultrapassou os limites do saber jurídico. A Procuradoria Geral e o Ministério Público são descartáveis e inutilizados no país. Graças ao desrespeito com o devido processo legal garantido no Artigo 5º, inciso LIV, da Constituição Federal. O Artigo garante que o indivíduo só será privado de sua liberdade ou terá seus direitos restringidos mediante um processo legal, exercido pelo Poder Judiciário, por meio de um juiz natural, assegurados o contraditório e a ampla defesa.* Mas o que é a Constituição, suas instituições, a democracia e o povo brasileiro perante o ministro? NADA.


Compartilhe esse post

VÁRIOS BRASIS, UM SÓ POVO

  • por
Compartilhe esse post

Por Carlos Emerenciano*

Mal saiu o resultado das urnas, anunciando Luís Inácio Lula da Silva como presidente da República eleito, irromperam Brasil afora palavras preconceituosas contra o Nordeste e o seu povo.

Esse preconceito já havia se revelado ao final do 1° turno das eleições e, infelizmente, não se trata de nenhuma novidade. Eu mesmo pude sentir isso de uma forma dolorosa. Estava em Natal e a minha mulher e os meus dois filhos em Brasília. Logo que saiu o resultado, alguns vizinhos proferiram xingamentos de suas janelas e um deles chegou a gritar “morte aos nordestinos”. Liz, a minha filha de 7 anos, ficou bastante assustada e me pediu: “pai, volte logo”.

O preconceito, a indiferença, o racismo, a crueldade são elementos visíveis na nossa sociedade e não podemos mais escondê-los ou disfarçá-los. Todos eles, sem dúvida, misturados a uma grande dose de ignorância e (por que não dizer?) de burrice.

Burrice que foi revelada por um prefeito bolsonarista de Minas Gerais que bradou diante da vitória de Lula: “o Nordeste deveria ser separado do restante do Brasil! ”. Ora, Lula venceu a eleição no seu estado. Por margem apertada, apenas 0,4% dos votos válidos e cerca de 50 mil votos, mas venceu. Revertendo uma vitória que Bolsonaro alcançou em 2018 em Minas Gerais por 1,7 milhão de votos contra Fernando Haddad. Talvez, se o prefeito preconceituoso fosse um leitor de Guimarães Rosa, pudesse entender mais o sentimento do sertão profundo e do seu povo.

Em São Paulo, onde Bolsonaro venceu, constatou-se também uma mudança no humor do eleitor. Não houve mais a lavada que ocorreu em 2018, quando a diferença em prol do então vencedor foi superior a 8 milhões de votos e a 35%. Lula perdeu no estado por cerca de 10% e 2,7 milhões dos votos. Na capital, Lula venceu bem por quase 500 mil votos de maioria, resultado bem diferente do de 2018, quando a capital paulista deu uma vitória a Bolsonaro superior a 1 milhão de votos. A “Pauliceia Desvairada”, 100 anos após o evento da Semana de Arte Moderna, deu um sinal que queria se desvencilhar do atual governo. Sopro de mudança.

No Rio Grande do Sul, ocorreu algo semelhante. A maioria de Bolsonaro no estado se estreitou em relação ao que as urnas apontaram em 2018 e Lula venceu na capital Porto Alegre por 7% e quase 60 mil votos, me fazendo lembrar de uma música de Kleiton e Kledir: “Deu pra ti/ Baixo astral/ Vou pra Porto Alegre/tchau…”. “O Tempo e o vento” se transformam.

Ou seja, apesar da imensa vantagem que Lula obteve no Nordeste, o que realmente garantiu a sua vitória foi o seu avanço nas outras regiões. Em 2018, Haddad obteve 69,7% dos votos válidos do Nordeste no 2° turno, o que não o impediu de ser derrotado. Agora, Lula obteve no Nordeste percentual praticamente semelhante, 69,3%. Em contrapartida, ele avançou no Sul de 31,7% para 38,2%; no Centro-Oeste de 33,5% para 39,8%; e no Sudeste, maior colégio eleitoral regional, avançou mais de 10%, de 33,5% para 45,7%.

Tudo isso, contudo, nos serve apenas como leitura do quadro político-eleitoral. Para entender melhor os movimentos do eleitorado, costuma-se dividí-lo por região, gênero, renda, raça, instrução ou religião. O voto de cada eleitor, rico ou pobre, jovem ou velho, homem ou mulher, cis ou trans, nordestino ou sudestino, branco, preto, pardo, indígena ou amarelo, vale o mesmo.

Somos todos brasileiros, incluindo aqueles que estão na frente dos quartéis pedindo golpe de estado. Afinal, somos um povo grandioso que abriga em si várias contradições, desigualdades e feridas mal curadas. Como compôs Caetano Veloso, em “Dom de iludir”, interpretada primorosamente pela voz eterna de Gal Costa: “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

*Arquiteto e advogado


Compartilhe esse post

A DISPUTA CONTINUA

  • por
Compartilhe esse post

Por Bosco Afonso*

Desde a volta das eleições acontecidas em 1989, que as disputas eleitorais ficaram por conta dos partidos políticos ou de personagens que se destacaram utilizando-se do marketing pessoal, a exemplo de Fernando Collor de Melo.

A chamada esquerda, capitaneada pelo Partidos dos Trabalhadores (PT) foi se fortalecendo durante as três eleições consecutivas em que o seu líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva fora derrotado por Collor e duas vezes por Fernando Henrique Cardoso, mas que com persistência se tornou vitorioso e presidente da República em 2002 ao derrotar o ex-ministro da saúde, José Serra.

Por quase 15 anos no poder, o PT, sempre a estrela maior do esquerdismo, experimentou a sua imersão no segundo mandato de Lula quando o envolvimento no escândalo do mensalão, com as prisões dos coadjuvantes Roberto Jefferson, José Dirceu e José Genuíno, quase comprometeu a eleição de Dilma Rousseff.

Como sempre seus adversários afirmavam que o PT “não tinha projeto de governo; sempre teve projeto de poder”. O Partido dos Trabalhadores voltou a se envolver em escândalos por desvio de dinheiro público e a “Lava-Jato”, nascida e criada no Ministério Público e no Judiciário de Curitiba, surgiu para interromper o ciclo da esquerda no Brasil, sem ainda protagonistas da direita.

Um desconhecido deputado federal, posteriormente conhecido por seu estilo extremista, surgiu no cenário político brasileiro e, graças a uma facada sofrida que também o levou a se afastar dos debates promovidos pelos canais de televisão, se tornou vítima e assim alavancou a sua predileção junto ao eleitorado sendo alçado à presidência da República Federativa do Brasil.
O então desconhecido se chamava Jair Messias Bolsonaro, que só parcela do eleitorado carioca o conhecia e que os brasileiros passaram a conhecer muito mais pela sua verborragia do que mesmo pelos seus feitos governamentais que ficaram escondidos graças às desavenças com veículos de comunicação.

Bolsonaro adotou o seu estilo extremista, indo de encontro frontal a tudo o que o Partido dos Trabalhadores (PT) e a esquerda pregavam, inclusive chegando a contrariar recomendações da ciência, como foi o caso da vacina contra a Covid-19.

E foi com esse mesmo estilo que o presidente Bolsonaro desafiou ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal Federal (STF) e por ser militar, mesmo da reserva, assustou a todos com o seu extremismo o que fez, certamente, com que membros da Corte Superior optassem por “desenterrar” o processo contra o maior líder da esquerda, Lula, a quem perdoaram todos os atos até então conhecidos como corruptos, mas que ressuscitariam o único capaz de derrotar o Jair nas urnas.

Exatamente como o previsto, Lula ganhou a eleição por menos de 2 pontos percentuais, e com quase 11,00% a menos do que obteve na eleição de 2002, fazendo a esquerda retornar ao poder, mas fez surgir a chamada direita, agora fortalecida com Bolsonaro e seus seguidores, e que certamente não dará trégua ao novo governo.

A disputa continua, mas não sabemos quem serão os próximos protagonistas em 2026.

*Jornalista – Diretor Executivo do Diário do RN


Compartilhe esse post

CONFIRA O QUE ESTARÁ ABERTO E FECHADO NO FERIADO EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Feriado da padroeira da Capital potiguar, Nossa Senhora da Apresentação, modifica horário de funcionamento do comércio

Comércio de rua e bancos estarão fechados, supermercados abrem normalmente. Foto: Anderson Régis/Diário do RN

O comércio da capital potiguar terá modificação no horário de funcionamento na segunda-feira, 21 de novembro, feriado municipal de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal. As lojas do comércio de rua estarão fechadas, já as localizadas nos principais shoppings da cidade funcionarão em horário especial de domingo. Os supermercados funcionam normalmente e os bancos estarão fechados.

CONFIRA

Comércio de Rua
Alecrim: Fechado;
Centro da Cidade: Fechado;
Zona Norte: Fechado.

Shopping 10
Fechado.

Midway Mall
Praça de Alimentação E Lazer – 11 às 21h;
Demais lojas: abertura entre 12 e 15h;
Encerramento: 21h.

Natal Shopping
Alimentação: 11h às 22h;
Quiosques de alimentação: 13h às 21h;
Âncoras e Megalojas: 12h às 21h;
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h;
Academia Bodytech: 09h às 13h;
Cinema: Conforme Programação.

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h;
Lojas e Quiosques: 15 às 21h;
Cinema conforme a programação.

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: Das 14 às 20h;
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h;
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14 às 20h.

Partage Norte Shopping Natal
Lojas e quiosques: 15h às 21h;
Lojas Âncoras e Megalojas: Facultativo a partir das 12, é obrigatório das 15 às 21h;
Praça de Alimentação/Lazer: 11 às 22h;
Carrefour: Das 07 às 21h;
Smart Fit: Das 08 às 17h;
Cinema conforme programação.

Bancos
Fechados

Supermercados
Funcionamento das 7h às 21h.

*Com informações do Agora RN


Compartilhe esse post